Palestra “Sofá na Rua: Uma Tecnologia Replicável” Inspira Estudantes de Gestão de Turismo

No último dia 27 de outubro, o Laboratório de Turismo foi palco de um evento memorável para os estudantes de Gestão de Eventos e Turismo Cultural e Museus. A palestra intitulada “Sofá na Rua: Uma Tecnologia Replicável” trouxe Renata Pinhatti, produtora cultural, Coordenadora do Coletivo Sofá na Rua Pelotas e coordenadora do Sofá na Rua Brasil eixo sul, juntamente com Ana Júlia Freitas, arquiteta, artista e produtora cultural do Coletivo Colores, Casa Azpiroz, SIC e coordenadora do Sofá na Rua Frontera.

O foco da palestra foi a experiência dessas duas personalidades em relação à realização das duas edições do Sofá na Rua Frontera. Renata e Ana Júlia compartilharam detalhes das etapas realizadas, desde o primeiro evento em Rio Branco até a segunda edição na Rua do Amor e no  Largo das Bandeiras.

Um ponto de destaque foi o financiamento da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXT) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) para a segunda edição do evento, no qual a professora Alice Leoti assumiu a coordenação do projeto de extensão “2º Sofá na Rua Frontera”. Além disso, a participação ativa dos bolsistas Maria Alcina Luiz Alves, Lucas da Silva Arias, Maria Fernanda Cavalcanti Ferraz e Philipe Badr Tolentino Mandrani foi essencial para o sucesso do evento.

O Sofá na Rua Frontera não apenas trouxe uma proposta inovadora de integração cultural, mas também se mostrou como um exemplo de como a união entre a academia, a comunidade e o poder público pode impulsionar iniciativas criativas e transformadoras.

O evento atraiu a atenção e inspirou os estudantes presentes, evidenciando a importância do compartilhamento de experiências e do aprendizado prático para a formação em Gestão de Turismo. A palestra reforçou a relevância do contato direto com profissionais atuantes no campo, permitindo aos estudantes absorverem conhecimento de qualidade e se prepararem para os desafios do mercado de trabalho.

O sucesso da palestra “Sofá na Rua: Uma Tecnologia Replicável” foi notável não apenas pela presença de renomados profissionais, mas também pela energia contagiante e pela visão inspiradora compartilhada por Renata Pinhatti e Ana Júlia Freitas.

Jaguarão, um belo destino na Costa Doce gaúcha: Entrevista com a professora Juliana Rose Jasper

Jaguarão, um belo destino na Costa Doce gaúcha

Localizado na fronteira com o Uruguai, o município apresenta muitas histórias e atrativos


]
Rio Jaguarão é um dos atrativos da cidade (Foto: Alício de Assunção)

Situada no extremo meridional do Brasil, na Costa Doce Gaúcha e na fronteira com a República Oriental do Uruguai, o município é conhecido por seus sítios arquitetônicos, que constituem um acervo considerado sem similar em número e estado de conservação no Rio Grande do Sul.

Em destaque estão os refinados casarões elaborados nos últimos decênios do século XIX e princípios do século XX, período que demarca a fase áurea da construção civil local. O município foi emancipado em 1855 e conta com cerca de 26.600 habitantes. A ponte Barão de Mauá faz a ligação com a cidade de Rio Branco, no departamento de Cerro Largo no Uruguai.

A denominação de Jaguarão se deu em função do rio homônimo, que cruza a zona fronteiriça, onde foi erguido o município. O Rio Jaguarão nasce próximo à cidade gaúcha de Bagé e deságua em território uruguaio, na Lagoa Mirim. Diferentes explicações são atribuídas à origem da denominação do município. Uma possível gênese indica o aumentativo português de uma palavra derivada da língua tupi, que significa onça, em alusão ao animal felídeo que era encontrado, com exceção da região andina, em todo o continente americano, desde o sudeste dos Estados Unidos da América. Porém, uma versão mais corrente envolve uma lenda indígena.

Ponte Barão de Mauá liga Brasil e Uruguai (Foto: Alício de Assunção)

JAGUA-RU era como chamavam, guaranis pampianos, a um monstruoso animal, que tinha corpo de lobo marinho e cabeça e patas armadas de garras de tigre, com o porte aproximado de um cervo ou cavalo pequeno.

O terrível ser fazia escavações em barrancas, perto das margens onde os índios trabalhavam, e provocava o desmoronamento das terras, fazendo com que pessoas ou animais que se aproximassem do local fossem lançados às águas e se tornassem suas presas. Ao atacar, arrastava os corpos e extraía apenas os pulmões das vítimas, jogando o que restasse novamente no rio. Resistindo a todas investidas e armadilhas criadas para a sua captura, o Jagua-ru permanece circunscrito, até os dias de hoje, no imaginário popular.

De acordo com a professora de turismo da Unipampa, Juliana Rose Jasper, que é natural do Vale do Taquari, mas reside há 12 anos na cidade, Jaguarão é um local acolhedor e atraente. “Um povo muito hospitaleiro, que recebe bem a todos. Locais como o Mercado Público, o Teatro Municipal e a Ponte Barão de Mauá são pontos de referência e de beleza arquitetônica e histórica para se conhecer”, destaca.

Texto: Alício de Assunção
turismo@independente.com.br

Fonte: https://independente.com.br/jaguarao-rs-um-belo-destino-na-costa-doce-gaucha/ acesso em 18/10/2023

IX  FÓRUM DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DA UNIPAMPA 

 

IX  FÓRUM DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DA UNIPAMPA

TEMA DO FÓRUM: EXTENSÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: OLHARES PARA A ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS 

Inscrições para o Fórum até 19 de outubro através do link: https://forms.gle/wkUpjLdAoHHMBYho7

O link do evento será disponibilizado para os inscritos.

Programação

Data: 24 de outubro, terça-feira

Horário: 8:30 às 11:30/ 13:45 às 17:00

Manhã

8:30 – Abertura e acolhida pela Equipe Diretiva do Câmpus e pela Pró-reitoria de Graduação.

8:45 – Roda de conversa e discussão: Cursos/PROEXT/PROGRAD

Cada curso deverá organizar uma apresentação de até cinco (5) minutos sobre a implementação das atividades de extensão e da Unipampa Cidadã nos seus currículos.

11:30 – Encerramento da manhã

Tarde:

14:00 –  Inteligência Artificial e ChatGPT – Profa. Viviane Todt (UTEC)

15:30 – Interação com a palestrante sobre a apresentação

16:30 – Encaminhamentos do Fórum

17:00 – Encerramento do Fórum

 

Curso de Tecnologia em Gestão do Turismo auxilia atividade prática realizada pela Escola Municipal Padre Pagliani

No dia de hoje, 03 de outubro, a bolsista de gestão Ana Cláudia Garcia Souza acompanhou a professora Andrea da Gama Lima e sua turma de alunos da Escola Municipal Padre Pagliani em atividade pedagógica realizada nas ruínas da antiga Enfermaria Militar em Jaguarão – atual projeto paralisado do Centro de Interpretação do Pampa.

Imagens: Professora Andréa da Gama Lima.

Sandra Ferreira palestrou sobre “Etarismo e Hospitalidade” no auditório da universidade no dia 02/10. Sr. Antônio Rodrigues destaca a questão no contexto do curso de Turismo

 

 

Sandra Ferreira palestrou sobre “Etarismo e Hospitalidade no auditório da universidade no último dia 02 de outubro.  A atividade foi promovida pela Sociedade Cultural Independente  na 7ª Feira Alternativa de Literatura e Artes da Fronteira e contou com a participação do coral municipal e outros artistas da fronteira. Além da palestrante foi significativa a intervenção do nosso aluno Sr. Antônio Rodrigues que discorreu sobre a  importância do ensino universitário na sua vida.

O tema tratado é oportuno tendo em vista o marco recente no dia 1º de outubro que marcou os os 20 anos de institucionalização do “Estatuto do Idoso” no Brasil.  É necessário que a universidade seja efetivamente um espaço formativo sem discriminação etária.

Segue o registro das atividades práticas do Sr. Antônio Rodrigues  previstas para esta semana sob orientação da professora Ângela Mara Bento Ribeiro.

 

#Cursos da Unipampa realizam imersão acadêmica internacional na Argentina

 

 

#Cursos da Unipampa realizam imersão acadêmica internacional na Argentina

Os acadêmicos dos cursos de graduação Tecnologia em Gestão de Turismo, Campus Jaguarão, e Enologia, Campus Dom Pedrito, da Unipampa realizaram em setembro uma imersão acadêmica internacional.

A viagem técnica, realizada nas cidades Cólon e Buenos Aires, Argentina, foi proporcionada através da Chamada Interna nº 3/2023 da Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (Daiinter).

Os locais visitados foram organizados conforme as experiências práticas que pretendiam valorizar os dois cursos de graduação participantes da imersão.

➡ Saiba mais em: tinyurl.com/3vhdpr34

Daiinter: internacionalize-se
Direção Campus Dom Pedrito Unipampa
Unipampa- Direção Campus Jaguarão

#Unipampa #DomPedrito #Jaguarão #Daiinter #Internacionalização #Colón #BuenosAires #Argentina

Segunda edição do Sofá na Rua Frontera#2✨🌈

Buenas tardeees, gurizxssss
Preparadxs pra esse evento??
É com muita alegria que anunciamos nossa segunda edição do Sofá na Rua Frontera#2✨🌈

🔹Dia 15 de outubro, a partir das 15h no Largo das Bandeiras e na rua do Amor, esperamos vocês pra curtir esse movimento cultural.🔹

Teremos arte, candombe, dança, feirinhas, música, sofazinho pra criançada, cultura popular, comida de rua e muita alegria💗

———

Es con mucha alegría que anunciamos nuestra segunda edición del Sofá na Rua Frontera#2✨🌈

🔹El 15 de octubre, a partir de las 15 horas en el Largo das Bandeiras y en la calle del Amor, os esperamos para disfrutar de este movimiento cultural.🔹

Tendremos arte, candombe, danza, ferias, música, sofá para niños, cultura popular, comida callejera y mucha alegría💗

Primeira atividade de curricularização da extensão no curso de Turismo.

No último dia 29 de setembro foi realizada a execução da primeira atividade de no processo de curricularização da  extensão no curso de Turismo em componente curricular vinculado “História e Cultura da Fronteira e Turismo” ministrado pelo professor Alan Melo. Trata-se de oficina voltada para “Educação Patrimonial” realizada na modalidade de oficina no Liceo Dr. Anibal Costa Estapé em Río Branco no Uruguai. A ação foi construída em conjunto com a Sociedade Independe Cultural – SIC dentro do evento denominado FALA – Feira Alternativa de Literatura e Artes da Fronteira que ocorre em sua sétima edição. Os discentes participaram de todas as etapas da atividade, planejamento, execução e processo avaliativo.

Além disso foi agregado nesta ação a divulgação da Universidade Federal do Pampa e especificamente sobre o curso de Turismo e o município de Jaguarão.