História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa

Egressa do PPGCIC tem pesquisa aceita na Universidade do Porto – Portugal

Adrienne Reyes, egressa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), teve sua pesquisa aceita pela conferência KISMIF, realizada a cada dois anos na cidade do Porto, em Portugal. Para arrecadar fundos para a viagem, Adrienne lançou uma campanha de vendas antecipadas de produtos, serviços e experiências.

A KISMIF (sigla em inglês para “Keep it simple, Make it fast”, – ou “simplifique, faça rápido”, em tradução livre), é uma conferência acadêmica, cultural e artística internacional focada na discussão e compartilhamento de informação sobre culturas underground, práticas DIY (faça vocês mesmo), artes urbanas e temas afins.

A KISMIF completa dez anos nesta edição e concentra-se em práticas culturais utilizadas para enfrentar formas massivas e uniformes de produção/criação/mediação cultural, ativando um ethos anti-hegemônico centrado na estética e nas políticas das ‘artes de fazer’ cotidianas – onde se encaixa a pesquisa de Adrienne. Seu objeto de análise foi o acampamento de rock para meninas e mulheres, Girls Rock Camp Brasil, projeto que busca a transformação social por meio da música e é realizado há doze anos na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.

O foco é refletir sobre o Rock Camp através do prisma da ‘máquina de guerra’, conceito filosófico proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Entendendo o acampamento como uma forma de provocação do status quo da indústria da música, setor que enfrenta uma brecha de gênero alarmante e problemática para mulheres e pessoas de gênero dissidente que nela atuam, outro foco de discussão pautado pela pesquisadora.

Adrienne Reyes é Mestra em Comunicação e Indústria Criativa pela Unipampa (2023), Especialista em Teoria, História e Prática de Rock pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo (2020) e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2011); é também fundadora da Design per Music, estúdio de design e comunicação para artistas, bandas e negócios da música.  Adrienne foi orientada pelo Professor Dr. Gabriel Sausen Feil.

Para realizar a viagem em julho e apresentar sua pesquisa presencialmente para uma comunidade acadêmica e criativa composta por pesquisadores e artistas do mundo todo, criou a campanha chamada ‘Música é o que Move!’, com venda antecipada de produtos, serviços e experiências – como camisetas, adesivos, pacotes de identidade visual e de comunicação digital, ingressos antecipados para um espetáculo artístico inédito, ainda em desenvolvimento, entre outros.

Acesse a campanha de vendas antecipadas pelo link.

Acompanhe a Adrienne e a Design per Music nas redes sociais e saiba mais.

www.designpermusic.comInstagram.com/designpermusic

Instagram.com/designpermusic

Instagram.com/_adriennereyes

 

PPGCIC abre Chamada para seleção de alunos do Regime Especial 2024/01

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), abre, do dia 11 ao dia 13 de março, as inscrições para a seleção de alunos do Regime Especial do Programa. 

Serão ofertadas 40 vagas, distribuídas nos seguintes componentes curriculares:

COMPONENTES CURRICULARES VAGAS DISPONÍVEIS
Linguagem, Comunicação e Indústria Criativa 10 vagas
Sustentabilidade e Indústria Criativa 10 vagas
Comunicação, Educação e Indústria Criativa  10 vagas
Teorias da Comunicação e Indústria Criativa  10 vagas

Outras informações sobre os componentes curriculares podem ser consultadas em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic/sobre-o-curso/oferta-de-componentes/

Os interessados em participar deverão preencher a ficha de inscrição online disponível no endereço eletrônico do Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). Além disso, o candidato deverá anexar, na ficha, os documentos solicitados na Chamada

O processo seletivo será realizado através da avaliação de um texto dissertativo que deverá ser anexado ao formulário de inscrição. Nesse texto, os candidatos devem abordar suas intenções em relação ao  componente escolhido, destacando suas afinidades com a área de concentração e linha de pesquisa do Programa.

Poderão cursar componentes curriculares como alunos(as) em Regime Especial de matrícula:

  • Portadores(as) de diploma de curso superior; 
  • Acadêmicos(as) dos cursos de graduação da UNIPAMPA que tenham cursado, com aproveitamento, pelo menos setenta e cinco por cento (75%) da carga horária total do seu curso de graduação; 
  • Acadêmicos(as) dos cursos de graduação de outras Instituições de Ensino Superior (IESs) que tenham cursado, com aproveitamento, pelo menos setenta e cinco por cento (75%) da carga horária total do seu curso de graduação.

Cronograma do processo:

11 a 13/03 Período de inscrição;

14/03 Divulgação do resultado parcial 

Até 15/03 Período para recursos 

18/03 Divulgação do resultado final 

19 e 20/03 Período de matrícula

18/03 Início do 1º Semestre letivo 2024.

Acesse o link para conferir a chamada completa: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcic/files/2024/02/regime-especial-2024-1.pdf 

Mestrandos do PPGCIC apresentam, à comunidade, a execução dos PD&Is

Na última sexta-feira (08), os discentes da sétima turma do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) apresentaram os resultados dos processos e produtos que realizaram durante o ano nos componentes curriculares de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)

Imagem: Carla Wu

O PPGCIC, como Mestrado Profissional, visa concretizar produtos ou processos em comunicação e/ou indústria criativa por meio da reflexão crítica, de teorias e análise de mercado. O desenvolvimento de um produto ou processo inovador nessas áreas é requisito parcial para a conclusão do curso.

Os mestrandos apresentaram projetos sobre diversas temáticas como acessibilidade na comunicação, educação, gestão de crise, divulgação científica, representação de povos originários, entre outros. Os produtos ou processos são interligados com as linhas de pesquisa em que os discentes estão inseridos. Na linha de pesquisa Comunicação como Indústria Criativa (Linha 01), são desenvolvidos bens ou serviços em que as materialidades da comunicação são, por si só, uma indústria criativa. Apresentaram trabalhos nesta linha: Anelise Costa Andres, Érica Rebés, Juliana Alves, Julianny Cardoso, Leonardo Carlini e Tuãne Araújo. 

Já na linha de pesquisa Comunicação para Indústria Criativa (Linha 02), um processo de comunicação e/ou indústria criativa, é entendido como a utilização das técnicas e estratégias de comunicação e seus profissionais para o desenvolvimento da indústria criativa. Discentes que produziram projetos nesta linha: Jéssica Martinez, Lays Borges, Tamíris Centeno e Thiago Stoll.

Imagem: Carla Wu

A apresentação aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviço e Agropecuária de São Borja (ACISB) e contou com a presença de docentes, alunos e gestores da Unipampa, assim como representantes de outras instituições educacionais, da administração municipal e da comunidade em geral.

Confira alguns dos registros:

Imagem: Carla Wu
Imagem: Thiago Stoll
Imagem: Carla Wu
Imagem: Leonardo Carlini
Imagem: Tuãne Araújo
Imagem: Vinícius Vieira
Imagem: Carla Wu
Imagem: Carla Wu
Imagem: Carla Wu
Imagem: Carla Wu
Imagem: Carla Wu

PPGCIC faz lançamento na 36° Feira do Livro de São Borja

Na última sexta-feira, 24 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) marcou presença na 36ª Feira do Livro de São Borja, com o lançamento do livro “Comunicação e Transformações da Indústria Criativa: Cinco Anos do PPGCIC”. As organizadoras da obra, Marcela Guimarães e Silva e Renata Coutinho, juntamente com os demais docentes e discentes do Programa, prestigiaram o evento realizado na Praça da Lagoa.

O livro “Comunicação e transformações da Indústria Criativa: Cinco anos do PPGCIC” explora as transformações ocorridas no campo da comunicação e da indústria criativa durante os cinco primeiros anos do Programa, considerando a trajetória do mesmo, os produtos gerados e as pesquisas desenvolvidas.

A obra é uma contribuição significativa para o campo da comunicação e indústria criativa, abordando tópicos atuais e relevantes que refletem o compromisso contínuo do Programa com a pesquisa e o desenvolvimento nesta área em constante evolução.

 

O lançamento foi uma forma de reforçar a relação do PPGCIC com a comunidade de São Borja, assim como reafirmar o compromisso com a produção de conhecimento sobre Indústria Criativa na região.

“Comunicação e transformações da Indústria Criativa” está disponível gratuitamente em sua forma física e digital. É possível acessá-lo pelo link

Se preferir, acesse o livro pelo QRCode

Mostra de PD&Is atrai alunos dos cursos de graduação da Unipampa

O programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Borja, realizou, entre os dias 14 e 21 de novembro, a Mostra de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&Is), no Hall do Campus I. Como parte da campanha de divulgação do processo seletivo para ingresso regular deste ano, que visa destacar a transformação pessoal e profissional impulsionada pela comunicação e criatividade, os egressos do Programa foram convidados a exporem o desenvolvimento de seus PD&Is. Ao total, cinco produtos de inovação foram expostos. 

A proposta da Mostra foi divulgar o que está sendo produzido no âmbito do PPGCIC, consolidando o compromisso de aproximar o Programa aos cursos de graduação da Unipampa. A iniciativa visa não apenas a apresentação de projetos inovadores, mas também a inspiração dos estudantes para enxergarem a comunicação como uma ferramenta transformadora de realidades.

Mostra de PD&Is aproximou o Programa dos cursos de graduação da Unipampa.

Durante a semana dedicada à Mostra, os estudantes puderam explorar a variedade de projetos que demonstram como a criatividade é trabalhada no PPGCIC. Os trabalhos expostos abrangeram as duas linhas de pesquisa: Comunicação como indústria criativa e Comunicação para indústria criativa. 

A participação ativa dos estudantes de graduação nas atividades propostas durante a Mostra foi fundamental para fortalecer os laços entre os diferentes níveis acadêmicos e promover a troca de experiências. 

Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar como a criatividade é desenvolvida no PPGCIC.

 

Confira os PD&Is expostos na Mostra:

Museus em redes: cultura, jornalismo e história. 

Desenvolvido pela egressa Nathalia Lopes e orientado pela Profa. Dra. Vivian de Carvalho Belochio, o projeto piloto foi uma franquia jornalística com atuação em múltiplas plataformas, na qual foram veiculadas notícias e conteúdos multimídia sobre os museus das cidades Alegrete e São Borja, localizadas na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

A iniciativa alcançou diversos públicos, como alunos de escolas públicas e outras instituições. Por meio do jornal impresso e das publicações online ampliou-se o número de informações sobre os museus públicos da Fronteira Oeste. 

Desgarrados – quatro décadas da canção.

Desenvolvido pelo egresso Matheus Bernardes e orientado pela Profª. Drª. Luciana Menezes Carvalho, é um webdocumentário polifônico e transmidiático sobre os 40 anos da canção “Desgarrados” de Sérgio Napp e Mário Barbará. Gravado nas cidades de Porto Alegre-RS e Uruguaiana-RS em outubro de 2021, o documentário conta com os depoimentos de Marlene Pastro, Victor Hugo, Luiz Carlos Borges, Neto Fagundes, Pirisca Grecco, Ayrton Patineti dos Anjos, Antônio Costaguta e a condução do jornalista Matheus Bernardes o documentário busca pelas falas desses representantes do meio artístico-cultural e imagens de arquivo a reflexão sobre a importância da música e seu significado, no passado, e 40 anos depois.

Pampa Tattoo

Websérie documental sobre prática profissional da tatuagem na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, produzido por Bianca Obregon Fazion e orientado pela Profª. Drª Alciane Baccin. Buscou desenvolver um registro histórico e documental da tatuagem, refletindo sobre a prática enquanto forma de expressão e profissão, buscando contribuir para seu reconhecimento. A escolha de utilizar o formato websérie documental, se deu a partir da percepção da importância de pensarmos conteúdos jornalísticos criativos para as mídias sociais, buscando explorar as potencialidades que essa mídia oferece.

RELAÇÕES PÚBLICAS E GAMIFICATION

O projeto teve como objetivo geral desenvolver uma gamificação para a gestão de relacionamentos internos na indústria criativa, com objetivos específicos, como identificar falhas nos relacionamentos internos, mapear os perfis dos jogadores, idealizar, prototipar, testar e aplicar o jogo com os servidores do IFFar, e mensurar os resultados.

Desenvolvido por Anderson Lovato com orientação da Profa. Dra. Marcela Guimarães e Silva. A pesquisa resultou também na implementação de uma gamificação chamado “GamIFFar”, que teve como objetivo melhorar a comunicação interna e promover o desenvolvimento de habilidades entre os servidores de uma instituição de ensino. O jogo incluiu atividades que desafiaram os participantes a refletir sobre seus superpoderes (habilidades) e a promover a colaboração e a comunicação eficaz.

Comunicação acessível: um guia prático para acessibilidade em produções audiovisuais  

Milene Marchezan da Silva, com orientação do Prof. Dr. Joel Felipe Guindani, desenvolveu o Guia Comunicação Acessível no formato de websérie, que trata sobre a temática da produção de audiovisual acessível. Tem o propósito de contribuir com a disseminação de conhecimento sobre a temática do audiovisual acessível, pensando em incentivar a produção de vídeos acessíveis e consequentemente diminuir as barreiras comunicacionais ao público cego e surdo.

O Guia Comunicação Acessível foi um produto pensado para os editores audiovisuais em geral, indivíduos que possivelmente pesquisam informações para este tipo de produção através de ferramentas de busca na internet, em sites que se relacionem à temática ou em vídeos com tutoriais no YouTube.

 

PPGCIC apresenta workshop na Feira do Empreendedorismo Feminino em São Borja

No último domingo, dia 19 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) participou da Feira do Empreendedorismo Feminino, onde promoveu a oficina “Instagram: o que funciona e o que não funciona na divulgação do seu produto”.

PPGCIC em integração com a comunidade de São Borja em evento sobre empreendedorismo. Créditos: organização do evento.

A oficina foi ministrada pela discente do PPGCIC Jéssica Martinez e teve como público mulheres empreendedoras. O objetivo principal do workshop era familiarizar as participantes com o uso das ferramentas digitais da rede social Instagram, visando impulsionar o comércio de produtos. Durante a oficina, as empreendedoras tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos e estratégicos, para irem além da simples presença online de seus produtos. Questões fundamentais foram abordadas, como o funcionamento do Instagram, as possibilidades dentro da plataforma, os diversos formatos disponíveis e os tipos de conteúdo que podem ser criados.

A discente Jéssica Martinez apresentou a oficina para mulheres empreendedoras.

A orientação concentrou-se em capacitar as participantes a definir estrategicamente seu posicionamento na plataforma. Isso incluiu a escolha cuidadosa dos formatos mais adequados e dos tipos de conteúdo que melhor se alinham à proposta de seus negócios. A parte prática da oficina consistiu em guiá-las na elaboração de um calendário de publicações a partir das informações repassadas.

Discentes e docentes do Programa estiveram presentes na Feira. Crédito: organização do evento.

A feira, que foi realizada na Praça da Lagoa em São Borja, aconteceu em alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino, data instituída no município pela Lei 6.054. Essa iniciativa proporcionou uma valiosa integração entre o PPGCIC e a comunidade de São Borja.

Penúltimo dia para Inscrição no Processo Seletivo do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa na Unipampa São Borja

Os interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, têm apenas hoje e amanhã para efetuarem suas inscrições. O prazo, estabelecido pelo Edital Nº 397/2023, encerra-se amanhã, dia 21 de novembro de 2023.

Mas atenção! O envio do memorial descritivo pode ser realizado até o dia 30 de novembro de 2023, para o e-mail do Programa: <ppgcicunipampa@gmail.com>. É possível encontrar, no Edital, as especificações para a elaboração do memorial.

Podem se inscrever graduados ou prováveis formandos, independentemente de suas áreas de formação. No total, são ofertadas 14 vagas, sendo 10 destinadas à ampla concorrência, 01 reservada para candidato técnico-administrativo em educação da Unipampa e 03 reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.

A inscrição deve ser realizada por meio de um formulário online, disponível no seguinte endereço eletrônico: https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/visualizarProcessoSeletivo/13419

Para conferir outras informações sobre o processo seletivo, consulte o Edital no link

PPGCIC promove autoavaliação do Seminário de Meio Termo

Na última sexta-feira, dia 10 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) realizou uma autoavaliação durante a aula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com a presença dos docentes e dos discentes da 7° turma do Programa.

O evento abordou diversos tópicos discutidos no Seminário de Meio Termo da CAPES, proporcionando uma visão abrangente da área. Entre os temas destacados, foram apresentadas informações sobre o número total de programas de pós-graduação no Brasil, a média de notas da área e a posição do PPGCIC como o único programa profissional de Comunicação na Região Sul em pleno funcionamento.

Autoavaliação foi feita por docentes e discentes da 7° turma do Programa.

Um ponto de destaque na avaliação foi a queda no total de artigos na área nos últimos dois anos, levando a uma análise mais profunda sobre os desafios e oportunidades que esse cenário apresenta para o Programa. Atualmente, existem 18 programas profissionais na área de Comunicação e Informação, com 287 docentes e 864 alunos, evidenciando um crescimento expressivo em comparação com 2012, quando os programas profissionais contavam com menos de 100 alunos e 60 professores.

A autoavaliação do PPGCIC a partir dos resultados do Seminário de Meio Termo proporcionou percepções valiosas sobre o atual cenário da pós-graduação brasileira, destacando a importância contínua do Programa na formação de profissionais qualificados na área de Comunicação e Indústria Criativa.

A discussão dos dados é importante para o aprimoramento do Programa.

 

Coordenação do PPGCIC participa do Seminário de Meio Termo da CAPES

Nos últimos dias 26 e 27 de outubro, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) participou do Seminário de Meio Termo promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Brasília. 

 

O Seminário de Meio Termo é um encontro que reúne coordenadores e representantes de programas de pós-graduação (PPGs) de todo o país. O objetivo principal é discutir o andamento do processo avaliativo referente ao quadriênio 2021-2024, bem como os aprimoramentos planejados para o quadriênio 2025-2028. O Seminário, que ocorre no terceiro ano de cada ciclo de avaliação, cria um espaço fundamental para o planejamento e melhoria dos processos avaliativos, além de proporcionar oportunidades para compartilhar experiências e analisar o desempenho dos PPGs nos primeiros anos do quadriênio.

 

Durante o Seminário de Meio Termo, os dados dos PPGs, fornecidos pelas instituições de ensino superior e pesquisa através do módulo Coleta da Plataforma Sucupira, foram apresentados e discutidos pelos participantes da área de Comunicação e Informação. Gabriel Sausen Feil, coordenador do PPGCIC, representou o Programa durante o evento. Sua participação foi fundamental para compartilhar as experiências do Programa e contribuir para a discussão estratégica sobre o futuro da área de Comunicação e Informação no cenário da pós-graduação brasileira.

Coordenadores dos programas profissionais na área Comunicação e Informação reunidos no Seminário de Meio Termo da CAPES. 

Informações: CGCOM/CAPES

PPGCIC abre inscrições para ingresso regular 2024/01

O mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Borja, por meio do Edital Nº 397/2023, está com inscrições abertas de 01 a 21 de novembro de 2023. O Edital está disponível no link

O processo seletivo se constitui de uma única etapa: prova oral, a ser realizada, de forma remota (Google Meet), entre os dias  04 e 08 de dezembro de 2023. Essa prova versa sobre dois eixos: eixo memorial descritivo e eixo questões a partir de produções bibliográficas, técnicas e experiências profissionais contidas no Currículo Lattes.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) conta com duas linhas de pesquisa, são elas e suas vagas:

  • Linha 01 – Comunicação como indústria criativa: arte, produção audiovisual e convergência de mídias – 08 (oito) vagas ofertadas;
  • Linha 02 – Comunicação para indústria criativa: educação, memória, política e economia 06 (seis) vagas ofertadas. 

Podem se inscrever graduados ou prováveis formandos, independente de suas áreas de formação. Ao total são ofertadas 14 (quatorze) vagas, destas, 10 (dez) são destinadas para ampla concorrência (universais), 01 (uma) é reservada para candidato técnico-administrativo em educação da Unipampa e 03 (três) são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência. 

Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher um formulário de inscrição on-line, disponibilizado no seguinte endereço eletrônico: https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/visualizarProcessoSeletivo/13419

Confira o Cronograma completo, assim como outras informações, no link do Edital.