História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa

“Vou me formar, e depois?” – PPGCIC promoveu bate-papo sobre o mestrado profissional com profissionais da comunicação

Por: Isabela Cabrini 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa, que recentemente comemorou os 5 anos de implantação, realizou, no dia 05/07/2022, um bate-papos com alunos do 1° e 7° semestre do curso de Relações Públicas.

O bate papo promoveu, além da integração entre os acadêmicos do mestrado e da graduação, uma conversa descontraída conduzida pelos convidados,elucidando algumas possibilidades que o PPGCIC oportuniza aos profissionais formados pelo programa e possibilitando que os graduandos tirassem suas dúvidas

O bate-papo aconteceu na universidade e contou com dois convidados: Darlan Santos e Anderson Lovato, ambos graduados e pós-graduados pela Unipampa inseridos no mercado em cargos de apreço na área da comunicação e disponibilizaram aos presentes ouvintes um certificado de 4h de ensino!

Mais informações sobre os próximos bate-papos do programa são encontradas em:. 

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook l Site l Instagram I Twitter l

Professor do PPGCIC participa de encontro com pesquisadores na Argentina

Imagem: redes sociais

No dia 14 de Junho, Joel Guindani,  professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), esteve no Instituto de Audiovisual da Província de Misiones e no Departamento de Comunicação da Universidade Nacional de Misiones, na Argentina. 

Imagem: redes sociais

Segundo o Prof. Dr. Joel, o objetivo da visita foi conhecer as instituições e buscar fazer contatos que aproximem os pesquisadores das universidades, visando um convênio institucional futuro, para o intercâmbio entre trabalhos de pesquisa e a realização de eventos e seminários.

 

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook l Site l Instagram I Twitter l

 

Criativos em ação: egressa e professor do PPGCIC palestraram na USP sobre Acessibilidade Comunicativa

No dia 10 de junho, Caroline Andrades, egressa do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), e Marco Bonito, professor permanente do programa, palestraram sobre Acessibilidade Comunicativa para estudantes do 5º semestre do curso de Jornalismo da Universidade de São Paulo (USP). 

Na ocasião, Marco compartilhou sua trajetória pesquisando sobre Acessibilidade Comunicativa e explicou a proposta do conceito para os estudantes. O evento foi proposto pelo professor Luciano Guimarães, supervisor de pós-doutorado de Marco. Ambos têm trabalhado na disciplina de Laboratório de Jornalismo na qual buscam trazer as questões da Acessibilidade Comunicativa para a produção jornalística. 

A egressa do PPGCIC, Caroline Andrades, apresentou seu projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), o Clima Acessível, falando sobre a inovação no processo comunicacional em virtude da Acessibilidade Comunicativa. Caroline, em sua apresentação, buscou destacar o emprego do conceito de Acessibilidade Comunicativa nas produções do Clima, pensando a acessibilidade do conteúdo desde a gênese da pauta. Além disso,  destacou que com a produção do PD&I durante o mestrado, foi possível observar que a inclusão da acessibilidade não pode ser feita apenas após a produção do conteúdo, mas sim pensada desde o início e para isso é fundamental contar com o apoio de pessoas com deficiência para validar a acessibilidade. 

Marco Bonito e Caroline Andrades palestram sobre acessibilidade Comunicativa na USP               Imagem: Redes sociais

A palestra foi uma oportunidade de trocar experiências com os estudantes, bem como colaborar com a conscientização da importância da inclusão da acessibilidade comunicativa desde o início da produção jornalística. Segundo Marco, quase todos os estudantes da Escola de Comunicação e Artes da USP já atuam em grandes jornais de São Paulo e nunca tinham ouvido falar sobre o assunto, ficaram interessados em poder levar esse conhecimento para a práxis cotidiana. Além disso, ambos os palestrantes buscaram apresentar a Unipampa e o PPGCIC, explicando a proposta do  PD&I e a inovação presente no trabalho Clima Acessível. 

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook l Site l Instagram I Twitter l

Cambiando Saberes: encontro presencial marca retorno do projeto em 2022

O primeiro encontro do projeto Cambiando Saberes em 2022 foi realizado de forma presencial no dia 1 de julho, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – campus São Borja, após dois anos de atividades em modo remoto. 

Foto: Yan Santos Loroza

A palestrante convidada para iniciar a edição 2022 do projeto foi a Profª Drª Cristiane Lindemann que realizou a palestra: “Decodificando o mundo contemporâneo: a importância da literacia midiática no contexto digital multiplataforma”. Cristiane é docente no Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Santa Cruz dul Sul (Unisc) e durante o evento esteve dialogando acerca de suas pesquisas sobre literacia midiática, com alunos e professores do Programa de Pós-Graduação e Indústria Criativa (PPGCIC) e também graduandos dos cursos de comunicação da Unipampa. 

Foto: Yan Santos Loroza

O “Cambiando Saberes” é um evento permanente do PPGCIC que tem como objetivo  a troca de conhecimento produzido no âmbito acadêmico e o conhecimento produzido na comunidade de São Borja-RS. Fique ligado nas nossas redes sociais para acompanhar os próximos encontros do Cambiando. 

 Facebook l Site l Instagram I Twitter l

“Vou me formar, e depois?” – PPGCIC promove bate-papo sobre o mestrado profissional com profissionais da comunicação

Por: Isabela Cabrini 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que recentemente comemorou os 5 anos de implantação, realizará no mês de julho bate-papos com formandos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da instituição.

O objetivo da ação, além de promover a integração entre os acadêmicos do mestrado e da graduação, por meio de uma conversa descontraída conduzida pelos convidados, é elucidar algumas possibilidades que o PPGCIC oportuniza aos profissionais formados pelo programa.

O primeiro bate-papo acontece com os formandos do curso de Relações Públicas, no dia 05/07, próxima terça-feira, na sala 5305, campus II prédio acadêmico 3, da Unipampa às 19h30, e contará com dois convidados: Darlan Santos e Anderson Lovato, ambos graduados e pós-graduados pela Unipampa inseridos no mercado em cargos de apreço na área da comunicação.

Aos participantes, vale salientar que o evento contará com lista de presença para a expedição de atestado de 4 horas de ensino. 

 

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

 Facebook l Site l Instagram I Twitter l

DEFESA DE DISSERTAÇÃO: mestrandas defenderam dissertações no mês de abril e maio

Três mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) defenderam suas dissertações em Abril e Maio. Jornalismo científico, noção ética e patrimônio cultural foram alguns dos temas abordados nas pesquisas defendidas. 

A banca de defesa de Julia Saldanha Goulart ocorreu em 28 de Abril. A pesquisa intitulada: “Ciência na palma da mão: as revistas de jornalismo científico no Instagram” foi realizada sob orientação da Prof.ª Dra. Alciane Nolibos Baccin. A banca examinadora foi composta pela Prof.ª Dra. Vivian de Carvalho Belochio e a Prof.ª Dra. Natália Martins Flores. 

Em 6 de Maio houve a banca de defesa de dissertação de Karine Oliveira Freitas. O trabalho intitulado: “Experimentação e avaliação do método ‘Noção Ética’” foi orientado pelo Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil e contou com a participação da Prof.ª Dra. Carmen Regina Abreu Gonçalves, Prof. Dr. Rafael Foletto e Prof. Dr. Geder Luis Parzianello como membros da banca examinadora. 

A dissertação intitulada “Contribuições da comunicação desenvolvida pelo IPHAN para a preservação do patrimônio cultural missioneiro” foi defendida no dia 11 de maio pela mestranda Ingrid Bomfim Gonçalves. O trabalho foi orientado pela Prof.ª Dra. Marcela Guimarães e Silva, a banca examinadora foi composta pelos professores Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil e Prof.ª Dra. Monica Elisa Dias Pons (UFSM). 

As dissertações poderão ser consultadas posteriormente no site do PPGCIC.  

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

FacebookInstagramTwitter 

CRIATIVOS EM AÇÃO: egresso do PPGCIC participa da organização de livro

O egresso do PPGCIC, Prof. Me. Fabio de Frá Fernandes, organizou  juntamente com a Profª Drª Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello (UFSM) e a relações públicas Roberta Hoffmann, o ebook:  Eventos como fazer acontecer? 10 estratégias de relações públicas para inovar no planejamento e na organização de eventos pós-pandemia.

O livro busca contribuir para o setor de eventos, que passou por uma reconfiguração durante a pandemia de Covid-19. As estratégias abordadas ao longo do texto foram pensadas para fazer um evento acontecer, levando em consideração o cenário presencial, on-line e híbrido. 

Para isso, o livro aborda conhecimento teórico-técnico para o planejamento, organização e execução de eventos, refletindo sobre o conceito de eventos e as perspectivas para este campo de estudo e prática. 

A egressa do PPGCIC, Franceli Couto Jorge, também participou da publicação através da revisão textual e a docente Marcela Guimarães e Silva atuou como colaboradora técnica.

O ebook pode ser acessado pelo Qr Code ou através do seguintes links: Ria Editorial, Google PlayGoogle Books 

Integrantes do PPGCIC participam de livro digital

Os integrantes do PPGCIC, as professoras Marcela Guimarães, Renata Coutinho e o professor Rafael Foletto, juntamente com a mestranda Ariane Xarão, participaram do livro digital intitulado: “Cases Inspiradores: comunicação na prática”. A produção reúne 30 cases comentados na área de comunicação organizacional e tem por objetivo divulgar iniciativas profissionais e acadêmicas, a fim de inspirar ações e estratégias comunicacionais no âmbito das organizações.

A docente Renata Coutinho e a mestranda Ariane Xarão, publicaram o desafio: “Criative.se Negócios o desafio de impactar organizações afetadas pela crise econômica”. A docente Marcela Guimarães, colabora com o comentário teórico: ”Ressignificar: um olhar sobre a comunicação nas organizações em tempos de pandemia”. O professor Rafael Foletto produziu o comentário teórico: “Cidadania comunicativa e migrantes e refugiados: aproximações para uma produção de conteúdo inclusivo”.

A obra foi lançada no dia 12 de abril, pelo Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o EstratO – Estratégias Midiáticas Organizacionais”, organizado pelos Profs. Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo.

Segundo o EstratO, o formato da publicação é totalmente diferente das demais, trata-se de um formato digital interativo, em que o leitor pode navegar sem precisar usar a rolagem para encontrar os textos do sumário. É possível fazer isso apenas usando os botões presentes em todo o arquivo, podendo voltar ao topo ou ir para os exercícios e desafios.

O livro digital “Cases Inspiradores: comunicação na prática” foi diagramado pela Memento Design Editorial, conta com o selo da Editora Facos UFSM e, assim como as publicações anteriores, será disponibilizado gratuitamente para download no site do EstratO .

Fiquem ligados nas nossas redes sociais para descobrir o que nossos criativos estão produzindo!

 

 

PPGCIC recepcionou mestrandos na última sexta-feira

A recepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação e Indústria Criativa (PPGCIC) foi realizada na tarde da última sexta-feira, 29. O encontro marcou a retomada presencial das atividades do PPGCIC, e contou com a participação dos professores Renata Coutinho, Alciane Baccin, Gabriel Feil, Juliana Salbego, Marcela Guimarães e Carmem Abreu. 

(Imagem: Bianca Obregon)

O evento aconteceu na nova sala (5305) do PPGCIC, situada no Campus 2 (Prédio acadêmico 3). O objetivo do encontro foi receber os mestrandos presencialmente, tanto ingressantes, quanto as turmas anteriores. As professoras Renata Coutinho e Alciane Baccin realizaram uma apresentação destacando as especificidades do programa e as atividades a serem realizadas no decorrer do curso, ressaltando a importância do programa para o desenvolvimento da região.

(Imagem: Gabrielli Leiria)

Além disso, as alunas da turma 2021/01, Alice Disconsi, Bianca Obregon e Gabrielli Leiria,  apresentaram seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), para os novos estudantes, a fim de exemplificar um pouco do que já foi produzido pelos mestrandos.

Mestrandas em Comunicação e Indústria Criativa defenderam dissertações no mês de março

No mês de março, três mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) defenderam suas dissertações. As pesquisas defendidas abordaram as mais diversas temáticas envolvendo a comunicação e a indústria criativa, como por exemplo, a comunicação museológica, a comunicação acessível e a comunicação pública. 

A primeira banca de defesa de 2022 ocorreu em 22 de Março. A dissertação intitulada, OS PILARES DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA COMUNICAÇÃO DIGITAL: ANÁLISE DOS TUÍTES DO @UFRGSNOTICIAS DE JUNHO A AGOSTO DE 2021”, foi realizada pela mestranda Carolina Spillari Coronel, sob orientação da Prof.ª Dra. Carmen Regina Abreu Gonçalves. A banca examinadora foi composta pela Prof.ª Dra. Marcela Guimarães e Silva e a Prof.ª Dra. Valesca Brasil Irala. 


A defesa de dissertação da mestranda Ana Márcia Caldeira Nilson, foi realizada no dia 25 de março. O trabalho intitulado GUIA VIRTUAL DOS MUSEUS DE SÃO BORJA: Comunicação Museológica contribuindo para a Educação Patrimonial” foi orientado pela Prof.ª Dra. Alciane Nolibos Baccin e contou com a participação dos professores Prof.ª Dra. Carmen Regina Abreu Gonçalves e Prof. Dr. Janilton Fernandes Nunes como membros da banca examinadora. 

A terceira mestranda a realizar a defesa de dissertação foi a Caroline Fonseca Andrades, cujo título da pesquisa é: “CLIMA ACESSÍVEL: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA COM ACESSIBILIDADE COMUNICATIVA”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Marco Antonio Bonito e defendido no dia 14 de abril, a banca examinadora foi composta pelos professores Prof. Dr. Rafael Foletto e Prof.ª Dra. Jiani Adriana Bonin. 

A próxima defesa a ser realizada está agendada para  o dia 28 de abril, às 14h, por videoconferência. O título do trabalho é “CIÊNCIA NA PALMA DA MÃO: AS REVISTAS DE JORNALISMO CIENTÍFICO NO INSTAGRAM”, realizado pela mestranda Júlia Saldanha Goulart sob orientação da Prof.ª Dra. Alciane Nolibos Baccin. Para assistir a videoconferência solicite o link através do e-mail: juliasaldanhagoulart@gmail.com

As dissertações poderão ser consultadas posteriormente no site do PPGCIC.  

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

FacebookInstagramTwitter