No dia 11 de setembro, a Escola Técnica de Rio Branco UTU foi palco de uma iniciativa muito relevante em prol da valorização do patrimônio ecológico local. A convite da professora Maria Victoria Lopes, a coordenadora do Projeto de Extensão “Patrimônios Ambientais – Riquezas a Serem Descobertas”, professora Drª. Francielle de Lima, promoveu uma palestra para a turma do 3º ano do Ensino Médio Superior, integrante do eixo Turismo, Ócio e Hospitalidade. A atividade destacou-se pela apresentação do Projeto desde o seu início até os dias atuais, bem como pela receptividade e entusiasmo dos estudantes com a proposta desenvolvida em Jaguarão. Além disso, foram discutidas ideias para futuras iniciativas, como trilhas ecológicas guiadas e roteiros turísticos em Rio Branco/UY.
A coordenadora do projeto ressaltou que a localização estratégica das cidades favorece as trocas e os compartilhamentos, o que permite o aprofundamento do diálogo e a integração entre estudantes e docentes no processo de valorização das riquezas naturais locais. Ainda, pontua a professora que, o Projeto em destaque, busca estimular o conhecimento via turismo, a partir da ampliação de olhares para o entorno, perspectivando-o como um espaço de aprendizado e descoberta. “Cada cidade tem uma riqueza única, no que concerne ao meio ambiente, sítios naturais, áreas de preservação, fauna e flora nativas que são verdadeiros tesouros ainda pouco explorados pela comunidade local e visitantes/turistas. O nosso conceito de patrimônio vai além da paisagem – engloba práticas, saberes e modos de viver que se relacionam com o meio ambiente”. Esses são os valores que buscamos promover.
A Professora Doutora Maria do Socorro de Almeida Farias Marques, do curso de Letras-Espanhol, a estudante de Gestão de Turismo, Ariane Ferreira Clavijo, e o biólogo Hélio Ramirez Farias acompanharam a coordenadora na ocasião.





Registramos aqui nosso agradecimento pelo convite e pela oportunidade.
—
Prof.ª Dra. Francielle de Lima
