Segue tabela com a relação do todos os componentes do Curso de Educação do Campo com os respectivos docentes atuantes em cada um deles – oferta do semestre verão/2021
Turma/semestre | Componente Curricular | Professor |
1º sem. Eixo Identidade, processos Identitários | Letramento Digital | Maritza Moraes |
Letramento Matemático | Maritza Moraes | |
Leitura e Escrita Científica | Algacir José Rigon | |
Teoria da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano | Annie Brito | |
Ciências da Natureza: diferentes abordagens | Denise da Silva | |
Prática Pedagógica em Educação do Campo I: Identidade/Processos Identitários | Annie Maldonado Brito | |
Economia Política, Sociedade e Educação | Jonas das Neves | |
2º sem. Contexto Socieconomico, sociopolitico e socioeducaional | Políticas públicas e gestão educacional | Suzana Cavalheiro de Jesus |
Movimentos Sociais e o Campo | Carla Valeria Crivellaro | |
Construindo conhecimentos de Física para o Ensino Fundamental | Lisete Funari Dias | |
Construindo conhecimentos de Biologia para o Ensino Fundamental | Marcelo Vaz Pupo | |
Construindo conhecimentos de Química para o Ensino Fundamental | Denise da Silva | |
Educação ambiental e cidadania para o campo | Carla Valeria Crivellaro | |
Prática Pedagógica em Educação do Campo II | Algacir José Rigon | |
3º sem. Território e Territoralidade | Diversidade da vida | Victor Lipinski |
Química e hidrosfera | Sem docente | |
Prática Pedagógica III: Território e Territorialidade | Carla Crivellaro | |
História e Filosofia da Educação | Algacir Rigon | |
Leis Físicas do Movimento | Aniara Machado | |
Atividades experimentais no ensino de Ciências | Denise da Silva e Maritza Costa Moraes | |
Antropologia das populações do campo | Suzana Cavalheiro de Jesus | |
4º sem. O trabalho como principio educativo | Origem e evolução da vida | Victor Lipinski |
Ciência Moderna e contemporânea | Lisete Funari Dias | |
Química dos alimentos | Denise da Silva | |
Organização do Trabalho Pedagógico: trabalho e a educação | José Guilherme Gonzaga | |
Química, energia e suas transformações | Sem docente | |
Prática Pedagógica em Educação do Campo IV: o trabalho como princípio educativo | José Guilherme Gonzaga | |
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório – Observação e regência nos anos finais do ensino fundamental (oferta 2020 em aberto) | Carla Crivellaro / Maritza Moraes/Suzana Cavalheiro | |
Calor, ambiente e uso de energia | Lisete Funari Dias | |
5º sem. A escola como espaço emancipatório | Construindo conhecimentos de Biologia para o Ensino Médio | Marcelo Vaz Pupo |
Construindo Conhecimentos de Física para o Ensino Médio | Aniara Machado | |
Construindo Conhecimentos de Química para o Ensino Médio | Sem docente | |
Organização do Trabalho Pedagógico: didática e formação de professores. | Ana Moura | |
Organização do trabalho pedagógico: teorias do currículo e a educação do campo. | José Guilherme Gonzaga | |
Prática Pedagógica em Educação do Campo V: a escola como espaço emancipatório | Jonas das Neves | |
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório – Observação e Regência articulada no Ensino Médio I (oferta 2020 em aberto) | Aniara Machado/Lisete Funari Dias | |
6º sem. Gestão de práticas sustentáveis no/do Campo | Organização do trabalho pedagógico: metodologia do ensino de ciências na educação do campo | Aniara Machado |
Metodologia da Pesquisa Científica | Tatiele Belem Langbecker | |
Desenvolvimento rural | Tatiele Belem Langbecker | |
Ecologia e agroecologia | Carla Valeria Crivellaro/José Gulherme Gonzaga | |
Interações entre os seres vivos | Victor Lipinski | |
Prática Pedagógica em Educação do Campo VI: Gestão de Práticas sustentáveis no/do Campo | Ana Moura | |
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório – Observação e Regência articulada no Ensino Médio II (oferta 2020 em aberto) | Denise da Silva | |
7º sem. Inclusão, acessibilidade e tecnologia | Fundamentos da Educação Especial para a Educação do Campo | Paula Cavalheiro/Suzana Cavalheiro de Jesus |
LIBRAS | Paula Cavalheiro | |
Tecnologias digitais e produção de materiais | Ana Moura | |
Transmissão da vida, ética e manipulação genética | Marcelo Vaz Pupo | |
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório – Observação e Regência articulada no Ensino Médio III | Marcelo Vaz Pupo/Maritza Costa Moraes | |
Trabalho de Conclusão de Curso I | Tatiele Belem Langbecker | |
8º sem. Diversidade de saberes e cuidados com a saúde | Equipamentos elétricos e tecnológicos no contexto dos povos do Campo | Lisete Funari Dias |
Educação em Direitos Humanos | Jonas das Neves | |
Antropologia da alimentação do campo | Suzana Cavalheiro de Jesus | |
Corpo e Saúde | Marcelo Vaz Pupo | |
Ciência das Sensações | Ângela Marcon | |
Gênero, sexualidade e educação | Annie Brito | |
Trabalho de Conclusão de Curso II | Maritza Costa Moraes |