Planejamento Estratégico | Programa de Pós-Graduação em Administração

Planejamento Estratégico

O Planejamento do PPGA tem sido realizado desde que o curso foi aprovado pela CAPES e iniciou suas atividades em 2016. O planejamento de ações para os anos subsequentes era realizado a partir de discussões dentro do Conselho do PPGA. Entretanto, o processo de Planejamento Estratégico iniciou sua institucionalização em outubro de 2019, quando a Comissão Coordenadora do PPGA, formada por quatro docentes, foi definida como Comissão de Planejamento.

A primeira reunião envolveu uma avaliação do Programa a partir da participação de um membro da Comissão de Planejamento na reunião do Meio-Termo da CAPES. Posteriormente, a Comissão definiu duas etapas do processo de Planejamento: a) Planejamento Estratégico I, com a proposição de ações e iniciativas para o último ano do quadriênio (2017-2020); b) Planejamento Estratégico II, com proposição de iniciativas e estratégias para o quadriênio (2021-2024). Ambos planejamentos foram debatidos entre as categorias docente, discente e TAE e aprovados pelo Conselho do PPGA

O Planejamento Estratégico está diretamente alinhado ao Projeto Institucional da UNIPAMPA e a Política de Autoavaliação do curso, sendo esta última o principal subsídio para o diagnóstico organizacional e a elaboração de estratégias e metas futuras.

A metodologia do Planejamento Estratégico seguiu cinco fases: a) Fase 1 – Definição e consenso sobre visão, missão, princípios (valores) do PPGA; b) Fase 2 – Revisão dos Objetivos; c) Fase 3 – Diagnóstico organizacional (identificação de oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos); d) Fase 4 – Principais estratégias (iniciativas e metas); e) Fase 5 – Implementação e Monitoramento.

O documento  do Planejamento Estratégico do PPGA para o quadriênio 2021-2024 pode ser acessado na íntegra no link abaixo:

Planejamento Estratégico 2021-2024