Edições anteriores | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa

Edições anteriores

E-ISSN 2596-2752 | Vol. 5, 2022,

Versão completa
Apresentação
Impacto social por meio de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação – PREFÁCIO

Gabriel Sausen Feil e Marcela Guimarães Silva 

Sumário

Comunicação como Indústria Criativa

Pampa Tatoo: uma websérie documental sobre tatuagem no pampa gaúcho

Bianca Obregon Fazioni e Alciane Baccin     14

Aplicativo OP!: a informação move sua vida!

Gabrielli Leiria Padilha e Vivian de Carvalho Belochio     41

Feiras On-line: boas práticas para comunicação em redes sociais de feiras e eventos

Katiele Cristiane Zingler e Renata Patrícia Corrêa Coutinho      63

Desgarrados – quatro décadas de canção: audiovisual polifônico e Transmidiático para plataformas digitais

Matheus Bernardes Paim Lalis e Luciana Menezes de Carvalho    99

Autorais e Diversos: um retrato da música autoral em Ijuí-RS

Rodrigo Weber Klahr e Joel Felipe Guindani     115 

 

Comunicação para Indústria Criativa

 

Ecossistema digital para a indústria da música

Adrienne Pinheiro Reyes e Gabriel Sausen Feil  134

Itaocara: modos urbanos

Alice Disconsi Carvalho e Marcela Guimarães e Silva   163 

Coo/Arte: guia de comunicação para profissionais do artesanato do projeto Esperança/Cooesperança

Camila Klein Severo e Juliana Salbego 184 

Mapeamento – festivais de teatro: vetores da arte teatral no RS

Douglas Barbosa Pinto de Moura e Juliana Zanini Salbego    207

Leituras daqui: marketing para autores nacionais e produtores de conteúdo literário

Laura Coelho de Almeida e Rafael Folleto    219

NOX: laboratório de comunicação digital para pequenos empreendedores e empreendimentos socioambientais

Marina Beatriz Freitag e Rafael Foletto    239 

Revista SB Sala de Aula

Priscila Bicca Urachi e Alciane Nolibos Baccin    263

 

E-ISSN 2596-2752 | Vol. 4, 2021,

Versão completa
Apresentação
As reflexões e práticas sobre a Comunicação e Indústria Criativa precisam continuar – EDITORIAL 

Marcela Guimarães Silva e Fabio Frá Fernandes 

Sumário

Comunicação como Indústria Criativa

Agência de Checagem de Informações: vericheck Covid-19 – informações checadas sobre a Covid-19 no município de Uruguaiana, RS

Alexia Saner Silva, Vivian de Carvalho Belochio e Sara Alves Feitosa     14

Criative.se Negócios:uma revista digital colaborativa para empreendedores são-borjenses

Ariane Xarão e Renata Patrícia Corrêa Coutinho  27

Clima Acessível 

Caroline Andrades e Marco Bonito      48  

Guia Ereko: protótipo de aplicativo de serviços de acessibilidade

Juliana Tamaki e Marco Bonito   59

Jornalismo automotivo transmidiático: o conexão automotiva 2.0 

Luis Geovane Isbarrola Noal, Vivian de Carvalho Belochio e Alciane Nolibus Baccin  76 

We all wanna play: a desigualdade de gênero nos jogos digitais 

Tassiana Sousa da Silva e Renata Corrêa Coutinho 116 

 

Comunicação para Indústria Criativa

Guia Virtual dos Museus de São Borja

Ana Marcia Caldeira e Alciane Nolibus Baccin  135

Podcast Ética Criativa: série de podcasts dirigida à divulgação de recomendações para a elaboração de peças comunicacionais em seus aspectos éticos

 Camile Silva e Gabriel Sausen Feil  152 

Plano de Estratégias Comunicacionais para o Caminho das Missões

Ingrid Bomfim, Marcela Guimarães e Silva e Gabriel Sausen Feil 170

Planejamento Ágil de Comunicação para campanhas de financiamento coletivo

Ivana Cavalcante Saraiva, Marcela Guimarães e Silva e Alciane Nolibus Baccin 180

Projeto Calíope: narrativas jornalísticas para o Instagram do GT Mulheres na Ciência da Unipampa

Júlia Goulart e Alciane Nolibus Baccin  202 

Guia do Método “Noção Ética” para análise de peça comunicacional

Karine Freitas e Gabriel Sausen Feil  220 

 

E-ISSN 2596-2752 | Vol. 3, 2020,

Versão Completa (PDF)

Apresentação
O fazer da ciência a partir da sociedade: repertório comunicacional da indústria criativa na fronteira – EDITORIAL
Renata Patrícia Corrêa Coutinho e Fabio Frá Fernandes

Sumário

Comunicação como Indústria Criativa

Revista São Borja: uma biografia da cidade na web
Francine da Silva Pujol e Renata Côrrea Coutinho     13
Podcast além da Terra Vermelha: a região das Missões na podosfera
Larissa Pereira Burchard e Sara Alves Feitosa   49
Aplicativo Psiu!: a tecnologia na sua mão conecta o mundo, Psiu! conecta você a cidade de São Borja
Hedilaura Guidolin dos Santos e Vivian de Carvalho Belochio  65
Observando a agricultura familiar: entender e valorizar o saber-fazer campesino
Sáryon da Costa Azevedo e Joel Felipe Guindani    96

Comunicação para Indústria Criativa

Comunicação para Orquestra Jovem do Pampa
Carolina Spillari Coronel e Carmen Regina Abreu Gonçalves  119
O mapeamento das trabalhadoras do Carnaval fora de época de Uruguaiana                                                                                             Karolini Melo Kulmann e Carmen Regina Abreu Gonçalves    132
Relações Públicas e Design Thinking: inovação para o planejamento de eventos em ambientes da indústria criativa
Luana Andrade Ornellas e Marcela Guimarães e Silva   151
Geografemas da Boemia de São Borja: aplicativo para smartphone
Madilei Rotta da Silva e Gabriel Sausen Feil     166
LuminiLab: vídeos for Science
Ítalo Yeltsin Pereira Bicca e Tiago Costa Martins    172
Geografemas da Boemia de Santiago: mapa impresso e site
Sonaira Canterle de Oliveira e Gabriel Sausen Feil    190

 

 

 

 

 

 

 

 

E-ISSN 2596-2752     |     Vol. 2, 2019

Versão Completa (PDF)
Apresentação
A relação entre a Comunicação e a Indústria Criativa – Editorial      Fabio Frá Fernandes e Marcela Guimarães e Silva     07-13

Sumário

Comunicação como Indústria Criativa

EIMOVE: protótipo de série de animação infantil e inteligência emocional aplicada à educação
André Carlos Marchioro e Sara Alves Feitosa     15-30
Projeto #ViUnipampa: vistas únicas do pampa no Instagram
Fernando Silva Ferraz da Cruz e Sara Alves Feitosa   31-53
Aplicativo Giro TV                                                                                     Lahis Borges Welter e Vivian de Carvalho Belochio     54-67
O Mapa Criativo da Publicidade em Santa Maria – RS                           Priscilla Inês Pellenz Eich e Renata Patrícia Corrêa Coutinho  84-68

Comunicação para Indústria Criativa

Radiojornalismo no interior: sugestões de como fazer
Amanda Rafaela de Lima e Regina Abreu Gonçalves     86-101
Relações Públicas e Gamification: uma proposta para inovação dos relacionamentos internos em ambientes da indústria criativa
Anderson Benites Lovato e Marcela Guimarães e Silva    102-132
Memoria Institucional: um anuário para o brique da Vila Belga
Caroline Fátima Rodrigues Viana e Regina Abreu Gonçalves   133-146
Indicadores e Indústria Criativa: um modelo para o Microempreendedor Individual – MEI
Darlan Santos Grziwinski e Tiago Costa Martins  147-166

E-ISSN 2596-2752     |     Vol. 1, 2018
Versão completa (PDF)
Apresentação
Expediente
Editorial

Sumário

Comunicação como Indústria Criativa

SÃO BORJA CONECTADA: websérie   PDF
Greice Pinto Meireles e Sara Alves Feitosa    16-44
Museus em Redes: franquia de jornalismo cultural    PDF
Nathalia Lopes Silva e Vivian de Carvalho Belochio   45-62
GMS – Guia de Mídias Sociais Unipampa: redação, conteúdo e linguagem       PDF
Emanuelle Tronco Bueno e Renata Correa Coutinho   63-92
Produção Audiovisual na Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina  PDF
Elisandro Abreu Coelho e Joel Felipe Guindani    93-115

Comunicação para Indústria Criativa

Comunicação Organizacional e Design Thinking: práticas articuladas à promoção do PPGCIC    PDF
Fabio Frá Fernandes e Marcela Guimarães e Silva    117-142
Comunicação para a Incubadora URINOVA: uma abordagem utilizando o
Design Thinking     PDF
Margarida Goldschmidt e Tiago Costa Martins   143-168
O Design Thinking como metodologia no processo de comunicação para a
Missões Júnior    PDF
Renata Fonseca Antunes e Tiago Costa Martins   169-186
Multiplataforma para uma Indústria Criativa: a DICIPA para a Universidade Federal do Pampa   PDF
Franceli Couto Jorge e Gabriel Sausen Feil    187-213