Projeto Patrimônios ambientais – riquezas a serem descobertas: Fase 1 – Árvore símbolo de Jaguarão | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Projeto Patrimônios ambientais – riquezas a serem descobertas: Fase 1 – Árvore símbolo de Jaguarão

Considerando o turismo como “[…] um fenômeno humano-social que pressupõe um deslocamento realizado por um sujeito motivado/mobilizado para vivenciar/conhecer o novo, o outro, em experiências relacionais no ou fora do local de experiência cotidiana, constituindo-se em espaço de contínua construção, formação e transformação do sujeito, que passa a ter novas percepções do outro e de si mesmo” (Lima, 2022, p.34), tem-se presente que a academia juntamente com a gestão podem contribuir, fertilizando o terreno para que essas aprendizagens se desenvolvam. Assim, este projeto de extensão universitária visa estimular o conhecimento via turismo, capacitando as pessoas a desenvolverem habilidades interpretativas, como observação aguçada, análise crítica e pensamento reflexivo sobre os recursos naturais de Jaguarão.

A primeira edição, desenvolvida em 2023/2024, buscou identificar a árvore símbolo de Jaguarão, registrada pela Lei 5.953/2014 – Anacauíta -, sobretudo as presentes em espaços públicos e turísticos, tais como praças, parques e largos. Nos 9 espaços que apresentavam a árvore em 2023, foram instaladas placas interpretativas contendo informações nos idiomas português, espanhol, inglês e, ainda em libras e no formato de áudio. Já em 2024, foram plantadas mudas da Anacauíta nos espaços públicos que poderiam receber a espécie, segundo Inventário realizado em 2023, pela equipe executora do Projeto. Ainda, foram plantadas mudas em escolas municipais.

Todavia, para além de realizar o mapeamento da espécie em locais públicos da cidade e buscar identificá-la, esse projeto tem como foco a interpretação e educação ambiental, ultrapassando a questão apenas informacional, ou seja, o projeto objetiva inspirar uma conexão mais profunda entre as pessoas e o ambiente, promovendo uma consciência e uma compreensão que levam a práticas mais sustentáveis e à conservação a longo prazo.

Conforme destacado, esse projeto vai muito além de identificar espécies da flora local, consiste em uma forma de conectar os patrimônios da cidade – cultural e ambiental – e os sujeitos que nela habitam ou a ela acorrem, na direção de sua valorização e de seu conhecimento.

Portanto, o projeto destina-se a todos os sujeitos aprendentes, sejam eles, discentes, autóctones, alóctones e/ou visitantes turistas de todas as faixas etárias, que poderão descobrir mais sobre as riquezas ambientais de Jaguarão, seja de forma autoguiada, ou na forma de trilhas turístico-pedagógicas ambientais, a começar por sua árvore símbolo.