História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 9

DEFESA DE DISSERTAÇÃO: mestrandas defenderam dissertações no mês de abril e maio

Três mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) defenderam suas dissertações em Abril e Maio. Jornalismo científico, noção ética e patrimônio cultural foram alguns dos temas abordados nas pesquisas defendidas. 

A banca de defesa de Julia Saldanha Goulart ocorreu em 28 de Abril. A pesquisa intitulada: “Ciência na palma da mão: as revistas de jornalismo científico no Instagram” foi realizada sob orientação da Prof.ª Dra. Alciane Nolibos Baccin. A banca examinadora foi composta pela Prof.ª Dra. Vivian de Carvalho Belochio e a Prof.ª Dra. Natália Martins Flores. 

Em 6 de Maio houve a banca de defesa de dissertação de Karine Oliveira Freitas. O trabalho intitulado: “Experimentação e avaliação do método ‘Noção Ética’” foi orientado pelo Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil e contou com a participação da Prof.ª Dra. Carmen Regina Abreu Gonçalves, Prof. Dr. Rafael Foletto e Prof. Dr. Geder Luis Parzianello como membros da banca examinadora. 

A dissertação intitulada “Contribuições da comunicação desenvolvida pelo IPHAN para a preservação do patrimônio cultural missioneiro” foi defendida no dia 11 de maio pela mestranda Ingrid Bomfim Gonçalves. O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dra. Marcela Guimarães e Silva, a banca examinadora foi composta pelos professores Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil e Prof.ª Dra. Monica Elisa Dias Pons (UFSM). 

As dissertações poderão ser consultadas posteriormente no site do PPGCIC.  

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

FacebookInstagramTwitter 

CRIATIVOS EM AÇÃO: egresso do PPGCIC participa da organização de livro

O egresso do PPGCIC, Prof. Me. Fabio de Frá Fernandes, organizou  juntamente com a Profª Drª Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello (UFSM) e a relações públicas Roberta Hoffmann, o ebook:  Eventos como fazer acontecer? 10 estratégias de relações públicas para inovar no planejamento e na organização de eventos pós-pandemia.

O livro busca contribuir para o setor de eventos, que passou por uma reconfiguração durante a pandemia de Covid-19. As estratégias abordadas ao longo do texto foram pensadas para fazer um evento acontecer, levando em consideração o cenário presencial, on-line e híbrido. 

Para isso, o livro aborda conhecimento teórico-técnico para o planejamento, organização e execução de eventos, refletindo sobre o conceito de eventos e as perspectivas para este campo de estudo e prática. 

A egressa do PPGCIC, Franceli Couto Jorge, também participou da publicação através da revisão textual e a docente Marcela Guimarães e Silva atuou como colaboradora técnica.

O ebook pode ser acessado pelo Qr Code ou através do seguintes links: Ria Editorial, Google PlayGoogle Books 

Integrantes do PPGCIC participam de livro digital

Os integrantes do PPGCIC, as professoras Marcela Guimarães, Renata Coutinho e o professor Rafael Foletto, juntamente com a mestranda Ariane Xarão, participaram do livro digital intitulado: “Cases Inspiradores: comunicação na prática”. A produção reúne 30 cases comentados na área de comunicação organizacional e tem por objetivo divulgar iniciativas profissionais e acadêmicas, a fim de inspirar ações e estratégias comunicacionais no âmbito das organizações.

A docente Renata Coutinho e a mestranda Ariane Xarão, publicaram o desafio: “Criative.se Negócios o desafio de impactar organizações afetadas pela crise econômica”. A docente Marcela Guimarães, colabora com o comentário teórico: ”Ressignificar: um olhar sobre a comunicação nas organizações em tempos de pandemia”. O professor Rafael Foletto produziu o comentário teórico: “Cidadania comunicativa e migrantes e refugiados: aproximações para uma produção de conteúdo inclusivo”.

A obra foi lançada no dia 12 de abril, pelo Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o EstratO – Estratégias Midiáticas Organizacionais”, organizado pelos Profs. Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo.

Segundo o EstratO, o formato da publicação é totalmente diferente das demais, trata-se de um formato digital interativo, em que o leitor pode navegar sem precisar usar a rolagem para encontrar os textos do sumário. É possível fazer isso apenas usando os botões presentes em todo o arquivo, podendo voltar ao topo ou ir para os exercícios e desafios.

O livro digital “Cases Inspiradores: comunicação na prática” foi diagramado pela Memento Design Editorial, conta com o selo da Editora Facos UFSM e, assim como as publicações anteriores, será disponibilizado gratuitamente para download no site do EstratO .

Fiquem ligados nas nossas redes sociais para descobrir o que nossos criativos estão produzindo!

 

 

PPGCIC recepcionou mestrandos na última sexta-feira

A recepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação e Indústria Criativa (PPGCIC) foi realizada na tarde da última sexta-feira, 29. O encontro marcou a retomada presencial das atividades do PPGCIC, e contou com a participação dos professores Renata Coutinho, Alciane Baccin, Gabriel Feil, Juliana Salbego, Marcela Guimarães e Carmem Abreu. 

(Imagem: Bianca Obregon)

O evento aconteceu na nova sala (5305) do PPGCIC, situada no Campus 2 (Prédio acadêmico 3). O objetivo do encontro foi receber os mestrandos presencialmente, tanto ingressantes, quanto as turmas anteriores. As professoras Renata Coutinho e Alciane Baccin realizaram uma apresentação destacando as especificidades do programa e as atividades a serem realizadas no decorrer do curso, ressaltando a importância do programa para o desenvolvimento da região.

(Imagem: Gabrielli Leiria)

Além disso, as alunas da turma 2021/01, Alice Disconsi, Bianca Obregon e Gabrielli Leiria,  apresentaram seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), para os novos estudantes, a fim de exemplificar um pouco do que já foi produzido pelos mestrandos.

Mestrandas em Comunicação e Indústria Criativa defenderam dissertações no mês de março

No mês de março, três mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) defenderam suas dissertações. As pesquisas defendidas abordaram as mais diversas temáticas envolvendo a comunicação e a indústria criativa, como por exemplo, a comunicação museológica, a comunicação acessível e a comunicação pública. 

A primeira banca de defesa de 2022 ocorreu em 22 de Março. A dissertação intitulada, OS PILARES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA COMUNICAÇÃO DIGITAL: ANÁLISE DOS TUÍTES DO @UFRGSNOTICIAS DE JUNHO A AGOSTO DE 2021”, foi realizada pela mestranda Carolina Spillari Coronel, sob orientação da Prof.ª Dra. Carmen Regina Abreu Gonçalves. A banca examinadora foi composta pela Prof.ª Dra. Marcela Guimarães e Silva e a Prof.ª Dra. Valesca Brasil Irala. 


A defesa de dissertação da mestranda Ana Márcia Caldeira Nilson, foi realizada no dia 25 de março. O trabalho intitulado GUIA VIRTUAL DOS MUSEUS DE SÃO BORJA: Comunicação Museológica contribuindo para a Educação Patrimonial” foi orientado pela Prof.ª Dra. Alciane Nolibos Baccin e contou com a participação dos professores Prof.ª Dra. Carmen Regina Abreu Gonçalves e Prof. Dr. Janilton Fernandes Nunes como membros da banca examinadora. 

A terceira mestranda a realizar a defesa de dissertação foi a Caroline Fonseca Andrades, cujo título da pesquisa é: “CLIMA ACESSÍVEL: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA COM ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Marco Antonio Bonito e defendido no dia 14 de abril, a banca examinadora foi composta pelos professores Prof. Dr. Rafael Foletto e Prof.ª Dra. Jiani Adriana Bonin. 

A próxima defesa a ser realizada está agendada para  o dia 28 de abril, às 14h, por videoconferência. O título do trabalho é “CIÊNCIA NA PALMA DA MÃO: AS REVISTAS DE JORNALISMO CIENTÍFICO NO INSTAGRAM”, realizado pela mestranda Júlia Saldanha Goulart sob orientação da Prof.ª Dra. Alciane Nolibos Baccin. Para assistir a videoconferência solicite o link através do e-mail: juliasaldanhagoulart@gmail.com

As dissertações poderão ser consultadas posteriormente no site do PPGCIC.  

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

FacebookInstagramTwitter 

 

Informações sobre o vale transporte estudantil 

Com o retorno das atividades presenciais na Universidade Federal do Pampa um dos modos possíveis de acessar o campus é pelo uso do transporte público.

A empresa Integração Mobilidade Urbana é a responsável pelo transporte público e emissão do vale transporte estudantil em São Borja. Para a emissão do vale transporte estudantil é necessário retirar o protocolo de cadastro na Central de Passagens, localizada na rua Major Euclides Dorneles, n° 890, bairro Várzea. O protocolo deve ser preenchido pelo aluno, assinado e carimbado pela Unipampa. Após seu preenchimento deve ser entregue novamente  na Central de Passagens. Além do protocolo também são necessários alguns documentos: Identidade ou certidão de nascimento, CPF (obrigatório), cópia de um comprovante de residência atualizado e comprovante de matrícula. 

Caso o estudante já possua cadastro estudantil da empresa Integração poderá apenas fazer a renovação de seu cadastro. Para isso é necessário levar na Central de Passagens o cartão estudantil Integração e um comprovante de matrícula. 

A empresa Integração ressalta que na última segunda-feira (25), o itinerário dos ônibus que circulam até a Unipampa foram alterados, buscando ampliar os horários para melhor atender o público universitário. Entretanto, a empresa explica que estará avaliando a demanda resultante do fluxo estudantil nos próximos dias, sendo assim,  poderão haver novas atualizações nos horários.  

Para saber mais, acesse o site da empresa Integração Mobilidade Urbana ou entre em contato através do telefone (55)3431-2104. 

O horário de funcionamento da Central de Passagens é de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. 

 

 

Encerram amanhã, dia 16/03, as inscrições para alunos em Regime Especial 2022/01 do PPGCIC

 

As inscrições para a seleção de alunos em regime especial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) encerram amanhã (16/03). Ao todo serão oferecidas 16 vagas, distribuídas em 4 componentes curriculares, são eles: Comunicação, Cultura visual e Indústria Criativa; Produção audiovisual na Indústria Criativa; Comunicação, Educação e Indústria Criativa e Teorias da Comunicação e Indústria Criativa

Podem participar da seleção portadores de diploma de curso superior, acadêmicos dos cursos de graduação da UNIPAMPA e de outras Instituições de Ensino Superior (IESs) que tenham cursado, com aproveitamento, pelo menos setenta e cinco por cento (75%) da carga horária total do seu curso de graduação 

Para participar da seleção basta preencher a ficha de inscrição online, pelo Sistema GURI. A divulgação da relação de alunos homologados para Regime especial 1º semestre/2022 será no dia 18 de março. E o período de matrículas será do dia 24 a 25 de março. 

Não perca esta oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre Comunicação e Indústria Criativa em um mestrado profissional, público e de qualidade! 

Para mais informações, acesse o edital

Acompanhe nossas redes: site PPGCIC  | ppgcicunipampa |   ppgcic_unipampa

Chamada pública para alunos em Regime Especial 2022/01 do PPGCIC abrirá nesta segunda

Nesta segunda (14/03), abrirá a chamada para a seleção de alunos em regime especial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC). Neste ano serão ofertadas ao todo 16 vagas, distribuídas em 4 componentes curriculares. O período de inscrição será do dia 14 a 16 de março, através do preenchimento da ficha de inscrição online, pelo Sistema GURI. 

A seleção de estudantes em regime especial oportuniza a participação em uma disciplina do PPGCIC durante o primeiro semestre de 2022. Conheça a seguir, os componentes que serão ofertados: 

 

Componente: Comunicação, Cultura visual e Indústria Criativa 

Docente: Profa. Dra. Juliana Salbego  

Datas: Quintas-feiras (tarde): 28/04; 05/05; 12/05; 19/05; 26/05; 02/06; 09/06; 23/06 

Vagas disponíveis: 04 

 

Componente: Produção audiovisual na Indústria Criativa 

Docente: Prof. Dr. Joel Guindani  e Dra. Carmen Abreu

Datas: Quintas-feiras (tarde): 30/06; 07/07; 14/07; 21/07; 28/07; 04/08; 11/08; 18/08 

Vagas disponíveis: 04 

 

Componente: Comunicação, Educação e Indústria Criativa 

Docente: Prof. Dr. Gabriel Feil 

Datas: Sextas-feiras (manhã): 27/05; 03/06; 10/06; 24/06; 01/07; 08/07; 15/07; 22/07 

Vagas disponíveis: 04 

 

Componente: Teorias da Comunicação e Indústria Criativa 

Docente: Profa. Dra. Marcela Guimarães e Profa. Dra. Vivian Belochio

Datas: Sextas-feiras (tarde): 20/05; 27/05; 03/06; 10/06; 24/06; 01/07; 08/07; 15/07; 22/07; 29/07 

Vagas disponíveis: 04 vagas 

 

Poderão participar da seleção portadores de diploma de curso superior, acadêmicos dos cursos de graduação da UNIPAMPA e de outras Instituições de Ensino Superior (IESs) que tenham cursado, com aproveitamento, pelo menos setenta e cinco por cento (75%) da carga horária total do seu curso de graduação. Para mais informações acesse o edital. Esta é uma ótima oportunidade para aqueles que gostariam de conhecer mais o PPGCIC. 

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook – Instagram – Twitter 

Publicação de revista marca o aniversário de 5 anos do PPGCIC

No dia 16 de dezembro de 2016 foi publicado o primeiro edital de seleção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Nestes cinco anos de atividades, o PPGCIC tem buscado atuar na área da comunicação e indústria criativa, com o intuito de formar pesquisadores/profissionais no nível de mestrado profissional. 

O PPGCIC tem como objetivo principal atender demandas do contexto regional e também nacional, buscando capacitar o pesquisador/profissional a refletir e reconhecer a comunicação no âmbito da indústria criativa. Ao longo destes cinco anos, o PPGCIC possibilitou o desenvolvimento de diversos profissionais. A reflexão sobre a prática conectada a teorias, bem como o desenvolvimento de soluções criativas, são algumas das competências adquiridas ao longo do curso. 

O forte vínculo regional, observado na maioria de seus trabalhos, é uma das características marcantes no PPGCIC, que em cinco anos viabilizou diversas discussões que favoreceram o contexto profissional da comunicação e indústria criativa na área de abrangência da Universidade Federal do Pampa. 

Em alusão à celebração dos cinco anos do PPGCIC, anunciamos o lançamento do quarto volume do periódico “Comunicação e Indústria Criativa: pesquisa, desenvolvimento & inovação – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa”. 

Com linguagem acessível, a revista eletrônica busca dialogar com a comunidade, visando divulgar os processos e produtos desenvolvidos pelos mestrandos da turma 2020-2021. Esse espaço é essencial para a divulgação científica, visto que os trabalhos realizados no mestrado profissional buscam atender a demandas e solucionar problemas que envolvem a comunidade como um todo. 

A publicação é resultado do trabalho realizado através do planejamento e execução dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), componentes obrigatórios do PPGCIC. Neste trabalho, os discentes buscam propor uma inovação tecnológica ou social, através de um processo ou produto. 

Os discentes que pertencem à linha Comunicação Como Indústria Criativa  refletem sobre a comunicação enquanto indústria criativa. Já os discentes da linha Comunicação Para a Indústria Criativa visam trabalhar a comunicação através de processos ou produtos que beneficiam determinada indústria criativa. 

A quarta edição do periódico conta com 12 trabalhos inéditos que abordam os mais diversos temas como a acessibilidade comunicativa, a desigualdade de gênero nos games, estratégias para o desenvolvimento turístico, questões de gênero na ciência, entre outros. 

O acesso à revista pode ser feito através do site do PPGCIC.

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook – Instagram – Twitter 

Mestrandos do PPGCIC apresentam a execução dos PD&Is

Nesta quinta-feira (09), os mestrandos da turma de 2021 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) apresentaram de forma online os processos e produtos resultantes das atividades que realizam em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Com objetivo de desafiar os acadêmicos em suas práticas profissionais a desenvolver produtos ou processos comunicacionais que dialoguem com as demandas da comunidade, o PD&I é realizado durante dois semestres, sendo um deles dedicado ao planejamento do projeto e o outro a sua execução. Os trabalhos apresentados envolveram os mais diversos temas, como a música, feiras, arquitetura, educação, tatuagem, artes visuais e suas respectivas relações com a Comunicação e a Indústria Criativa. As apresentações foram em formato online, encerrando mais um ano de atividades remotas do PPGCIC, devido a pandemia de Covid-19. 

Os mestrandos apresentaram  aos docentes as atividades já realizadas até o momento. Na linha de pesquisa Comunicação como Indústria Criativa participaram os estudantes Katiele Cristiane Zingler, Rodrigo Weber Klahr, Bianca Obregon do Nascimento, Matheus Bernardes Paim Lalis  e Gabrielli Leiria Padilha, com produções que visam abordar as aproximações entre a comunicação enquanto Indústria Criativa. 

Já na linha de pesquisa Comunicação para a Indústria Criativa, os projetos visam utilizar a comunicação em benefício de determinada Indústria Criativa; apresentaram trabalhos nesta linha, os estudantes Adrienne Pinheiro Reyes, Marina Beatriz Freitag, Douglas Barbosa Pinto de Moura,  Camila Klein Severo, Priscila Bicca Urach, Laura Coelho de Almeida e Alice Disconsi Carvalho. 

Em breve, os resultados dos trabalhos apresentados estarão disponíveis no site do PPGCIC.

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook – Instagram – Twitter