PPGCIC avança na avaliação da Capes e conquista nota 4 em sua primeira quadrienal

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está comemorando o resultado de sua primeira avaliação quadrienal, conduzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O mestrado profissional conquistou nota 4, o que representa o reconhecimento da qualidade do curso. O processo de avaliação está relacionado com os primeiros quatro anos de atuação do PPGCIC.

A nota 4 foi baseada em três pilares de avaliação da Capes: programa, formação e impacto na sociedade. O programa conquistou o conceito Muito Bom em todas as categorias. Essa avaliação é atribuída, geralmente, para programas com nota 5. Segundo a Capes, “para o caso de programas novos e/ou em consolidação, a Área adotou como padrão a subida máxima de um nível”. Por isso, o PPGCIC avançou de nota 3 para nota 4.

Registro do Lançamento do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) em dezembro de 2016.

O coordenador do curso, Gabriel Feil, ressalta a relevância da conquista para o mestrado profissional, que tem proposta peculiar e busca integração ampla com a sociedade. Isso ocorre tanto por meio de estratégias e projetos do corpo docente quanto por meio de ações dos discentes, como os projetos de desenvolvimento e inovação (PDIs), orientados pelos professores durante o curso, que tem duração de dois anos. “A nota 4 representa, em primeiro lugar, um avanço, pois o Programa subiu de nota (geralmente, como foi com o PPGCIC, os programas iniciam as suas atividades com a nota 3). Em segundo lugar, a nota 4 representa o início da fase de consolidação do Programa e a sinalização para a possibilidade de já propor um curso de doutorado. O Programa já tem uma história, que passa agora a ser reconhecida formalmente. Por fim, não podemos deixar de chamar a atenção para o fato de que o PPGCIC ficou com o conceito máximo (Muito Bom) nos três quesitos que compõem a avaliação (programa, formação e impacto na sociedade). Não ficou com a nota 5 (nota máxima para programas que ainda não têm doutorado) porque a área adotou como critério padrão, para o caso de programas novos e/ou em consolidação a subida máxima de um nível”.

Primeiro Talk Criativo, em 2018.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) da Unipampa, Fábio Leivas, salienta a importância da parceria entre o Programa e a universidade, através da Proppi e da direção do campus São Borja, para o resultado positivo da avaliação quadrienal. “Primeiramente, gostaria de pontuar que esta nota 4 obtida pelo PPGCIC é muito merecida e é fruto do resultado do trabalho dos docentes e discentes do curso, que, com apoio Institucional (do campus e da Proppi), conseguem desenvolver projetos de muita qualidade. Isso resulta em dissertações desenvolvidas de grande impacto na sociedade e mostra maturidade do grupo de trabalho. Para a Unipampa, a elevação da nota é muito importante, pois mostra que as Políticas Institucionais de apoio à Pós-Graduação estão dando resultados positivos”. 

Apresentação de PD&I’s da primeira turma do PPGCIC, em 2017.

Proposta de doutorado profissional

Leivas destaca, também, que, a partir de agora, o PPGCIC pode voltar seus esforços para a elaboração de projeto de doutorado profissional. “Ainda vale ressaltar que [a nota 4] mostra que o curso está em processo de crescimento e consolidação, uma vez que, logo na primeira avaliação, teve conceito aumentado, estando apto, agora, a montar uma proposta de doutorado”, afirma. O coordenador do PPGCIC, Gabriel Feil, destaca que o corpo docente deverá assumir esse desafio nos próximos anos.

O coordenador de Área dos Programas Profissionais da área de Comunicação e Informação na Capes, Eliezer Pires, atualmente candidato para novo período no cargo, lembra que não existem, até o momento, doutorados profissionais na Comunicação e Informação. Logo, trata-se de um projeto que precisa ser organizado. “Neste quadriênio (2021-2024), temos o horizonte do doutorado profissional em nossa área. Nossos programas profissionais já possuem condições para dar esse passo. As características e expectativas que se tem em relação ao doutorado profissional configuram uma tarefa de formação de profissionais altamente qualificados para a prática profissional avançada e transformadora em contextos diversos. O doutorado profissional na área diferenciar-se-á do acadêmico, na medida em que se vincula a pesquisa à sua aplicabilidade e à proposição de soluções para problemas do cotidiano social e organizacional. Em relação ao mestrado profissional, distinguir-se-á pelo escopo da situação problema ser mais abrangente; o programa de pesquisa é mais extenso e a mobilização de recursos teórico-metodológicos apresenta maior complexidade”, observa. Sobre a avaliação em Muito Bom do PPGCIC em todos os quesitos da quadrienal, Pires comenta que, pelos conceitos obtidos, pode-se entender o Programa como nota 5. Ele explica que a nota 4 é reflexo de uma “política da área, de reconhecimento gradual”. 

O diretor do campus São Borja, Valmor Rhoden, salienta que ambos os programas de pós-graduação do campus São Borja foram avaliados como nota 4. O fato está sendo comemorado. “Nós, da direção de campus, estamos muito felizes com este conceito 4 dos nossos dois mestrados profissionais. Queremos parabenizar a comunidade acadêmica dos cursos por essa conquista: coordenação, professores, técnicos e nossos acadêmicos. É um reconhecimento da consolidação do ensino de qualidade que temos na Unipampa – São Borja, que, agora em outubro, [completará] 16 anos de atuação aqui na cidade”, destaca.

 

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