Semana Acadêmica | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Semana Acadêmica

VII Semana Acadêmica do Turismo

A VII Semana Acadêmica de Turismo ocorreu entre os dias 03 e 07 de Junho, na cidade de Jaguarão/RS. Com o tema Hospedagem e Hospitalidade. O evento teve uma semana intensa de atividades voltadas aos discentes e profissionais do turismo.

A Semana Acadêmica tratou de diversos minicursos e oficinas (Lattes), visitação monitorada pelo Cemitério das Irmandades e o Sitio Procedência, Mostra Gastronômica, apresentações de trabalhos, e muito mais.

Nesse ano o curso de Turismo completou 10 anos, então para finalizar a VII Acadêmica de Turismo,  os docentes e discentes do curso cantaram parabéns para o mesmo.

Clicando Aqui, é possível acessar as fotos que mostram como foi nossa Semana acadêmica.

V Mateando com Turismo e VI Semana Acadêmica do Turismo

O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo promoveu, entre os dias 14 e 18 de maio de 2018, o VI Semana Acadêmica do Turismo, com o tema Planejamento e Gestão. O evento teve uma semana intensa de atividades voltadas aos discentes e profissionais do turismo.

Para iniciar as atividades e integrada a sua programação ocorreu o V Mateando com Turismo, que é um projeto de extensão de frequência semestral que visa integrar o trade turístico e a academia. Nesta quinta edição, o V Mateando com Turismo teve como proposta de discussão o Turismo Pedagógico como segmento de mercado, e contará com a presença do Sr. Pedro Vieira, proprietário do Sítio Amoreza, que fica no município de Morro Redondo.

A Semana Acadêmica tratou, ainda, diversos minicursos e oficinas (Libras e Lattes), visitação monitorada pelo Cemitério das Irmandades e Roteiro Pampatur Acolhe, Mostra Gastronômica, apresentações de trabalhos, discutirá o marketing esportivo, acessibilidade e muito mais.

V Semana Acadêmica do Turismo

No último dia da V Semana Acadêmica do Turismo, na sexta-feira, ocorreu a Oficina de LIBRAS, com a intérprete da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, Mônica Garcia e a discente do curso de Gestão de Turismo Victória Porto. As duas ensinaram um pouco da história da Língua de Sinais no Brasil e no mundo. Na oficina foi possível aprender saudações, verbos, expressões e outros tantos sinais, ao final foi realizada uma dinâmica com o objetivo de integração e memorização de LIBRAS.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

À noite, tivemos a presença da MBA Renata Miranda, que falou sobre como construir um futuro de sucesso, não só no Turismo, mas também na vida pessoal e profissional.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

V Semana Acadêmica do Turismo

Na quinta-feira à tarde foi a vez de um saboroso minicurso de Degustação de Vinhos com Profª Ma. Ângela Marcon. A enóloga falou sobre elaboração, degustação e harmonização. Na degustação foi possível aprender as técnicas para apreciar o vinho tinto, branco e espumante.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

No turno da noite, a Profª Ma. Ângela Marcon ministrou uma palestra sobre Enoturismo, na qual discorreu sobre a história da atividade turística em áreas produtoras de vinho.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

V Semana Acadêmica do Turismo

Na quarta-feira, dia 21/06, foi outro dia de atividades intensas. Pela manhã realizou-se a Oficina de Lattes no Laboratório de TIC com a Profª Ma. Patrícia Severo e a Profª Ma. Alessandra Buriol, e com auxilio dos discentes Alef Caldeira e Helora Ávila.

À tarde foi à vez de conhecer o Cemitério das Irmandades e todo o patrimônio cultural presente nele. Assim, foi realizado m tour diferenciado que mostrou as potencialidades do turismo em cemitérios. A atividade foi desenvolvida pelo Laboratório do curso de Gestão de Turismo, sendo que diversos alunos discorreram sobre o processo histórico de construção do cemitério. A atividade contou com a participação da Profª Ma. Charlene Del Puerto, que é pesquisadora do tema – turismo em cemitérios – que em diversos momentos fez intervenções para explicar as iconografias e símbolos presentes nos túmulos.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

E, no turno da noite ocorreu a palestra Turismo em Cemitérios com a Profª Ma. Charlene Del Puerto, que fez uma abordagem da relação humana com a morte, além de trazer diversos exemplos de cemitérios que já possuem fluxo turístico. O fim da noite contou com o som da banda Carraspana.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

IV Seminário Binacional do Turismo e da V Semana Acadêmica do Turismo

O segundo dia ( 20/06/17) do IV Seminário Binacional do Turismo e da V Semana Acadêmica do Turismo foi um dia repleto de atividades.

No turno da manhã foi realizado um City Tour, com acompanhamento dos discentes do curso de Gestão de Turismo e sob a responsabilidade da Prof. Alessandra Buriol Farinha. A atividade foi realizada a pé e teve como ponto inicial a visitação guiada pelo Museu Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, logo após o grupo encaminhou-se para a Igreja Imaculada Conceição – que está parcialmente interditada. O atrativo turístico seguinte foi o Teatro Esperança, onde foi possível conhecer um pouco da história e toda a sua infraestrutura física. Foram visitados outros pontos turísticos importantes como o Largo das Bandeiras (onde pode ser contemplado a Igreja Matriz Divino Espirito Santo, os clubes Jaguarense e Harmonia e vários outros prédios históricos), a Praça do Desembarque, e o City Tour foi finalizado no Caís do Porto, de onde por ser vista a Ponte Internacional Barão de Mauá e a cidade vizinha Rio Branco/Uruguai.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

Já no turno da tarde foram realizadas apresentações de trabalhos científicos. As apresentações foram divididas em Grupos de Trabalhos (GTs) que aglutinava trabalho com temas e abordagens semelhantes, esta estruturação se deu com a intenção de desenvolver discussões e sugestões de pesquisas.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

No intervalo entre os GTs e as palestras da noite, o IV Seminário Binacional do Turismo e da V Semana Acadêmica do Turismo contou com a belíssima apresentação da Invernada Infantil do CTG Rincão da Fronteira. Os pequenos distribuindo sorrisos e mostraram um pouco da cultura gaúcha, arrancando aplausos da plateia.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

Na palestra da noite, contamos com as ilustres presenças: do Secretário Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vitor Hugo; do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Jaguarão, Rodrigo Segóvia; da Secretária Municipal de Esporte, Cultura e Turismo de Santa Vitória do Palmar, Maria do Rosário; e dos diretores  e técnicos de Turismo de várias localidades do Uruguai como: Eduardo Yañez (Diretor de Turismo de Cerro Largo), Rodrigo Oliveira (Diretor de Turismo de Treinta y Tres), Luis Barragan (Técnico de Turismo de Maldonado), Carolina Moreira (Técnica de Turismo de Rocha), Ana Caram (Diretora de Turismo de Rocha) e Ivone Castillo (Diretora Interina de Lavalleja).

Em cada fala pode ser observado o planejamento turístico e como suas cidades tem desenvolvidos os atrativos turísticos. Ainda, foram apontado diversos projetos futuros em comum.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

IV Seminário Binacional do Turismo e da V Semana Acadêmica do Turismo

Na segunda-feira, dia 19 de junho, foi realizada a cerimônia de abertura do IV Seminário Binacional do Turismo e da V Semana Acadêmica do Turismo e da UNIPAMPA – Campus Jaguarão. A solenidade contou com a presença da Diretora do Campus Jaguarão, Profª Dra. Ana Cristina Rodrigues, e da Coordenadora Acadêmica, Profª Dra. Paula Trindade.

A palestra de abertura contou com as presenças Profª Drª Susana Gastal e a doutoranda Ana Maria Beber, ambas representando a Universidade de Caxias do Sul. A primeira fala foi da Profª Gastal que tratou sobre o tema Fronteira e suas particularidades; levando assim questionamentos aos participantes sobre os possíveis entendimentos de Fronteira.

Logo após, a doutoranda Ana Beber desenvolveu a sua fala sobre gastronomia de fronteira, e como este pode contribuir para a inovação turística na fronteira. A abordagem trouxe diversos exemplos de atrativos turísticos gastronômicos.

Fotos: Dhieneffer Botelho Centeno

IV Semana Acadêmica de Turismo

A IV Semana Acadêmica de Turismo ocorreu entre os dias 24 e 27, na cidade de Jaguarão/RS, tendo sua abertura ocorrido às 19 horas, no Theatro Esperança, que contou com a apresentação do Espetáculo Musical: Fabían Severo e Ernesto Díaz.

Folder de divulgação da abertura da IV Semana Acadêmica de Turismo

Nos demais dias, a IV Semana Acadêmica de Turismo contou com, em sua programação com as seguintes atividades:

Programação da IV Semana Acadêmica de Turismo

A IV Semana Acadêmica teve seu encerramento no Clube 24 de Agosto em Jaguarão, tendo como principal atração a palestra “Amorosidade e Autopoiése”, ministrada pela Profa. Dra. Maria Luiza Batista (UCS).

Encerramento da IV Semana Acadêmica de Turismo