Curso de Letras promove Semana Acadêmica

Entre os dias 08 a 10 de setembro, estará acontecendo a Semana Acadêmica do Curso de Letras Português, Campus Bagé. Com o título Ler o mundo com as Letras: contribuições dos estudos da linguagem para pensar o hoje, o evento contará com diferentes atividades, como palestras, mesas-redondas e oficinas. O evento será 100% online.

Curso de Letras Português promove defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso 2020.2

Para acesso, entrar em contato com mariamacedo.aluno@unipampa.edu.br.Para acesso, entrar em contato com larissamartins.aluno@unipampa.edu.br.Para acesso, entrar em contato com marislaineassis.aluno@unipampa.edu.br.Para acesso, entrar em contato com lazarobem.aluno@unipampa.edu.br.

Para acesso, entrar em contato com rafaelxavier.aluno@unipampa.edu.br.

Para acesso, entrar em contato com francieleribeiro.aluno@unipampa.edu.br.

Para acesso, entrar em contato com danielaperes.aluno@unipampa.edu.br.Para acesso, entrar em contato com Nathaliabeles.aluno@unipampa.edu.br.

Para acesso, entrar em contato com murilojorge.aluno@unipampa.edu.br.

Para acesso, entrar em contato com felipebrites.aluno@unipampa.edu.br

Para acesso, entrar em contato com joaorocha.aluno@unipampa.edu.br.

Para acesso, entrar em contato com lucianelopes.aluno@unipampa.edu.br. Para acesso, entrar em contato com marianagirard.aluno@unipampa.edu.br.

Para acesso, entrar em contato com rosianesandim.aluno@unipampa.edu.br.Para acesso, entrar em contato com charlusamontezano.aluno@unipampa.edu.br.

Egressos do Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa da UNIPAMPA são aprovados em curso de mestrado

Estudantes do curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé, são aprovados em processos seletivos para mestrado em Letras em outras Universidades Federais.

Bruno Rosa, Gilmar Bolsan e Marcia Lopes são aprovados para ingresso no mestrado acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e destacam o papel decisivo da Unipampa nessa conquista, bem como a importância dos programas e projetos dos quais foram bolsistas durante o período da graduação.

“O PET-Letras foi essencial para o ingresso no mestrado. Foi ali que tive contato com a pesquisa e desenvolvi interesse pela área que resolvi seguir na pós-graduação.”, afirma Bruno.

Gilmar comenta que ingressar no mestrado é uma conquista enorme para a sua vida acadêmica e relata a excelente formação que o curso de Letras da Unipampa e o Programa PET proporcionaram.

Marcia acrescenta a importância de participar de projetos da Universidade e diz que o grupo VARLIN foi essencial para a sua decisão.

Priscylla Pirasol, aprovada no mestrado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), relata que os caminhos escolhidos para a continuidade de sua carreira acadêmica dão-se, principalmente, a partir do processo de pesquisa e de escrita do TCC e da participação em programas como o Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA), a partir do qual foi monitora dos componentes Estudos de Fonética e Fonologia e Morfologia, o que despertou o interesse pela pesquisa na área da sociolinguística.

Kerolyn Sarate, aprovada para o ingresso no mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), afirma que durante toda a graduação foi incentivado o desenvolvimento de pesquisas e foi na área de sociolinguística que se encontrou enquanto pesquisadora. As aulas de morfologia e o grupo de pesquisa Variação linguística: descrição, ensino e formação de professores possibilitaram a ela ainda mais clareza sobre a sua área de atuação.

Os aprovados incentivam que os demais estudantes de Letras continuem seus estudos e que não desanimem. “Em um cenário de pandemia e de desprestígio das Universidades Federais, o estudo se configura como escapatória (e resolução) para os problemas.”, afirmam.

 

 

Gilmar                                                                                      Bruno

Márcia                                Kerolyn

Priscylla