Copa Unipampa de Integração

O Curso de Gestão e Tecnologia em Turismo, da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, realizará no dia 03 de dezembro de 2017, a primeira “Copa Unipampa de Integração”, o evento ocorrerá no ginásio municipal Integração – Henrikão, com iní-cio às 9 horas.

Este evento tem como o principal objetivo a integração de discentes, técnicos, terceiriza-dos, professores e a comunidade externa, por meio do futsal. A Copa terá duas modalida-des masculino e feminino, ambos adultos. Os times podem ser formados com no mínimo 7 atletas e no máximo 12, cada time poderá ter até três pessoas, sem vínculo de trabalho ou estudantil com a universidade.

O evento ainda conta com dois amistosos de encerramento, da Categoria sub 17, com os times (a confirmar) e com a equipe DMC.F.C, equipe esta que trouxe a inspiração para realização deste evento, com o adversário também a confirmar.

Durante o dia, nos intervalos dos jogos, ocorrerão outras atividades para a integração das torcidas, lazer e recreação. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail copaunipampaintegracao@gmail.com, a inscrição esta condicionada a entrega de é 1kg de alimento não perecível, por atleta, os alimentos arrecadados serão doados para Santa Casa de Caridade de Jaguarão. No dia do evento, a entrada também será 1kg de alimento não perecível. Participe conosco!!

Se é bom de bola?! Monte seu time!! VAGAS LIMITADAS!! Mais informações sobre o regulamento e inscrições pelo e-mail copaunipampaintegracao@gmail.com. Acompanhe a nossa programação pela página do evento no facebook https://www.face-book.com/copaunipampadeintegracao e venha prestigiar a nossa Copa e os nossos atletas e desfrutar dessa experiência proporcionada pelo turismo!!!

 

Aula inaugural com a profa. Margarita Barretto

No dia 16 de outubro os curso de Bacharelado em Turismo e Bacharelado em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveram uma Aula Inaugural com duas palestras: “Culturas Híbridas: A marca do sul da América do Sul” e “Estudos de Antropologia Relacionados ao Turismo”, proferidas pela Prof. Dra. Margarita Barretto, no auditório da Faculdade de Direito.

O curso de Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foi representado na Aula Inaugural pela coordenadora Profª Ma. Patrícia Severo, coordenadora adjunta Alessandra Buriol Farinha e docente Alice Leoti, e ainda com a presença de muitos discentes do curso.

Fotos: Profª Dra. Gisele Silva Pereira (UFPel)

4º Mateando com Turismo

O evento “Mateando com Turismo” teve sua 4ª edição realizada no dia 10 de outubro de 2017, e teve como temática a busca por despertar o olhar sobre a importância do “Empreendedorismo no Turismo como propulsor do desenvolvimento econômico”, na qual se propôs a dialogar com o trade turístico, acadêmicos, docentes e técnicos do município de Jaguarão e região. Assim, a primeira palestra foi realizada pelo prof. Me. Ezequiel Megiato (UCPel).

O evento teve como objetivo fomentar a reflexão acerca do tema entendendo o artesanato como uma forma de empreendedorismo e de fácil inserção no mercado turístico, buscando, ainda, debater sobre os aspectos econômicos envolvidos no setor do turismo, através do case “Doces Lembranças”, em Pelotas, apresentado pelas sócias proprietárias e guias de turismo Lucinda Helena Ziebell e Maria da Graça Brum Argoud, que mostraram o artesanato como uma forma de inserção da comunidade local na atividade turística.

Com o intuito de despertar o olhar para este viés econômico e empreendedor ocorreu, junto ao Mateando, uma mostra de souvenirs. Esta mostra oportunizou aos participantes uma experiência, além da possibilidade de observar que há uma gama de possibilidades para a elaboração de souvenirs que podem servir como mola propulsora para os empreendedores de Jaguarão e região.

3ª Fábrica de Sorrisos

Em sua terceira edição, realizada no dia 06 de outubro, o projeto Fábrica de sorrisos foi até às escolas Amaro Júnior e Castelo Branco. No total, mais de 200 crianças foram beneficiadas com o projeto. Esta edição tinha como slogan “reciclar, construir e brincar”. Nesta direção reciclamos, construímos e brincamos muito com os brinquedos sustentáveis produzidos pelos próprios alunos.

Saída de Campo Bagé

No dia 10 de setembro de 2017, foi realizada uma saída de campo integrada entre os componentes “Marketing Turístico”, de responsabilidade do Prof. Me. Alexandre Carvalho, e “Turismo Cultural e Museus”, de responsabilidade do Prof.ª. Ma. Alice Leoti, para o município de Bagé-RS. A caminho de Bagé foi realizada uma visitação no centro cultural do município de Candiota, e logo após uma visitação na Vinícola Peruzzo, na qual se aprendeu sobre as técnicas de produção do vinho tinto e espumante.

A visitação em Bagé – “A Rainha da Fronteira” – contou com guia local e passou por diversos pontos, como: Antiga Estação Férrea de Bagé – Atual Centro Administrativo; Igreja Nossa Senhora Auxiliadora; Praça de Esportes; Palacete Pedro Osório; Palacete Domingos Gomes; Clube Caixeiral de Bagé; Antiga Casa Ipiranga; Solar da Sociedade Espanhola – Instituto Municipal de Belas Artes; Clube Comercial de Bagé; Antiga residência do tio do Presidente Emílio Médici; Casa de Cultura Pedro Wayne; Praça Silveira Martins; Coreto Municipal Engenheiro Lincoln Borralho; Prédio da Justiça Federal (Antigo Theatro 28 de Setembro); Igreja Nossa Senhora da Conceição; Prédio da Intendência Municipal; Hotel do Comércio; Praça General Carlos Telles; Igreja Matriz de São Sebastião; Panela do Candal; Hospital de Guarnição de Bagé; Igreja Nossa Senhora Conquistadora; Associação Rural de Bagé; Complexo Cultural Santa Thereza; Museu Dom Diogo de Souza.

Seleção de candidatos a monitor da Galeria Intercultural Magliani – GIM

Vagas: 2 vagas.
Local: Galeria Intercultural Magliani (GIM) – Campus Jaguarão.
Carga Horária: 20 horas semanais.
Turno: manhã e/ou tarde e/ou noite.
Cidade: Jaguarão/RS.
Remuneração: R$ 400,00 (quatrocentos reais).
Vigência de até 4 (quatro) meses – entre setembro e dezembro de 2017, podendo ser
interrompida a qualquer momento.
Requisitos: ser discente dos cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo (cursando do
segundo ao quarto semestre) ou de Bacharelado em Produção e Política Cultural
(cursando do segundo ao sétimo semestre).

Maiores informações no edital: EDITAL MONITOR GALERIA INTERCULTURAL MAGLIANI

 

V Semana Acadêmica do Turismo

No último dia da V Semana Acadêmica do Turismo, na sexta-feira, ocorreu a Oficina de LIBRAS, com a intérprete da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, Mônica Garcia e a discente do curso de Gestão de Turismo Victória Porto. As duas ensinaram um pouco da história da Língua de Sinais no Brasil e no mundo. Na oficina foi possível aprender saudações, verbos, expressões e outros tantos sinais, ao final foi realizada uma dinâmica com o objetivo de integração e memorização de LIBRAS.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

À noite, tivemos a presença da MBA Renata Miranda, que falou sobre como construir um futuro de sucesso, não só no Turismo, mas também na vida pessoal e profissional.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno