Curso de Turismo promove Workshop Stand UP Paddle

Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, campus Jaguarão, promove o Workshop Stand UP Paddle que ocorrerá na Biblioteca Municipal de Jaguarão a partir das 19:30 do dia 02 de maio.

Na manhã do dia 03 de maio, na orla do Rio Jaguarão, ocorrerá a oficina prática para construção de uma prancha de Stand UP Paddle com garrafas PET.

As atividades serão ministradas por Jairo Lumertz, Carolina Scorsin e Antuniel Terme, que são responsáveis pela ONG Garopaba.

 

EDITAL MONITORIA VOLUNTÁRIA JUNTO AO LABORATÓRIO DE TURISMO

A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo – Campus
Jaguarão, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de processo seletivo para Monitoria Voluntária para o Laboratório de Turismo.

Seleção de candidatos a Monitor Voluntário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão
de Turismo – Campus Jaguarão.
Vagas: 04 vagas.
Local: Laboratório de Turismo (LABTUR).
Carga Horária: 8 horas semanais.
Turno: manhã e/ou tarde.
Cidade: Jaguarão/RS.
Duração: 1 ano podendo ser interrompida a qualquer momento ou prorrogada por igual
período.
Requisitos: ser discente do curso, em conformidade com o item 3 deste Edital.
Observação: monitor voluntário não terá nenhuma compensação financeira ou bolsa pelo exercício da Monitoria Voluntária.

Maiores informações no EDITAL MONITORIA VOLUNTÁRIA – Laboratório de Turismo – 2019.

Bolsistas de gestão acadêmica

O curso de Gestão de turismo seleciona bolsistas de gestão acadêmica para atuar em atividades relacionadas ao desenvolvimento acadêmico do curso, contribuindo para a qualificação dos cursos de graduação e para a aquisição por parte dos estudantes de saberes afeitos à gestão.
Quantidade: Será selecionado 01 (um) bolsista.
Carga horária: o estudante selecionado deverá cumprir carga horária semanal de 12 (doze) horas em atividades constantes no Plano de Atividades.
O valor mensal da bolsa é de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais).
As bolsas terão vigência de abril a novembro de 2019.
O início das atividades dos bolsistas está condicionado à existência de orçamento.
O pagamento das bolsas está condicionado à disponibilidade financeira da Instituição.

 

DA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

  • A inscrição dos estudantes (de 15 a 24/03) que desejam concorrer às bolsas será feita no Sistema GURI, disponível no endereço https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/.
  • Para inscrição dos candidatos é necessário preencher o formulário com os dados de
    identificação e anexar o histórico acadêmico.
  • É facultado ao orientador solicitar documentos e informações complementares.
    Para fins de seleção do bolsista, deverão ser u-lizados os seguintes procedimentos pelo orientador:
  • Avaliação do histórico acadêmico, onde será atribuída nota 10 (dez) ao candidato que
    apresentar a maior média dos componentes curriculares e as notas dos demais candidatos serão definidas proporcionalmente à maior pontuação;
  • Entrevista, onde será atribuída nota 10 (dez) ao candidato que apresentar melhor
    desempenho e as notas dos demais candidatos definidas proporcionalmente.
  • Verificação dos requisitos presentes no item 4.1.
  • A nota final do candidato será composta por 50% (cinquenta por cento) da nota da entrevista e 50% (cinquenta por cento) da nota do histórico acadêmico.
  • Não preenchendo os requisitos da Chamada (item 4.1) o candidato será desclassificado.
  • Os resultados provisório e final do processo de seleção serão divulgados através de
    edital, no portal da UNIPAMPA.
  •  Os recursos ao resultado provisório deverão ser reme-dos exclusivamente ao email infraprograd@unipampa.edu.br.

Maiores informações no edital.

MESA DE DEBATES E LANÇAMENTO DE LIVRO NO IV EHM / III CLAEHM/2018

Docente do Curso de PPC, Profa. Dra. Hilda Jaqueline de Fraga lança seus 02 últimos livros no IV EHM / III CLAEHM. O evento ocorreu durante os dias 27/11, 28/11 e 29/11, no Campus Jaguarão. Além do lançamento a professora- organizadora e autora das obras participou de uma mesa de debates proposta pelos organizadores do evento. Na ocasião que congregou alunos dos Cursos de Graduação do Campus a Profa. Hilda discorreu sobre os principais debates apresentados nos livros abrangendo o campo das políticas e ações de mediação cultural com o enfoque no patrimônio cultural, memória e cidadania, seguido da apresentação de artigo de autoria do Prof. Dr.Thomas Josué Silva convidado a participar de uma das obras. Durante a exposição o público participou da discussão que contou com uma análise da conjuntura política atual e os seus impactos para as políticas públicas e para a produção de pesquisas na área.

Saída de campo para cidade de Pelotas

No dia 03.11.2018 as turmas dos componentes: Turismo Cultural e Museus e Turismo e Desenvolvimento Regional do segundo semestre do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo participaram da saída de campo integrada no município de Pelotas-RS. Para tanto esta saída de campo visa realizar análises de casos concretos de grande parte do conteúdo teórico trabalhado em sala de aula. A escolha da Região foi em por ter parte do seu patrimônio arquitetônico restaurado e alguns já passando pelo processo de revitalização. A saída contou com a participação da historiadora Cristiane Bartz de Ávila no centro histórico de Pelotas, Fabio Galli MALG-Museu de arte Leopoldo Gotuzzo, e acompanhado com as estagiária da UFpel- Carla e Helena: O roteiro percorreu o centro histórico de Pelotas, Museu do Doce, MALG-Museu de Arte Leopoldo Gotuzo–Biblioteca Pública Municipal Mercado Público e Feira do Livro, a professora responsável da UNiPAMPA Ângela Mara Bento Ribeiro.

Curso de Turismo promove o “ I Pedalando com Turismo ”

Os discentes da disciplina de Gestão de Eventos do Curso promoveram no último domingo, dia 25 de novembro, o evento “ I Pedalando com  Turismo”, com saída do Largo das Bandeiras, às 17 horas. O passeio ciclístico, de caráter beneficente, teve a adesão de 39 participantes, e arrecadou com as inscrições e doações 30kg de alimento não perecível e 29 itens de material de limpeza, doados para a APAE – Jaguarão. O roteiro teve a finalidade de divulgar alguns atrativos turísticos da área urbana de Jaguarão, estimular a prática de esportes e o comprometimento com a saúde mental e física através da pedalada. Agradecemos o apoio institucional da Secretaria de Cultura e Turismo de Jaguarão e o apoio de 20 empresas/instituições da cidade que colaboraram com brindes e recursos financeiros para a realização desta atividade.

Saída de Campo Arroio Grande 2018/2

No dia 27.10 as turmas dos componentes: Turismo Cultural e Museus e Turismo e Desenvolvimento Regional do segundo semestre do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo participaram da saída de campo integrada no município de Arroio grande. O trabalho de campo é um importante recurso metodológico de ensino-aprendizagem que possibilita aliar a teoria com a prática, além de proporcionar o desenvolvimento de uma pesquisa participante, em que os acadêmicos podem partilhar experiências e convivências. Assim, o objetivo da ACI – Aula de Campo Integrada é inserir o aluno na discussão sobre a relação entre o patrimônio natural, material e imaterial e os impactos positivos e negativos da atividade turística sobre a região e do município de Arroio Grande. O roteiro percorreu Igreja Nossa senhora das Graças, Museu Visconde de Mauá-, Biblioteca Pública, Casarões e Praças orientada pelo Prof. Elizandro Araújo e professora responsável da UNiPAMPA Ângela Mara Bento Ribeiro.

MATEANDO COM TURISMO 6ª EDIÇÃO ESPECIAL DIA MUNDIAL DO TURISMO

Data, local e hora da atividade: 27 de setembro de 2018

das 9h as 12h : Ação: Mesa Redonda: O ARTESANATO COMO FONTE DE RENDA E PRODUTO TURÍSTICO

Local: Câmara Municipal de Vereadores de Jaguarão

Objetivo: Proporcionar a discussão com a mesa de debate sobre o artesanato local;

Estimativa de participantes: 100 pessoas

Coordenação e organização da atividade: Ângela Mara Bento Ribeiro e  Alan Dutra de Melo

Saída de campo para Morro Redondo – Roteiro Morro de Amores

No dia 21.10 as turmas do segundo e quarto semestre do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo participaram da saída de campo no município de Morro Redondo, percorrendo uma rota que inclui a história da imigração alemã, conhecimento sobre a biodiversidade, gastronomia, sustentabilidade e práticas de hospitalidade e lazer diferenciadas: o Roteiro Morro de Amores.A saída de campo contemplou cinco propriedades: a BUTTER HAUS KROLOW Museu da Manteiga artesanal, onde foi contada a história dos imigrantes alemães e houve a degustação do delicioso pão de milho e o doce de leite Krolow; o ESPAÇO ECOAR, para recarregar as energias em meio a natureza, experiência sensorial com cheiros e sabores de chás e temperos orgânicos; a Propriedade Agroecológica OIKUS – Almoço Espaço Agroecológico com colhe e pague, agroturismo, onde foi servido um almoço a base de produtos ecológicos e coloniais; o SÍTIO AMOREZA, com proposta de mostrar na prática uma vida mais simples, sustentável e harmônica com o meio ambiente, onde é desenvolvido o projeto Pedagógico Aventureza e o RECANTO NEGRINHO DO PASTOREIO, propriedade agroecológica onde os visitantes podem desfrutar de passeios por trilha intermediada entre a mata atlântica e o pampa gaúcho, produção de morango, espaço de gastronômico. A atividade acadêmica foi desenvolvida sob responsabilidade das professoras Patrícia Schneider Severo, Alessandra Buriol Farinha, Alice Leoti Silva e Vanessa Eliza Fischer.