Educação do Campo – Licenciatura

IV SIFEDOC

O IV Seminário Internacional de Educação do Campo das Águas e das Florestas: desvendar, lutar e transformar e II Seminário por uma Educação do Campo da Região Sul, é uma proposição das articulações dos três estados que, entre os seus objetivos, visam o fortalecimento teórico-prático das ações de sistematização e organização da participação em práticas educativas, desenvolvidas junto às classes trabalhadoras, enraizadas na perspectiva da Educação Popular e da Educação do Campo.
Compreende-se que o amadurecimento do trabalho comprometido, com a emancipação das classes trabalhadoras, encontra-se desafiado a aprofundar as estratégias de participação, tanto pedagógicas quanto políticas. Ações neste sentido podem incidir na reorganização teórico-prática, frente à hegemonia do capital, que coloca o ser humano em uma condição cada vez mais desumanizante, submissa e alienada.
A articulação de Instituições Públicas de Ensino Superior e de diferentes organizações e dos Movimentos Sociais, no âmbito dos três estados do Sul, reitera a presença de iniciativas comprometidas com a investigação dos caminhos a serem assumidos, como meios de resistência, exercício de contra-hegemonia e transformação dos limites impostos pela lógica estrutural da sociedade vigente. E, ainda, anuncia a necessidade de encontrar um sentido coletivo para às ações cotidianas, em termos de fortalecimento dos processos educativos emancipadores.
Resumidamente, nos termos acima colocados, o que justifica a realização dos Seminários e dos Fóruns Regionais é a necessidade do avanço da formulação coletiva, na direção da construção de um movimento de classe e dentre o mesmo de uma escola pública básica de qualidade, o que requer a socialização das investigações e das práticas existentes. Nisso perpassa a resistência, o desvelamento e o fortalecimento do campo institucional na perspectiva da dimensão pública, popular e comprometida com a transformação social nas diferentes Universidades, que se preocupam e se dedicam a esse propósito, tanto por meio de investigações/pesquisas, quanto na realização concreta de práticas. Daí a proposição, em sua programação, contemplar o debate sobre os fundamentos, colocados nos painéis, na socialização da produção teórica e nas reflexões sobre as experiências debatidas nos eixos de trabalho.
 
EM BREVE, MAIS INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMAÇÃO – https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/sifedoc

Seleção Ingresso Inverno 2022

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito, divulga o processo seletivo especial destinado ao preenchimento de 30 vagas no curso de graduação Licenciatura em Educação do Campo.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 12 de maio a 18 de junho de 2022, através do site Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). As pessoas aprovadas nesse processo seletivo iniciam seus estudos no segundo semestre de 2022.

O curso de Educação do Campo – Licenciatura objetiva formar licenciados em Educação do Campo aptos para docência em Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental e de Química, Física e Biologia no Ensino Médio, contribuindo para gestão de processos educativos e estratégias pedagógicas voltadas para a qualidade de vida no campo.

Confira abaixo o Edital 143/2022, referente ao Processo Seletivo Específico para Ingresso no Curso de Educação do Campo – Licenciatura Área de Atuação: Ciências da Natureza – LECAMPO 2022 Inverno

Edital 143/2022 – Processo Seletivo LECAMPO 2022/2 (Inverno)

Inscrições

As inscrições serão recebidas exclusivamente no período indicado acima. Os links abaixo direcionam candidatas e candidatos para realizarem as inscrições e para acompanhar a homologação das inscrições:

Inscrições online – até dia 18 de junho 2022. A confirmação de recebimento da inscrição será enviada para o e-mail fornecido pelo candidato, no prazo máximo de 24 horas.
Divulgação inscrições homologadas – ocorrerá no dia 20 de junho de 2022.

Processo Seletivo

Em virtude do período de pandemia, o Processo Seletivo será realizado de forma exclusivamente remota, e contará com a avaliação de uma Redação. Nessa redação, as/os candidatas/os devem elaborar um texto contando quem você é, onde vive, suas memórias e vivências na comunidade e na escola e seu interesse em ingressar no Curso de Educação do Campo – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Acompanhe os links abaixo:

Formulário para envio da redação – A redação deve ser enviada até dia 18 de junho.
Divulgação resultado provisório – O resultado provisório da avaliação da redação será divulgado no dia 29 de junho 2022.

Contato

Dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos pelo email proc.seletivo.educampo@unipampa.edu.br ou pelo Tel: (53) 3243-7300.

Relação de candidatas(os) inscritas(os) na Chamada Interna PROGRAD nº01/2024

Segue a lista de inscrições homologadas para a CHAMADA INTERNA PROGRAD 01/2024 de APOIO À GESTÃO ACADÊMICA.

Aproveito para CONVOCAR os(as) inscritos(as) para uma entrevista que ocorrerá no dia 09/04/2024 às 14h, na sala da coordenação do Curso de Educação do Campo no prédio administrativo do Campus Dom Pedrito da Unipampa.
Tal convocação se deve a nenhum(a) dos(as) candidatos(as) terem indicado em sua inscrição atender os critérios para a classificação, os quais seguem:

* Disponibilidade de horários (manhã e/ou tarde)
* Conhecimento com a ferramenta Google Drive;

Tais critérios foram estabelecidos na chamada interna como primeiro critério e critério de desempate, respectivamente.

Semestre verão/2024

No dia 08 de janeiro de 2024 foi dado início a mais um semestre do curso de Educação do Campo – Licenciatura com ênfase em Ciências da Natureza, em que as/os estudantes, professores e intérprete de LIBRAS foram recepcionadas/os com uma mística e boas vindas por parta da Gestão da Universidade Federal do Pampa/Dom Pedrito.

A mísitca envolveu a reflexão sobre o fluir formativo com atenção a saúde emocional, visto a importância do autocuidado e das ações coletivas.

Na sequência as/os presentes tiveram um momento de diálogo com a assistente social Fatima de Lurdes Barcellos da Rosa do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NUDE/UNIPAMPA), onde dúvidas sobre os auxílios estudantis foram sanadas.

Desse modo, o curso de Educação do Campo – Licenciatura, deseja um excelente semestre a todas e todos!

Algumas fotos da abertura do semestre verãp/2024

Participação no 15º SIEPE

Entre os dias 28, 29 e 30 de novembro ocorre a 15ª edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) de forma presencial em Caçapava do Sul-RS.

Nesse 15ºSIEPE o curso de Educação do Campo – Licenciatura com ênfase em Ciências da Natureza conta com a participação de docentes e discentes com apresentações orais e pôsteres, os quais compartilham resultados de projetos de pesquisa, extensão e ensino.

 

Programa Escola da Terra

Programa Escola da Terra

O Escola da Terra é um programa do MEC, desenvolvido junto com Universidades Públicas e escolas do campo das Redes Municipais e Estaduais, cujo objetivo é: Promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades, e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.
Em 2023 a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, ofertará no âmbito do Programa Escola da Terra um Curso de Aperfeiçoamento destinado a 160 professoras/es de Escolas do Campo dos Municípios de Dom Pedrito, Piratini e Sant’Ana do Livramento

Programa Escola da Terra

Autoavaliação institucional 2023

Atenção Educação do Campo!

De acordo com o ofício n° 32/2022/CPDAA/PROGRAD/UNIPAMPA, a(o) aluna(o) que responder o questionário da autoavaliação institucional terá concedido 2 horas de ACG.

O questionário foi enviado via e-mail institucional e, após o preenchimento, será enviado um e-mail com a confirmação da sua participação, este e-mail será o comprovante para solicitar as ACGs junto a secretaria acadêmica.

O prazo para participar da autoavaliação institucional é até o dia 18 de novembro.

Processo Seletivo – verão/2024

Edital – Educação do Campo

 Período de Inscrição via GURI

Link:  https://inscricoes.unipampa.edu.br/

        Envio da Redação

Link  https://forms.gle/gwqsyCCo9Y6oT8o88

Das 12h de 25/07/2023

até 12h de 06/11/2023

Divulgação da lista das Inscrições homologadas

Linkhttp://ingresso.unipampa.edu.br

A partir 07/11/2023

 Prazo de interposição de recursos pela área do candidato no Sistema de Gestão de Recursos Institucionais (GURI)

Linkhttps://candidato.unipampa.edu.br/

até 08/11/2023

Divulgação da lista final das Inscrições homologadas, dos candidatos aptos a participarem do processo seletivo

Linkhttp://ingresso.unipampa.edu.br

09/11/2023

PROCESSO SELETIVO – AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO

Análise das redações pela Comissão de seleção do Processo Seletivo Específico

De 10/11 e 11/11/2023

Divulgação do resultado provisório

Link:  http://ingresso.unipampa.edu.br

13/11/2023

Prazo final de recurso para resultado provisório

Link:  https://candidato.unipampa.edu.br/

De 14/11 a 16/11/2023

Divulgação do resultado final

Link:  http://ingresso.unipampa.edu.br

20/11/2023

Período de análise da documentação pela Comissão de renda e secretaria acadêmica

21/11/2023 a 15/12/2023

Complementação de documentação (Caso seja solicitado pela secretaria acadêmica ou pelas comissões de validação)

Link para complementação da solicitação de matrícula: https://candidato.unipampa.edu.br/

22/11/2023 a 30/12/2023

1º Chamamento de suplentes e novo cronograma

a partir de  05/01/2024

Início do semestre letivo ( De forma presencial)

Previsão dia 08/01/2024

Chamada Interna PROGRAD n.º3/2023 Apoio à Gestão Acadêmica

A Pró-Reitora de Graduação da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura de processo de seleção de bolsistas para o desenvolvimento de ações de apoio à gestão acadêmica, com vistas no aprimoramento dos processos acadêmicos, na qualificação do processo de ingresso de novos alunos e no enfrentamento à evasão e retenção no âmbito das Coordenações Acadêmicas, Coordenação Geral UAB/Unipampa e Coordenações de Curso de Graduação.

https://sites.unipampa.edu.br/prograd/files/2023/05/1_ci-prograd-n-o-3-2023_apoio-a-gestao-academica.pdf

O resultado da chamada interna pode ser acompanhado via portal de inscrições. Dúvidas podem ser enviadas via e-mail – dpec@listas.unipampa.edu.br