Docentes | Educação do Campo – Licenciatura

Docentes

Prof. Dr. Algacir José Rigon

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF-2002); Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF-2005) e Doutorado Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP – 2011). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, Filosofia da Educação, Fundamentos da Educação, Metodologia, Genética e Linguagem, Psicologia da Educação e Prática Pedagógica. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, funções psicológicas superiores, Escola de Vigotski, materialismo histórico-dialético, metodologia, genética, biologia da educação, psicologia da educação, linguagem e educação infantil. Trabalhou como Professor EAD na Universidade Braz Cubas – UBC e em cursos presenciais na UMC – Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente trabalha na UNIPAMPA nos Cursos de Educação do Campo. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa da Atividade Pedagógica (GEPAPe).

Visualizar Currículo

Profª. Drª. Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/ Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior- CAPES – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/ Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, metodologia de educação, tecnologias, educação a distância e pesquisa.

Visualizar Currículo

Profª. Drª. Annie Mehes Maldonado Brito

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com estágio de doutoramento na Università degli Studi di Padova – UNIPD. Especialização em Neuropsicologia no Instituto de Doenças Neurológicas – INESP, em São Paulo.  É professora e pesquisadora de Psicologia na UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito, atuando nas seguintes disciplinas: Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, Práticas Pedagógicas no ensino de Ciências.

Visualizar Currículo

Profª. Dra. Andréia Nunes Sá Brito 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado e doutorado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo (2011). Atualmente atua como Professora do Magistério Superior no campus Dom Pedrito da Unipampa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura e pecuária familiar, ecossistemas campestres, reforma agrária, desenvolvimento e extensão rural.

Visualizar Currículo 
Profª. Drª. Aniara Ribeiro Machado

Possui graduação em Física-Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Nessa universidade atuou como bolsista de Extensão e Pesquisa durante o período de 2007-2011. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutoranda pelo mesmo programa Tem experiência na área de Ensino de Física e Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Experimentação, Problema, Problematização, Situação de Estudo, Docência no Ensino Superior.

Visualizar Currículo

Profª. Drª. Carla Valeria Leonini Crivellaro

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui Doutorado em Educação em Ciências (2013), Mestrado em Educação Ambiental (2001) e graduação em Geografia Licenciatura Plena (1991), todos pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atuou durante 30 anos junto ao Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental – NEMA, na coordenação e execução de projetos de educação e conservação ambiental, sendo Associada Efetiva. Foi professora tutora no Curso de Educação Ambiental Lato Sensu – UAB/FURG/SEaD (2009 – 2018). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG – (2014 – 2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Conservação e Sustentabilidade.

Visualizar Currículo

Prof. Dr. Clayton Mello

Atualmente é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito – RS, curso Educação do Campo. Possui graduação em Licenciatura plena em Física pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2009). Possui mestrado em Astrofísica e Física Computacional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui Doutorado em Ciências em Física Nuclear no Instituto Tecnológico de Aeronáutica na área de Física de Partículas e Campos. Em agosto de 2016 toma posse no cargo de Professor do Magistério Superior na Fundação Universidade Federal do Amapá.

Visualizar Currículo

Profª. Drª. Denise da Silva Goerch

Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde – UFRGS. Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde -UFSM (2011). Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Possui experiências em Ensino de Química, Metodologia do Ensino e Pesquisa, Didática, Orientação de Estágio Supervisionado e também em Síntese Orgânica. Atuando nos seguintes temas: utilização temáticas no processo ensino-aprendizagem de química, didática e planejamento, módulos experimentais de química para o ensino técnico, formação inicial e continuada de professores além de trabalhos relacionados à síntese de heterociclos e enamino compostos.

Visualizar Currículo

Prof. Dr. Jonas Anderson Simões das Neves

Possui graduação em História-Bacharelado pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004); Especialização em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (2006); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Possui Pós-Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atuou por 4 anos como docente no Campus Itaqui da Unipampa, nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nutrição, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Atualmente, está vinculado ao Campus Dom Pedrito da Unipampa, atuando no curso de Licenciatura em Educação no Campo. Tem como principais temas de pesquisa as políticas públicas, a agricultura familiar, o desenvolvimento rural, a juventude e a educação no campo.

Visualizar Currículo

Prof. Dr. Jose Guilherme Franco Gonzaga

Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa, é Doutor em Educação, pela Universidade Federal Fluminense, com Doutoramento Sanduíche pela Universidade de Coimbra em Portugal. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e mestrado em Educação pela UFF (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, Educação do Campo e Educação Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação popular, Formação de Professores, Avaliação, Epistemologia, Currículo e Alfabetização, movimentos emancipatórios e imperialismo.

Visualizar Currículo

Prof. Dr. Marcelo Vaz Pupo

Tem licenciatura em Ciências Biológicas (IB), mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/IEL) e doutorado em Ensino de Ciências (Pecim) e especialização em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar Camponesa – Residência Agrária (Pronera/Feagri), todos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Contato: marcelopupo @ unipampa.edu.br

Visualizar currículo

Maria Helena Dutra (Intérprete)

Licenciada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Pampa (2018), Pós-Graduada em Libras-Docência e Intepretação pela UNÍNTESE, Cursando Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pelo Instituto Casagrande, Mestranda em Ensino pela Universidad de La Empresa.

Visualizar Currículo

Profª. Drª. Maritza Costa Moraes

Possui graduação no Curso de Ciências – Licenciatura Curta pela Universidade Federal do Rio Grande (1980), graduação no Curso de Matemática – Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) e mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde ( bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior- CAPES). Professora da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Tecnologias na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Ciências, Robótica Educacional, Ensino Fundamental II, Tecnologias na Educação e Formação de Professores.

Visualizar Currículo

Profª Paula Maiane da Silva Cavalheiro

Possui pós-graduação em docência da Libras – UNINTESE (2016). Graduação em Pedagogia – Licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil (2014). Conclui o CURSO NORMAL em Nível Médio, para Formação de professores Surdos, para atuar na Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser (2008); Certificado pelo Exame Nacional de Certificação em Proficiência no Ensino da LIBRAS- 7º PROLIBRAS. Professora, exerce suas atividades de Regência de Classe, de séries iniciais na Escola Reinaldo Cóser. Professor Substituto de Libras na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus Dom Pedrito. Tem experiência na área de Educação de Surdos, com ênfase em Educação Bilíngue de Surdos, Escrita de Língua de Sinais, Identidade e Cultura Surda, Acessibilidade e Libras.

Visualizar Currículo

Prof. Dr. Rui Carlos Medeiros Alves Sobrinho

Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui Graduação em Química – Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Dom Pedrito. Tem experiência em síntese orgânica.

Visualizar Currículo

Sinara da Silva Chagas (professora substituta)

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA- 2022. Licenciada em Educação do Campo – Habilitação em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito- 2019. Funcionária Pública Municipal de Dom Pedrito, atua como monitora de alunos com necessidades especiais desde 2006. Professora substituta na Universidade Federal do Pampa. Integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores -UNIPAMPA.

Visualizar Currículo

Profª. Drª. Suzana Cavalheiro de Jesus

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Graduação em Educação Especial, Graduação em Sociologia, Especialização em Gestão Educacional e Mestrado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias indígenas do conhecimento, educação escolar, infância e políticas públicas.

Visualizar Currículo

Prof. Dr. Victor Mendes Lipinski

Possui Doutorado (2017) e Mestrado (2013) em Biodiversidade Animal (Programa de pós graduação em Biodiversidade Animal – UFSM) e Licenciatura em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI.

Visualizar currículo