Coleta CAPES, Avaliação e Autoavaliação | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Coleta CAPES, Avaliação e Autoavaliação

Proposta enviada em 2013 para avaliação pela Capes

Ata 39  do Conselho Universitário autorizando envio de proposta para Capes

Ficha de Recomendação Capes

Ficha de Avaliação quadrienal 2017-2020: ficha_recomendacao_quadriênio2020

Ficha de Avaliação Quadrienal 2013-2016 – OBS: início efetivo do curso em 2014 (segundo ano do quadriênio, 2014-2016)

Relatório Coleta CAPES 2014 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Valesca Brasil Irala

Relatório Coleta CAPES 2015 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Vera Cardoso Medeiros

Relatório Coleta CAPES 2016 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Vera Cardoso Medeiros

Relatório Coleta CAPES 2017 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Valesca Brasil Irala

Relatório Coleta CAPES 2018 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Valesca Brasil Irala

Relatório Coleta CAPES 2019 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Luciani Salcedo de Oliveira

Relatório Coleta CAPES 2020 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Luciani Salcedo de Oliveira

Relatório Coleta CAPES 2021 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Denise Aparecida Moser

Relatório Coleta CAPES 2022 – responsabilidade técnica e acadêmica pelo relatório: Profa. Dra. Denise Aparecida Moser

Página da CAPES para a área de Linguística e Literatura e documentos balizadores para a avaliação e autoavaliação: https://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/74-dav/caa2/4675-letraslingueistica

Autoavaliação Institucional: a CPA (Comissão Própria de Avaliação) desenvolve instrumentos que abrangem tanto a graduação quanto a pós-graduação. São aplicados questionários e divulgados relatórios anuais (https://sites.unipampa.edu.br/cpa/acoes-desenvolvidas/), os quais contribuem para balizar o planejamento do curso.

Autoavaliação do curso: a autoavaliação do curso é constantemente efetuada em reuniões mensais (ou, em alguns momentos, quinzenais) de planejamento conduzidas pela coordenação no Conselho do Programa e registradas em ata desde a sua criação. Desde 2019, as atas têm sido redigidas in situ diretamente no SEI (https://sei.unipampa.edu.br/, na unidade PPG-EL) e assinadas eletronicamente, com vistas a aumentar a eficiência e agilidade administrativas, necessárias em qualquer instituição e, mais ainda, em uma universidade de natureza multicampi.

Em termos de aplicação de instrumentos específicos para autoavaliação do curso, o primeiro instrumento desenvolvido foi o questionário para egressos: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScI1I-6YyrJhD5tzdzfaXGbJfq3zgyNnUpmphEFoboXbmnWrw/viewform), criado em 2018, no qual todos os egressos até aquele momento, entre 2015 e 2018, foram convidados a responder. A análise desses dados foi realizada em reunião do curso no início de 2019, alimentando também alguns elementos necessários de preenchimento na Plataforma Sucupira.

Em 2019, a metodologia adotada partiu da extração dos dados que cruzaram as informações obtidas em questionários-piloto respondidos pelos discentes (https://forms.gle/oSmEHpvEBLMNNT2r7) e docentes (https://forms.gle/wV5VvrahEcoZXXuMA) do programa, através da realização de uma dinâmica de trabalho colaborativo no Conselho do Curso (que é formado pelos docentes, um representante técnico-administrativo e um representante discente), na qual se implementou a matriz SWOT/FOFA e foram elencadas as forças (fatores internos positivos), as fraquezas (fatores internos negativos), as oportunidades (fatores externos que podem impactar positivamente) e as ameaças (fatores externos que podem impactar negativamente), visando qualificar o trabalho desenvolvido no curso. O relatório consolidado dessas informações será disponibilizado em breve, a fim de promover mais transparência em relação ao processo autoavaliativo em curso.