Área de Concentração e Linhas de Pesquisa | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de concentração:

Linguagem e docência: todo processo educativo é permeado pelo desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita situadas, desde os primeiros anos de escolarização, até o ensino superior. A linguagem é recurso primordial para a apropriação dos saberes legitimados e para a reelaboração dos mesmos na inovação e produção de novos conhecimentos. Assim, as pesquisas, de natureza fundamentalmente aplicada desenvolvidas neste programa, não estarão alheias aos resultados educacionais apresentados pelos diversos instrumentos de avaliação externa que hoje os estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior (Prova Brasil, ENEM, SAERS, SAEB, PISA, ENADE, etc.) são submetidos. É compromisso do programa não só descrever as realidades linguísticas e educacionais nas quais tais estudantes estão inseridos, mas também intervir nessas realidades, através de pesquisas que contribuam com achados  significativos para uma mudança social, cultural e intelectual desses sujeitos.

Linhas de Pesquisa (a partir de maio de 2018):

Ensino-aprendizagem de línguas (maternas e adicionais) em contextos múltiplos: 

Descrição: Esta linha investiga o processo de ensino-aprendizagem de língua materna e línguas adicionais, estabelecendo relação entre perspectivas teóricas e empíricas referentes a questões formais, literárias, interacionais e aquisicionais, em contextos múltiplos de ensino.

Leitura e escrita nas práticas escolares:

Descrição: Esta linha investiga os processos de leitura e escrita em diferentes suportes a partir de abordagens teóricas dos campos da linguagem, da literatura e da educação.

Concentration area: Language and Teaching

Every educational process is permeated by the development of reading and writing skills situated, from the early years of schooling, to higher education. Language is a primordial resource for the appropriation of legitimate knowledge and for its re-elaboration in the innovation and production of new knowledge. Thus, the fundamentally applied research developed in this program will not be unrelated to the educational results presented by the various external assessment instruments that today students of Basic Education and Higher Education (Prova Brasil, ENEM, SAERS, SAEB, PISA, ENADE) , etc.) are submitted. It is the program’s commitment not only to describe the linguistic and educational realities in which these students are inserted, but also to intervene in these realities, through research that contributes significant findings to a social, cultural and intellectual change of these subjects.

Research areas: (as of May 2018):

Language teaching and learning (mother tongue and additional) in multiple contexts:
Description: This line investigates the process of teaching and learning mother tongue and additional languages, establishing a relationship between theoretical and empirical perspectives regarding formal, literary, interactional and acquisition issues, in multiple teaching contexts.

Reading and writing in school practices:
Description: This line investigates the reading and writing processes in different supports from theoretical approaches in the fields of language, literature and education.

 

  

ÁREA DE CONCENTRACIÓN:

Lenguaje y enseñanza: cada proceso educativo está impregnado por el desarrollo de habilidades de lectura y escritura situadas, desde los primeros años de escolaridad, hasta la educación superior. El lenguaje es un recurso primordial para la apropiación del conocimiento legítimo y para su reelaboración en la innovación y producción de nuevo conocimiento. Por lo tanto, la investigación aplicada fundamentalmente desarrollada en este programa  estará relacionada con los resultados educativos presentados por los diversos instrumentos de evaluación externa que hoy en día los estudiantes de Educación Básica y Educación Superior (Prova Brasil, ENEM, SAERS, SAEB, PISA, ENADE) , etc.) están sometidos. El programa se compromete no sólo a describir las realidades lingüísticas y educativas en las que se insertan dichos estudiantes, sino también a intervenir en estas realidades, a través de investigaciones que aporten hallazgos significativos a un cambio social, cultural e intelectual de esos temas.

Líneas de investigación: (a partir de mayo de 2018):

Enseñanza y aprendizaje de idiomas (lengua materna y adicional) en múltiples contextos:

Descripción: esta línea investiga el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lengua materna y de otros idiomas, estableciendo una relación entre las perspectivas teórica y empírica con respecto a cuestiones formales, literarias, de interacción y de adquisición, en múltiples contextos de enseñanza.

Profesores relacionados: Camila Gonçalves, Clara Dornelles, Eduardo de Oliveira Dutra, Gabriela Bohlmann Duarte, Taíse Simioni y Valesca Brasil Irala (permanente) y Denise Moser (colaboradora).

Lectura y escritura en las prácticas escolares:

Descripción: esta línea investiga los procesos de lectura y escritura desde enfoques teóricos, en los campos del lenguaje, la literatura y la educación.

Profesores relacionados: Carolina Fernandes, Luciani Salcedo de Oliveira, Moacir Lopes de Camargos, Sara dos Santos Mota, Vera Lúcia Cardoso Medeiros y Zila Goulart Rêgo (permanente).