IV Seminário Binacional do Turismo e da V Semana Acadêmica do Turismo

O segundo dia ( 20/06/17) do IV Seminário Binacional do Turismo e da V Semana Acadêmica do Turismo foi um dia repleto de atividades.

No turno da manhã foi realizado um City Tour, com acompanhamento dos discentes do curso de Gestão de Turismo e sob a responsabilidade da Prof. Alessandra Buriol Farinha. A atividade foi realizada a pé e teve como ponto inicial a visitação guiada pelo Museu Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, logo após o grupo encaminhou-se para a Igreja Imaculada Conceição – que está parcialmente interditada. O atrativo turístico seguinte foi o Teatro Esperança, onde foi possível conhecer um pouco da história e toda a sua infraestrutura física. Foram visitados outros pontos turísticos importantes como o Largo das Bandeiras (onde pode ser contemplado a Igreja Matriz Divino Espirito Santo, os clubes Jaguarense e Harmonia e vários outros prédios históricos), a Praça do Desembarque, e o City Tour foi finalizado no Caís do Porto, de onde por ser vista a Ponte Internacional Barão de Mauá e a cidade vizinha Rio Branco/Uruguai.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

Já no turno da tarde foram realizadas apresentações de trabalhos científicos. As apresentações foram divididas em Grupos de Trabalhos (GTs) que aglutinava trabalho com temas e abordagens semelhantes, esta estruturação se deu com a intenção de desenvolver discussões e sugestões de pesquisas.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

No intervalo entre os GTs e as palestras da noite, o IV Seminário Binacional do Turismo e da V Semana Acadêmica do Turismo contou com a belíssima apresentação da Invernada Infantil do CTG Rincão da Fronteira. Os pequenos distribuindo sorrisos e mostraram um pouco da cultura gaúcha, arrancando aplausos da plateia.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

Na palestra da noite, contamos com as ilustres presenças: do Secretário Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vitor Hugo; do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Jaguarão, Rodrigo Segóvia; da Secretária Municipal de Esporte, Cultura e Turismo de Santa Vitória do Palmar, Maria do Rosário; e dos diretores  e técnicos de Turismo de várias localidades do Uruguai como: Eduardo Yañez (Diretor de Turismo de Cerro Largo), Rodrigo Oliveira (Diretor de Turismo de Treinta y Tres), Luis Barragan (Técnico de Turismo de Maldonado), Carolina Moreira (Técnica de Turismo de Rocha), Ana Caram (Diretora de Turismo de Rocha) e Ivone Castillo (Diretora Interina de Lavalleja).

Em cada fala pode ser observado o planejamento turístico e como suas cidades tem desenvolvidos os atrativos turísticos. Ainda, foram apontado diversos projetos futuros em comum.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno