No dia 19 de novembro ocorreu o último Módulo do Curso de extensão “Perspectivando o turismo sob a ótica educacional: ampliando conceitos e (re)descobrindo a cidade”, voltado para professores da rede municipal de ensino de Santana do Livramento (Artes, Ciências, Geografia e História – do 6º ao 9º ano), o qual teve como coordenadora a professora do Curso de Gestão em Turismo/Unipampa Jaguarão, Francielle de Lima.
O curso, que faz parte de suas pesquisas na área do Turismo, buscou ser espaço de diálogos, trocas, compartilhamentos e criações coletivas sobre temáticas de turismo e turismo pedagógico. Além de ser uma das ações estabelecidas no Plano Municipal de Turismo.
A proposta se deu por meio de 5 módulos teórico-práticos, desenvolvidos de forma híbrida, no turno da manhã, de setembro a novembro de 2024. Participaram da equipe executora as discentes voluntárias: Giovana de Oliveira e Jerusa Urrutia Vieira, e as colaboradoras externas (Secretaria Municipal de Educação-SME): Amália Josiane Weber Rodrigues e Mariana Regina Espalter de Moraes.
O Curso foi demandado pela SME e faz parte das ações promovidas pela pasta, na direção de inserir o tema turismo nas escolas. O Curso contou com um público aproximado de 70 professores/as.
Como coordenadora da proposta quero deixar registrado nosso agradecimento pelo convite e pela oportunidade às representantes SME, bem como a cada professor/professora que se dedicou e participou do Curso. Foi importante a perspectivação do turismo sob a ótica educacional para que todos pudessem compreender que o turismo para além de acontecer quando nos deslocamos para fora da cidade, também pode acontecer em experiências relacionais no local de experiência cotidiana, basta que os sujeitos estejam motivados/mobilizados para vivenciar/conhecer o novo, o outro. Assim, há muitas riquezas a serem (re)descobertas em nossas próprias cidades e o curso foi um convite para esse reconhecimento e a valorização dos patrimônios locais.