V Mateando com Turismo e VI Semana Acadêmica do Turismo

O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo promove, entre os dias 14 e 18 de maio de 2018, o VI Semana Acadêmica do Turismo, com o tema Planejamento e Gestão. O evento será uma semana intensa de atividades voltadas aos discentes e profissionais do turismo.

Para iniciar as atividades e integrada a sua programação ocorrerá o V Mateando com Turismo, que é um projeto de extensão de frequência semestral que visa integrar o trade turístico e a academia. Nesta quinta edição, o V Mateando com Turismo terá como proposta de discussão o Turismo Pedagógico como segmento de mercado, e contará com a presença do Sr. Pedro Vieira, proprietário do Sítio Amoreza, que fica no município de Morro Redondo.

A Semana Acadêmica trará, ainda, diversos minicursos e oficinas (Libras e Lattes), visitação monitorada pelo Cemitério das Irmandades e Roteiro Pampatur Acolhe, Mostra Gastronômica, apresentações de trabalhos, discutirá o marketing esportivo, acessibilidade e muito mais.

 

Saída de Campo em Morro Redondo

No dia 08 de abril de 2018 foi realizada pelas professoras Francielle de Lima e Adriana Pisoni uma atividade pedagógica no Roteiro Morro de Amores em Morro Redondo/RS. Na ocasião, os alunos puderam estar em contato direto com os empreendedores, outros visitantes e entender melhor a parte gastronômica do roteiro, assim como compreender a essência da proposta, buscando evidenciar suas inovações, seus aspectos criativos e inteligentes, para entender seu posicionamento competitivo no mercado turístico gaúcho. A experiência foi fantástica, agradecemos a Agência Morro de Amores receptivo e a todos os empresários, representantes de entidades, a Unipampa, enfim, a todos os envolvidos nesta grande experiência. Acompanhe alguns dos momentos da atividade, por meio das imagens.

Nota de apoio à professora Letícia de Faria Ferreira

O colegiado do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade
Federal do Pampa vem a público manifestar total apoio à colega, Professora
Doutora Letícia de Faria Ferreira, com relação ao Processo Administrativo
Disciplinar (PAD) que está sofrendo junto a esta instituição. No referido Processo
Administrativo, a professora está sendo imputada de improbidade administrativa
em decorrência da denúncia que realizou de irregularidades ocorridas em um
Concurso Público para o cargo de Professor do Magistério Superior, realizado
na UNIPAMPA em 2015, do qual foi membro da banca examinadora. O Relatório
Final da Comissão do PAD recomenda sua demissão. A recomendação foi
acatada por nosso Magnífico Reitor em 31 de janeiro do corrente ano. Essa
situação gerou uma preocupação e indignação coletiva junto aos professores do
Colegiado do Turismo, docentes de outros cursos do campus, entidades
representativas da categoria docente nesta e em outras universidades, técnicos
administrativos em educação, discentes e outros. Os professores do Colegiado
de Turismo entendem como injusta a situação que se impõe sobre a colega, que
teve a sobriedade e idoneidade de fazer a denúncia, demonstrando coragem e
respeito ao serviço público federal. Deveria ser este um exemplo de conduta
ética e não um motivo de punição. Assim, fazemos coro às notas e moções
anteriores, reiterando nosso apoio à colega Letícia, parabenizando por sua
postura exemplar.

Palestra com Receita Federal do Brasil

No dia 06 de abril de 2018, o Curso de Turismo propiciou aos seus discentes, bem como aos demais integrantes da comunidade acadêmica, uma palestra com o inspetor chefe da Receita Federal do Brasil, Senhor Cleber Fernandes Barbosa. A fala teve como objetivo de esclarecer pontos referentes à fiscalização de fronteira, orientações de cotas e produtos importados, convênios entre outros.

A atividade foi organizada pelas docentes: Ângela Ribeiro e Vanessa Fischer, que contaram com auxílio dos discentes voluntários do Laboratório Pampatur.

 

Saída de Campo Jaguarão

No dia 07 de abril/2018 realizou-se aula de campo Integrada em Jaguarão dos componentes curriculares: Patrimônio Cultural Material e Imaterial e Práticas Profissionais em Gestão do Turismo Jaguarão. Professoras participantes: Ângela Mara Bento Ribeiro, Vanessa Fischer, Francielli Lima e Marilu May.

A atividade teve por objetivo agregar os diversos conhecimentos trabalhados nos componentes curriculares desde o ingresso da turma 51, visando aperfeiçoar os conhecimentos através da experiência, levando os discentes a maiores possibilidades de conhecimento de interpretação, emoções, sensibilizar-se para com o lugar, vivenciando-o. Para uma compreensão crítica e reflexiva da realidade, permeada pelo propósito de desenvolvimento do Turismo Cultural na Fronteira.

Na ocasião realizou-se uma visita orientada interna no CIP (Centro de Interpretação do Pampa) e Mercado Público Municipal de Jaguarão com almoço no Cais do Porto organizado pela Presidente da Associação das Pescadoras, Dona Rosa.

Dia do Chimarrão – bebida símbolo do RS

Hoje, é o Dia do Chimarrão – bebida símbolo do RS. O Chimarrão é muito mais que uma bebida, pois transcende a questão meramente alimentícia e habitual. Representa a cultura, a tradição, a história do povo gaúcho, tornando-se um símbolo. Simboliza amizade e hospitalidade. Quando aqui aportam estrangeiros e brasileiros de outros estados, logo lhes oferecemos um “chima” ou  chimarrão, na fronteira o “mate”… é um ato hospitaleiro e de muito carinho. A marca do Turismo do RS – Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul é uma cuia (nas cores da bandeira RS), representando toda essa história e remetendo à hospitalidade gaúcha. Alinhados a tudo isto é que criamos o projeto de extensão Mateando com Turismo, que já está em sua quinta edição. Convidamos a todos para matear conosco e prosear sobre turismo. Nesta edição o tema é Turismo Pedagógico!