Defesas 2022 | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Defesas 2022

Discente Vanessa da Silva Vargas
Orientadora Prof.ª Dr.ª Camila Gonçalves dos Santos do Canto
Título Metodologias ativas no ensino de libras como L2 para ouvintes: uma experiência com a sala de aula invertida
Defesa 11 de fevereiro de 2022
Resumo

O presente trabalho surgiu da percepção de uma lacuna no que tange ao ensino de Libras para ouvintes. Tal lacuna foi constatada ao longo dos anos de trabalho da pesquisadora que desenvolve este estudo e se evidenciou através das buscas feitas em repositórios e portais de pesquisa. A falta de um material específico para este público ouvinte dificulta a ordenação do conteúdo linguístico (GESSER, 2012). Em alguns anos de trabalho percebeu-se a carência de materiais desenvolvidos para este público, que vislumbrasse outra perspectiva da aprendizagem, tendo o aluno como ator central da aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa buscou desenvolver, analisar e discutir e implementação de uma sequência didática autoral e multimodal, à luz das Metodologias Ativas, com foco na Sala de Aula Invertida (SAI) e mediada pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para aplicação e desenvolvimento do projeto que foi aplicado com alunos ouvintes do Curso Normal da rede estadual de Santana do Livramento, foi utilizada a pesquisa-ação, que procura uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores (TRIPP, 2005). Para oportunizar maior autonomia dos alunos, nos propusemos ao uso das Metodologias Ativas, com ênfase na aprendizagem mais profunda, reflexiva, com espaços de prática, em que os alunos possam aprender fazendo (MORAN, 2018). O ensino híbrido (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015), proposta que já fazia parte do projeto se tornou ainda mais presente com o surgimento da pandemia de COVID-19 que impossibilitou a presença física nas escolas e oportunizou novas experiências através das TDIC.

Resumen

El presente trabajo surgió de la percepción de una brecha con respecto a la enseñanza de Libras a los oyentes. Esta brecha se encontró a lo largo de los años de trabajo de la investigadora que desarrolla este estudio y se evidenció a través de búsquedas realizadas en repositorios y portales de investigación. La falta de material específico para este público que escucha dificulta la ordenación del contenido lingüístico (GESSER, 2012). En algunos años de trabajo, se notó la falta de materiales desarrollados para este público, lo que podía vislumbrar otra perspectiva de aprendizaje, con el alumno como actor central en el aprendizaje. En este sentido, la investigación buscó desarrollar, analizar y discutir e implementar una secuencia didáctica autoral y multimodal, a la luz de Metodologías Activas, con enfoque en el Aula Invertida (SAI) y mediada por el uso de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC). Para la aplicación y desarrollo del proyecto, que se aplicó con estudiantes oyentes del Curso Normal de la red estatal de Santana do Livramento, se utilizó la investigación acción, que busca una estrategia para el desarrollo de docentes e investigadores (TRIPP, 2005). Para dotar a los estudiantes de una mayor autonomía, propusimos el uso de Metodologías Activas, con énfasis en un aprendizaje más profundo, reflexivo, con espacios de práctica, en los que los estudiantes puedan aprender haciendo (MORAN, 2018). La enseñanza híbrida (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015), propuesta que ya formaba parte del proyecto, se hizo aún más presente con el surgimiento de la pandemia COVID-19, que imposibilitó la presencia física en las escuelas y brindó oportunidades para nuevas experiencias a través de TDIC.

Produto Pedagógico Libras para ouvintes – Sequência didática de libras para ouvintes com noções básicas
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6857

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Profa. Dra. Camila Gonçalves dos Santos do Canto (Orientadora/Unipampa); Profa. Dra. Gabriela Bohlmann Duarte (UFPEL); e Profa. Dra. Tatiana Lebedeff (UFPEL)

 

Discente Rosângela Ferreira da Silveira
Orientadora Profa. Dra. Carolina Fernandes
Título A gravura como ferramenta para produção de sentido e autoria nos anos iniciais sob o âmbito da análise do discurso
Defesa 30 de abril de 2022
Resumo A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa intervencionista com o objetivo de compreender a produção da autoria de alunos dos anos iniciais a partir da aprendizagem da técnica da gravura em aulas de artes. Através da análise dos discursos dos alunos sobre suas produções, buscamos aprimorar a unidade didática aplicada para desenvolver um roteiro pedagógico como Produto Pedagógico. O planejamento da Intervenção Pedagógica pautou-se nas obras dos artistas plásticos, Danúbio Gonçalves, Carlos Scliar, Glauco Rodrigues e Glenio Bianchetti, que serviram de base para que os alunos produzissem sentido em relação à cultura local utilizando a técnica da gravura como ferramenta. As materialidades significantes que compõe o corpus de análise foram agrupadas em dois recortes discursivos com base nos processos de paráfrase e polissemia, os quais dispusemos em blocos de sequências discursivas compostas por produções visuais e verbais dos alunos. Os materiais coletados na intervenção foram selecionados com base no objetivo geral da pesquisa que investigou e discutiu os procedimentos pedagógicos de desenvolvimento da autoria do texto visual por meio da análise, da qual, os alunos produziram gestos singulares de interpretação sobre a cultura local. Os objetivos específicos da pesquisa centraram-se na análise das produções observando o desenvolvimento da autoria, os gestos de interpretação e os procedimentos pedagógicos que estimularam a polissemia em sala de aula sobre o tema proposto. Seguindo a Análise do Discurso, podemos considerar a imagem como um “texto visual” (FERNANDES, 2017), assim partiremos do pressuposto de que tanto as produções visuais dos alunos quanto as obras dos artistas renomados são textos que materializam pela linguagem imagética discursos sobre a cultura local. Assim, observamos, a partir das condições de produção, o modo como o sujeito aluno produz sentidos para as obras: “Salga”, “Carneadores”, “A Espera”, “Carroça e Carreta no Galpão”, “São Sebastião e Santa Thereza D’Avila”, dos artistas do Grupo da Gravura de Bagé. O aporte teórico da pesquisa está embasado na Análise do Discurso materialista de Michel Pêcheux, e mobilizou conceitos como discurso, sujeito, autor, cultura, polissemia, paráfrase, discurso pedagógico lúdico e polêmico, com base nos autores Orlandi (2012), Fernandes (2017), Luciene Campos (2010), Indursky (2008) e Assolini (2008), Certeau (2005), Bhabha (1998), De Nardi (2007) e Althusser (1970), Zapelini (2016) e Lowenfeld (1977). Após a análise do corpus e a reflexão sobre a intervenção, foi possível elaborar um roteiro pedagógico que contém sugestões e instruções para auxiliar o professor que desejar trabalhar com texto visual e cultura local.
Resumen Esta tesis presenta los resultados de una investigación intervencionista con el objetivo de comprender la producción de la autoría de los estudiantes desde los primeros años a partir del aprendizaje de la técnica del grabado en las clases de artes. A través del análisis de los discursos de los estudiantes sobre sus producciones, buscamos mejorar la unidad didáctica aplicada para desarrollar un guión pedagógico como Producto Pedagógico. La planificación de la Intervención Pedagógica se basó en las obras de los artistas Danubio Gonçalves, Carlos Scliar, Glauco Rodrigues y Glenio Bianchetti, quienes sirvieron de base para que los estudiantes produjeran significado en relación con la cultura local utilizando la técnica del grabado como herramienta. Las materialidades significativas que componen el corpus de análisis se agruparon en dos recortes discursivos basados en los procesos de paráfrasis y polisemia, que teníamos en bloques de secuencias discursivas compuestas por producciones visuales y verbales de los estudiantes. Los materiales recogidos en la intervención fueron seleccionados en base al objetivo general de la investigación que investigó y discutió los procedimientos pedagógicos para el desarrollo de la autoría visual del texto a través del análisis, a partir del cual los estudiantes produjeron gestos singulares de interpretación sobre la cultura local. Los objetivos específicos de la investigación se centraron en el análisis de las producciones observando el desarrollo de la autoría, los gestos de interpretación y los procedimientos pedagógicos que estimularon la polisemia en el aula sobre el tema propuesto. Siguiendo el análisis del discurso, podemos considerar la imagen como un “texto visual” (FERNANDES, 2017), por lo que asumiremos que tanto las producciones visuales de los estudiantes como las obras de artistas de renombre son textos que se materializan por el lenguaje de la imaginería discursos sobre la cultura local. Así, a partir de las condiciones de producción, observamos la forma en que el sujeto-estudiante produce significados para las obras: “Salga”, “Carneadores”, “A Espera”, “Carroça e Carreta no Galpão”, “São Sebastião e Santa Thereza D’Avila”, de los artistas del Grupo de Grabado Bagé. La contribución teórica de la investigación se basa en el Análisis del Discurso materialista de Michel Pêcheux, y en conceptos movilizados como discurso, sujeto, autor, cultura, polisemia, paráfrasis, discurso pedagógico lúdico y controvertido, basado en los autores Orlandi (2012), Fernandes (2017), Luciene Campos (2010), Indursky (2008) y Assolini (2008), Certeau (2005), Bhabha (1998), De Nardi (2007) y Althusser (1970), Zapelini (2016) y Lowenfeld (1977). Tras el análisis del corpus y la reflexión sobre la intervención, fue posible elaborar un guión pedagógico que contiene sugerencias e instrucciones para asistir al docente que desee trabajar con el texto visual y la cultura local.
Produto Pedagógico Exposição de arte, Produção de sentido pela gravura, Cultura local, Anos Iniciais – Roteiro pedagógico
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7248

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Profa. Dra. Carolina Fernandes (Orientadora/Unipampa); Profa. Dra. Camila Gonçalves dos Santos do Canto (Unipampa); e Profa. Dra. Luciene Jung de Campos (UCS)

 

Discente Pâmela Oliveira de Castro
Orientadora Profa. Dra. Taíse Simioni
Título Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental : uma proposta de intervenção com base fonológica
Defesa 3 de maio de 2022
Resumo O presente trabalho tem como objetivo de pesquisa analisar uma intervenção pedagógica em uma turma dos anos finais do ensino fundamental para auxiliar os alunos a compreenderem a ortografia a partir de aspectos fonológicos. A presente intervenção foi desenvolvida em uma escola municipal na cidade de Bagé-RS, com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental, e tratou sobre as múltiplas representações do fonema /s/. Quanto às alterações ortográficas, o principal embasamento teórico encontra-se na proposta de categorização de Tessari (2002). Fizemos primeiramente uma atividade diagnóstica com turmas de sétimo, oitavo e nono ano e a partir dos resultados propusemos a intervenção relacionada ao fonema /s/. Desenvolvemos atividades que proporcionaram aos alunos compreender de uma forma reflexiva as múltiplas representações do fonema /s/. Através das atividades desenvolvidas, vimos que os alunos compreenderam sobre o assunto e refletiram sobre o seu aprendizado. As atividades foram pensadas de forma que os alunos pudessem pensar mais profundamente no funcionamento da sua língua. Também aplicamos o pré-teste e o pós-teste com a escrita de contos, mas, como não tivemos resultados de alterações na escrita dos alunos nessas etapas, focamos na intervenção pedagógica para compreender se os alunos refletiram sobre o funcionamento da ortografia, tendo como base a fonologia da língua. Dessa forma a intervenção pedagógica foi eficaz, pois, ao longo da sua aplicação constatamos o aprendizado dos alunos, porque os mesmos questionavam e falavam sobre as representações do fonema /s/ durante o desenvolvimento das atividades. Assim entendemos que nosso trabalho atingiu alunos e professores no que se refere a um maior aprofundamento em relação à ortografia através da fonologia da língua. Relatamos a importância de ocorrerem mais trabalhos voltados à ortografia nos anos finais do ensino fundamental, pois, como vimos com nosso trabalho, as alterações ortográficas também estão presentes nesta etapa da escolaridade.
Abstract The present work has the objective of research to analyze a pedagogical intervention in a class of the final years of elementary school to help students understand orthography from phonological aspects. The present intervention was developed in a municipal school in the city of Bagé-RS, with an eighth grade class of elementary school, and dealt with the multiple representations of the phoneme /s/. As for the spelling changes, the main theoretical basis is found in Tessari’s (2002) categorization proposal. We first carried out a diagnostic activity with seventh, eighth and ninth grade classes and based on the results we proposed an intervention related to the phoneme /s/. We first carried out a diagnostic activity with seventh, eighth and ninth grade classes and from the results we propose an intervention related to the phoneme /s/. provided students with a reflexive understanding of the multiple representations of the phoneme /s/. Through the activities developed, we saw that students understood the subject and reflected on their learning. The activities were designed so that students could think more deeply in the functioning of your language. We also applied the pre-test and the post-test with the audio writing of short stories, but as we had no results of changes in the writing During these stages, we focused on pedagogical intervention to understand whether students reflected on the functioning of orthography, based on the phonology of the language. In this way, the pedagogical intervention was effective, because, throughout the interventions, we verified the students’ learning, because they questioned and talked about the representations of the phoneme /s/ during the development of the activities. So we understand that our work reached students and teachers with regard to a greater depth in relation to orthography through the phonology of the language. We report the importance of more work spelling changes are also present at this stage of schooling.
Produto Pedagógico Fôlder destinado ao professor
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7407

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Profa. Dra. Taíse Simioni (Orientadora/Unipampa); Profa. Dra. Siane Gois Cavalcanti Rodrigues (UFPE); Prof. Dr.  Eduardo de Oliveira Dutra (Unipampa)

 

Discente Denise de Oliveira Rodrigues
Orientadora Profa. Dra. Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo
Título Era uma vez… Um carrossel: giros, paradas e metamorfoses de uma educadora
Defesa 20 de maio de 2022
Resumo A presente dissertação é o resultado de uma pesquisa produzida no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas ( MPEL) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé/RS, no período de janeiro de 2020 a março de 2022. Consiste em uma proposta de trabalho com o texto poético em turmas de berçário, estruturada a partir da narração da minha trajetória de formação acadêmica na área de Letras e da minha atuação como atendente em uma escola de educação infantil da Rede Pública de Ensino do município de Bagé/RS. O objetivo principal da pesquisa foi, a partir de minhas vivências formativas e profissionais, construir um projeto de leitura com poesia infantil de matriz folclórica e contemporânea, de forma a contribuir para a formação literária dos bebês, oferecendo, assim, um produto pedagógico destinado a educadores que atuem na educação infantil. Como fundamentação teórica, busquei as concepções de Sahagoff (2015), Bondia (2002) e Castro (2020) em relação aos conceitos de pesquisa narrativa, que me permitiram reconstruir memórias da minha caminhada pessoal, acadêmica e profissional e refletir sobre meu lugar enquanto educadora formada na área de Letras atuando na educação infantil. Baseei-me nas considerações de Jean Piaget (1999) e Vygotsky (1991) acerca do processo de desenvolvimento nas primeiras fases da infância. Apurei estudos oriundos da neurociência e da linguagem em Parreiras (2012), Evelio Cabrejo-Parra (2011a), Howard Gardner (1994), Girotto; Souza; Balça (2019), Concenza & Guerra (2011) e em Cunha (2018). Já acerca das questões de Literatura, poesia infantil e infância, trouxe conceitos de Bordini (1991) e (2010), Juan Cervera (1992), Yolanda Reyes (2010), Jesualdo Sosa (1976) e Evelio Cabrejo-Parra (2011b). A base para a construção da metodologia do projeto poético “Cadê você, uni, duni, tê?” foram estudos de Girotto e Souza (2015) e de Silva (2019), que tratam dos gestos embrionários de leitura e suas quatro dimensões. O projeto está organizado em sequências didáticas com atividades que contemplam três unidades temáticas: autoconhecimento, conhecimento do mundo e projeção na figura do outro. Essa proposta está materializada em um produto educacional no formato de um manual didático, que vem anexo a essa dissertação, e em um site direcionado aos profissionais atuantes na educação infantil. Como resultado final dessa pesquisa, destaco que consegui refletir, a partir da reconstrução das minhas memórias, sobre o meu verdadeiro papel como educadora e propor um produto pedagógico com a poesia infantil plausível de ser explorado em turmas de berçário.
Abstract The present dissertation is the result of a research produced in the Professional Master’s Degree program in Language Teaching (MPEL) at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé/RS, from January 2020 to March 2022. It consists of a proposal to work with the poetic text in nursery classes structured from the narration of my academic trajectory in the area of Languages and my performance as an attendant in an Early Childhood School of the Public Education Network in the municipality of Bagé/RS. The main objective of the research was, from my formative and professional experiences, to build a reading project with children’s poetry of folk and contemporary origin, in order to contribute to the literary formation of babies, thus offering a pedagogical product aiming to educators working in early childhood education. As a theoretical foundation, I sought the concepts of Sahagoff (2015), Bondia (2002) and Castro (2020) in relation to the concepts of narrative research, which allowed me to reconstruct memories of my personal, academic and professional journey and reflect on my place as an educator graduated in the area of Languages working in early childhood education. I was based on Jean Piaget’s (1999) and Vygotsky’s (1991) considerations about the development process in the early stages of childhood. I investigated neuroscience and language studies in Parreiras (2012), Evelio Cabrejo-Parra (2011a), Howard Gardner (1994), Girotto; Souza; Balça (2019), Concenza & Guerra (2011) and in Cunha (2018). On the issues of literature, children’s poetry and childhood, brought concepts from Bordini (1991) and (2010), Juan Cervera (1992), Yolanda Reyes (2010), Jesualdo Sosa (1976) and Evelio Cabrejo-Parra (2011b). The basis for the construction of the methodology of the poetic project “Cadê você, uni, duni, tê?” were studies by Girotto and Souza (2015) and Silva (2019), which deal with embryonic reading gestures and their four dimensions. The project is organized in didactic sequences with activities that include three thematic units: selfknowledge, knowledge of the world and projection in the figure of another. This proposal is materialized in an educational product in the form of a didactic manual, which is attached to this dissertation, and a website aimed at professionals working in early childhood education. As a final result of this research, I emphasize that I was able to reflect, from the reconstruction of my memories about my true role as an educator, and to propose a pedagogical product with children’s poetry plausible to be explored in nursery classes.
Produto Pedagógico Projeto poético: “Cadê você, uni duni tê”
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7379

Dissertação

Projeto pedagógico

Banca Profa. Dra. Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo (Orientadora/Unipampa), Profa. Dra.  Clara Zeni Camargo Dornelles (Unipampa), Profa. Dra.  Fabiana Giovani (UFSC), Profa. Dra.  Renata Junqueira de Souza (UNESP)

 

Discente Greice Neri Jung
Orientadora Profa. Dra. Luciani Salcedo de Oliveira
Título Formação continuada na (re)construção identitária de uma professora de inglês como língua adicional: um estudo autoetnográfico
Defesa 16 de agosto de 2022
Resumo A formação de professores(as) de inglês como língua adicional (ILA) é um grande desafio e tem sido objeto de investigação de muitos(as) estudos nas últimas décadas (CELANI, 1989; CELANI; MAGALHÃES, 2002; CELANI; COLLINS, 2003; MALATÉR, 2008; PEREIRA; OLIVEIRA, 2014; OLIVEIRA, 2022, entre outros). O inglês, além da sua função comunicativa, tem sido pensado como ferramenta crítica e participativa na sociedade. Diante desse cenário, surge a necessidade de redesenhar-se contextos de formação docente, visando auxiliar professores(as) dessa língua a (re)construírem-se identitariamente e dar conta das demandas atuais da profissão. Fruto de uma pesquisa de cunho autoetnográfico (CHANG, 2007; VERSIANI, 2002), realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas (MPEL) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/Campus Bagé, este trabalho foi desenvolvido no campo da Linguística Aplicada (HEBERLE, 2000; MOITA LOPES, 1996) e é de caráter qualitativo. O mesmo dedica-se à apresentação de uma narrativa que aborda como a experiência de Formação Continuada (GATTI, 2008), no contexto do MPEL da UNIPAMPA, mobilizou o percurso formativo da professora/pesquisadora na sua (re)construção identitária profissional e na elaboração de um produto pedagógico, o qual foi desenvolvido a partir dos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso (ACD) defendida por Fairclough (2001) e do conceito de identidade proposto por Norton (2000). O produto pedagógico apresenta-se em formato de um scrapbook digital, intitulado Online Scrapbook for English Teachers: creating and sharing memories e propõe aos interessados(as) questões que os(as) permitam refletir acerca de suas trajetórias pessoais e profissionais. A pesquisa teve como objetivo principal discutir a formação continuada de professores(as) de ILA através do viés metodológico da autoetnografia, ao tomar por base dados que emergem de situações vivenciadas pela professora-pesquisadora. Visando atender aos objetivos de pesquisa e disponibilizar aos(às) professores(as) um produto pedagógico que contemple questões identitárias, investigaram-se possibilidades formativas e suas contribuições para a (re)construção profissional de docentes de ILA no contexto educacional brasileiro. Analisaram-se, ainda, alguns dos documentos oficiais que tratam sobre formação de professores(as) no Brasil. Em relação aos resultados, pode-se dizer que a experiência de formação continuada no MPEL influenciou na reflexão crítica acerca da necessidade de novas práticas em contextos formativos de professores(as), sendo a educação de quem educa um direito previsto em lei e uma demanda da classe. Assim, reitera-se a certeza de que a professora-pesquisadora leva deste estudo aprendizagens transformadoras a respeito do seu próprio processo formativo e da relevância da formação continuada na vida e na carreira de professores(as) de ILA.
Abstract The education of teachers of English as an additional language is a big challenge and has been object of many studies in the last decades (CELANI, 1989; CELANI; MAGALHÃES, 2002; CELANI; COLLINS, 2003; MALATÉR, 2008; PEREIRA; OLIVEIRA, 2014; OLIVEIRA, 2022, among others). English Language, besides its communicative function, has been thought as a critical and participative tool in society. Considering this scenario, the need of redesigning teachers’ education contexts arises, aiming to help these professionals reconstruct their identities and deal with the present demands of their job. The present work is the result of an autoethnographic research (CHANG, 2007; VERSIANI, 2002) carried out in the context of the Professional Master’s Degree in Language Teaching at the Federal University of Pampa (UNIPAMPA)/ Campus Bagé. It was developed in the field of Applied Linguistics (HEBERLE, 2000; MOITA LOPES, 1996) and has a qualitative nature. It dedicates itself to the presentation of a narrative that addresses how the experience of Continuing Education (GATTI, 2008) in the Master’s Degree Program mobilized the teacher/ researcher’s path in the construction of a pedagogical product, which was developed taking into consideration the theoretical concepts of the Critical Discourse Analysis defended by Fairclough (2001) and the concept of identity proposed by Norton (2000). The pedagogical product is presented as a digital scrapbook, whose title is “Online Scrapbook for English Teachers: creating and sharing memories”. This product shares with the ones who are interested issues that promote reflection on their personal and professional trajectories. The main objective of the research was to discuss the continuing education of teachers of English as an additional language, through the methodological bias of autoethnography, considering the data that emerged from the situations experienced by the teacher/researcher. In order to achieve the research objectives and provide teachers a pedagogical product that focuses on identity issues, some contexts of teachers’ education and their contributions to the Brazilian teachers’ identity (re)construction were investigated. Also, some of the Brazilian official documents that deal with teacher’s education were analyzed. In terms of results, it’s possible to affirm that the experience of continuing education in the Master’s Program at UNIPAMPA has influenced a critical reflection about the need of new practises in teachers’ education programs, being the educator’s education a right provided by law and a demand of these professionals. Thus, it is highlighted that the teacher/researcher has built transformative learnings about her own (re)construction process and about the importance of continuing education in teachers of English as an additional language’s lives and careers.
Produto Pedagógico Online Scrapbook for English Teachers: creating and sharing memories
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8232

Dissertação

Produto Pedagógico

Banca Profa. Dra. Luciani Salcedo de Oliveira (Orientadora/Unipampa),  Profa. Dra. Carla Lynn Reichmann  (UFPB),  Prof. Dr. Eduardo de Oliveira Dutra (Unipampa)

 

Discente Rebeca Kerou Teliz Mesquita
Orientadora Profa. Dra. Vera Lúcia Cardoso Medeiros
Título Leitura literária em curso de português como língua de acolhimento
Defesa 21 de outubro de 2022
Resumo O presente trabalho é resultado da pesquisa-ação realizada no mestrado Profissional em Ensino de Línguas, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé/RS. O tema da pesquisa é a leitura literária de poemas brasileiros do século XX e XXI em um curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para alunos estrangeiros, como uma estratégia para a aprendizagem da língua portuguesa e formação intercultural dos estudantes. A pesquisa tem como objetivo analisar como a leitura literária, mais especificamente, a leitura de poemas pode colaborar para a aprendizagem da língua portuguesa, através de uma abordagem intercultural em contexto de PLAc. Dessa forma, buscamos verificar e analisar como os textos literários são introduzidos nas aulas de português para estrangeiros, como também, desenvolvemos uma proposta pedagógica envolvendo a leitura de poemas da literatura brasileira com o intuito de implementar e observar como as especificidades da literatura contribuem no ensino de PLAc. Para tanto, foi implementada uma Oficina de Leitura Literária para estrangeiros no Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA), o qual é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), localizada no interior do Rio Grande do Sul, na cidade de Bagé.  As aulas aconteceram através de encontros síncronos pelo Google Meet e assíncronos pela plataforma do Moodle. Os encontros aconteceram no período de outubro a novembro de 2021. Durante o andamento da dissertação, realizamos atividades de leitura, oralidade e escrita. A primeira seção desta dissertação de mestrado trata da fundamentação teórica da pesquisa e apresenta estudos sobre literatura a partir de Lajolo (2001), Reis (2003), Cosson (2009) e Eagleton (2006), na segunda seção destacamos a presença dos textos literários em contexto de Português como Língua Estrangeira (PLE) nos estudos de Takahashi (2008, 2015) e a experiência literária em um curso de Francês Instrumental (FI) na pesquisa de Jover-Faleiros (2006). Na terceira seção, discutimos sobre as especificidades do poema através de Candido (2006), Reis (2003) e Pinheiro (2007). Na quarta seção, apresentamos a perspectiva de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) com base nas teorias de Tavares e Tavares (2008) e Grosso (2010). E na última seção abordamos a interculturalidade sobre a perspectiva de Bakhtin (1995), Franco (2019) , Janzen (2005), Walsh (2009), Xavier Albó (2005) e Almeida Filho (2002). O terceiro capítulo apresenta a metodologia da pesquisa e a proposta da Oficina de Leitura Literária para Estrangeiros. No capítulo seguinte, trazemos as análises dos dados obtidos durante a aplicação da Oficina, para isso, examinamos os comentários dos alunos durante os encontros síncronos pelo Google Meet, como também, as respostas dos alunos na avaliação da Oficina pelo Google Forms. O quinto capítulo contém a apresentação do produto pedagógico que é destinado aos professores como um resultado da presente pesquisa. No último capítulo apresentamos as considerações finais referentes a pesquisa, pois entendemos que através de metodologias que favoreçam a pré-leitura, a contextualização e a mediação, o aluno estrangeiro desenvolve a sua habilidade de ler, interpretar textos literários e construir conhecimentos sobre a língua.
Abstract The present work is the result of the action research carried out in the Professional Master’s Degree in Language Teaching, at the Federal University of Pampa, Bagé/RS campus. The research theme is the literary reading of Brazilian poems from the 20th and 21st centuries in a Portuguese as a Host Language course (PHLc) for foreign students, as a strategy for learning the Portuguese language and the intercultural formation of the students. The research aims to analyze how literary reading, more specifically, the reading of poems can contribute to the acquisition of the Portuguese language, through an intercultural approach in the context of PHLc. This way, we seek to verify and analyze how literary texts are introduced in Portuguese classes for foreigners, and also, we develop a pedagogical proposal involving the reading of poems from Brazilian literature in order to implement and observe how the specificities of literature contribute to teaching of PHLc. To this end, a Literary Reading Workshop for foreigners was implemented at the Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA), which is an extension project of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), located inland in Rio Grande do Sul, in the city of Bagé. The classes happened through synchronous meetings on Google Meet and asynchronous through the Moodle platform. The meetings happened in a period from October to November 2021. During the course of the project, we carried out reading, speaking and writing activities. The first section of this master’s thesis deals with the theoretical foundation of the research and presents studies on literature from Lajolo (2001), Reis (2003), Cosson (2009) and Eagleton (2006), in the second section we highlight the presence of literary texts in the context of Portuguese as a Foreign Language (PFL) in Takahashi’s studies (2008, 2015). In the third section, we discuss the specificities of the poem through Candido (2006), Reis (2003) and Pinheiro (2007). In the fourth section, we present the perspective of Portuguese as a Host Language (PHLc) based on the theories of Tavares and Tavares (2008) and Grosso (2010). And, in the fifth section, we approach language policies from Torquato (2010), Calvet (2002) and Garcez and Schulz (2016) and in the last section we approach interculturality from the perspective of Bakhtin (1995), Franco (2019) and Janzen (2005), Walsh (2009), Xavier Albó (2005) and Almeida Filho (2002). The third chapter presents the research methodology and the proposal of the Literary Reading Workshop for Foreigners. In the following chapter, we bring the analysis of the data obtained during the application of the Workshop, for that, we examine the comments of the students during the synchronous meetings on Google Meet, as well as the students’ responses in the evaluation of the Workshop through Google Forms. The fifth chapter contains the presentation of the pedagogical product that is intended for teachers as a result of the present research. In the last chapter we present the final considerations regarding the research, as we understand that through methodologies that favor pre-reading, contextualization and mediation, the foreign student develops his ability to read, interpret literary texts and build knowledge about the language.
Produto Pedagógico Oficina de leitura de literatura brasileira para estrangeiros
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7810

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Profa. Dra. Vera Lúcia Cardoso Medeiros (Orientadora/Unipampa),  Profa. Dra. Aimee Teresa Gonzalez Bolanos (FURG), Profa. Dra. Clara Zeni Camargo Dornelles (Unipampa)

 

Discente Greici Cristiane Mora Bender
Orientadora Profa. Dra. Sara dos Santos Mota
Título Educação linguística nas aulas de espanhol: a autoetnografia de uma virada em um processo formativo
Defesa 25 de outubro de 2022
Resumo O objetivo desta pesquisa é compreender o papel da oralidade sob a perspectiva da Educação Linguística na mobilização das representações e no fazer pedagógico de uma professora de espanhol no ensino fundamental de uma escola rural de Sant’Ana do Livramento/RS. Para responder aos objetivos específicos (1) Reconhecer e problematizar as representações de uma professora sobre a língua espanhola e o ensino da língua; (2) Identificar efeitos das políticas linguísticas no ensino de língua espanhola; (3) Desenvolver uma proposta de intervenção através da elaboração de uma unidade didática para o ensino de espanhol no ensino fundamental, a fim de resgatar os saberes tradicionais da comunidade escolar do campo por meio de áudios de WhatsApp; (4) Descrever a proposta de intervenção da unidade didática Saberes de tu hogar: educación linguística para todos, são utilizados pressupostos metodológicos da Linguística Aplicada e da Autoetnografia. Com a análise de memoriais descritivos, diário reflexivo e tarefas do componente Educação Linguística do MPEL na UNIPAMPA/Bagé, foi possível, por meio da narrativa autoetnográfica, identificar representações relativas à língua e efeitos das políticas linguísticas e educacionais, anteriores e posteriores ao ingresso da pesquisadora no mestrado. A partir dessa mobilização, foi elaborada a unidade didática como resposta às inquietações da professora-pesquisadora: oralidade em língua espanhola, temas significativos para Educação do Campo e a Educação linguística nas línguas adicionais. Como suporte teórico sobre Políticas Linguísticas e sua relação com o ensino de espanhol no Brasil, fundamentamo-nos em Garcez e Schulz (2016), Calvet (2007), Cooper (1997), Savedra e Lagares (2012), Schiffman (2006), Oliveira (2017), Spolsky (2016), Kroskrity (2004), Fagundes, Nunes e Fontana (2019) e Dornelles e Irala (2021). Para a temática da Educação do Campo, trazemos os estudos de Freire (1987), Caldart (2012), Vieiro e Medeiros (2018) e Spanavello et al. (2018). Sobre a Educação Linguística, baseamo-nos em Bagno e Rangel (2005), Freire (1979; 2011), Silva e Martins (2022), Bagno (2002), Cypriano (2022), Schlatter e Garcez (2014), Leffa e Irala (2014) e Souza Filho (2015). A pesquisa também se orienta por documentos legais como a BNCC (BRASIL, 2018), o Referencial Municipal (SANT’ANA DO LIVRAMENTO, 2020) e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2001). A partir do objetivo pedagógico da proposta de intervenção: Desenvolver a oralidade em espanhol por meio do resgate de saberes tradicionais locais através da gravação de áudios no WhatsApp, elaboramos a unidade didática Saberes de tu hogar. Por meio de sua descrição, identificamos aspectos da educação linguística através da oralidade do espanhol no contexto da educação do campo e apontamos possibilidades diversas de aplicação, prevendo aulas remotas, híbridas ou presenciais. A investigação autoetnográfica concluiu que as políticas linguísticas e educacionais podem traçar caminhos acadêmicos e afetar as representações em diversos domínios, além de reforçar que o ensino de línguas no Brasil atravessa um período de virada em direção a educação linguística.
Abstract El objetivo de esta investigación es comprender el papel de la oralidad en la perspectiva de la Educación Lingüística en la movilización de representaciones y en la práctica pedagógica de una profesora de español en la escuela primaria rural de Sant’Ana do Livramento/RS. Para dar respuesta a los objetivos específicos (1) Reconocer y problematizar las representaciones de una profesora sobre la lengua española y la enseñanza de la lengua; (2) Identificar los efectos de las políticas lingüísticas en la enseñanza del idioma español; (3) Desarrollar una propuesta de intervención a través de la elaboración de una unidad didáctica para la enseñanza del español en la escuela primaria, con el fin de rescatar los saberes tradicionales de la comunidad escolar rural a través de audios de WhatsApp; (4) Describir la propuesta de intervención de la unidad didáctica Saberes de tu hogar: educación lingüística para todos, se utilizan presupuestos metodológicos de Lingüística Aplicada y Autoetnografía. Con el análisis de memorias descriptivas, diario reflexivo y tareas del componente de Educación Lingüística de la MPEL de la UNIPAMPA/Bagé, fue posible, a través de la narrativa autoetnográfica, identificar representaciones relacionadas con la lengua y los efectos de las políticas lingüísticas y educativas, antes y después el ingreso de la investigadora del maestrado. A partir de esta movilización, se creó la unidad didáctica como respuesta a las inquietudes de la docente-investigadora: oralidad en español, temas significativos para la Educación Rural y Educación Lingüística en lenguas adicionales. Como soporte teórico sobre las Políticas Lingüísticas y su relación con la enseñanza del español en Brasil hay Garcez y Schulz (2016), Calvet (2007), Cooper (1997), Savedra y Lagares (2012), Schiffman (2006), Oliveira (2017), Spolsky (2016), Kroskrity (2004), Fagundes, Nunes y Fontana (2019) y Dornelles e Irala (2021). Para el tema de la Educación Rural, traemos los estudios de Freire (1987), Caldart (2012), Vieiro y Medeiros (2018) y Spanavello et al. (2018). Sobre la Educación en Lenguas nos basamos en Bagno y Rangel (2005), Freire (1979; 2011), Silva y Martins (2022), Bagno (2002), Cypriano (2022), Schlatter y Garcez (2014), Leffa e Irala (2014) y Souza Filho (2015). La investigación también se guía por documentos legales como el BNCC (BRASIL, 2018), la Referencia Municipal (SANT’ANA DO LIVRAMENTO, 2020) y las Directrices Operativas para la Educación Básica en las Escuelas Rurales (BRASIL, 2001). A partir del objetivo pedagógico de la propuesta de intervención: Desarrollar la oralidad en español a través del rescate del saber tradicional local a través de la grabación de audio en WhatsApp, desarrollamos la unidad didáctica Saberes de tu hogar. A través de su descripción, identificamos aspectos de la enseñanza de idiomas a través de la oralidad del español en el contexto de la educación rural y señalamos diferentes posibilidades de aplicación, brindando clases en distancia, híbridas o presenciales. La investigación autoetnográfica concluyó que las políticas lingüísticas y educativas pueden trazar caminos académicos y afectar las representaciones en varios dominios, además de reforzar que la enseñanza de lenguas en Brasil atraviesa un período de giro para la enseñanza de lenguas.
Produto Pedagógico Saberes de tu hogar
Endereço no Repositório Institucional https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7820

Dissertação

Produto pedagógico

Banca Profa. Dra. Sara dos Santos Mota (Orientadora/Unipampa), Profa. Dra. Clara Zeni Camargo Dornelles (Coorientadora/Unipampa),  Profa. Dra. Andrea Silva Ponte (UFPB), Profa. Dra. Valesca Brasil Irala (Unipampa)