No dia 23 de novembro de 2024, Jaguarão comemorou mais uma data significativa em seu calendário: o aniversário da cidade foi marcado pela finalização da 2ª fase do Projeto de Extensão “Patrimônios Ambientais – riquezas a serem descobertas” e pelo lançamento da 1ª Trilha Turístico- pedagógica ambiental do município. Com o objetivo de aproximar a população e os visitantes da rica biodiversidade local, a ação teve como palco o Parque Linear Orla do Rio Jaguarão, que agora oferece aos frequentadores uma nova maneira de explorar o ambiente natural, com destaque para as 15 espécies arbóreas que compõem o espaço.
A Trilha Turístico-pedagógica é mais do que uma simples disponibilização de informações; ela busca criar uma conexão profunda entre as pessoas e os patrimônios naturais locais. Sensibilizando os participantes sobre a importância da preservação ambiental, a iniciativa visa estimular práticas mais sustentáveis no dia a dia, despertando a consciência para os impactos das mudanças climáticas e os desafios da conservação da biodiversidade. A ação acontece em um momento crítico, com alterações climáticas intensificando desastres ambientais e acelerando a degradação dos ecossistemas, fatores esses que reforçam a importância do projeto.
As 15 árvores do Parque receberam placas de interpretação ambiental, com informações detalhadas sobre cada espécie, incluindo nome científico, família e características. Além disso, as placas contam com dois QR Codes: um que direciona os visitantes ao mapa da trilha, com a distribuição das árvores, e outro com textos explicativos sobre as espécies. Esses materiais estão disponíveis em português, espanhol, inglês e Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo que todos os públicos tenham acesso à informação. Para os visitantes que preferem ouvir, a versão em áudio do texto também está disponível online.
No evento de lançamento, duas edições da trilha foram realizadas, com a participação da equipe executora mediando a experiência dos participantes (23 e 24 de novembro). O projeto de extensão é coordenado pela professora Dra. Francielle de Lima, do curso de Gestão de Turismo da Unipampa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaguarão, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
O objetivo do projeto é promover conhecimentos via turismo sobre as riquezas ambientais da cidade e do Bioma Pampa, com foco na educação ambiental. A trilha está disponível tanto para moradores quanto para turistas de todas as idades, que podem explorá-la de maneira autoguiada, através das placas interpretativas, ou com acompanhamento da equipe, mediante agendamento ou cronograma fixo anual.
A Dra. Francielle de Lima, coordenadora do projeto, expressou seu agradecimento a todos os envolvidos, destacando a colaboração da equipe executora e das pessoas que já participaram das primeiras edições da trilha e, ainda, deixa o convite: Convido a população e os visitantes a explorarem as placas e o mapa da trilha e a descobrirem mais sobre nossas riquezas ambientais. Há muito a aprender e vivenciar, e essa é uma experiência que pode ser feita tanto em outras cidades, quanto na própria cidade, basta que entendamos o turismo como essencialmente pedagógico. Logo, permitam-se aprender sempre!”, finalizou.
Com essa ação, Jaguarão dá um importante passo na valorização de seu patrimônio ambiental, oferecendo aos cidadãos e turistas uma nova forma de explorar e entender a importância da preservação de suas riquezas naturais, além de fomentar o turismo sob a ótica educacional, com foco no desenvolvimento sustentável.