Saída de campo para Morro Redondo – Roteiro Morro de Amores

No dia 21.10 as turmas do segundo e quarto semestre do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo participaram da saída de campo no município de Morro Redondo, percorrendo uma rota que inclui a história da imigração alemã, conhecimento sobre a biodiversidade, gastronomia, sustentabilidade e práticas de hospitalidade e lazer diferenciadas: o Roteiro Morro de Amores.
A saída de campo contemplou cinco propriedades: a BUTTER HAUS KROLOW Museu da Manteiga artesanal, onde foi contada a história dos imigrantes alemães e houve a degustação do delicioso pão de milho e o doce de leite Krolow; o ESPAÇO ECOAR, para recarregar as energias em meio a natureza, experiência sensorial com cheiros e sabores de chás e temperos orgânicos; a Propriedade Agroecológica OIKUS – Almoço Espaço Agroecológico com colhe e pague, agroturismo, onde foi servido um almoço a base de produtos ecológicos e coloniais; o SÍTIO AMOREZA, com proposta de mostrar na prática uma vida mais simples, sustentável e harmônica com o meio ambiente, onde é desenvolvido o projeto Pedagógico Aventureza e o RECANTO NEGRINHO DO PASTOREIO, propriedade agroecológica onde os visitantes podem desfrutar de passeios por trilha intermediada entre a mata atlântica e o pampa gaúcho, produção de morango, espaço de gastronômico. A atividade acadêmica foi desenvolvida sob responsabilidade das professoras Patrícia Schneider Severo, Alessandra Buriol Farinha, Alice Leoti Silva e Vanessa Eliza Fischer.

UNIPAMPA sedia o II Workshop de Empreendedorismo

Na noite da última terça-feira (16/10/18) a Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão sediou o II Workshop de Empreendedorismo.

O objetivo principal do evento foi de disseminar, entre os participantes, o conhecimento a respeito das características do comportamento empreendedor, como a procura de oportunidade e iniciativa, a determinação de qualidade e eficiência, a definição de metas, o planejamento e o monitoramento constante.

O II Workshop de Empreendedorismo teve a participação de mais de cem pessoas da comunidade acadêmica da UNIPAMPA, bem como à comunidade externa.

A programação contou com apresentação do Coral Municipal Jarbas Taurino, sob a regência do maestro Magnum Patron Sória; exposição “Empreendedores de Jaguarão” e palestra dos empreendedores Emerson Marques de Marques e Tanise Freitas da Silva Marques da empresa Espaço Eventos de Pelotas/RS.

A Exposição “Empreendedores de Jaguarão” foi produzida pelos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Bacharelado em Produção e Política Cultural, no componente curricular de Empreendedorismo e visa identificar e dar visibilidade a alguns dos empreendedores de Jaguarão, de forma a conhecermos um pouco mais de suas histórias, desafios, potencialidades e características empreendedoras. A Exposição é gratuita e aberta ao público no período de 16/10/18 a 27/10/18 na Galeria Intercultural Magliani – GIM na UNIPAMPA.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Patrícia Schneider Severo, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da UNIPAMPA – Campus Jaguarão: “estes projetos se apresentam como ramificações das atividades desempenhadas pelo Núcleo de Empreendedorismo no decorrer do ano de 2018 e visam identificar e despertar o potencial empreendedor na comunidade jaguarense”.

A professora aproveitou a oportunidade para convidar os interessados a integrarem ao Núcleo de Empreendedorismo do Campus Jaguarão.

Maiores informações poderão ser obtidas com a coordenadora do projeto, através do e-mail patriciaschneider@unipampa.edu.br.

Workshop de Oratória

No dia 01 de novembro de 2018, o Curso de Turismo da Unipampa, campus Jaguarão promoveu o Workshop de Oratória, ministrado pela Adv. Rita Carolina Machado Ellert, presidente da JCI – Junior Chambers International de Venâncio Aires.
Além das dicas para destravar ao falar em público, os participantes participaram de dinâmicas para melhorar a dicção e improvisos de discursos.
Agradecemos a parceria da JCI de Venâncio Aires e a presença da Adv. Rita Carolina Machado Ellert na realização desta atividade que foi uma excelente experiência para todos nós.

II Workshop de Empreendedorismo

Na noite da próxima terça-feira, dia 16/10, a Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, sediará o II Workshop de Empreendedorismo.

A atividade contará com a palestra dos empreendedores Emerson Marques de Marques e Tanise Freitas da Silva Marques, proprietários da “Espaço Eventos” no município de Pelotas/RS.

O evento é uma atividade do “Programa de Educação Empreendedora” e é organizado pelo Curso Superior de Tecnologia em Turismo, através do Laboratório de Turismo – Pampatur.

Mateando com Turismo – edição especial Dia Mundial do Turismo

O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo promoveu no dia 27 de setembro de 2018, a edição especial do projeto de extensão Mateando com Turismo, em comemoração ao dia Mundial do Turismo.

O dia Mundial do Turismo, foi estabelecida  oficialmente pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980. A data comemorativa tem como objetivo dar enfase a importância cultural, econômica, política e social do turismo.

O dia 27 foi repleto de atividades. Iniciando com uma mesa redonda realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Jaguarão , que teve como temática o artesanato local.

No inicio da tarde, às 14h, foi realizada uma visitação interna guiada no Theatro Esperança, onde foi possível conhecer a história e toda a infraestrutura do Theatro.

E, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal de Jaguarão foram lançados dois livros que contaram com contribuições dos docentes do Curso Tecnologia em Gestão de Turismo: prof. Dr. Alan Dutra de Melo e prof. Dra. Ângela Mara Bento Ribeiro. O lançamento contou com a presença especial da prof. Dra. Maria de Fátima Bento Ribeiro, da Universidade Federal de Pelotas.

Após os lançamentos, a turismóloga Patrícia Goulart fez um relato de experiência acerca do e-commerce  de produtos para Turismo Naútico.

Como ato de encerramento, o egresso do  Curso Tecnologia em Gestão de Turismo e atual Secretário de Turismo e Cultura de Jaguarão, Rodrigo Segóvia, fez uma narrativa sobre a peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela, Espanha.

 

Seleção Monitoria Voluntária Laboratório de Turismo

A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo – Campus Jaguarão, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de processo seletivo para Monitoria Voluntária para o Laboratório de Turismo.

Seleção de candidatos a Monitor Voluntário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo – Campus Jaguarão.
Vagas: 3 vagas (Agenciamento de viagens; Eventos; Pesquisa).
Local: Laboratório de Turismo (LABORTUR).
Carga Horária: 8 horas semanais.
Turno: manhã e/ou tarde.
Cidade: Jaguarão/RS.
Duração: 1 ano podendo ser interrompida a qualquer momento ou prorrogada por igual período.
Requisitos: ser discente do curso, em conformidade com o item 3 deste Edital.
Observação: o estudante-monitor voluntário não terá nenhuma compensação financeira ou bolsa pelo exercício da Monitoria Voluntária.

Para mais informações leia o edital: EDITAL MONITORIA VOLUNTÁRIA – Laboratório de Turismo – 240818

Horários 2018/2

Prof. Alan Dutra de Melo – 4c
HISTÓRIA E CULTURA DE FRONTEIRA – JH0002 – 4c

Prof.ª Alessandra Buriol Farinha – 8c
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO I – JT0005 – 4c
PROJETO APLICADO I – JT0024 – 4c

Prof. Alexandre Caldeirão Carvalho – 4c
MARKETING TURÍSTICO – JT0018 – 4c

Prof.ª Adriana Pisoni da Silva – 8c
GESTÃO DE EVENTOS – JT0009 – 4c
PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM GESTÃO DE TURISMO I – JT0031 – 4c

Prof.ª Alice Leoti Silva – 8c
ROTAS E ROTEIROS TURÍSTICOS – JT0011 – 4c
PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM GESTÃO DE TURISMO I – JT0031 – 4c

Prof.ª Ângela Ribeiro – 8c
TURISMO CULTURAL E MUSEUS – JH0005 – 4c
TURISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL – JT0008 – 4c

Prof.ª Cristina Pureza Duarte Boéssio – 2c
HOSPITALIDADE E LAZER – 2c

Prof.ª Patrícia Schneider Severo – 8c
EMPREENDEDORISMO – JT0028 – 4c
PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM GESTÃO DE TURISMO I – JT0031 – 4c

Prof.ª Vanessa Eliza Fischer – 14c
TURISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL – JT0008 – 4c
PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM GESTÃO DE TURISMO I – JT0031 – 4c
HOSPITALIDADE E LAZER – 2c
PROJETO APLICADO I – JT0024 – 4c

 

Novo calendário acadêmico e prazos para matrícula e ajustes

Atenção ao novo calendário acadêmico, em anexo, especialmente aos prazos para matrícula e ajustes:
26/07 a 12/08
Intervalo entre os semestres letivos regulares
27/07 a 11/08
Período Letivo Especial I 2018
31/07 a 06/08 
MATRÍCULA via WEB, realizada pelos discentes regulares e que solicitaram restabelecimento vínculo (exceto ingressantes), para o semestre letivo regular 2018/2.
31/07 a 08/08 
TRANCAMENTO TOTAL DE MATRÍCULA: Solicitação pelo discente, via web, para Trancamento Total de matrícula (exceto ingressantes), para o semestre 2018/2 e análise da Coordenação de Curso.
06 a 14/08 
FINALIZAÇÃO DOS DIÁRIOS DE CLASSE do Período Letivo Especial I Inverno 2018, pelo docente, no Portal do Professor – GURI.
REGISTRO DE NOTAS do Período Letivo Especial I Inverno 2018, pelo docente, no Portal do Professor GURI.
07/08
REGISTRO DE MATRÍCULA NO SIE das solicitações de matrícula via web para componente curricular referente ao semestre letivo regular 2018/2 (exceto ingressantes).
08 a 10/08
AJUSTE DE MATRÍCULA via WEB: Solicitação dos discentes via web para ajuste de matrícula referente ao semestre letivo regular 2018/2 (exceto ingressantes).
13/08 Início das aulas do segundo semestre letivo regular (2018/2) 
14/08
AJUSTE DE MATRÍCULA PRESENCIAL, referente ao semestre letivo regular 2018/2.
Às 16h na sala da coordenação do curso
(apenas para exceções, pois os ajustes devem ser realizados pela WEB)

Unipampa participa do Comitê de Fronteira Jaguarão-Rio Branco

A convite do  Vice-Consulado da República Federativa do Brasil em Rio Branco e o Consulado da República Oriental do Uruguai em Jaguarão os professores Alan Dutra de Melo e Adriana Pisoni, representaram o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo,  e a Técnica Administrativa em Educação (TAE) Lorena , representando o campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA),  participaram do Comitê de Fronteira Jaguarão-Rio Branco. O Comitê se reuniu no dia 19 de julho, às 09:30 horas, na Casa de Cultura de Rio Branco/Uruguai.

Posteriormente, os participantes dividiram-se em Grupos de Trabalho (GT). Os docentes Alan e Adriana integram o GT de Turismo e Desporto, e, a TAE Lorena Telis participou do GT de Educação.

Visita técnica para Arroio Grande e distrito de Santa Izabel

No dia 16 de junho de 2018 foi realizada uma visita técnica para Arroio Grande e distrito de Santa Izabel, organizada pela Profa Dra Angela Ribeiro em parceiria com a Profa Marilu Campagner. Participaram da atividade alunos do quinto e do primeiro semetre do Curso de Gestão em Turismo da Unipampa campus Jaguarão. As atividades foram guiadas pelo Profe Lisandro que é historiador e possui um vasto conhecimento sobre o Municipio, pode relatar dados importantes, instigar questionamentos aos participantes e despertar o interesse na região.
As atividades foram excelentes agradecemos ao Prof Lisandro por compartilhar conosco o seu conhecimento, agradecemos a Cooperativa de Santa Izabel que nos recebeu com um delicioso almoço do Peixe, e ainda abriu as portas da Coorperativa em um sábado para que pudessemos conhecê-la.