Educação do Campo – Licenciatura

Plano de Permanência para o Curso Educação do Campo

CHAMADA INTERNA N.º 8/2022

Concessão de auxílios do Plano de Permanência exclusivo para os discentes regularmente matriculados no Curso de Educação do Campo – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus Dom Pedrito, que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de oferecer condições de permanência e conclusão da graduação presencial, nos termos disciplinados por este documento e, em conformidade com a Resolução Consuni/Unipampa nº 84.

Prazo de Inscrição

Atenção ao período de 11 de julho a 05 de agosto 2022.

Etapas do Processo (Cronograma):
11/07/2022. Publicação da Chamada Interna PRAEC Nº 8/2022

Retificação Nº 1

11/07/2022 a 05/08/2022 Período de inscrições

Ficou com dúvida de como realizar a sua inscrição no GURI?  

Resultado de imagem para lâmpada ideia png Acesse TUTORIAL PARA AS INSCRIÇÕES

11/07/2022 a 10/08/2022 Período de envio de documentos

Ficou com dúvida sobre o envio da documentação no GURI?  

Resultado de imagem para lâmpada ideia png Acesse TUTORIAL PARA O ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO

17/08/2022  Data Limite Documentos Complementares
até 31/08/2022  Processo Seletivo
01/09/2022  Divulgação Resultados Preliminares
até às 23h59min do dia 05/09/2022  Recebimento de pedidos de recurso
 09/09/2022  Divulgação do Resultado Final
até 13/09/2022 Entrega dos Dados Bancários e Termo de Compromisso dos discentes contemplados

 

Seleção Ingresso Inverno 2022

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito, divulga o processo seletivo especial destinado ao preenchimento de 30 vagas no curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 12 de maio a 18 de junho de 2022, através do site Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). As pessoas aprovadas nesse processo seletivo iniciam seus estudos no segundo semestre de 2022.

O curso de Educação do Campo – Licenciatura objetiva formar licenciados em Educação do Campo aptos para docência em Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental e de Química, Física e Biologia no Ensino Médio, contribuindo para gestão de processos educativos e estratégias pedagógicas voltadas para a qualidade de vida no campo.

Confira abaixo o Edital 143/2022, referente ao Processo Seletivo Específico para Ingresso no Curso de Educação do Campo – Licenciatura Área de Atuação: Ciências da Natureza – LECAMPO 2022 Inverno

Edital 143/2022 – Processo Seletivo LECAMPO 2022/2 (Inverno)

Inscrições

As inscrições serão recebidas exclusivamente no período indicado acima. Os links abaixo direcionam candidatas e candidatos para realizarem as inscrições e para acompanhar a homologação das inscrições:

Inscrições online – até dia 18 de junho 2022. A confirmação de recebimento da inscrição será enviada para o e-mail fornecido pelo candidato, no prazo máximo de 24 horas.
Divulgação inscrições homologadas – ocorrerá no dia 20 de junho de 2022.

Processo Seletivo

Em virtude do período de pandemia, o Processo Seletivo será realizado de forma exclusivamente remota, e contará com a avaliação de uma Redação. Nessa redação, as/os candidatas/os devem elaborar um texto contando quem você é, onde vive, suas memórias e vivências na comunidade e na escola e seu interesse em ingressar no Curso de Educação do Campo – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Acompanhe os links abaixo:

Formulário para envio da redação – A redação deve ser enviada até dia 18 de junho.
Divulgação resultado provisório – O resultado provisório da avaliação da redação será divulgado no dia 29 de junho 2022.

Contato

Dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos pelo email proc.seletivo.educampo@unipampa.edu.br ou pelo Tel: (53) 3243-7300.

II Feira de Ciências Unipampa Dom Pedrito

A II Feira de Ciências Integradora do Campus Dom Pedrito da Unipampa será realizada no mês de agosto de 2022 de forma online pelo canal da Feira no Youtube

A feira selecionará trabalhos para representarem o Campus Dom Pedrito na II Fecipampa, envolvendo os 10 (dez) Campi da UNIPAMPA.

A Feira de Ciências do Campus Dom Pedrito busca fomentar o desenvolvimento da Ciência pela comunidade local, bem como incentivar a curiosidade científica, o raciocínio científico e a capacidade de inovação, contribuindo, assim, para a divulgação do conhecimento, considerando as especificidades locais/estaduais.

O período de inscrição será de 15 de junho a 05 de julho de 2022.

Para mais informações acesse o PDF da chamada clicando aqui.

Inscrição para bolsa de apoio à gestão acadêmica

Prezades, o presente formulário trata da inscrição extemporânea de apoio à gestão acadêmica. Para tanto, preencha com atenção os dados solicitados.
Observação importante: A atuação da/do bolsista será exclusivamente presencial.

As inscrições são até amanhã, dia 02/junho às 12:00.

Para acessar formulário de inscrição, clique no link abaixo:

Para mais informações, confira chamada no portal da Prograd.

Curso de Educação do Campo foi o primeiro da Unipampa a retornar totalmente presencial

“Educação é também poesia
Quando nos perguntam quando vamos voltar,
Respondo: Nunca paramos!
Contato com estudantes,
Acompanhamento para acolhê-lxs em suas necessidades durante a pandemia,
Sejam necessidades de estudo, de alimentos, de apoio afetivo…
Porque Educação é também afeto,
Nunca paramos, isso é presença, isso é presencia!,
Visita à estudantes,
Orientação de estudos dirigidos,
Trabalhos com as comunidades,
Acompanhamento das feiras livres,
Porque Educação é também diálogo de saberes e aprendizados coletivos;
Nunca paramos, isso é presença, isso é presencial!
Cursos de formação continuada com as escolas;
Atividades de Extensão,
Participação em Fóruns e outros espaços de Articulação em defesa de direitos,
Porque Educação é também um ato de continuidade, de tornar a práxis humana uma ato educativo.
Nunca paramos, isso é presença, isso é presencial!
A Educação não se limita aos muros das universidades!
A Educação que queremos e estamos construindo,
Aprendemos e adaptamos de Gilvan Santos
Eu quero uma PLURIversidade
Que tenha a ver com a vida com a gente
Querida e organizada
E conduzida coletivamente.
Eu quero uma PLURIversidade
Que não enxerga apenas equações
Que tenha como chave mestra
O trabalho e os mutirões.
Eu quero uma PLURIversidade
Que não tenha cercas que não tenha muros
Onde iremos aprender
A sermos construtores do futuro.
Eu quero uma PLURIversidade
Eu quero uma escola do campo
Que a gente possa ver o todo
E possa compreender os lados.
Eu quero uma PLURIversidade
Onde esteja o símbolo da nossa semeia
Que seja como a nossa casa
Que não seja como a casa alheia.”

Desde o dia 3 de março a Educação do Campo – Licenciatura está com suas aulas acontecendo 100% presencialmente, sendo o primeiro curso da Unipampa a retornar nessa modalidade. Organizado em Regime de Alternância, o curso considerou a realidade dos e das estudantes do curso, respeitando suas dificuldades e possibilidades de acesso ao conhecimento, no retorno das atividades presenciais tanto no Tempo Universidade quanto no Tempo Comunidade.

O desenho do semestre permitiu que fossem realizados Seminários na Universidade, alternadas com encontros de Tempo Comunidade – TC nas regionalizações de origem dos estudantes, sendo elas atualmente: Dom Pedrito, Santana do Livramento, Piratini, Herval, Canguçu, Piratini e Terra Indígena – TI Guarita.

Durante os Seminários correspondentes ao Tempo Universidade – TU os estudantes são acolhidos com uma Mística de abertura que teve o propósito de trazer os temas que afetam nosso país, e compreender o papel da educação na transformação de um cenário de morte para um cenário de vida.

Organização e decoração do auditório, fortalecendo o ambiente como espaço educativo.

A Mística – que aconteceu no Acadêmico II, prédio novo do Campus, inaugurando-o em alto nível – marcou a (re)ocupação da Universidade pelos estudantes, realizando a denúncia do momento ao mesmo tempo em que anuncia soluções rumo à vitória da educação pública e gratuita.

Inauguração do auditório do prédio acadêmico.

Nos Seminários de TU os e as estudantes utilizaram meio de transporte da Universidade, trazendo-as/os de Santana do Livramento, Canguçu e Piratini até o campus da Unipampa em Dom Pedrito, no qual  atividades na sexta pela noite e sábado durante todo o dia foram realizadas. Cabe ressaltar o apoio da Prefeitura Municipal de Redentora, no norte do estado, que disponibilizou uma van para transportar os e as estudantes indígenas da TI Guarita. Em abril o Restaurante Universitário já estava funcionando, o que foi fundamental para a vinda e permanência dos e das estudantes.

Destaca-se a importância do Restaurante Universitário para que as e os estudantes tenham condições de permanecer na universidade, mas mais que isso, a compreensão da alimentação como direito, como ato político e formativo.

Também foi fundamental o trabalho da Secretaria Acadêmica, que realizou a biometria dos/as ingressantes, além de proporcionar um encontro para explicar o funcionamento das plataformas GURI e outras formas de acesso à Universidade.

A Secretaria Acadêmica de Dom Pedrito apresenta para a turma de ingressantes do Curso de Educação do Campo o Portal, Sistemas e Procedimentos referentes à obrigações e direitos discentes.

 

Estudantes de Sant’Anna do Livramento se deslocando para o Campus de Dom Pedrito para aulas do Tempo Universidade
Cadastramento biométrico no restaurante universitário.
Fila para janta no restaurante universitário.

O semestre Verão 2022 tem em maio atividades que compreendem o encerramento do Tempo Universidade, momento no qual o campus recebe seus e suas estudantes com aulas pela tarde e noite de forma a contemplar e fortalecer as relações acadêmicas e pessoais. Espera-se também a casa do estudante João de Barro totalmente liberada para receber os estudantes. No mês de maio, ainda, foi realizada a 9º Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.

Material de divulgação e apoio a JURA 2022.
Expectativas, receios, esperanças, ansiedade, recomeço – retorno das atividades presenciais
No Tempo Comunidade a Universidade se faz presente na comunidade: aprendendo, ensinando, trocando, servindo… (com estudantes de Herval, junto à Secretaria de Educação)

 

Tempo comunidade na Escola Família Agrícola em Canguçu (levantamento das demandas)
Tempo Comunidade em Canguçu em uma propriedade rural que tem como fundamento de produção a agrofloresta.

Plano Permanência – Chamada 02/2022

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PLANO DE PERMANÊNCIA – LECAMPO

Acompanhe abaixo as etapas do processo seletivo, e não deixe de enviar a documentação completa até 13 de Maio 2022.

Etapas do Processo (Cronograma):

04/03/2022 a 08/04/2022 Período de envio de documentos

Ficou com dúvida sobre o envio da documentação no GURI?  

Resultado de imagem para lâmpada ideia png Acesse  TUTORIAL PARA O ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO 

até 13/05/2022 Data limite para envio de documentos complementares
 04/03/2022 a 14/05/2022 Processo seletivo
 17/05/2022 Divulgação do Resultado Preliminar
até às 23h59min do dia 20/05/2022 Recebimento de pedidos de recurso
25/05/2022 Divulgação do Resultado Final
até 03/06/2022 Entrega dos Dados Bancários e Termo de Compromisso dos discentes contemplados

Resultado Final Processo Seletivo 2022 Verão

Confira abaixo a publicação do resultado final em ordem de classificação, referente ao edital 352/2021.

O mesmo resultado abaixo pode ser conferido em PDF, clicando aqui.

Como fazer matrícula na Educação do Campo Unipampa

Fui classificado no processo seletivo do curso de educação do campo, e agora como faço a matrícula? Receba orientações sobre a matrícula acessando esse link.

Selecionadas/os Modalidade
JAIR RIBEIRO XAVIER A0
CARMEN DORIS DA SILVA PEREIRA A0
CLAIRTON SALES A0
ESMERALDA GONçALVES IRIBARREM A0
MAINARA STEIN BREMM A0
THAYS SIMOES SOARES A0
MARLI PERLA RODRIGUES ZAMBRANO A0
GEOVANA SANTOS DOS SANTOS A0
DENISE MULLER MELLO FERREIRA A0
DENISE BRUM DA SILVA A0
JULIANE NEIVA BECKER DOS SANTOS A0
DANIEL KENJI MACHADO KANESHIRA A0
GISELI ANASTACIA PASINI DE ALMEIDA A0
DANIELA PINTO DE SOUZA A0
LEONEL OLIVEIRA GOMES A0
LETICIA BRASIL DIAS A0
JEFERSON ROCHA DA COSTA A0
ANDRÉIA BASTOS BARBOSA A0
GRAZIANE PRADO DE OLIVEIRA A0
CRISTIANO VAZ AIRES A0
DAIANE DE AQUINO SILVA A0
CAROLINE SCHMITZ A0
JULYA DELGADO DE FREITAS A0
PAULA JESSICA DA SILVA LOPES A0
VANESSA DOS SANTOS PORTILHO A0
JACKSON WILLIAN COSTA DA SILVA A0
THAIS PAZ RODRIGUES A1
MARINO DE SOUZA NOGUEIRA A2
SAMUEL DUTRA JARDIM A2
ALICE ALMEIDA SOTTILLI L1
CARINE DIAZ DA SILVA L1
GEOVANA ZANIM DA SILVEIRA L1
PAMELA FERRAZ PINHEIRO L1
AMANDA MENNA FARIA L1
DIULLY MARTINS FERREIRA L1
IRISS ESMERIO CARRERA L1
LETICIA DAVIES DOS SANTOS L1
MARA JANETE FOGGIATO L1
ALINE PINTO SOARES L2
AZAEL JUNIOR SALES L2
MARISTELA MOREIRA L2
MARINA LUIZ L2
NILSON PABLO VIEIRA VAQUEIERO L2
JANINE ILHA LEMES L2
BIANCA ROSA GOMES L2
CATALINA RODRIGUES CHOCHO L2
CHARLES ROBERTO DE BRITO L2
EDUARDO FIGUEROA L5
FERNANDO PIRES MORAES ARISTIMUNHO L5
GISELA GARCIA D AVILA L5
JUAN TIARAJU OLIVEIRA MONTANHO L5
RAQUEL GARCIA NUNES L5
LAURA FREITAS RODRIGUES GUERRA L5
MARIANA DE FREITAS SAIS L5
MARILISI CARVALHO GOMES L5
FABIANA JANAINA CLAUDINO L6
JUCEMAR REFA SALES L6
UBIRAJARA VENH VENH DE OLIVEIRA L6
CASSANDRA MUNHOZ DE JESUS L6
ANDERSON ROQUE PAZ DIAS L13

 

Suplentes Modalidade
LIVIA TAIS CORREA DE AVILA L5
LIZIANE OLIVEIRA DE SOUZA L1
ELAINE HELLWIG MACKE L1
QUELI PERES DOS REIS L1
MARILAINE GARCIA DE MATTOS L5
QUEVELIM CHAIANE DE SOUZA VIEIRA A0
ÂNGELA RAQUEL MORAES PALOMEQUE L5
MAILCE COZZANI MARTINS L1
DARA MENDES CORREIA L2
SAMUEL BENTO DE FREITAS L2
TAINARA GONÇALVES RIBEIRO A0
MARIANE TEIXEIRA DA SILVEIRA L5

Resultado Provisório Processo Seletivo Verão 2022!

Confira abaixo a publicação do resultado provisório em ordem de classificação, referente ao edital 352/2021.

O mesmo resultado abaixo pode ser conferido em PDF, clicando aqui.

Ordem de Classificação Modalidade
JAIR RIBEIRO XAVIER A0
CARMEN DORIS DA SILVA PEREIRA A0
CLAIRTON SALES A0
ESMERALDA GONçALVES IRIBARREM A0
MAINARA STEIN BREMM A0
THAYS SIMOES SOARES A0
MARLI PERLA RODRIGUES ZAMBRANO A0
GEOVANA SANTOS DOS SANTOS A0
DENISE MULLER MELLO FERREIRA A0
DENISE BRUM DA SILVA A0
JULIANE NEIVA BECKER DOS SANTOS A0
DANIEL KENJI MACHADO KANESHIRA A0
GISELI ANASTACIA PASINI DE ALMEIDA A0
DANIELA PINTO DE SOUZA A0
LEONEL OLIVEIRA GOMES A0
LETICIA BRASIL DIAS A0
JEFERSON ROCHA DA COSTA A0
ANDRÉIA BASTOS BARBOSA A0
GRAZIANE PRADO DE OLIVEIRA A0
CRISTIANO VAZ AIRES A0
DAIANE DE AQUINO SILVA A0
CAROLINE SCHMITZ A0
JULYA DELGADO DE FREITAS A0
PAULA JESSICA DA SILVA LOPES A0
VANESSA DOS SANTOS PORTILHO A0
JACKSON WILLIAN COSTA DA SILVA A0
THAIS PAZ RODRIGUES A1
MARINO DE SOUZA NOGUEIRA A2
SAMUEL DUTRA JARDIM A2
ALICE ALMEIDA SOTTILLI L1
CARINE DIAZ DA SILVA L1
GEOVANA ZANIM DA SILVEIRA L1
PAMELA FERRAZ PINHEIRO L1
AMANDA MENNA FARIA L1
DIULLY MARTINS FERREIRA L1
IRISS ESMERIO CARRERA L1
LETICIA DAVIES DOS SANTOS L1
MARA JANETE FOGGIATO L1
ALINE PINTO SOARES L2
AZAEL JUNIOR SALES L2
MARISTELA MOREIRA L2
MARINA LUIZ L2
NILSON PABLO VIEIRA VAQUEIERO L2
JANINE ILHA LEMES L2
BIANCA ROSA GOMES L2
CATALINA RODRIGUES CHOCHO L2
CHARLES ROBERTO DE BRITO L2
EDUARDO FIGUEROA L5
FERNANDO PIRES MORAES ARISTIMUNHO L5
GISELA GARCIA D AVILA L5
JUAN TIARAJU OLIVEIRA MONTANHO L5
RAQUEL GARCIA NUNES L5
LAURA FREITAS RODRIGUES GUERRA L5
MARIANA DE FREITAS SAIS L5
MARILISI CARVALHO GOMES L5
FABIANA JANAINA CLAUDINO L6
JUCEMAR REFA SALES L6
UBIRAJARA VENH VENH DE OLIVEIRA L6
CASSANDRA MUNHOZ DE JESUS L6
ANDERSON ROQUE PAZ DIAS L13

 

Suplentes Modalidade
LIVIA TAIS CORREA DE AVILA L5
LIZIANE OLIVEIRA DE SOUZA L1
ELAINE HELLWIG MACKE L1
QUELI PERES DOS REIS L1
MARILAINE GARCIA DE MATTOS L5
QUEVELIM CHAIANE DE SOUZA VIEIRA A0
ÂNGELA RAQUEL MORAES PALOMEQUE L5
MAILCE COZZANI MARTINS L1
DARA MENDES CORREIA L2
SAMUEL BENTO DE FREITAS L2
TAINARA GONÇALVES RIBEIRO A0
MARIANE TEIXEIRA DA SILVEIRA L5

Inscrições prorrogadas! Seleção ingresso 2022 Verão

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito, divulga o processo seletivo especial destinado ao preenchimento de 60 vagas no curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 4 de outubro a 12 de novembro 2021, através do site Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). As pessoas aprovadas nesse processo seletivo iniciam seus estudos no primeiro semestre de 2022.

O curso de Educação do Campo – Licenciatura objetiva formar licenciados em Educação do Campo aptos para docência em Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental e de Química, Física e Biologia no Ensino Médio, contribuindo para gestão de processos educativos e estratégias pedagógicas voltadas para a qualidade de vida no campo.

Confira abaixo o Edital 352/2021, referente ao Processo Seletivo Específico para Ingresso no Curso de Educação do Campo – Licenciatura Área de Atuação: Ciências da Natureza – LECAMPO 2022 Verão

As Inscrições

As inscrições serão recebidas exclusivamente no período indicado acima. Os links abaixo direcionam candidatas e candidatos para realizarem as inscrições e para acompanhar a homologação das inscrições:

O Processo Seletivo

Em virtude do período de pandemia, o Processo Seletivo será realizado de forma exclusivamente remota, e contará com a avaliação de uma Redação. Nessa redação, as/os candidatas/os devem elaborar um texto contando quem você é, onde vive, suas memórias e vivências na comunidade e na escola e seu interesse em ingressar no Curso de Educação do Campo – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Acompanhe os links abaixo:

Contato

Dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos pelo email proc.seletivo.educampo@unipampa.edu.br ou pelo Tel: (53) 3243-7300.

 

Seleção ingresso 2022 Verão

Resultado Final – 23/nov/2021

Resultado Final Processo Seletivo 2022 Verão

Resultado Provisório – 19/nov/2021

Resultado Provisório Processo Seletivo Verão 2022!

Prazo Prorrogado – 04/nov2021

Inscrições prorrogadas! Seleção ingresso 2022 Verão

Divulgação – 28/set/2021

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito, divulga o processo seletivo especial destinado ao preenchimento de 60 vagas no curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 4 de outubro a 4 de novembro 2021, através do site Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). As pessoas aprovadas nesse processo seletivo iniciam seus estudos no primeiro semestre de 2022.

O curso de Educação do Campo – Licenciatura objetiva formar licenciados em Educação do Campo aptos para docência em Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental e de Química, Física e Biologia no Ensino Médio, contribuindo para gestão de processos educativos e estratégias pedagógicas voltadas para a qualidade de vida no campo.

Confira abaixo o Edital 352/2021, referente ao Processo Seletivo Específico para Ingresso no Curso de Educação do Campo – Licenciatura Área de Atuação: Ciências da Natureza – LECAMPO 2022 Verão

As Inscrições

As inscrições serão recebidas exclusivamente no período indicado acima. Os links abaixo direcionam candidatas e candidatos para realizarem as inscrições e para acompanhar a homologação das inscrições:

O Processo Seletivo

Em virtude do período de pandemia, o Processo Seletivo será realizado de forma exclusivamente remota, e contará com a avaliação de uma Redação. Nessa redação, as/os candidatas/os devem elaborar um texto contando quem você é, onde vive, suas memórias e vivências na comunidade e na escola e seu interesse em ingressar no Curso de Educação do Campo – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Acompanhe os links abaixo:

Contato

Dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos pelo email proc.seletivo.educampo@unipampa.edu.br ou pelo Tel: (53) 3243-7300.