PPGCIC e EMEF Ubaldo Sorrilha da Costa realizam projeto de extensão “Nas margens do Rio Uruguai: passado, presente e futuro”, com o objetivo de contribuir para a aproximação da universidade com a rede de educação básica de São Borja.

O projeto de extensão intitulado “Nas Margens do Rio Uruguai: passado, presente e futuro”, foi criado com o intuito de contribuir para a aproximação da Unipampa com a rede de educação básica de São Borja. Com a coordenação dos professores Evandro Ricardo Guindani, e Marcela Guimarães e Silva da Unipampa, juntamente com o Prof. Fredi Vladimir Medeiros da Silva, da EMEF Ubaldo Sorrilha da Costa.
Uma das ações do projeto resultou na parceria entre o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Unipampa – Campus São Borja com a escola EMEF Ubaldo Sorrilha da Costa, por meio da realização do estágio social da arquiteta e discente do PPGCIC, Alice Carvalho.
No dia 05 de setembro foi realizada a primeira oficina de fotografia, ministrada por Alice Carvalho, juntamente com o técnico em audiovisual da Unipampa e egresso do PPGCIC, Sáryon da Costa Azevedo. Durante a atividade os alunos trabalharam técnicas de fotografia, diretrizes de imagem de espaços urbanos, edificações e cenários reais. Participaram da oficina 24 alunos do sexto ano do ensino fundamental, acompanhados dos professores da escola.

O projeto prevê ainda a realização de palestra aos alunos do sexto ano sobre a importância da universidade pública e da Unipampa para a comunidade e vida dos moradores locais do bairro Passo, com Gabrieli Dorneles Carvalho de Souza, acadêmica de Ciências Humanas da Unipampa e colaboradora do projeto. Os alunos do sexto ano também irão realizar uma visita guiada às instalações da Unipampa, ao Porto e ao Museu Apparicio Silva Rillo, para colocar em prática os conhecimentos sobre fotografia. Posteriormente, será realizada uma Mostra Fotográfica Itinerante no Hall da Escolas Ubaldo Sorrilha da Costa e da Unipampa, com exposição das fotografias produzidas pelos alunos. Os pais dos alunos da EMEF Ubaldo Sorrilha da Costa, irão participar de uma palestra com o objetivo de conhecer os cursos da Unipampa, bem como a política de assistência social da universidade.

O projeto visa reforçar a importância de olhar a Universidade, a partir das comunidades nas quais ela está inserida como parte integrante da vida social, comprometendo-a, com o desenvolvimento regional. Tem por objetivo contribuir no combate à evasão escolar, fomentando nos adolescentes o desejo em planejar seu futuro (vida profissional), “a ideia é criar condições para que os mesmos façam uma conexão entre passado, presente e futuro, fazendo-os compreender que podem construir seu futuro no mesmo lugar em vivem e viveram seus antepassados, ou seja, às margens do Rio Uruguai”, ressalta a equipe do projeto.

 

Acompanhe o PPGCIC nas redes sociais!

Facebook l Site l Instagram I Twitter l