III Feira de Economia Criativa perspectiva o Turismo Criativo em Jaguarão

No último dia 09 de julho de 2024, dentro do Componente curricular Tópicos especiais em Turismo (turma 51) coordenado pela profª. Francielle de Lima, foi realizada a terceira edição da Feira de Economia Criativa e Turismo, uma atividade que busca destacar o potencial do turismo criativo como catalisador econômico, cultural e educacional de Jaguarão.

A partir desse exercício exploratório desenvolvido no Componente, os discentes, com a participação de talentos criativos locais, organizaram oficinas dedicadas aos setores criativos de artesanato, teatro e música (instrumento). A iniciativa contou com a integração entre turmas (51 e 11), bem como contou com a presença de professores e direção do Campus Unipampa Jaguarão, os quais vivenciaram novas experiências.

O artesanato, representado por uma oficina de feltragem, introduziu os participantes ao universo da lã, seus processos e produtos. Além de ensinar a fazer um sabonete feltrado, a oficineira Carmem L.B. Aguiar, apresentou uma variedade de técnicas tradicionais e contemporâneas, cativou os participantes com sua habilidade artesanal e sua capacidade de preservar tradições enquanto inova. Ela não apenas demonstrou suas técnicas, mas também compartilhou histórias sobre a importância cultural de seus trabalhos e o orgulho de representar a mulher do campo.

A oficina de música, ministrada por Isac W.de M. Vieira, evidenciou as aprendizagens sobre o instrumento, no caso, o violão, além disso, propiciou que alguns participantes pudessem tocar seus primeiros acordes ou até mesmo resgatar alguns conhecimentos prévios. O público acompanhou a performance dos aprendizes e puderam mergulhar no universo sonoro do violão.

Na oficina teatral, Kenya J. M. de Paiva envolveu os participantes em uma oficina que explorou desde técnicas de improvisação até consciência corporal. A participação entusiasmada do público evidenciou o crescente interesse por formas de expressão que desafiam e inspiram.

Além das oficinas, a Feira também busca identificar e valorizar os talentos criativos locais, proporcionando insights valiosos para os convidados, bem como para os futuros profissionais do turismo na direção de transformar paixões criativas em negócios viáveis e sustentáveis.

A III Feira de Economia Criativa não apenas promoveu a diversidade cultural e artística de Jaguarão, mesmo que em escala acadêmica, mas também reforçou o potencial do turismo criativo como uma ferramenta de desenvolvimento econômico, social e educacional. Este evento não só fortalece os laços com a comunidade, como também ajuda aos discentes e demais envolvidos a perspectivar a cidade como um destino imperdível para quem busca experiências enriquecedoras e autênticas no campo do turismo criativo.

Como coordenadora da atividade, parabenizo todos os gestores discentes envolvidos: Makelen, João, Mitilene, Silvia, Santiago e Luiza. E ainda agradeço pela disponibilidade dos oficineiros e pela participação de todos.

Acompanhe alguns registros das aprendizagens e trocas dessa noite memorável.

Texto e imagens: Prof.ª Dra. Francielle de Lima