10ª edição do Mateando com Turismo

O auditório do Campus Jaguarão foi palco da 10ª edição do Mateando com Turismo, realizada na noite do dia 27 de outubro de 2022, a partir das 19 horas. O tema desta edição destacou a Formação acadêmica na Unipampa de egressos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo que atuam no setor, nas mais diferentes funções.

De forma virtual, contando um pouco sobre suas jornadas acadêmicas e profissionais, estiveram participando os egressos, Renan Lima da Silva, cuja formatura se deu em 2012, e Gabriel Godoi, que se formou em 2016. Ambos compartilharam com discentes, docentes e comunidade de Jaguarão e Arroio Grande, presentes no evento, suas trajetórias ressaltando a importância da formação em turismo propiciada por nossa IES.

Presencialmente, o evento recebeu o egresso Jardel Caldeira (formatura em 2018), proprietário da Pampa Trips, agência de turismo de Jaguarão que, igualmente partilhou de sua história.

O evento Mateando com Turismo já faz parte da programação oficial do Curso de Gestão de Turismo. Configura-se como um espaço de debate, discussão e construção de conhecimento. Nele, os convidados − para cada edição há um tema específico do Turismo −, relatam suas experiências, vivências e compartilham conhecimentos. Já os participantes, interagem por meio de perguntas, reflexões, criando, assim, um momento comum de trocas e de aprendizagens.

O nome do evento faz alusão a boa hospitalidade do gaúcho, uma vez que o chimarrão/mate é a bebida símbolo do Estado do RS, legado dos índios Guaranis. O chimarrão/mate está presente no cotidiano dos gaúchos e é considerado umas das tradições mais representativas deste povo.

Entre um mate e outro, conversamos sobre possíveis caminhos profissionais que o turismo pode proporcionar.

Queremos agradecer, em nome da comissão organizadora, todos os presentes no evento, bem como os apoiadores: Ki mate e Gráfica Lar de meninos. Ainda, à PROEXT e a direção do Campus pelo incentivo de sempre.

Esta edição trouxe as famílias dos discentes para o Campus, trouxe também egressos, para novamente compartilharmos, foi realmente um momento bem especial e inspirador.

 

Créditos: Profa Francielle Lima.