Publicação de revista marca o aniversário de 5 anos do PPGCIC

No dia 16 de dezembro de 2016 foi publicado o primeiro edital de seleção do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Nestes cinco anos de atividades, o PPGCIC tem buscado atuar na área da comunicação e indústria criativa, com o intuito de formar pesquisadores/profissionais no nível de mestrado profissional. 

O PPGCIC tem como objetivo principal atender demandas do contexto regional e também nacional, buscando capacitar o pesquisador/profissional a refletir e reconhecer a comunicação no âmbito da indústria criativa. Ao longo destes cinco anos, o PPGCIC possibilitou o desenvolvimento de diversos profissionais. A reflexão sobre a prática conectada a teorias, bem como o desenvolvimento de soluções criativas, são algumas das competências adquiridas ao longo do curso. 

O forte vínculo regional, observado na maioria de seus trabalhos, é uma das características marcantes no PPGCIC, que em cinco anos viabilizou diversas discussões que favoreceram o contexto profissional da comunicação e indústria criativa na área de abrangência da Universidade Federal do Pampa. 

Em alusão à celebração dos cinco anos do PPGCIC, anunciamos o lançamento do quarto volume do periódico “Comunicação e Indústria Criativa: pesquisa, desenvolvimento & inovação – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa”. 

Com linguagem acessível, a revista eletrônica busca dialogar com a comunidade, visando divulgar os processos e produtos desenvolvidos pelos mestrandos da turma 2020-2021. Esse espaço é essencial para a divulgação científica, visto que os trabalhos realizados no mestrado profissional buscam atender a demandas e solucionar problemas que envolvem a comunidade como um todo. 

A publicação é resultado do trabalho realizado através do planejamento e execução dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), componentes obrigatórios do PPGCIC. Neste trabalho, os discentes buscam propor uma inovação tecnológica ou social, através de um processo ou produto. 

Os discentes que pertencem à linha Comunicação Como Indústria Criativa  refletem sobre a comunicação enquanto indústria criativa. Já os discentes da linha Comunicação Para a Indústria Criativa visam trabalhar a comunicação através de processos ou produtos que beneficiam determinada indústria criativa. 

A quarta edição do periódico conta com 12 trabalhos inéditos que abordam os mais diversos temas como a acessibilidade comunicativa, a desigualdade de gênero nos games, estratégias para o desenvolvimento turístico, questões de gênero na ciência, entre outros. 

O acesso à revista pode ser feito através do site do PPGCIC.

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook – Instagram – Twitter