Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo | Campus Jaguarão

Lançamento da 3ª Fase do Projeto “Patrimônios Ambientais – Riquezas a Serem Descobertas” valoriza a Praça Dr. Hermes Affonso

Na manhã do dia 25 de novembro, a Praça Dr. Hermes Affonso foi palco do lançamento da 3ª fase do Projeto de extensão universitária “Patrimônios ambientais – riquezas a serem descobertas”, iniciativa que vem transformando espaços públicos em verdadeiros ambientes de aprendizagens. Das 9h às 10h30, estudantes do 5º ano da EMEF Padre Pagliani (cerca de 40 estudantes), acompanhados pelos professores Bruno P. Medeiros e Elisiane C.F. Bernera, participaram de uma atividade turístico-pedagógica ambiental que apresentou as 17 espécies arbóreas que compõem a praça.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Ricardo Pereira, e da servidora Carol, além de representantes da COOADESPS, Arnaldo e Tifani, reforçando o compromisso de todos com a valorização do patrimônio natural local.

Cada uma das 17 espécies recebeu uma placa de interpretação ambiental, contendo informações essenciais como nome científico, família botânica e características principais. As placas inovam ao trazer dois QR Codes: um direciona ao Projeto e outro a um texto detalhado sobre a árvore, disponível em português, espanhol, inglês e Libras. Além disso, a página virtual oferece o conteúdo em áudio (português e espanhol), tornando o conhecimento acessível a todos os públicos.

A atividade, inicialmente prevista para o dia 21 de novembro durante a XIII Feira Binacional do Livro de Jaguarão, precisou ser adiada devido à chuva, mas foi realizada com sucesso no dia 25.

Coordenado pela Drª. Francielle de Lima, professora do Curso de Gestão de Turismo da Unipampa, em parceria com o Centro de Línguas e a Prefeitura Municipal de Jaguarão através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, o projeto tem como objetivo estimular o conhecimento por meio do turismo. Destina-se a todos: moradores, visitantes e turistas de todas as idades, promovendo o contato e a valorização das riquezas ambientais de Jaguarão e do Bioma Pampa.

Em três anos de existência, a iniciativa já alcançou mais de 1.200 pessoas, consolidando-se como referência em atividade turístico-pedagógica ambiental na região. A coordenação do Projeto agradece a sua equipe, aos participantes e convida a todos a explorarem as placas nos espaços públicos, descobrindo e ressignificando os patrimônios locais. “Afinal, há muito a aprender e vivenciar, não só fora, mas também dentro de nossas cidades. Experimente, permita-se aprender e valorizar o que é nosso”, comenta a coordenadora.

Prof.ª Dra. Francielle de Lima

Final dos Encontros de Turismo e Hospitalidade destaca integração entre academia e setor empresarial

Durante o desenvolvimento do componente curricular Turismo e Hospitalidade, ministrado pela prof.ª Drª. Francielle de Lima, os discentes participaram de uma série de encontros virtuais e presenciais que enriqueceram os debates sobre os temas destaques do componente. Os três primeiros encontros, realizados de forma online, trouxeram pesquisadores/as referências no país para compartilhar teorias e experiências, promovendo trocas valiosas entre convidados e alunos.

O primeiro encontro, intitulado “Dos exercícios de alteridade da hospitalidade incondicional às crises de hospitalidade na sociedade contemporânea”, contou com a participação do palestrante Leandro Brusadin. O segundo, “Corpo coletivo acolhedor”, foi conduzido por Luciane Todeschini Ferreira, enquanto o terceiro abordou “Acessibilidade comunicacional no turismo”, com a presença de Milena Eich.

No dia 24 de novembro, os alunos do componente assumiram o papel de anfitriões e organizadores do IV Encontro de Turismo e Hospitalidade, realizado presencialmente no Laboratório de Turismo. Inspirados pela teoria do corpo coletivo acolhedor, o evento reuniu empresários locais: Sr. Marcelo La Greca (Churrascaria Rafa), Sr. Patrício Carvalho (Km final – organizadores do Motofest) e Sr. Antônio Marcos Freitas Viana (Hotel La Torre), que compartilharam suas experiências e visões sobre turismo e hospitalidade na cidade e região.

O encontro foi estruturado em formato de roda de conversa, guiada pela pergunta: “Você considera Jaguarão uma cidade turística e hospitaleira? E como suas práticas e seu empreendimento colaboram com esse contexto?”. O debate envolveu participantes de diferentes turmas do Curso de Gestão de Turismo, promovendo integração e reflexão coletiva.

Ao final, destacou-se a importância do trabalho integrado e de objetivos comuns para o avanço sustentável e plural do turismo local. A organização agradeceu a presença de todos, reforçando que princípios como integração e hospitalidade devem ser cultivados desde a formação acadêmica.

O reconhecimento se estende também aos palestrantes das edições anteriores, que, com suas contribuições inestimáveis, elevaram o nível dos nossos debates.

Roteiro Literário turístico: Caminhos do Schlee

No dia 21 de novembro, o componente curricular Rotas e Roteiros Turísticos do
Curso de Turismo da Unipampa realizou mais uma etapa do Roteiro Turístico
“Caminhos do Schlee”, uma proposta construída pela turma de 2024 e finalizada
em 2025 sob coordenação da Professora Juliana Rose Jasper, e realizado pelos
discentes Giovana, Eliezer, Ewerton, Pablo Corrêa, Pablo Marchese e
Wellintom. No dia contamos também com o apoio da professora Maria do
Socorro, Ângela, do professor Alan e do egresso Tony .

A atividade iniciou com um roteiro especialmente preparado para as crianças com
a participação da EMEF Manoel Pereira Vargas. O percurso começou no
tradicional Teatro Esperança, onde os pequenos foram apresentados a elementos
da história e da cultura jaguarense, e seguiu pelas ruas da cidade até a Orla do Rio,
tendo como um dos pontos marcantes a Rua uma Terra só com os grafites de
Guess, depois o conto “As Grandes Onças Bravas” do obra Contos de Verdades.
O momento final foi marcado por um animado piquenique, que celebrou o
aprendizado e a integração entre Universidade e comunidade.

Programação Roteiro Literário Turístico Caminhos do Schlee

Alunos do curso de Turismo da Unipampa realizam saída de campo sobre Turismo Rural em Jaguarão – RS

No dia 11 de outubro, os alunos do curso de Turismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participaram de uma saída de campo voltada ao tema Turismo Rural, realizada em propriedades do interior de Jaguarão (RS). A atividade fez parte das disciplinas do curso que abordam turismo rural, turismo cultural, geografia do turismo, proporcionando aos estudantes uma vivência prática sobre o potencial rural da região. Durante o percurso, o grupo visitou a Chácara Imbira (Figura 1) e a Chácara das Acácias (Figura 2), empreendimentos locais que desenvolvem atividades ligadas à produção agropecuária, hospitalidade e experiências turísticas autênticas. Os estudantes puderam conhecer de perto as práticas de manejo sustentável, os processos de diversificação de renda no meio rural e as estratégias de valorização da cultura e dos saberes locais.

A professora Juliana, destacou a importância da vivência de campo como ferramenta de aprendizagem: “O turismo rural é uma oportunidade de integração entre comunidade, natureza e visitantes. Ver de perto como essas propriedades estão se organizando e inovando amplia a compreensão dos alunos sobre os desafios e possibilidades do setor”.

Os empreendedores também compartilharam suas experiências e expectativas quanto ao desenvolvimento do turismo rural em Jaguarão – RS, reforçando o papel da universidade como parceira na promoção de práticas sustentáveis e no fortalecimento da economia local (Figura 3 e 4).

As professoras Juliana, Alice e Sandra foram as responsáveis pela atividade e relatam que a saída de campo integra as ações de ensino e extensão do curso de Turismo da Unipampa e reafirma o compromisso da instituição em formar profissionais capacitados para atuar no desenvolvimento regional, aliando teoria e prática em contextos reais.

 

Oficina de Conservação e Preservação de Acervos em Papel

No dia 17 de outubro, a Conservadora e Restauradora Bruna de Oliveira Ávila e a acadêmica Paola Loureiro Rotter ministraram “Oficina de Conservação e Preservação de Acervos em Papel”. A atividade de extensão contou com a participação de público externo e alunos que cursam o componente curricular de extensão “História e Cultura da Fronteira e Turismo” sob responsabilidade do professor Alan.

A atividade desenvolvida faz parte do projeto “Higienização, Acondicionamento, e Catalogação do Acervo em Papel da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo”. Desta forma os participantes puderam conhecer mais dos aspectos teóricos que envolvem a temática do papel, além de suas patologias e formas de recuperação, e ao final realizaram um exercício prático. O oficina foi uma forma de conhecer mais sobre uma área complexa e importante que é de recuperação, acondicionamento e catalogação de acervos em papel e também  acerca dos documentos históricos existentes no município de Jaguarão.

Fonte: Prof. Alan Melo

 

 

 

Aula Magna – Prof. Martin Fabreau – Curso de Turismo – UDELAR

Por um ethos do compromisso social: Aportes da Extensão Crítica no processo de elaboração do Plan Departamental de Turismo de Montevideo (H2035)

Martín Fabreau – fabreau@gmail.com
Unidad Académica de Estudios Turísticos,
Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación,
Universidad de la República, Uruguay.

A elaboração do Plan Departamental de Turismo de Montevideo (H2035) 1 , realizado no marco de um convênio entre a Intendencia de Montevideo e a Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación a través da Licenciatura en Turismo, é resultado de um processo de trabalho de um ano de duração no qual docentes e estudantes da carreira de Turismo, funcionários municipais e diversos atores do setor turístico e da sociedade civil, participaram em diferente grau e forma. Na metodologia utilizada para sua construção e validação podem se identificar diversos aportes da denominada extensão crítica, caracterizada por um tipo de relacionamento com os territórios em que se promove a participação e a reflexividade, desde um compromisso ético-político. Em esta fala, se apresentará o caso do plano de Montevidéu, se refletirá sobre os aportes da extensão crítica neste processo, e se fará uma reflexão maior sobre os aportes da extensão crítica nos estudos turísticos.

1 https://www.descubrimontevideo.uy/plan-departamental-de-montevideo

Biodata

Professor Adjunto na Unidad Académica de Estudios Turísticos, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación – Universidad de la República, Uruguay (UAET – FHCE – UDELAR). Professor Adjunto do Departamento de Trabajo Social, Facultad de Ciencias Sociales – Universidad de la República, Uruguay (DTS, FCS – UDELAR). Docente na Maestría en Políticas Públicas, Centro Universitario Regional del Este/Facultad de Ciencias Sociales – Universidad de la República, Uruguay (CURE/FCS – UDELAR). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA – UFPE). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA – UFPE). Licenciado en Ciencias Antropológicas pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación – Universidad de la República, Uruguay (FHCE – UDELAR). Tem pesquisado sobre as interfaces entre práticas turísticas e outras formas de mobilidade, como são as migrações ou as peregrinações. Também sobre memória e patrimônio em destinos turísticos fazendo foco em Punta del Este e também em balneário Solís, Maldonado. No caso de Solís pesquisou sobre a trajetória do balneário e sobre memória e lazer da comunidade britânica assentada no lugar. Na atualidade, além de estar trabalhando na elaboração e aplicação do Plan Departamental de Turismo para Montevide o coordenando uma equipe de docentes e estudantes no marco de um convênio entre a Intendencia de Montevideo e a Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, também trabalha sobre aspectos vinculados ao turismo místico no balneário Piriápolis em Maldonado. Tem publicado textos em livros e revistas arbitradas assim como tem apresentado em eventos acadêmicos nacionais e internacionais. É organizador junto com os professores Ângela Mara Bento Ribeiro e Alan Dutra de Melo do livro “O turismo nos acerca: encontros temáticos nos estudos turísticos entre a UNIPAMPA (BRA) e UDELAR (URU)”: volume 1 e 2 — Bagé, RS: Innova Media Comunicação e Serviços Empresariais, 2024.

Comunidade, especialistas e profissionais celebram o fortalecimento do setor turístico em Jaguarão em mais uma edição do Mateando com Turismo

 

Na noite do dia 14 de outubro de 2025, o Auditório do Campus UNIPAMPA, em Jaguarão, foi palco de mais uma edição de sucesso do Mateando com Turismo. O evento, que já se consolidou no calendário do Curso de Gestão de Turismo, reuniu a comunidade local, representantes do trade turístico e entusiastas para uma roda de mate recheada de conhecimento e troca de experiências sobre as Políticas Nacionais de Turismo.

Com a tradicional erva-mate e água quente garantidas, os participantes puderam desfrutar do clima acolhedor típico do sul do Brasil, enquanto debatiam temas de extrema relevância para o setor. O Mateando com Turismo, em sua 11ª edição, reforçou o papel fundamental da comunidade e dos profissionais na construção de um turismo mais forte, inovador e regionalizado.

As rodas de mate contaram com a presença de nomes de destaque, que enriqueceram o debate:

  • Sandreli Bandeira – Coordenadora Estadual do Cadastur (SETUR/RS), trazendo informações essenciais sobre o cadastro de prestadores de serviços turísticos.
  • Ana Valeska Porciúncula Miranda – Gerente do Hotel Sinuelo, compartilhando a visão do prestador cadastrado no Cadastur e as vantagens de estar regularizado.
  • Cristiane Silva – Interlocutora Estadual do Programa de Regionalização do Turismo e responsável pelo Mapa do Turismo no Estado (SETUR/RS), abordando os desafios e avanços da regionalização turística.
  • Nívea Saraiva – Presidente da Instância de Governança Regional Costa Doce Gaúcha, pontuando algumas ações desenvolvidas durante sua gestão.
  • Ricardo Pereira – Secretário Municipal de Cultura e Turismo, representando o poder público local e suas estratégias para o desenvolvimento do turismo em Jaguarão.           

A presença do público reforçou a importância do diálogo aberto e participativo. O evento propiciou uma oportunidade única para que os moradores, empresários e gestores públicos pudessem se atualizar, tirar dúvidas e contribuir com ideias para o avanço do turismo em Jaguarão e na região.

Com mais uma edição bem-sucedida, o Mateando com Turismo se consolida como referência em integração e capacitação do setor. A equipe executora agradece a todos pela presença, aos palestrantes pela disponibilidade em aceitar o convite, aos apoiadores — Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Erva-mate Valério e Tradição Gaúcha — à Unipampa, por meio da PROEC do Campus Jaguarão, pelo apoio fundamental na realização do evento e a Casa Ecosol pela linda mostra de produtos artesanais.

Sarau poético 2ª edição foi realizado no dia 10/10 – Curricularização da extensão – Internacional

O sarau poético 2ª edição (virtual) bilíngue, binacional y multicultural foi realizado no último dia 10 de outubro de 2025 como parte de um projeto de Extensão Docente de Português do IPA (CFE/ANEP) Uruguai em conjunto com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Jaguarão), Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo como uma das suas ações de curricularização da extensão. 

Estiveram presentes alunos, professores Edilson Teixeira, Alan Dutra de Melo e Cristina Duarte Pureza Boessio além de público externo. A atividade foi proveitosa com a intervenção poética dos presentes propiciando significativo intercambio intercultural. Restou ao final a intenção de realização da terceira edição no ano de 2026.

Os presentes ressaltaram no fim do evento o quanto foi proveitoso realizar o sarau binacional como forma de aprofundamento dos estudos de língua estrangeira, como elemento central para os dois cursos envolvidos e ainda sobre o valor da poesia como gênero literário. Igualmente, salientaram tanto o enriquecimento dos intercâmbios com outros estudantes, professores e público geral quanto a importância de um encontro que permitiu compartilhar obras atuais e recuperar memórias de leituras de outros momentos da vida.  Cabe também registrar que foram lidos poemas inéditos como letras de canções e  tivemos tradução das interpretes de libras da Unipampa.

Segue registros:

Fonte: Profs. Alan Melo e Edilson Teixeira.

Apresentação destaca Patrimônios ambientais na 19ª Feira do Livro de Arroio Grande

 

No dia 10 de outubro, às 9 horas, integrantes do Projeto “Patrimônios ambientais – riquezas a serem descobertas” marcaram presença na 19ª Feira do Livro de Arroio Grande, promovendo a valorização dos patrimônios naturais e o incentivo a práticas sustentáveis nas cidades.

Durante o evento, a coordenadora do projeto, prof.ª. Dr.ª. Francielle de Lima, acompanhada das discentes voluntárias Ariane Ferreira Clavijo (Gestão de Turismo) e Denise Silva Cardozo (Letras Espanhol), apresentou as principais ações da iniciativa ao público, destacando a importância da preservação ambiental e do engajamento de todos.

A participação na Feira foi possível graças ao convite da Secretaria de Cultura, além do apoio contínuo da PROEC e do Campus Jaguarão. Em nome de toda a equipe do projeto, agradecemos pela oportunidade de compartilhar conhecimento e fortalecer a consciência ambiental para além dos limites municipais.