Os estudantes foram responsáveis por todas as etapas do projeto, incluindo roteirização, planejamento, captação de imagens e edição do material audiovisual. O desenvolvimento do vídeo envolveu ainda o cumprimento de procedimentos legais e administrativos, como a obtenção de autorizações para uso de imagem, filmagens em espaços públicos e operação de drone. Todas as etapas foram orientadas pela professora responsável pelo componente, Sandra Corbari e contaram com a colaboração de voluntários do curso e da comunidade externa.
A proposta do vídeo foi abordar a dimensão turística do município, articulando-a à divulgação institucional da Unipampa.
A realização da atividade proporcionou a aplicação prática dos conteúdos trabalhados nas aulas, especialmente no que se refere à relação entre turismo e audiovisual, à construção da imagem turística e às estratégias de comunicação e divulgação no setor e questões éticas e legais inerentes.
Teve início nesta terça-feira (29), a recuperação dos murais de grafite da Rua Uma Terra Só – local próximo a Orla do Rio Jaguarão. A arte oriunda do projeto de extensão da UNIPAMPA – “DOS CORREDORES DA UNIVERSIDADE ATÉ OS MUROS DA CIDADE: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO POTENCIALIZADORA DE AÇÕES CULTURAIS INTEGRADAS”, com objetivo de valorizar o espaço público e histórico da cidade de Jaguarão, e de estimular a percepção do espaço urbano e cultural da Rua “Uma Terra Só” como espaço turístico pela comunidade de Jaguarão e fronteira, integrado a cultura local, na ótica da responsabilidade social. E que acolhida pela comunidade passa pela recuperação dos murais, e é parte da programação da VII Semana do Patrimônio, uma parceria da Prefeitura Municipal de Jaguarão, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Instituto CONEX. O Secretário Turismólogo Ricardo Pereira destaca que novas intervenções artísticas serão realizadas no local para valorizar ainda mais o espaço cultural e também de entretenimento, uma vez que nesta rua especial já foram realizados eventos na cidade.
Artista Grafite: Guilherme Ges | Secretário turismólogo: Ricardo Pereira
Sua voz é importante! Participe da audiência pública com o tema: “Políticas Públicas LGBTQIA+” no dia 08 de agosto de 2025 às 18h na câmara de vereadores de Jaguarão.
Juntos podemos construir um futuro melhor para Jaguarão!
Venha fazer a diferença!
CIGS
Comitê Institucional de Gênero e Sexualidade | Unipampa campus Jaguarão
📅 Data da visita: 10 de julho de 2025 👨🏫 Disciplina: Bases Legais do Turismo 📍 Local: Consulado da República Oriental do Uruguai em Jaguarão
Na noite da última quinta-feira (10), os estudantes da disciplina Bases Legais do Turismo, ministrada pelo professor Dr. Alan Dutra de Melo, participaram de uma enriquecedora saída de campo ao Consulado da República Oriental do Uruguai, localizado na cidade de Jaguarão.
A visita teve como objetivo proporcionar uma vivência prática dos conteúdos abordados em sala de aula, especialmente no que diz respeito à legislação internacional, relações diplomáticas e ao papel das instituições consulares no contexto do turismo.
Durante o encontro, os alunos foram recebidos por representantes do consulado – Bruna e Ana – que explicaram de forma detalhada as funções da instituição, os serviços oferecidos à comunidade uruguaia e brasileira, e os trâmites legais relacionados a viagens, permanência e documentação entre os dois países.
A experiência reforçou a importância do conhecimento sobre direitos, deveres e legislações que envolvem o turismo em regiões de fronteira, ampliando a compreensão sobre cooperação internacional e relações binacionais.
Essa atividade faz parte da proposta do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Unipampa – Campus Jaguarão, que valoriza o aprendizado prático, o contato com instituições do território e a formação de profissionais conscientes de seu papel no desenvolvimento turístico responsável e legalmente embasado.
Palestrante: Francielle Lima Tema: Promoção de aprendizagens via turismo: o case Projeto Patrimônios ambientais – riquezas a serem descobertas
📅 Data: 10 de julho de 2025 🕢 Horário: 19h 💻 Transmissão ao vivo pelo Google Meet 🔗 Inscrições:https://forms.gle/J3JuQaMHY2srHEkv6 (O link de acesso será enviado no dia da palestra)
Coordenação do projeto: Profa. Dra. Marilú Angela Campagner May Organização: Alunos da Unipampa | Alunos do curso de Gestão de Turismo
🎉 Nosso curso de Gestão de Turismo conquista nota máxima na avaliação do MEC!
É com enorme alegria e orgulho que anunciamos que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão recebeu nota máxima (5) na avaliação realizada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado, divulgado na última sexta-feira, reafirma a excelência da nossa trajetória desde a criação do curso, em 2009, e reconhece a qualidade do trabalho realizado por toda a comunidade acadêmica.
A visita comissão avaliadora ocorreu entre os dias 25 e 27 de junho de 2025, com a análise criteriosa de três dimensões fundamentais: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Durante o processo, foram examinados documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), atas do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), além de registros das atividades acadêmicas e de extensão.
Na dimensão didático-pedagógica, foi avaliada a consistência do PPC, o perfil do egresso, as metodologias de ensino, os processos de avaliação da aprendizagem e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Quanto ao corpo docente, foram considerados aspectos como a formação acadêmica, a produção científica, o regime de trabalho e a atuação na coordenação e no NDE. A infraestrutura também foi amplamente analisada, contemplando ambientes de aprendizagem, laboratórios, biblioteca, recursos tecnológicos e acessibilidade.
Como curso superior de tecnologia, Gestão de Turismo oferece uma formação intensiva, com foco em competências práticas e visão crítica, ética e cidadã — preparando profissionais aptos a atuar com excelência em diferentes segmentos do setor turístico.
Para a coordenadora do curso, professora Alice Leoti, a manutenção da nota 5 é fruto de um esforço coletivo. “Mais do que uma conquista pontual, esse resultado mostra que o curso segue crescendo com responsabilidade, coerência e inovação”, destaca.
Agradecemos a todos os docentes, discentes, técnicos e colaboradores que contribuíram para essa conquista. Seguimos juntos, fortalecendo o ensino público, gratuito e de qualidade no interior do Brasil. 💚
No último dia 14 de junho foi realizada a ação “Retalhos Culturais”: Atividade de curricularização da extensão voltada para a Educação nas relações Étnico-Raciais no curso de Tecnologia em Gestão do Turismo” dentro do componente curricular História e Cultura da Fronteira coordenado pelo professor Alan Dutra de Melo. Fizeram parte da equipe executora da Unipampa discentes dos cursos de Turismo e Produção e Política Cultural e professora Gleise Oliveira do curso de Produção e Política Cultural, e o Técnico em Assuntos Educacionais Jucenir Garcia da Rocha.
O centro da atividade foi pela manhã na sede de Coletivo Rosas Negras e Confraria Afro que recebeu a convidada que veio de Pelotas vinculada na Coletiva de ArtevTêxtil Las 3 Tramas. EVA SANTOS (Eva Geslaine Medina dos Santos), Artista têxtil e visual; Assistente Social especialista em Saúde Mental; Educadora Popular e Comunicadora Popular. Mulher Negra, 65 anos, moradora em Pelotas/RS, mãe, avó, feminista negra. Fundadora da Las3Tramas – Coletiva de Artes Têxteis e Visuais que realiza intervenções urbanas. Tendo temáticas centrais a “Defesa da Vida das Mulheres” e a “Ancestral Força das Mulheres Negras”. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. (Pelotas/RS, 13/06/25).
Eva Santos
Na ocasião as anfitriãs Franciene Guerreiro e Lucimara Chaves Pintos receberam o grupo na sede da Confraria Afro e Rosas Negras e coordenaram a dinâmica Memórias e Ancestralidade.
Eva, Lucimara e Francine
Ao longo da manhã foi realizada uma palestra pela convidada Eva que contextualizou a importância do seu trabalho centrado nas questões de combate ao racismo e fortalecimento do debate sobre a desigualdade de gênero no Brasil. Destacou a importância dos girassóis como elemento agregador para simbolizar força, vitalidade e fraternidade entre as mulheres.
Eva e Lucimara
Foi contextualizado ainda que esta ação teve origem em outro projeto de extensão realizado ao final de 2023 em Pelotas quando o Curso de Turismo esteve presente. Assim foi retomado o contato para dar seguimento ao encontro realizado em Pelotas, com foco em uma atividade formativa, crítica, artística e reflexiva. Além disso, Eva provocou o curso de Turismo trazendo a importância das “Mulheres Viajantes” como um motivo para pensarmos atividades e projetos pois em virtude de inúmeras desigualdades nem sempre as mulheres conseguem fruir de tempo livre. Por fim, foi debatida a necessidade de organização social e protagonismo feminino negro como forma de compromisso necessário como forma de alcançarmos um patamar social desejável mais justo, igualitário e antirracista.
Participantes com os Girassóis trazidos pela Eva
Na segunda parte da manhã as anfitriãs Francine e Lucimara conduziram a dinâmica “Memória e Ancestralidade” convidando os participantes para que realizassem uma interação com base em memórias afetivas sobre a temática posta. Assim, através desta prática foram compartilhados conhecimentos e memórias como afirmação sensível ao enfrentamento do racismo ao longo do tempo. E ao final, o grupo participou de um café de confraternização e pode conhecer a Confraria Afro e Coletivo Rosas Negras através da sua força criativa com trabalhos que envolvem arte, organização social, economia solidária e liderança feminina e negra.
Esteve presente no evento a professora do curso de Turismo, Sandra Dalila Corbari- falando acima, Supervisora de Extensão em conjunto com o professor Alan Dutra de Melo.
Eva, Francine, Virgínia, Lucimara, Jucenir e Sabina
Participantes na sede da Confraria Afro e Rosas Negras
Identificação Confraria Afro
Confecção disponível na Confraria Afro
Discentes entregam livro 15 anos do curso de Turismo e uma lembrança no encerramento da atividade
No turno da tarde a atividade foi encerrada no Clube 24 de Agosto com o acompanhamento da Abertura da 9ª Edição da Feira Alternativa de Literatura e Artes da Fronteira. FALA. Edição FALA Comunidade promovida pela Sociedade Independente Cultural. SIC. Destaca-se que o centenário Clube 24 de Agosto, fundado em 1918 é referência para atividades culturais no município de Jaguarão e ponto de resistência e organização da comunidade negra como seu prédio tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual – IPHAE RS no ano de 2012.
Abertura do evento FALA realizado no Clube 24 de Agosto.
Naquele momento a Unipampa participou com uma saudação Eva e do professor Alan explicando o contexto da nossa ação e assim foi o encerramento do “Retalhos Culturais”. A universidade colaborou com a abertura da FALA principalmente no suporte com transporte aos participantes.
Eva Santos e professor Alan Melo na abertura do FALA no Clube 24 de Agosto
Eva Santos com discentes, comunidade externa, docentes da unipampa (Alan, Gleise e Ângela), discentes e representante da Sociedade Independe Cultural (Carlos José Azevedo – Maninho).
Mais sobre o fala publicado após o evento na imprensa Jornal Tradição Regional em 20/06/2025:
Destaca-se ainda na ação realizada o processo de elaboração e planejamento ao longo do semestre. Primeiro com uma palestra com a Francisca Mesquita Jesus, Historiadora e doutoranda em História UFPEL, integrante do Kilombo das Gurias. Egressa do curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania da Unipampa Campus Jaguarão.
Francisca planejando atividades com alunos e professor Alan
E mais adiante foi ministrada uma palestra sobre o coletivo Rosas Negras e Confraria Afro do Município de Jaguarão por Lucimara Chaves Pintos e Tamyris Helena Chaves Pintos.
Tamyris e Lucimara na Unipampa
Registra-se ainda reuniões e atividades de divulgação e planejamento das atividades realizadas em Pelotas com professor Alan Dutra de Melo, Eva Santos, Francisca Mesquita Jesus e Janete Flores.
Divulgação das atividades na Rádio Com em Pelotas. DJ Helô, Francisca, Eva e professor Alan.
Divulgação das atividades na Rádio Com em Pelotas. DJ Helô, Francisca, Eva e professor Alan.
Planejamento no Mercado Público em Pelotas. Professor Alan, Janete, Eva e Francisca.
Destaca-se a possibilidade de realização de nova atividade com mesma temática no segundo semestre em Arroio Grande, conforme diálogo em curso com Virgínia Oliveira Borges.
Por fim, é importante mencionar que o processo avaliativo entre os participantes e autoavaliativo em sala de aula com os discentes revelou êxito na realização do encontro “Retalhos Culturais” como forma de inserção efetiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais no Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo.
Foi realizada uma prática extensionista emancipatória onde a universidade agregou novos conhecimentos para os discentes, docentes e técnicos e permitiu o aprendizado efetivo e transformador com os diversos grupos sociais envolvidos.