Mateando com o Turismo | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Mateando com o Turismo

O objetivo geral do projeto é promover um espaço de debate, discussão, construção do conhecimento, por meio de palestras, mesas redondas, buscando a interação entre comunidade, iniciativa privada, entidades, entusiastas, poder público e Universidade, no âmbito do Turismo.

Como objetivos específicos, o projeto tem:

  • Dar visibilidade ao campo de atuação do profissional da área do Turismo, oportunizando a apresentação de cases que ilustrem ações em prol do desenvolvimento regional e turístico;
  • Ampliar a participação e a aproximação da comunidade externa com o curso de Turismo, por meio do fortalecimento ou da constituição de novas parcerias;
  • Fortalecer a atuação dos discentes no planejamento e gestão de eventos, por meio do estímulo a criatividade e ao empreendedorismo no Turismo e/ou na área de eventos.

O nome do projeto faz alusão a hospitalidade do gaúcho, que em todas as relações de interação/aproximação oferece um “mate/chimarrão” para seus convidados.

No ano de 2016 foram realizadas duas edições do evento. A primeira ocorreu no dia 27 de setembro de 2016, sendo alusiva ao Dia Mundial do Turismo com o tema “Turismo para todos – promover a acessibilidade universal”. A Cultura gaúcha promovendo acessibilidade no Turismo: um mate para todos.

14433131_10202296706334627_7589957928006152026_n
Mateando com o Turismo – 1 edição: Turismo para todos – promover a acessibilidade universal

Já, a segunda edição teve como tema o “Empreendedorismo no Turismo”, e buscou apresentar de forma ampla esse contexto na região da Costa Doce, por meio do case “Roteiro Morro de Amores”, em Morro Redondo-RS, despertando o olhar da comunidade, dos alunos e professores, para as potencialidades de Jaguarão e sua organização para o desenvolvimento local, através da roteirização turística.

14956464_1325291747490684_6431166226269012184_n-1
Mateando com o Turismo – 2 Edição

No ano de 2017, pretende-se dar continuidade a essa proposta, ora na forma de um programa, a fim de tornar o “Mateando com Turismo” uma ação de referência no curso, na comunidade acadêmica e na comunidade de Jaguarão e região.

Sendo assim, o projeto se justifica na estimulação de atividades de extensão cujo desenvolvimento implique relações multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da Universidade e da sociedade, assim como na reafirmação da extensão universitária como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade, em consonância com os objetivos da Politica Nacional de Extensão Universitária.

VII Mateando com Turismo

Ocorreu no dia 16 de outubro, às 19h no campus Jaguarão a 7ª edição do Mateando com Turismo, dando enfoque à valorização da terra e dos produtores e produtos rurais, memórias e histórias da região. Essa edição também visa refletir sobre o Turismo Rural, o desenvolvimento integral propiciado pela atividade e as potencialidades dessa atividade que estimula, valoriza e apoia o produtor rural. Foi possível também sensibilizar a comunidade acadêmica e comunidade em geral sobre as possibilidades de utilização racional do espaço rural tendo o turismo uma forma de incentivo ao desenvolvimento integral – econômico, social e cultural. As palestrantes foram as extensionistas da Emater Fernanda Costa da Silva, Regina Medeiros e Alessandra Storch.