Impactos econômicos recorrentes da flutuação da moeda estrangeira nos meios de hospedagem de Jaguarão/RS/BR e de Rio Branco/UY. | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Impactos econômicos recorrentes da flutuação da moeda estrangeira nos meios de hospedagem de Jaguarão/RS/BR e de Rio Branco/UY.

O projeto de pesquisa atenderá a temática do turismo e o desenvolvimento territorial, atentos aos impactos econômicos do turismo nos empreendimentos da hotelaria, tendo por objetivo analisar em que medida os obstáculos que dificultam a realização do potencial e a consolidação do turismo no território da fronteira de Jaguarão, RS, Brasil, e Rio Branco/UY estão relacionados à flutuação das moedas estrangeiras. Os objetivos específicos são: pesquisar a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas de Jaguarão; averiguar a situação da contratação ou manutenção ou não dos recursos humanos da rede hoteleira de Jaguarão; investigar a percepção dos empreendedores quanto ao perfil dos clientes dos meios de hospedagem de Jaguarão; pesquisar a existência ou não da oferta de novos serviços para a captação e manutenção de clientes. O embasamento teórico a ser utilizado para auxiliar nessa compreensão buscará as noções de: a) turismo e sistema turístico, b) desenvolvimento territorial, c) impactos econômicos do turismo, d) fronteira, e) hotelaria. A opção metodológica feita para esta investigação é o Estudo de Caso, onde se lançará mão de quatro técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica e documental, observação livre e entrevista para a aplicação de questionário com os gestores dos empreendimentos da hotelaria das cidades pesquisadas.

 

Coordenação: Profª. Dra. Adriana Pisoni da Silva