Projeto de Ensino

Banco de Ideias

O presente projeto busca a implementação de um banco de ideias na Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, propiciando assim a criação de um canal de comunicação entre os docentes, discentes e técnicos, acerca das discussões internas do curso de Gestão de Turismo, aprimorando o diálogo entre os mesmos e incentivando a formação de ideias inovadoras através do intraempreendedorismo, temática desenvolvida no componente curricular de Empreendedorismo.
A instalação do recurso procura ampliar as dimensões das discussões da instituição, possibilitando maior autonomia e interação entre o público interno. Busca, também, promover a exploração de novas técnicas para a solução de questões relacionadas e compelir os participantes à busca por ideias inovadoras. Desta forma, o intuito é trabalhar o diálogo dos processos internos do Curso de Gestão de Turismo, tendo em
vista o aproveitamento de todos os envolvidos, ou seja, discentes, técnicos e docentes, possibilitando, assim, o desenvolvimento do curso, no que diz respeito a ações que podem ser melhoradas, através da ferramenta proposta.

Elaboração e atualização do currículo Lattes

O minicurso de elaboração e atualização do currículo Lattes deve abordar a apresentação da plataforma Lattes e sua importância no contexto científico focando, principalmente, no preenchimento do currículo Lattes, o qual tem se tornado presença constante na vida acadêmica e profissional de estudantes, professores e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Trata-se de uma plataforma virtual, chamada de plataforma Lattes, desenvolvida e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o qual atua no Brasil mantendo um banco de dados capaz de agregar informações acerca não somente de currículos, mas também sobre instituições e grupos de pesquisa que fazem ciência no Brasil.
Neste sentido, o presente projeto visa a propagação do conhecimento, no que diz respeito a plataforma Lattes, com intuito de valorizar e divulgar a importância do currículo online entre os estudantes da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, além de estimular a elaboração e a atualização do currículo e, consequentemente, da produção científica dos acadêmicos.

Monitoria acadêmica como auxílio ao componente de Empreendedorismo

O componente curricular de empreendedorismo procura contribuir para a compreensão da importância do empreendedorismo no turismo e na produção e política cultural, em função de suas múltiplas interfaces e diante da ampla e complexa cadeia produtiva do turismo e da produção cultural. Tendo em vista o peso das microempresas e empresas de pequeno porte inseridas na atividade turística e da autonomia do produtor cultural na realização de projetos autônomos ou para organizações, busca-se, através desta disciplina, demonstrar a potencialidade de ações empreendedoras na criação e no desenvolvimento de negócios voltados ao contexto turístico e cultural. O componente está relacionado à área de gestão e planeja-se o desenvolvimento de trabalhos em grupo, como a elaboração do Plano de Negócios. O apoio da monitoria consistirá no acompanhamento dessas orientações, em especial o desenvolvimento dos projetos em grupo e de saídas de campo/visitas técnicas, as quais são inerentes aos cursos e responsáveis por aliarem a teoria e a prática.