Corpo Docente | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Corpo Docente

Prof.ª Dr.ª Adriana Pisoni da Silva (Em memória)

http://lattes.cnpq.br/5466650586346800

Possui graduação em Bacharelado Em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, meios de hospedagem, eventos, gastronomia e turismo rural.

Prof. Dr. Alan Dutra de Melo (Coordenador)

http://lattes.cnpq.br/0089222230213679

Professor Assistente II da Universidade Federal do Pampa – Câmpus Jaguarão. Doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2014 – 2018). Foi coordenador do Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural (2013-2014) e do Curso de Especialização em Culturas, Cidade e Fronteiras (2012). Professor nos Cursos de Bacharelado em Produção e Política Cultural e no de Tecnologia de Gestão em Turismo. Foi coordenador Programa de Educação Tutorial PET Produção e Política Cultural (2013-2015). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel). Especialista em Sociologia e Política (UFPel). Possui Graduação em Direito (UFPel). A área de atuação inclui as seguintes áreas: Patrimônio Cultural, Turismo Cultural, Paisagem Urbana, Plano Diretor, Cidade, Política Cultural, Educação Patrimonial e Direito Urbanístico. Desde 2015 é membro associado do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sitios ICOMOS Brasil e também pesquisador associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura CLAEC. 

Prof.ª Dr.ª Alessandra Buriol Farinha

http://lattes.cnpq.br/1452590611710222

Docente do Curso de Tecnologia em Gestão do Turismo na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Jaguarão. Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural do Instituto de Ciências Humanas – UFPel (2014). Turismóloga graduada no Curso de Bacharelado em Turismo – UFPel (2005), Especialista em Patrimônio Cultural – Conservação de Artefatos pelo Instituto de Artes e Desing – UFPel (2008) e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural do Instituto de Ciências Humanas – UFPel (2012). Possui experiência profissional em diversas empresas turísticas, hotelaria, turismo receptivo, agência de viagens e turismo. Atua em pesquisas com ênfase em Turismo, Memória, Patrimônio Cultural, principalmente nos temas: Religiosidade, Festas, Devoção e Turismo, Patrimônio Cultural e Turismo, Histórico da Hotelaria, Diversidade Cultural e Educação Ambiental. 

Prof. Dr. Alexandre Caldeirão Carvalho

http://lattes.cnpq.br/4211132021598173

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2009) com o trabalho “Estudo de Viabilidade da Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental baseado na NBR ISO 14.001:2004” e mestrado em Gerenciamento Costeiro também pela Universidade Federal do Rio Grande com a dissertação “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: Análise da Gestão de Resíduos Sólidos no Porto do Rio Grande”. Atualmente atua como Professor Assistente na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão-RS e é aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.

Prof.ª Dra. Alice Leoti (Coordenadora Substituta)

http://lattes.cnpq.br/6646557323996742

Possui graduação em Curso de Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, turismo cultural, patrimônio, políticas públicas, memória, pelotas, patrimônio cultural, espaço, consumo do espaço e gestão de eventos.

 

Prof.ª Dr.ª Ângela Mara Bento Ribeiro

http://lattes.cnpq.br/6514940869579869

Doutoranda em Letras na Universidade Católica de Pelotas (2014-2018). Integrando o grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos Avançados em Linguagens – LEAL(2015-UCPEL). Foi coordenadora do Curso de Especialização Em Cidades, Culturas e Fronteiras (2014) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (2011 e 2013). Professora no Curso de Tecnologia em Gestão do Turismo (UNIPAMPA-Universidade Federal do Pampa-Jaguarão). Mestra em Desenvolvimento Regional (UNIOESTE). Especialista em Administração de Serviços Turísticos (UNIOESTE). Graduação em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Áreas de estudo : Turismo, Turismo Cultural, Patrimônio Cultural e Cultura Popular.

 
Prof.ª Dra. Francielle de Lima

http://lattes.cnpq.br/8741630106550510

É Bacharela em Turismo, pela Universidade de Caxias do Sul – RS (2010 – com láurea acadêmica) e mestra em Turismo (2014 – Universidade de Caxias do Sul – RS), tendo como tema da dissertação o conceito de Turismo pedagógico. Atualmente, é aluna especial do Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Memória Social e Patrimônio Cultural – Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Já coordenou as Secretarias de Turismo de Barão e Candiota. Atua como Professora do Magistério Superior, Classe A, Nível I, na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo – Jaguarão/RS, é Coordenadora substituta da Especialização “Gestão Estratégica em Turismo” e Coordenadora da Comissão Local de Extensão. Em nível regional, coordena voluntariamente o Grupo de Trabalho “Turismo Campanha Gaúcha – Programa LIDER SEBRAE”. Integra o Grupo de Pesquisa Enoturismo, Cultura, Patrimônio do vinho e Desenvolvimento/UFPR. Participa do projeto de extensão (A Vitivinicultura e as transformações rurais e culturais na Campanha Gaúcha – UNIPAMPA/Campus Dom Pedrito 2014-2017). Coordena o Programa de Extensão EDUCANTUR e o Projeto Construindo Políticas Municipais para o Turismo. Já coordenou e participa da Comissão Executora do Projeto de Extensão Mateando com Turismo e Fábrica de Sorrisos.

Prof.ª Ma. Juliana Rose Jasper

http://lattes.cnpq.br/4729891995613414

Possui Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003) e Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2006). Atualmente é Professora do Curso de Tecnologia de Gestão em Turismo da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Jaguarão. Trabalhou como docente em três instituições e como coordenadora de curso na Faculdade La Salle Estrela. Também tem experiência na área de Turismo pela Prefeitura Municipal de Estrela, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do turismo, roteiros turísticos, eventos, educação ambiental, gestão ambiental, desenvolvimento e espaço rural.

Prof.ª Drª. Marilú Angela Campagner May

http://lattes.cnpq.br/7740514813032054

Possui graduação em Bacharelado Em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015), graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, educação, administração, sociedade e direito.

Prof.ª Dr.ª Patrícia Schneider Severo

http://lattes.cnpq.br/0041206642611964

É graduada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2006) e em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL (2011). Possui especialização em Comunicação e Marketing pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/RS (2009). É mestra em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2014), com área de concentração em Controladoria e Finanças e linha de pesquisa em Contabilidade para Usuários Externos. E, doutora em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, com linha de pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável. É professora da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, coordena o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e o Núcleo de Empreendedorismo da UNIPAMPA – Campus Jaguarão. Atua, principalmente, nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão de projetos, administração e gerência cultural, turismo rural e relações de trabalho no âmbito da agricultura familiar.

Prof.ª Dr.ª Vera Maria Guimarães

http://lattes.cnpq.br/6459144410260136

Vera Maria Guimarães é graduada em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura). Tem Mestrado na área de Ciências Sociais (Sociologia Política) e concluiu o Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2006. Atua nas áreas de Turismo, Sociologia e Antropologia do Turismo. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: globalização, sociologia contemporânea, modernidade, mobilidade contemporânea, turismo, encontros turísticos, subjetividade do turista.