Artigos Aprovados no XIX Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU 2019)

O PPGA  irá participar do XIX Colóquio Internacional de Gestão Universitária, que será realizado em Florianópolis nos dias 25, 26 e 27 de novembro, com a apresentação dos seguintes artigos:

Artigo: Grupos de pesquisa e produção acadêmica: uma análise quantitativa na UNIPAMPA de Santana do Livramento

Autores: Rodrigo De Oliveira Estela (PPGA/UNIPAMPA); Cacildo Dos Santos Machado (PPGA/UNIPAMPA); Paulo Cassanego Junior (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

O presente estudo teve como objetivo relacionar a produção acadêmica dos grupos de pesquisa da Universidade Federal do Pampa campus Santana do Livramento ligados ao Programa de Pós-graduação em Administração entre os anos de 2014 a 2018. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem quantitativa, na qual a coleta dos dados ocorreu por meio de levantamento de dados secundários. Desta maneira, foi possível perceber que os grupos de trabalho estudados, de maneira geral, se mantêm producentes academicamente, apresentando considerável número de trabalhos científicos, em áreas voltadas ao marketing, estudos em redes, agronegócios e organizações e desenvolvimento. Desta forma, acredita-se que estes grupos de pesquisas ligados ao mestrado acadêmico da universidade estudada, influenciam de maneira positiva no caráter formativo dos acadêmicos de pós-graduação do mestrado docente em Administração da Universidade Federal do Pampa em Santana do Livramento.


Artigo: Qualidade de vida no trabalho dos servidores terceirizados, lotados em uma Universidade Federal na Fronteira Oeste do RS

Autores: Felipe Schmidt San Martin (UNIPAMPA); Paola Rosano Rodrigues (PPGA/UNIPAMPA); Aline Schmidt San Martin (UNIPAMPA/IFSUL); Paulo Cassanego Junior (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

A Qualidade de Vida no Trabalho traz ações que objetivam promover uma melhoria à qualidade no ambiente de trabalho, sendo um conceito estreitamente relacionado à satisfação e motivação dos trabalhadores quanto a sua capacidade produtiva em um ambiente agradável. O intuito deste artigo é a partir da conceituação da qualidade de vida no trabalho (QVT) como agente motivador para os funcionários, identificar os fatores Econômicos, políticos, psicológicos, e sociológicos que determinam a qualidade de vida no trabalho na percepção dos colaboradores terceirizados. A pesquisa foi realizada através de um roteiro de entrevistas com perguntas abertas, baseadas no modelo criado por Westley (1979). Foi possível identificar que, na percepção dos colaboradores, os principais aspectos que auxiliam na QVT no trabalho são: a familiaridade do colaborador com suas funções e o ambiente favorável ao bem-estar, porém foi constatada a necessidade de obter um feedback regular e melhores condições de remuneração, além de maiores possibilidades de ascensão na empresa.


Artigo: De estudante a professor: a contribuição do curso de Mestrado em Administração da Unipampa para a formação docente dos seus egressos

Autores: Cacildo dos Santos Machado (PPGA/UNIPAMPA); Luise Bittencourt Peres (PPGA/UNIPAMPA); Michel Everton Ramos Gomes (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA);

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição do curso de mestrado em administração da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA para a formação docente dos seus egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem qualitativa na qual a coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação da técnica de grupo focal, tendo como participantes quatro egressos do mestrado em Administração da Unipampa que atuam como docentes. Desta maneira, foi possível perceber que a disciplina de metodologia do ensino superior e o estágio docente contribuíram para as suas atuações em sala de aula, porém ainda restam lacunas na formação docente dos egressos e é de opinião geral que o mestrado é voltado mais para a pesquisa do que para a docência. A experiência inicial em sala de aula e a capacidade de compreender a diversidade cultural dos alunos foram os principais desafios relatados pelos egressos. Desta forma, afirma-se que os egressos do mestrado em Administração da Unipampa tiveram uma formação docente pedagógica que contribuiu para que eles hoje estejam colocados no mercado de trabalho e desempenhando suas atividades como docentes.


Artigo: Os impactos na formação de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da UNIPAMPA pelo ENEM sem terem cursado o ensino médio

Autores: José Eli Oliveira Menezes (UNIPAMPA); Luise Bittencourt Peres (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA);

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os impactos na formação profissional de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA pelas políticas públicas de acesso via ENEM/SiSU sem terem cursado o ensino médio  no todo ou em parte. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se como método o estudo de caso, exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas. Os dados foram coletados por meio de um roteiro semiestruturado. Como resultados com a análise obtida foi possível identificar que as universidades brasileiras tornam-se peças fundamentais para o progresso da sociedade. No entanto, estas instituições carecem de recursos financeiros para melhor atender suas atividades fins. O estudo nos revelou as dificuldades enfrentadas pelos alunos que não cursaram o ensino médio no decorrer do curso de graduação, gerando as evasões, que se dão, em partes, pela não compreensão de conteúdos específicos que deveriam ter sido vistos no ensino médio.


Artigo: Os desafios da carreira docente no ensino superior: Um estudo com professores da Universidade Federal do Pampa

Autores: Bruna Coradini Nader Adam (PPGA/UNIPAMPA); Mauren Corrêa Dos Santos Benites (PPGA/UNIPAMPA); Mikaela Daiane Prestes Floriano (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton Da Rosa Cerqueira Adão (PPGA/UNIPAMPA);

Resumo

As relações inerentes ao ambiente acadêmico se fazem essenciais para o enfrentamento das dificuldades e desafios vivenciados por docentes nas instituições de ensino, sendo que tais relacionamentos sofrem também impacto das mudanças sociais do ambiente, como, por exemplo, o uso das tecnologias em sala de aula. Com base nisso, este estudo teve por objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores da Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, no seu relacionamento com seus pares, discentes e equipe diretiva, bem como os efeitos das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, descritivo, a partir de uma pesquisa narrativa, tendo como participantes seis docentes da Unipampa. A partir das informações coletadas, verificou-se que há desafios nas relações com os pares, que podem estar relacionados a aspectos pessoais e/ou profissionais. Na relação com os discentes, evidenciou-se como dificuldade a falta de interesse e as carências na formação básica dos alunos. E para a maioria dos entrevistados o apoio recebido da equipe diretiva exerce influência positiva no desempenho de suas atividades. Por fim, observou-se que o uso das novas tecnologias está afetando diretamente o ambiente acadêmico, inclusive no que se refere ao comportamento de alunos e professores.


Artigo: Auto eficácia profissional e barreiras do mercado: uma avaliação das dificultades encontradas por dos egressos da Unipampa, Campus Dom Pedrito/RS

Autores: Rosina Ferreira Alves (UNIPAMPA); Gustavo Da Rosa Borges (PPGA/UNIPAMPA); Thiago Antônio Beuron (PPGA/UNIPAMPA); Márcio Bonini Notari

Resumo

A economia brasileira passa por diversas mudanças e os reflexos no mercado de trabalho são visíveis para jovens recém formados que estão prestes a ingressar no mesmo. As competências e habilidades pessoais são critérios importantes para a contratação de recém formados, visto que o mercado está cada vez mais exigente, ou seja, em busca de profissionais atualizados e com habilidades pessoais para bom desempenho de suas funções. Nesse sentido, este estudo buscou descrever e analisar se as habilidades pessoais são problemáticas maiores do que as barreiras encontradas no mercado de trabalho. Para isto, realizou-se uma survey com a participação de cem egressos formados na Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito/ RS. Após análise estatística dos dados por meio do Teste-T, constatou-se que as barreiras de mercados são uma problemática maior do que as habilidades pessoais. O estudo também constatou que pouco mais da metade dos egressos não está atuando em sua área de formação.


Artigo: O efeito da ansiedade sobre o desempenho acadêmico de alunos e o desempenho profissional de docentes e técnicos

Autores: Paula Gulart Munhoz (UNIPAMPA); Gustavo da Rosa Borges (PPGA/UNIPAMPA); Júlia da Cunha Stoelben (UNIPAMPA); Jonas Fernando Petry (UFAM)

Resumo

A ansiedade é uma característica da humanidade; entretanto, altos níveis dela provocam doenças que são prejudiciais às pessoas. Em relação às universidades, constata-se que a ansiedade também provoca malefícios. Assim sendo, o presente artigo tem por objetivo verificar se a ansiedade prejudica o rendimento profissional de docentes e técnicos e ainda, o rendimento acadêmico de alunos da UNIPAMPA de Dom Pedrito. Por meio de uma survey com 317 alunos, docentes e técnicos, verificou-se que a ansiedade contribui para um menor rendimento acadêmico de alunos e um menor rendimento profissional de docentes e técnicos. Os resultados sugerem que gestores universitários se preocupem com os níveis de ansiedade, já que ela pode contribuir para a evasão e a falta de qualidade nas funções de docentes e técnicos. Percebe-se ainda, que a altos níveis de ansiedade, além de causar efeitos desagradáveis na saúde das pessoas, afeta negativamente os seus afazeres, incluindo os estudos e o seu rendimento no trabalho.


Artigo: A confiança na universidade na ótica de alunos, professores e técnicos

Autores: Tássia De Souza Machado (UNIPAMPA); Gustavo Da Rosa Borges (PPGA/UNIPAMPA); Thiago Antônio Beuron (PPGA/UNIPAMPA); Rodrigo Da Silva Lisboa (UNIPAMPA)

Resumo

O presente trabalho buscou encontrar o nível de confiança que alunos, professores e técnicos possuem em relação à Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva com a participação de 238 alunos, 34 técnicos e 21 professores. Observou-se que de forma geral, alunos, professores e técnicos confiam levemente na universidade, sendo que os técnicos confiam menos. Constatou-se ainda, que na medida em que as pessoas ficam mais tempo na universidade, menor tende a ser o nível de confiança. Por fim, verificou-se que existem diferenças de níveis de confiança em relação ao curso do aluno, os resultados indicam que se pode afirmar que o curso que possui mais confiança na instituição é o Agronegócio, sendo que o menor nível de confiança ocorre no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Sugerem-se, desta forma, ações internas da universidade, nos diversos âmbitos, buscando o aumento do nível da confiança nesta instituição federal de ensino.