Este ano o Programa de Pós-Graduação em Administração aprovou sete artigos no SemeAD 2019. Abaixo você confere os artigos aprovados.
Artigo: “BIG FIVE E PHUBBING”: Investigando a relação dos traços de personalidade com o ato de ignorar pelo smartphone
Autores: Marina Valim Bandeira (PPGA/UNIPAMPA); Kathiane Benedetti Corso (PPGA/UNIPAMPA).
Resumo
Nos últimos anos, observou-se a popularização dos celulares inteligentes, chamados smartphones. Seu uso constante tem trazido problemas aos usuários e a quem com convive com eles. Nesse sentido, surge o comportamento do phubbing, que é caracterizado pelo ato de ignorar quem está a sua volta para prestar atenção em seu smartphone. Estudos têm sido realizados para investigar o que está por trás desse comportamento. Foram identificadas questões como dependência de internet, de smartphone e das redes sociais. Porém, questões como as personalidades dos individuos ainda não foram investigadas. Logo, o presente estudo tem como questão problema “qual a relação entre os cinco traços de personalidade individual (neuroticismo, extroversão, amabilidade, conscienciosidade e abertura a novas experiências) e o comportamento do phubbing nos estudantes universitários brasileiros usuários de smartphone?”. O estudo sucedeu-se a partir da aplicação de um survey por meio online para a amostra de universitários e utilizou técnicas de estatística descritiva e regressão múltipla para responder aos objetivos propostos. Descobriu-se que o nível de phubbing é considerado moderado entre a amostra selecionada. O comportamento também é positivamente influenciado por indivíduos com traços correspondentes ao neuroticismo e amabilidade. Já indivíduos com traços de conscienciosidade e abertura a novas experiências possuem influência negativa no comportamento.
Artigo: Motivações para uso do Instagram: uma adaptação e validação da escala de Sheldon e Bryant ao contexto brasileiro
Autoras: Mikaela Daiane Prestes Floriano (PPGA/UNIPAMPA); Andressa Hennig Silva (PPGA/UNIPAMPA)
Resumo
Este estudo tem como objetivo validar, a partir da tradução e adaptação transcultural, a Escala de Motivações para uso do Instagram, desenvolvida por Sheldon e Bryant (2016), para o contexto brasileiro. Para tanto, empregou-se a metodologia de adaptação transcultural sugerida por Beaton et al. (2000), estruturada a partir das etapas de tradução, síntese, retradução, avaliação por um comitê de especialistas, pré-teste de equivalência e avaliação pelo comitê desenvolvedor do instrumento. Do mesmo modo, para a validação estatística da escala, realizou-se uma pesquisa online com 317 usuários do Instagram, utilizando a versão final do questionário traduzido. Para análise da validade do instrumento, foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória (AFE), empregando os testes de significância de Bartlett e o de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin (KMO). Após o cumprimento dos seis estágios prescritos por Beaton et al. (2006) e realização de todas as alterações necessárias, desenvolveu-se a versão final da escala. Obteve-se sustentação estatística para a validação do instrumento, sendo necessária somente uma rodada de testes para que se encontrasse os índices satisfatórios e para que as variáveis se adequassem a AFE. As 20 variáveis que compõem o instrumento resultaram na formação de cinco fatores: documentação, vigilância, popularidade, relacionamento interpessoal e criatividade. Concernente a estrutura dos fatores extraídos, salienta-se a integridade do fator Documentação tal qual a versão original do instrumento, sendo as principais diferenças entre a escala original e a versão adaptada ao contexto brasileiro, a variação de mensuração das questões, a realocação de variáveis nos fatores e a apresentação de uma nova dimensão, denominada, por este estudo, como Relacionamento Interpessoal. Os resultados evidenciam que a referia escala apresenta índices de confiabilidade adequados para uso no Brasil, podendo ser utilizada em estudos futuros de diferentes áreas do conhecimento.
Artigo: Atores da Sociedade e Dados Governamentais Abertos: O que Revelam os Planos de Dados Abertos das Universidades Federais
Autores: João Roberto de Lima Gaffrée (PPGA/UNIPAMPA); Cláudio Sonaglio Albano (PPGA/UNIPAMPA).
Resumo
Governos estão utilizando novas ferramentas de gestão, como forma de atender as novas demandas da sociedade. Entre estas, se destacam ferramentas que fazem uso das tecnologias da informação como: governo aberto e dados abertos. As Universidades Federais são um importante agente governamental no Brasil, entre seus objetivos a produção e disseminação de conhecimento em conjunto com a sociedade, é um dos principais. Por intermédio de uma pesquisa documental, este trabalho teve como objetivo: identificar o papel reservado para atores da sociedade nos planos de dados abertos, desenvolvidos pelas Universidades Federais Brasileiras. Os resultados demonstram que os atores da sociedade são fortemente considerados com relação à demanda por dados, em processos anteriores a dados abertos. Entretanto precisam receber maior atenção nas etapas que podem possibilitar a estes atores maior consumo e uso dos dados publicados em formato aberto. Também confirmam a forte relação da área de tecnologia da informação com o tema dados abertos.
Artigo: A integração e o convívio de mulheres muçulmanas no mercado de trabalho – um estudo sobre diversidade cultural e religiosa na cidade de Santana do Livramento/RS
Autores: Luise Bittencourt Peres (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA).
Resumo
Percebe-se o quanto a diversidade cultural está cada vez mais presente nas atividades cotidianas, intensificada pela globalização e pelas migrações que permitem com que sociedades com diferentes culturas, religiões e costumes convivam umas com as outras. De acordo com Gümüsay (2017), com o crescimento das religiões em torno do planeta, acredita-se que uma religião de um determinado país interaja com costumes estrangeiros ou minoritários de outros países, neste sentido, as organizações e sociedade devem dispor de ferramentas para lidar com a pluralidade. Entende-se que a dificuldade de integração pode estar presente principalmente nas mulheres muçulmanas de origem e muçulmanas convertidas que, por possuírem costumes muito diferentes da maioria das mulheres locais, podem ter maior dificuldade de adaptação e aceitação. Com base nesse pensamento, esta pesquisa procurou identificar a integração e o convívio das mulheres muçulmanas de Santana do Livramento/RS no mercado de trabalho local sem abrirem mão da sua cultural e religião. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com característica descritiva, por meio de uma pesquisa de campo e coleta de dados realizada através de observação não participante e entrevistas semiestruturadas em grupo com oito mulheres muçulmanas. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Ao final deste estudo viu-se que, segundo as mulheres muçulmanas as organizações de Santana do Livramento não estão preparadas para recebê-las por não saberem administrar as diferenças culturais que estas possuem. Além disso, o preconceito que está presente na sociedade dificulta a inclusão das diversidades nas organizações, com isso as mulheres muçulmanas desenvolvem suas atividades principalmente em empresas de familiares que comungam da mesma religião.
Artigo: Consumo sustentável: panorama recente da discussão internacional e a proposição de um conceito
Autores: Luise Bittencourt Peres (PPGA/UNIPAMPA); Bruna Coradini Nader Adam (PPGA/UNIPAMPA); Débora Nayar Hoff (PPGA/UNIPAMPA).
Resumo
Desde a década de 1970 percebe-se a inserção do desenvolvimento sustentável nas pautas de importantes reuniões mundiais, como na Conferência de Estocolmo em 1972, na do Rio de Janeiro em 1992, em Joanesburgo em 2002, além da Rio+20 realizada em 2012. A partir do reconhecimento de que o atual padrão de consumo da sociedade, baseado no capitalismo, demanda bastante dos recursos naturais, que muitas vezes não são renováveis, surge a preocupação e o tema do consumo sustentável. Desta forma busca-se, por meio da presente pesquisa, estabelecer que é estabelecer um panorama recente da discussão internacional sobre o consumo sustentável, verificando os conceitos utilizados para a proposição de um próprio conceito de consumo sustentável através de uma pesquisa de abordagem qualitativa e método bibliográfico. As bases pesquisadas foram Web of Science e Scopus. Foram selecionados doze artigos, publicados a partir do ano de 2000 para realizar a análise. As publicações analisadas demonstraram que há bastante diversidade no que se refere aos objetivos de pesquisa, notadamente pelo fato do tema “consumo sustentável” ser uma temática do interesse de áreas diferentes. Percebeu-se que a temática do consumo sustentável é complexa, tanto por envolver aspectos bastante variados de pesquisa (mais focados no consumidor, ou em políticas públicas, ou em ações macroeconômicas, ou em questões éticas, por exemplo), como por se tratar de um tema incontestavelmente urgente do ponto de vista ambiental.
Artigo: Governança em clusters: uma revisão sistemática de literatura
Autores: Paola Rosano Rodrigues (PPGA/UNIPAMPA); Paulo Vanderlei Cassanego Junior (PPGA/UNIPAMPA); Márcia Vanessah Pacheco Abbondanza (PPGA/UNIPAMPA)
Resumo
A teoria a respeito dos benefícios da aglomeração para organizações é bastante ampla e apresenta evolução em diferentes disciplinas. Algumas destas vantagens já foram bastante discutidas, sendo um exemplo a criação de redes densas de organizações geograficamente próximas que facilitam processos de aprendizagem e inovação. Entretanto, um tema que ainda suscita discussões na academia diz respeito à questão da governança em clusters. Entende-se que para conhecer a temática faz-se necessária a execução de uma Revisão Sistemática Literária (RSL) sobre este tema. Desta forma o objetivo do estudo consiste em analisar qual o estado da arte das pesquisas sobre Governança em Clusters. A teoria utilizada de forma sucinta serviu como base para compreender a relação da governança em clusters, em que a governança analisa a dicotomia entre poder e confiança, hierarquia e reciprocidade, conforme Ybarra e Sanchez (2014). As estruturas de governança de cluster aparecem no trabalho de Bocquet e Mothe (2010), enquanto as disfuncionalidades que podem ocorrer nos relacionamentos intra-cluster são apontadas por estudos como o de Belso-Martínez (2015). Em relação a esta pesquisa verificou-se que a elite do corpus textual contou com nove autores, em que cada um possui dois artigos. Sobre a distribuição da reputação dos periódicos, têm-se que a primeira zona contempla cinco periódicos que seriam os mais produtivos. Foi possível verificar que os 29 periódicos estavam distribuídos em 4 países: Reino Unido, Estados Unidos, Holanda e Canadá. No que diz respeito à expressão Cluster Governance, verificou-se que está ligada a expressão Industrial Cluster. Encontrou-se também a formulação de 6 clusters, sendo dois clusters proeminentes. Foram mapeados e analisados os estudos na área de “Business, Management and Accounting” das bases de dados Scopus e Web of Science. As análises dispostas nesse trabalho foram realizadas através das três leis da bibliometria sendo essas: Lei de Lotka, Lei de Bradford, e a Lei de Zipf. A análise de caráter descritiva do corpus textual da pesquisa revelou o total de 38 artigos, sendo estes dispostos ao longo da análise do artigo. Para o auxílio dessa RSL foram utilizados os softwares Iramuteq e VOSviewer, como foram dispostos os mapeamentos e as análises do estudo.
Artigo: REDES SOCIAIS E AS ELEIÇÕES 2018: Uma perspectiva a partir da análise das redes sociais dos candidatos no segundo turno
Autores: Cristiane Ferreira de Souza Araújo (PPGA/UNIPAMPA); Paulo Cassanego Jr (PPGA/UNIPAMPA).
Resumo
As eleições presidenciais no Brasil apresentaram um cenário atípico em relação a sua dinâmica de funcionamento, descentralizando a atenção das propagandas políticas na TV e ampliando o debate político nas redes sociais. As estratégias eleitorais empregadas nas páginas oficiais dos candidatos no Facebook são questões que perpassam os estudos sobre política e internet (BRAGA e BECHER, 2013), pois os candidatos usam o espaço para mobilizar o eleitor, reenergizando as bases da organização política e estimulando o engajamento, seja ele offline ou online. Como os candidatos à Presidência da República no Brasil utilizaram as redes sociais virtuais, no segundo turno da campanha eleitoral do ano de 2018? Como objetivo geral tem-se: analisar o uso das redes sociais virtuais pelos candidatos à Presidência da República no Brasil, no segundo turno da campanha eleitoral do ano de 2018; Os objetivos específicos foram: a) analisar a composição e a evolução das redes sociais virtuais dos candidatos, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, ao longo do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras do ano de 2018. A fundamentação teórica deste estudo baseia-se em dois tópicos: Campanha Eleitoral nas Redes Sociais Virtuais e As eleições presidenciais 2018 no Brasil e seu contexto, sendo que no primeiro faz-se uma abordagem às formas mais eficazes de executar uma campanha eleitoral no ambiente virtual e o segundo tópico apresenta a legislação e diretrizes propostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as propagandas políticas, além de dados de resultado sobre a eleição 2018. O método utilizado foi a Análise de Redes Sociais, com uma abordagem quantitativa e caráter de pesquisa descritivo. Para coleta de dados, utilizou-se a ferramenta NetVizz, utilizando o software Gephi 0.9.1 para construir e analisar as redes a partir das métricas de nó (de grau, autovetor, proximidade e intermediação), e de rede (densidade e modularidade). Esclarece-se que foram extraídas das páginas oficiais dos dois candidatos à Presidência da República quatro (04) redes, nos dias 08, 15, 20 e 28 de outubro de 2018, sempre em horário próximo às 12h. Ao observar as métricas de rede e de nó percebeu-se que a rede social formada a partir das curtidas na página oficial do Facebook do candidato JB é composta por 880 nós 8.187 arestas , variando de uma rede para outra em movimento decrescente, sua densidade é de (d= 0,011) e está estruturada em seis módulos (mod=0,0358). Já a rede do candidato Fernando Haddad é composta por 196 nós 2.129 arestas aproximadamente, variando de uma rede para outra em movimento decrescente, sua densidade é de (d= 0,055) e está estruturada em quatro módulos (mod=0,0332). A partir da identificação das redes, pode-se verificar que o ator que possui mais ligações diretas não possui, necessariamente, o maior grau de intermediação, bem como, observou-se que os candidatos Jair Bolsonaro e Fernando Haddad não ocupam o primeiro lugar, por ordem de importância, em nenhuma métrica observada. Outrossim, percebeu-se que a disponibilidade de recursos financeiros e a sigla partidária ao qual pertencem os candidatos influenciaram, para mais e para menos, na utilização das mídias sociais como plataforma de comunicação dos candidatos.
Artigo: Indicadores de Desempenho: uma proposta para pecuária familiar sob a ótica conceitual do Balanced Scorecard
Autores: Rafael Fagundes Mirailh (PPGA/UNIPAMPA); Claudio Sonaglio Albano (PPGA/UNIPAMPA); Vinicius do Nascimento Lampert.
Resumo
É crescente o número de organizações que, frente ao cenário competitivo cercado de incertezas, buscam métodos e técnicas que os auxiliem no processo gerencial. A existência de um sistema de indicadores de desempenho organizacional, possibilita que seja realizada uma análise criteriosa sobre a efetividade da gestão e, consequentemente de seus resultados. atuar com a gestão organizacional em propriedades rurais voltadas à bovinocultura de corte familiar, não é uma tarefa simples. Como desenvolver uma matriz de indicadores de desempenho para a bovinocultura de corte familiar, a fim de apoiar os produtores em seus processos de tomada de decisão, visando aprimorar a gestão de suas propriedades? Com o intuito de colaborar para o atendimento da questão de pesquisa, este trabalho tem como objetivo construir uma matriz de indicadores, conforme a ótica conceitual do BSC, adaptando as dimensões propostas, originalmente no BSC para outras dimensões, relacionadas a bovinocultura de corte familiar. A pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa. Tem sua natureza aplicada, e como estratégia realizou-se um estudo bibliográfico e documental. Como técnica de coleta utilizou-se a própria pesquisa bibliográfica e documental além de entrevistas em profundidade. Já como análise dos dados utilizou-se análise de conteúdo. A análise dos resultados foi realizada em 7 etapas conforme a estruturação inicial da pesquisa. Onde nas duas primeiras etapas foram realizadas as validações da matriz swot que foi utilizada como suporte para o desenvolvimento do perfil e mapa estratégico. Após o desenvolvimento do mapa estratégico foi possível listas uma proposta de indicadores de desempenho que foram validados com especialistas. A presente proposta da matriz de indicadores de sustentabilidade ao pecuarista familiar, é composta por vinte e oito indicadores organizados nas quatro dimensões de sustentabilidade sendo social, ambiental e econômica atendendo a características defendidas pela FAO (2002) e a dimensão produtiva defendida por Barbosa et al. (2010) e Lampert et al. (2017).
Artigo: Proposição de uma estrutura de plano de negócio para uma empreendedora do ramo de beleza da fronteira Sant’ana do Livramento/RS – Brasil e Rivera – Uruguai
Autores: Leonardo Caliari (PPGA/UNIPAMPA); Fernanda Araújo (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA)
Resumo
A consequência do desinteresse e incapacidade de planejamento é o alto índice de falências de negócios no Brasil durante os primeiros anos de existência. Dada à relevância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento regional, ressalta-se a necessidade reduzir os índices de mortalidade empresarial a partir de ações de auxílio e suporte aos empresários. Sendo assim, tem-se como objeto de pesquisa uma microempresa do ramo de beleza localizada na fronteira Sant’Ana do Livramento (BR) – Rivera (UY), o qual será realizado um diagnóstico da empresa por meio de um plano de negócio. O presente estudo tem o objetivo geral de elaborar uma estrutura de plano de negócio para uma microempresa do ramo de beleza localizada na fronteira Sant’Ana do Livramento (BR) – Rivera (UY). Conforme a literatura, as atividades empreendedoras das micro e pequenas empresas afetam significativamente a economia de um setor ou sociedade, visto que constrói sua base econômica e gera empregos e renda à população. Mas, cabe destacar que abrir um empreendimento desprovido de conhecimento gerencial pode resultar no aumento das estatísticas de mortalidade empresarial. A elaboração de um plano de negócio não é a certeza de sucesso, mas aumenta a probabilidade de que isso ocorra, visto que faz um detalhamento da empresa e do ambiente que o cerca. No presente estudo se utilizou de uma abordagem qualitativa, em que se realizaram entrevistas e observações na empresa objeto da pesquisa, proporcionando a possibilidade de coletar as informações necessárias para elaborar a estrutura de um plano de negócio para a empresa. No que tange a análise, os dados coletados durante a entrevista realizada “in loco” na empresa no mês de setembro de 2018 foram inseridos no software Plano de Negócios 3.0 do Sebrae. Nos resultados, é apresentada a estrutura do plano de negócio elaborado para o salão de beleza objeto da pesquisa, estando este dividido em seis subtópicos: 1) sumário executivo; 2) análise de mercado; 3) plano de marketing; 4) plano operacional; 5) plano financeiro; e 6) avaliação estratégica. No fim, a estrutura de plano de negócio foi entregue à empreendedora como sugestão para aplicação no seu negócio e, consequentemente, a sua adoção como ferramenta de desenvolvimento. Com a estrutura do plano de negócio em mãos, a empresária poderá profissionalizar a sua gestão, por meio de adoção de ferramentas eficientes que se utilizadas, podem alavancar o seu negócio, tornando-o mais competitivo e colaborando com a permanência da empresa no mercado. Ressaltando a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico e a necessidade das universidades voltarem esforços para fornecer suporte técnico, sugere-se que futuros estudos sejam realizados com esse mesmo intuito de proporcionar suporte aos micro e pequenos empresários.
Artigo: Características empreendedoras e desempenho da vitivinicultura na Campanha Gaúcha
Autores: Leonardo Caliari (PPGA/UNIPAMPA); João Garibaldi (PPGA/UNIPAMPA).
Resumo
O agronegócio é um dos ramos de atividade que mais cresce no Brasil e no mundo, sendo que o aumento da concorrência e a disputa por novos mercados impulsionam transformações significativas no meio rural. Essas transformações têm demandado do produtor rural um comportamento empreendedor em relação ao seu negócio. Contudo, apesar da relevância do agronegócio para a economia brasileira, estudos relacionados especificamente ao empreendedorismo no meio rural são recentes e escassos na literatura, sendo que o comportamento empreendedor no meio rural é uma lacuna de pesquisa a ser investigada. O presente estudo tem como objetivo analisar a influência das características empreendedoras no desempenho dos vitivinicultores da região da Campanha Gaúcha do Brasil. O presente estudo caracteriza-se com uma pesquisa descritiva-explicativa, com abordagem quantitativa e método survey. Aplicaram-se questionários a uma amostra de 57 produtores de uva da Campanha Gaúcha. Na análise dos dados utilizaram-se técnicas estatísticas (estatística descritiva e a regressão linear múltipla). Especificamente em relação à regressão múltipla, foram elaborados três modelos relacionando as características empreendedoras com cada categoria de desempenho (econômico-financeiro, produtivo e mercadológico). Constatou-se a influência das características empreendedoras no desempenho econômico-financeiro e mercadológico dos produtores de uva, enquanto o modelo referente ao desempenho produtivo não foi considerado significativo. Destaque à característica “Inovação e Planejamento” que apresentou influência positiva em ambas as categorias de desempenho. Além disso, o estudo traz um panorama da produção vitivinícola na região da Campanha Gaúcha, a qual possui capacidade para inovação e desenvolvimento regional. Com o esforço de analisar a influência das características empreendedoras no desempenho de vitivinicultores da Campanha Gaúcha, foi possível traçar um perfil produtivo e empreendedor da vitivinicultura no extremo sul do Brasil, ressaltando a importância de características como inovação e planejamento para um bom desempenho das propriedades vitivinícolas da região estudada. O estudo contribui ao confirmar por meio de evidências empíricas a relação existente entre comportamento empreendedor e desempenho no agronegócio da produção de uvas, além de que o modelo teórico elaborado no estudo propicia sua futura utilização em diferentes contextos agropecuários. Considera-se a vitivinicultura da Campanha Gaúcha uma atividade com potencial de desenvolvimento, e ao constatar que certas características empreendedoras associam-se fortemente ao desempenho, torna-se possível orientar esforços para promovê-las de maneira mais consistente.