Produção Docente e com discentes | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas

Produção Docente e com discentes

Artigos publicados

Saúde mental na adolescência: proposta de unidade didática autoral em língua espanhola para alunos do terceiro ano do Ensino Médio – Suzana Toniolo Linhati; Eduardo de Oliveira Dutra

Procedimentos para intervenção pedagógica com base na ADCarolina Fernandes

A aquisição de classificadores semânticos por ouvintes aprendizes de Libras como L2M2 – Lídia da Silva

Uma proposta de estrutura de intervenção pedagógica para o contexto de ensino e aprendizagem de línguas adicionais: algumas considerações investigativas – Eduardo de Oliveira Dutra

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO SURDO E AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS – Vanessa da Silva Vargas; Denise Aparecida Moser

Política linguística e o professor-pesquisador: análise do processo de formação docente no ensino de espanhol – Sara dos Santos Mota; Clara Dornelles; Greici Cristiane Mora Bender

PROTAGONISMO DISCENTE EM PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS – Patrícia Forgiarini Firpo; Clara Dornelles

Os desafios de ensinar a Análise do Discurso e de se ensinar com a Análise do Discurso – Carolina Fernandes

O lúdico como ferramenta de aprendizagem de leitura e escrita.Patrícia Oliveira Crespo Nunes; Ana Cristina da Silva Rodrigues;  Camila Gonçalves dos Santos do Canto.
Interatividade e Adaptabilidade: reflexões sobre a ferramenta ELO Cloud e suas potencialidades no ensino de línguas – Gabriela Bohlmann Duarte; Camila Gonçalves dos Santos do Canto.
Aprendendo Inglês baseado em tarefas híbridas em uma sala de aula invertida. [Learning English based on blended tasks in a flipped online classroom] – Juarez Aloizo Lopes Jr.; Camila Gonçalves dos Santos do Canto.
Gênero notícia digital na escola: uma proposta didática. – Antonela Romina Savia Vidales; Ida Maria Marins.

Gêneros discursivos e produção escrita na BNCC: uma leitura reflexiva. – de Karina Giacomelli; Ida Maria Marins.

UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA LEITURA DE DIÁRIOS – Hélen Roratto Garcia; Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo.

Nem autoritário, nem cínico, apenas polêmico: as formas do discurso pedagógico atual e seus processos de identificação / Neither authoritarian, nor cynic, solely polemic: the forms of the current pedagogical discourse and its identification processes – Carolina Fernandes

A ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA A ESTUDANTES DO 7º ANO DE MUNICÍPIO FRONTEIRIÇO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL – Calebe Veiga Dias Rodrigues; Alecsânder Gonçalves; Eduardo de Oliveira Dutra

Discurso pedagógico polêmico e polissemia na formação do sujeito-autor – Carolina Fernandes; Aline Alves Portella.

Capítulos de livros publicados
ALMEIDA, A. C. P.; CANTO, C. G. D .S; DUARTE, G. B. Complexidade, motivação e metodologias ativas: emergência de outputs enriquecidos In: Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. Santa Cruz do Sul: Editora UNISC, 2020, v.1, p. 1-258.
CANTO, C. G. D .S; CORREA, C. C.; MOSER, D. A.; FARIAS-MARQUES, M. S. A.; PINCERATI, W. D. A construção de um curso a partir de um sonho: breve histórico do curso de Letras – Português, licenciatura, na modalidade a distância, oferta institucional In: A construção de um curso a partir de um sonho: breve histórico do curso de Letras – Português, licenciatura, na modalidade a distância, oferta institucional.1 ed. Foz do Iguaçu: CLAEC, 2019, v.1, p. 1-1.
DINARD, Ailton Jesus ; HARTMAN, Ângela Maria ; AL-ALAM, Caiuá Cardoso ; WAGNER, Caroline ; MOSER, Denise Aparecida ; TEIXEIRA, Isabel Cristina Ferreira ; FLORES, Maria Lucia Pozzatti ; FREITAS, Renata Dal Sasso . A BNCC e os Currículos das Licenciaturas: Avanços ou Retrocessos na Formação Inicial de Docentes?. In: Márcio André Rodrigues Martins; Elenilson Freitas Alves; Claudete Robalos da Cruz. (Org.). Diálogos no fórum das licenciaturas e a formação de professores da UNIPAMPA. Bagé: Unipampa, 2023, v. 1, p. 31-48.
FERNANDES, C.; MARTINI, V. V. Gestos de autoria a partir do funcionamento polêmico do discurso pedagógico. In: FLORES, G. B. et. al. (Ogs). Análise de Discurso em rede: cultura e mídia. V. 5, 2021, p. 401-415.
VARGAS, V. S.; CANTO, C. G. D .S Nos vemos na tela! A experiência de ensinar Libras para ouvintes a partir das Metodologias Ativas. In: O ensino em contexto pandêmico. São Paulo: Vecher Educom, 2021, v.1, p. 1-70.