Professora da Universidade Federal do Pampa participa em evento internacional de Turismo, Cinema e Território no México

Durante os dias 6, 7 e 8 de novembro, a docente Alice Leoti do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, participou ativamente do evento “Turismo, Cine y Território”, realizado pela Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM) em Taxco, Guerrero. Sua presença foi marcada por apresentações e uma pesquisa colaborativa.

A docente apresentou três trabalhos que trouxeram à tona questões emblemáticas sobre o turismo cinematográfico. Seus estudos incluíram temas como “Debates sobre turismo cinematográfico sustentável”, analisando a interseção entre a sétima arte e práticas turísticas ambientalmente responsáveis.

Uma abordagem crítica sobre a série “Pousando no Amor” da Netflix e seu impacto no turismo de massa na Vila Suíça de Iseltwald foi apresentada, destacando as consequências dessa popularidade repentina para a comunidade local. Além disso, ela trouxe reflexões  sobre as “Condições socioeconômicas e políticas do turismo cinematográfico no Brasil”, oferecendo uma perspectiva global sobre a crescente relação entre turismo e cinema.

Além das apresentações, em colaboração com duas professoras da UNAM, a professora da Unipampa realizou uma pesquisa de observação-participante nas comunidades tradicionais de Cacaloxúchitl e Haquechula, conhecidas por suas celebrações do Dia de Los Muertos. Essa pesquisa proporcionou uma compreensão mais profunda das tradições locais e como o turismo afeta essas comunidades.

A participação no evento “Turismo, Cine y Território” fortaleceu não apenas sua própria contribuição acadêmica, mas também ampliou o reconhecimento internacional do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa. Sua presença e contribuições destacaram a relevância da interseção entre turismo, cultura e cinema, evidenciando a importância dessas discussões para o cenário global.

A participação neste evento enfatizou a posição proeminente da Universidade Federal do Pampa no campo do Turismo e Gestão, solidificando sua reputação como uma instituição comprometida com o desenvolvimento acadêmico e a inovação.

A docente retornou ao Brasil enriquecida por essa experiência internacional, com novos insights e perspectivas que certamente serão aplicados em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal do Pampa, impulsionando ainda mais o crescimento e reconhecimento dessa área acadêmica.