Ingresso Oferta 2022/02 | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Ingresso Oferta 2022/02

Ingresso para Regime Especial 2022-2 :

O Mestrado Profissional em Ensino de Línguas designou 4  vagas para os componentes:

Componentes curriculares eletivos vinculados à linha Ensino-aprendizagem de línguas (maternas e adicionais) em contextos múltiplos:

  • Eletiva: Metodologias para o ensino/aprendizagem de língua portuguesa no Brasil (30h) – Profa. Ida Maria Morales Marins (sextas à tarde, online)

Componentes curriculares eletivos vinculados à linha Leitura e escrita nas práticas escolares:

  • Eletiva: Leitura literária na educação básica (30h) – Profa. Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo (sextas à tarde, presencial)

Antes de fazer a inscrição, é preciso ver no site do curso os horários das ofertas de 2022/02.

O instrumento para selecionar os candidatos será CARTA DE MOTIVAÇÃO, na qual argumentará a respeito de suas intenções para cursar os componentes solicitados.
A carta será avaliada de acordo com os seguintes critérios avaliativos:

  • capacidade argumentativa (40%);
  • coesão e coerência textual (30%);
  • atendimento à norma culta e linguagem acadêmica (30%).

A carta de motivação deverá ser escrita em até 2 laudas, fonte Arial 12, espaço 1,5. Deve ser salva em .pdf. O critério de desempate, caso haja um número maior de candidatos para um mesmo componente curricular com a mesma pontuação na carta de motivação, será a análise quantitativa do currículo do candidato cadastrado na Plataforma Lattes, do CNPq, considerando o maior número de publicações de trabalhos em revistas científicas e anais de congressos científicos nos últimos 3 anos (trabalhos completos, resumos e resumos expandidos).
A matrícula em Regime Especial não cria qualquer vínculo do aluno com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, e os discentes matriculados na Categoria de Aluno em Regime Especial não são considerados Alunos Regulares do Curso, não tendo as prerrogativas destes.

Período de solicitação de matrícula: entre 25/08/2022 e 29/08/2022 (até 23h59min)

Inscrição on-line: Deverá ser realizada pelo candidato.
O candidato deverá fazer o preenchimento da ficha de inscrição online disponível no endereço: http://online.unipampa.edu.br/ingressos/posgraduacao/.  Clicar em Processos Seletivos, Seleção Regime Especial Pós-Graduação 2022, Mestrado em Ensino de Línguas – Regime Especial 2022/02.

A avaliação das solicitações de matrícula será realizada pela Comissão do Programa responsável pela(s) disciplina(s) de interesse do candidato. A divulgação dos resultados será publicada no site do curso e cabe ao candidato acompanhar as publicações.

Cronograma:

01/09 – Regime Especial – Divulgação da relação de alunos homologados para Regime especial 2º sem/2022.
Até 04/09 – Regime Especial – Período para recursos de solicitação de matrícula em Regime Especial.
06/09 – Regime Especial – Divulgação da relação final de homologação do regime Especial 2º sem/2022.

Matrícula: Retificação

“As matrículas dos(as) candidatos(as) aprovados(as) serão realizadas, nas datas previstas no cronograma, pela Secretaria de Pós-Graduação, de acordo com o resultado do processo seletivo informado pela Coordenação do PPG e divulgados no Sistema GURI. Para efetivação das matrículas a Secretaria organizará a pasta digital dos candidatos aprovados, contendo os documentos enviados […] no ato da inscrição através do Sistema GURI. Caso a documentação não esteja completa, a secretaria poderá solicitar complementação. As matrículas com documentação completa, aprovadas pela Secretaria deverão ser registradas no Sistema de Informações para o Ensino (SIE).”

Documentos necessários enviados pelos(as) candidatos(as):

a) fotocópia do diploma de graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, se aplicável;
b) fotocópia do histórico escolar completo da graduação;
c) cópia impressa do currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq, modelo completo;
d) fotocópias da carteira de identidade e do CPF, se brasileiro, ou fotocópia do passaporte válido, se estrangeiro;
e) acadêmicos de cursos de graduação da Unipampa deverão apresentar atestado original de conclusão, com aproveitamento, de no mínimo 75% dos créditos do currículo do curso de graduação fornecidos pela Instituição;
f) os estudantes vinculados a outros programas de pós-graduação da Unipampa ou de outras IES nacionais ou estrangeiras também devem apresentar atestado original de matrícula e documento assinado por seu orientador de pós-graduação, justificando a necessidade de realizar a disciplina.
g) fotocópia do Título Eleitoral e do Comprovante de votação na última eleição (2 turnos) ou comprovante de quitação eleitoral expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral, autenticadas ou acompanhadas dos originais;
h) fotocópia do Certificado de quitação com o Serviço Militar Obrigatório autenticada ou acompanhada do original, quando aplicável;
i) documento original de identificação pessoal;
j) se estrangeiro, apresentação de passaporte com visto de permanência adequado conforme a legislação vigente;
k) diploma de graduação ou atestado original de conclusão de curso de Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação, quando aplicável.

Qualquer dúvida, entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: proflinguasunipampa@gmail.com

Regimento do PPG-EL/2018

“Art. 21 Alunos de pós-graduação podem ser admitidos no MPEL como regulares ou especiais.
[…]

§ 2° São considerados alunos especiais aqueles que, não sendo alunos regulares do curso, poderão inscrever-se em até 02 (duas) disciplinas eletivas do MPEL.

§ 3º O ingresso como aluno especial será regulado por processo seletivo específico organizado pela Comissão Coordenadora e aprovado pelo Conselho do PPGEL e realizado em período estabelecido pelo calendário da Pós-Graduação.

§ 4º Em caso de posterior ingresso como aluno regular, os alunos especiais terão validados os créditos obtidos pela aprovação em disciplinas cursadas no MPEL nas condições expressas neste Regimento no período máximo de até 02 (dois) anos após a conclusão das disciplinas.”

****************************************

Inscrições homologadas por ordem alfabética (NOVO)

 

Nome do candidato Inscrição Situação
CASSIA SUSANA RODRIGUES MELGAR 263803 Homologada
CATIA ISABEL ROBAINA VELEDA RODRIGUES 263904 Homologada
HUGO RICARDO LENGERT 263793 Homologado
MARIANE LARISSA LIMA DEBUS 263838 Homologada
RITA MARA PIRES MARTINS 263886 Homologada