
E-ISSN 2596-2752 | Vol. 6, 2023
Versão completa
Apresentação
Comunicação e Indústria Criativa: Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação: O primeiro periódico técnico científico nesse campo – PREFÁCIO
Fabio Frá Fernandes
Sumário
Dossiê Criativo: Diálogos e Produções na Indústria Criativa
Eixo 1: Produções Científicas
Arquitetura bioclimática: um novo modo de morar
Alice Disconsi Carvalho
Os museus no tempo: do Mouseion ao museu contemporâneo
Ana Márcia Caldeira Nilson
Relações Públicas e Gamification: Uma proposta para inovação dos relacionamentos internos em ambientes da Indústria Criativa Anderson Benites Lovato
Anderson Benites Lovato e Marcela Guimaraes e Silva
Relações possíveis entre tatuagem e Indústria Criativa
Bianca Obregon Fazioni
Quem é o profissional da Publicidade: uma análise de dados
Camile de Paula Silva e Gabriel Sausen Feil
Comunicação, conhecimento, criatividade e empreendedorismo: framework sobre a organização de ecossistemas de inovação
Fabio Frá Fernandes
A apropriação de lógicas do jornalismo ubíquo como inovação para produtos da Indústria Criativa contemporânea
Gabrielli Leiria Padilha
Do telejornalismo ao jornalismo audiovisual móvel: uma análise do aplicativo BBC News a partir da teoria do contrato de comunicação
Lahis Borges Welter e Vivian Belochio
Observação exploratória nas sessões de cultura de franquias jornalísticas
Nathalia Lopes da Silva e Vivian de Carvalho Belochio
Eixo Temático 2: Produções técnicas
Montagem de um longa-metragem São Borjense: Sirius
Italo Yeltsin Pereira Bicca
Práticas comunicacionais no Peitaço da Composição Regional e a constituição de uma comunidade criativa: um relato de experiência
Matheus Bernardes Paim Lalis e Luciana Menezes Carvalho
Personagens de fronteira: as práticas de consumo de bens materiais e simbólicos no contexto sociocultural da fronteira São Borja (BR) – Santo Tomé (AR)
Sáryon da Costa Azevedo
Seção de artigos da linha de pesquisa Comunicação como Indústria Criativa
PODCAST FIT: Histórias de um festival de teatro
Eduardo Vieira da Silva e Luciana Menezes Carvalho
Comunicação Acessível: Um guia prático para produções audiovisuais
Milene Marchezan da Silva e Joel Felipe Guindani
Seção de artigos da linha de pesquisa Comunicação para Indústria Criativa
EU TURISTA – Aplicativo de smartphone dos setores turísticos de Silveira Martins
Jonas Weber Brum e Rafael Foletto

E-ISSN 2596-2752 | Vol. 5, 2022,
Versão completa
Apresentação
Impacto social por meio de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação – PREFÁCIO
Gabriel Sausen Feil e Marcela Guimarães Silva
Sumário
Comunicação como Indústria Criativa
Pampa Tatoo: uma websérie documental sobre tatuagem no pampa gaúcho
Bianca Obregon Fazioni e Alciane Baccin 14
Aplicativo OP!: a informação move sua vida!
Gabrielli Leiria Padilha e Vivian de Carvalho Belochio 41
Feiras On-line: boas práticas para comunicação em redes sociais de feiras e eventos
Katiele Cristiane Zingler e Renata Patrícia Corrêa Coutinho 63
Desgarrados – quatro décadas de canção: audiovisual polifônico e Transmidiático para plataformas digitais
Matheus Bernardes Paim Lalis e Luciana Menezes de Carvalho 99
Autorais e Diversos: um retrato da música autoral em Ijuí-RS
Rodrigo Weber Klahr e Joel Felipe Guindani 115
Comunicação para Indústria Criativa
Ecossistema digital para a indústria da música
Adrienne Pinheiro Reyes e Gabriel Sausen Feil 134
Itaocara: modos urbanos
Alice Disconsi Carvalho e Marcela Guimarães e Silva 163
Coo/Arte: guia de comunicação para profissionais do artesanato do projeto Esperança/Cooesperança
Camila Klein Severo e Juliana Salbego 184
Mapeamento – festivais de teatro: vetores da arte teatral no RS
Douglas Barbosa Pinto de Moura e Juliana Zanini Salbego 207
Leituras daqui: marketing para autores nacionais e produtores de conteúdo literário
Laura Coelho de Almeida e Rafael Folleto 219
NOX: laboratório de comunicação digital para pequenos empreendedores e empreendimentos socioambientais
Marina Beatriz Freitag e Rafael Foletto 239
Revista SB Sala de Aula
Priscila Bicca Urachi e Alciane Nolibos Baccin 263
E-ISSN 2596-2752 | Vol. 4, 2021,
Versão completa
Apresentação
As reflexões e práticas sobre a Comunicação e Indústria Criativa precisam continuar – EDITORIAL
Marcela Guimarães Silva e Fabio Frá Fernandes
Sumário
Comunicação como Indústria Criativa
Agência de Checagem de Informações: vericheck Covid-19 – informações checadas sobre a Covid-19 no município de Uruguaiana, RS
Alexia Saner Silva, Vivian de Carvalho Belochio e Sara Alves Feitosa 14
Criative.se Negócios:uma revista digital colaborativa para empreendedores são-borjenses
Ariane Xarão e Renata Patrícia Corrêa Coutinho 27
Clima Acessível
Caroline Andrades e Marco Bonito 48
Guia Ereko: protótipo de aplicativo de serviços de acessibilidade
Juliana Tamaki e Marco Bonito 59
Jornalismo automotivo transmidiático: o conexão automotiva 2.0
Luis Geovane Isbarrola Noal, Vivian de Carvalho Belochio e Alciane Nolibus Baccin 76
We all wanna play: a desigualdade de gênero nos jogos digitais
Tassiana Sousa da Silva e Renata Corrêa Coutinho 116
Comunicação para Indústria Criativa
Guia Virtual dos Museus de São Borja
Ana Marcia Caldeira e Alciane Nolibus Baccin 135
Podcast Ética Criativa: série de podcasts dirigida à divulgação de recomendações para a elaboração de peças comunicacionais em seus aspectos éticos
Camile Silva e Gabriel Sausen Feil 152
Plano de Estratégias Comunicacionais para o Caminho das Missões
Ingrid Bomfim, Marcela Guimarães e Silva e Gabriel Sausen Feil 170
Planejamento Ágil de Comunicação para campanhas de financiamento coletivo
Ivana Cavalcante Saraiva, Marcela Guimarães e Silva e Alciane Nolibus Baccin 180
Projeto Calíope: narrativas jornalísticas para o Instagram do GT Mulheres na Ciência da Unipampa
Júlia Goulart e Alciane Nolibus Baccin 202
Guia do Método “Noção Ética” para análise de peça comunicacional
Karine Freitas e Gabriel Sausen Feil 220

E-ISSN 2596-2752 | Vol. 3, 2020,
Apresentação
O fazer da ciência a partir da sociedade: repertório comunicacional da indústria criativa na fronteira – EDITORIAL
Renata Patrícia Corrêa Coutinho e Fabio Frá Fernandes
Sumário
Comunicação como Indústria Criativa
Revista São Borja: uma biografia da cidade na web
Francine da Silva Pujol e Renata Côrrea Coutinho 13
Podcast além da Terra Vermelha: a região das Missões na podosfera
Larissa Pereira Burchard e Sara Alves Feitosa 49
Aplicativo Psiu!: a tecnologia na sua mão conecta o mundo, Psiu! conecta você a cidade de São Borja
Hedilaura Guidolin dos Santos e Vivian de Carvalho Belochio 65
Observando a agricultura familiar: entender e valorizar o saber-fazer campesino
Sáryon da Costa Azevedo e Joel Felipe Guindani 96
Comunicação para Indústria Criativa
Comunicação para Orquestra Jovem do Pampa
Carolina Spillari Coronel e Carmen Regina Abreu Gonçalves 119
O mapeamento das trabalhadoras do Carnaval fora de época de Uruguaiana Karolini Melo Kulmann e Carmen Regina Abreu Gonçalves 132
Relações Públicas e Design Thinking: inovação para o planejamento de eventos em ambientes da indústria criativa
Luana Andrade Ornellas e Marcela Guimarães e Silva 151
Geografemas da Boemia de São Borja: aplicativo para smartphone
Madilei Rotta da Silva e Gabriel Sausen Feil 166
LuminiLab: vídeos for Science
Ítalo Yeltsin Pereira Bicca e Tiago Costa Martins 172
Geografemas da Boemia de Santiago: mapa impresso e site
Sonaira Canterle de Oliveira e Gabriel Sausen Feil 190

E-ISSN 2596-2752 | Vol. 2, 2019
Versão Completa (PDF)
Apresentação
A relação entre a Comunicação e a Indústria Criativa – Editorial Fabio Frá Fernandes e Marcela Guimarães e Silva 07-13
Sumário
Comunicação como Indústria Criativa
EIMOVE: protótipo de série de animação infantil e inteligência emocional aplicada à educação
André Carlos Marchioro e Sara Alves Feitosa 15-30
Projeto #ViUnipampa: vistas únicas do pampa no Instagram
Fernando Silva Ferraz da Cruz e Sara Alves Feitosa 31-53
Aplicativo Giro TV Lahis Borges Welter e Vivian de Carvalho Belochio 54-67
O Mapa Criativo da Publicidade em Santa Maria – RS Priscilla Inês Pellenz Eich e Renata Patrícia Corrêa Coutinho 84-68
Comunicação para Indústria Criativa
Radiojornalismo no interior: sugestões de como fazer
Amanda Rafaela de Lima e Regina Abreu Gonçalves 86-101
Relações Públicas e Gamification: uma proposta para inovação dos relacionamentos internos em ambientes da indústria criativa
Anderson Benites Lovato e Marcela Guimarães e Silva 102-132
Memoria Institucional: um anuário para o brique da Vila Belga
Caroline Fátima Rodrigues Viana e Regina Abreu Gonçalves 133-146
Indicadores e Indústria Criativa: um modelo para o Microempreendedor Individual – MEI
Darlan Santos Grziwinski e Tiago Costa Martins 147-166



