Estrutura Curricular

O Programa está estruturado em um eixo de componentes curriculares obrigatórios e outro de componentes eletivos.  Se quiser conhecê-lo, clique aqui.

Em ambos, tais componentes articularão o desenvolvimento prático de um produto ou processo e a discussão/reflexão teórica sobre esse produto/processo com vistas à elaboração da dissertação. No final, o discente cumprirá 24 créditos.

pontos-importantes

01  O produto/processo será construído a partir do componente curricular “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação” (PDI).

O PPGCIC conta com uma “Comissão de PDI” para definir as diretrizes de construção do produto/processo com impacto social. Assim, a proposta buscará ser “inovadora, com significado social, cultural e econômico visíveis, por trazer benefícios à sociedade” (CAPES, 2013, p. 01).


02  Uma das prioridades do PPGCIC é apoiar o ensino básico e médio.

Tal prioridade está posta nos componentes curriculares e no fomento à realização do produto/processo (entendido como o resultado do PDI) através de um estágio social (diretriz para ações de cunho social em que o processo/produto contemplará a área da educação, cultura e criatividade com foco social e regional).


03  O Estágio Social, contido no regimento do Programa, buscará a articulação com os governos e a sociedade civil para viabilizar os projetos dos discentes.


04  O PDI será entendido como um produto/processo com relevância social e regional a ser produzido pelo discente do Programa, sendo reconhecido alguns dos seguintes formatos:

  • ações de comunicação integrada;
  • produção audiovisual institucional em mídia eletrônica e digital;
  • produção gráfica e editorial;
  • projetos culturais;
  • marketing de produtos e serviços criativos e culturais;
  • campanhas de relações públicas;
  • produção de eventos (cursos, workshops, palestras, feiras, exposições, mostras, dentre outros);
  • pesquisas de opinião em ambientes da indústria criativa;
  • projetos de acessibilidade cultural;
  • projetos em educomunicação;
  • projetos que incluem ações e estratégias em múltiplas plataformas;
  • produção em fotografia e memória;
  • produção de mídia impressa (revistas, jornais, catálogos, informativos, cartilhas, dentre outros);
  • webjornalismo, radiojornalismo hipermidiático, webjornalismo audiovisual, jornalismo móvel;
  • WebPP, publicidade móvel;
  • WebRP, RP em mídias móveis;
  • processos e produtos da indústria criativa na Web 2.0 (sistemas colaborativos, ações ou produtos em mídias sociais digitais,  entre outros);
  • ações e produtos em apoio ao patrimônio e/ou turismo cultural.

05  A dissertação é a discussão/reflexão teórica sobre o produto/processo desenvolvido.

 

cumprimento-creditos

  • O discente precisa cumprir 24 créditos (total);
  • 13 créditos componentes obrigatórios;
  • 8 créditos de eletivas (em cada linha de pesquisa) – totalizando 04 componentes curriculares;
  • 3 créditos de dissertação.

Previsão de dias e turnos:
Quinta – tarde e noite – componentes curriculares optativos.
Sexta – manhã e tarde – componentes curriculares obrigatórios.