Seção de Comunicação e Indústria Criativa na Revista Animus

Através de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa com a Revista Animus do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, foi criado uma seção na revista destinada a reflexões sobre a relação entre comunicação e indústria criativa.
O espaço objetiva abarcar as pesquisas, em sua maioria recentes, no que tange os processos, atividades e técnicas dentro de duas compreensões mínimas: a comunicação reconhecida como um setor criativo que mobiliza recursos tangíveis e intangíveis e se configura na própria indústria criativa; e/ou a comunicação para a indústria criativa que, direcionada para esse setor, desenvolve estratégias, técnicas e instrumentos para a consolidação do processo criativo.
Para 2018, a Revista Animus trará a seus leitores três números, sendo o primeiro publicado na segunda quinzena de maio, o segundo número em agosto e o último no mês de dezembro.
As submissões da Revista Animus são em fluxo contínuo e sua classificação na Qualis-Capes é B1.
Informações extras sobre a revista podem ser conferidas no portal.

2º Fórum de Comunicação Pública da UFSM está com inscrições abertas

Entre os dias 20 e 30 de maio, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove a segunda edição do Fórum de Comunicação Pública. As atividades do evento ocorrerão no Salão Imembuí, no segundo andar do prédio da Reitoria, no campus sede da UFSM, no bairro Camobi. O evento é aberto a toda a comunidade e as inscrições gratuitas podem feitas através do link, até o dia 15 de maio.

A segunda edição do Fórum tem o objetivo principal de promover o debate sobre questões emergentes da comunicação pública e do desenvolvimento regional. Busca ainda disponibilizar à sociedade conhecimentos científicos relativos à comunicação pública no sentido de capacitar servidores públicos, acadêmicos, profissionais e instituições que atuam em áreas relativas ao tema.

ATIVIDADES CONFIRMADAS

29 de maio (terça-feira)

9h | Palestra “Comunicação organizacional e sustentabilidade: discurso, responsabilidade, estratégia” com Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS);

13h | Diálogos PETCom “Comunicação e Acessibilidade” com Cristian Sehnem (UFSM);

14h30 | Palestra “Assessoria de imprensa, visibilidade e interesse público” com Prof. Dr. Basílio Sartor (UFRGS).

30 de maio (quarta-feira)

9h | Mesa “Comunicação, Redes e Desenvolvimento” com Profª. Drª Angela Fellipi (Unisc) e Prof. Dr. Bruno Kegler (Unisc);

14h | Lançamento da Política de Comunicação da UFSM;

14h30 | Palestra “Na Comunicação Pública, a qualidade da democracia” com Profª. Drª. Maria Helena Weber (UFRGS).

PARCEIROS

São parceiros do 2º Fórum de Comunicação Pública: Curso de Relações Públicas da UFSM, Laboratório de Relações Públicas (Larp), Gabinete do Reitor, Programa de Educação Tutorial (PETCom), Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom-UFSM), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-Unisc), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC-Unipampa), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação – (PPGCOM-UFRGS) e os grupos de pesquisa (CNPq/UFSM): Comunicação e Desenvolvimento, Comunicação Política, e Comunicação, Identidades e Fronteiras.

Projeto Museus em Redes é atração da V Noite Cultural, de Alegrete

O projeto Museus em Redes é resultado do PDI da mestranda Nathalia Lopes.

No dia 20/4, sexta-feira, ocorreu, em Alegrete, a V Noite Cultural, que abordou o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, mesma temática da 16ª Semana Nacional dos Museus. O evento contou com uma oficina e palestras. A oficina “Conservação em suportes de papel” aconteceu na URCAMP – Campus Alegrete, e foi ministrada pelo Coordenador da 6ª região museológica, Adilson Oliveira.

As palestras ocorreram à noite, no CTG Osvaldo Aranha. Entre as atividades, ocorreu o lançamento do livro “Resgatando a diversão da piazada” de Rafael da Costa, Gustavo Moreira e Saullo Dutra, ex-piás do RS, e a palestra “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, ministrada por Adilson Oliveira.  Encerrando a noite, a jornalista responsável pelo “Museus em Redes”, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa São Borja, Nathalia Lopes, apresentou ao público a proposta e os produtos da franquia jornalística, resultado de seu PDI. O evento, que já acontece há cinco anos, é uma iniciativa do Museu Marciano Rodrigues Jacques e do CTG Osvaldo Aranha.

Curso de Relações Públicas e PPGCIC promovem palestra sobre a produção dos Guasqueiros em São Borja

O artesanato é um importante setor da da indústria criativa, que se desenvolve a partir de diferentes materialidades em todo país. Com diferentes técnicas e materiais, o trabalho de artesãs e artesões vem dotado de grande capacidade criativa, conhecimento, valores sociais e culturais que são convertidos em objetivos de mercado com vistas a subsistências desses profissionais e de suas comunidades.

É sobre essa perspectiva que a extensionista da Emater/RS-AscarAndréa Balbueno conversou com o calouros de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, na noite de quinta-feira (19/04).

Andréa apresentou um pouco de sua pesquisa e trabalho com os artesãos rurais de São Borja que trabalham com couro cru bovino e lã de ovinos, conhecidos como “Guasqueiros”. Uma atividade criativa e cultural antiga e característica dessa região.

O trabalho dos “Guasqueiros” é um importante patrimônio imaterial e precisa ser preservado e difundido para as novas gerações . Como uma atividade de intima relação com a economia criativa, precisa também de políticas que favoreçam sua qualificação, bem como a ampliação de sua perspectiva econômica. Esse é um dos objetivos e desafios do trabalho de Andréa junto a estes profissionais.

A participação de Andréa aconteceu no componente curricular de Economia Criativa do professor Fábio Fernandes, mediante uma parceria entre o curso de Relações Públicas – Unipampa e o Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa.

PDI Museus em Redes é apresentado em atividade didática em escola de Alegrete

Num primeiro momento, realizou-se reflexão e discussão sobre os museus locais.

No dia 18/4, a mestranda do PPGCIC Nathalia Lopes realizou atividade didática do projeto de PDI “Museus em Redes” na Escola Municipal de Educação Básica Alcy Vargas Cheuiche, em Alegrete. A jornalista apresentou a proposta aos alunos do 8º e 9º ano. As ações foram desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pelo Professor Luis Demolvão Irala Abreu.

Posteriormente, foi estimulada a elaboração de produções textuais pelos alunos sobre os museus locais e o Museus em Redes.

A atividade foi composta por uma reflexão e discussão sobre os museus e elaboração de produções textuais pelos alunos. Essa ação faz parte de uma série de atividades planejadas para a apresentação do Museu em Redes nas escolas públicas. Essas iniciativas têm o objetivo de divulgar o projeto, promover uma discussão sobre o tema e aproximá-lo da realidade das comunidades de Alegrete e São Borja.

PPGCIC promove seu primeiro Talk Criativo, aula magna do Programa

Sem muita formalidade, em um ambiente colorido e acolhedor, o Talk Criativo (aula magna), realizado na tarde de sexta-feira, 23 de março, reuniu docentes e discentes do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa, e contou com a presença da comunidade acadêmica da Unipampa, e comunidade de São Borja e região.

Celebrando o início oficial do ano letivo do PPGCIC e as defesas dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) dos mestrandos da primeira turma, o evento ainda foi destinado ao lançamento do PPGCIC Lab – Laboratório de Comunicação e Indústria Criativa. Um ambiente orientado a realização de pequenos eventos, com espaço para atividades em Coworking e Lab para prototipagem de produtos e processos em comunicação e indústria criativa.

Os Talks de destaque foram as defesas de PD&I dos mestrandos: Fábio Fernandes, Greice Meireles, Margarida Goldschmidt, Renata Antunes, Nathalia Lopes, Fran Couto, Emanuelle Bueno e Elisandro Coelho; além de ser apresentado aos presentes a importância do Programa para a área Comunicação e sua relação com a economia criativa, fala dos professores Vivian Belochio e Gabriel Sausen Feil, bem como os resultados socioculturais e econômicos que as atividades de PD&I significam para São Borja e Região, apresentado pela professora Renta Correa Coutinho.

A aula magna do PPGCIC, Talk Criativo, é uma ação integrada ao projeto de PD&I do mestrando Fabio Fernandes, sob orientação da professora Marcela Guimarães e Silva. Sua realização foi possível mediante parceria com a coordenação do programa e um crowdfunding entre docentes e discentes.

Informações sobre os projetos de PD&I podem ser consultadas aqui.

2ª Conferência TOCRIA: turismo e indústria criativa está com inscrições abertas

No mês de julho, acontece a 2ª conferência TOCRIA – Tourism and Creative Industries Academic Association em Lisboa, Portugal.

O Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa é um dos apoiadores do evento que busca refletir questões pertinentes a indústria do turismo e da indústria criativa.

A 2ª conferência TOCRIA acontece de 1º a 3 de julho, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em Lisboa, Portugal. Inscrições e chamada para trabalhos já estão em curso e seguem até ao dia 15 de maio de 2018.

Os tópicos abordados para envio de trabalhos são:

Espírito empresarial e gestão de projetos;
 Inovação, modelos empresariais e financiamento;
 Mídia Digital, mídia social e produção de conteúdo;
 Marketing, publicidade e comunicação digital;
 Políticas públicas e desenvolvimento regional e local;
 Metodologias de educação, formação e investigação;
 Patrimônio material e imaterial, identidade e cultura;
 Comercialização e comunicação do vinho e da gastronomia;
 Destinos criativos e produtos digitais turísticos;
 Sessões Ibero-AMERICANAS: Língua Portuguesa e espanhola.

Para submissão, deve ser enviado um resumo com no mínimo uma página (1) e no máximo três (3), excluindo referências.

Aos interessados no evento, que queiram publicar trabalhos, mas estão impossibilitados de ir até Lisboa para assistir a Tocria 2nd International Conference, poderá apresentar o seu trabalho online. Para isso, enviei sua proposta para: tocria2018@gmail.com.

Todas as informações sobre o evento e formas de participação podem ser obtidas aqui.

Vem aí o Talk Criativo: aula magna do PPGCIC

Comunicação e Indústria Criativa debatidas em um Talk com muita criatividade. Essa é a proposta do Talk Criativo, aula magna do PPGCIC que celebrará o início do ano letivo de 2018, além dei apresentar os resultados dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) dos mestrandos da primeira turma.

Para além disso, o Talk Criativo ainda fará a acolhida oficial dos mestrandos ingressantes em 2018, apresentando um pouco do programa e de suas diretrizes.

O Talk Criativo acontecerá na tarde de 23 de março, às 14 horas, no PPGCIC Lab (sala 2301, no campus I da Unipampa). Evento aberto a comunidade.

O evento acontece através de uma ação integrada do projeto de PD&I do mestrando Fabio Fernandes, sob orientação da professora Marcela Guimarães e Silva, com apoio da coordenação do Programa.

Programação:

Apresentação do Programa e acolhida aos novos mestrandos com a professora Vivian Belochio e professor Gabriel Feil;

A Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação no PPGCIC, sob coordenação da professora Renata Coutinho;

Talk da PD&I, com o mestrandos: Fabio Fernandes, Elisandro Coelho, Margarida Goldschmidt, Emanuelle Bueno, Renata Antunes, Greice Meireles, Franceli Couto, Nathalia Lopes.

PPGCIC divulga resultado da seleção do regime especial

Foi divulgado nesta manhã o resultado do processo seletivo dos alunos do regime especial do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa. Ao todo, 14 candidatos participaram da seleção. Destes, oito foram aprovados.

A lista dos selecionados  pode ser conferida neste link. Informações sobre a documentação necessária, bem como sobre o prazo para recursos, podem ser conferidas na chamada pública do regime especial de 2018/01. O período das matrículas ocorrerá entre os dias 12 e 13/03/2018.

Inscrições para seleção de aluno especial podem ser feitas a partir do dia 15

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de alunos especiais do primeiro semestre de 2018 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Entre os dias 15 e 16 de fevereiro, os interessados podem realizar as suas inscrições, seguindo as orientações da chamada pública, disponível nesta página.

Os componentes curriculares que oferecem vagas para o regime especial são os seguintes: Linguagem, Comunicação e Indústria Criativa, ministrada pelos professores Renata Coutinho e Joel Guindani; Comunicação para Políticas Culturais, ministrada pela professora Carmen Abreu, e Comunicação, educação e indústria criativa, ministrada pelo professor Gabriel Sausen Feil. São três vagas para cada componente.

A divulgação dos resultados finais do processo  seletivo, após o período para recursos, está prevista para o dia 27/02/2018.