PPGA UNIPAMPA no IX Seminário Internacional sobre o Desenvolvimento Regional

A Professora Doutora Alessandra Troian participou, entre 11 a 13 de setembro, do IX Seminário Internacional sobre o Desenvolvimento Regional, realizando na Universidade de Santa Cruz do Sul. O Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional é um evento bianual, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. O evento é uma continuidade dos Seminários Nacionais de Desenvolvimento Regional, cuja primeira edição foi realizada em 1996, com periodicidade anual. A partir de 2002, o evento adquiriu abrangência internacional, com periodicidade bianual, e desde então vem se consolidando no Brasil, como um dos principais eventos que possibilita a reflexão, a análise e o debate interdisciplinar sobre a temática do desenvolvimento regional, entre pesquisadores, docentes e estudantes brasileiros dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e demais Programas de Pós-Graduação das áreas de Ciências Sociais e Humanas, bem como de pesquisadores e estudantes estrangeiros que desenvolvem pesquisas sobre essa temática. Neste edição, o seminário teve como tema “Desenvolvimento Regional: Processos, Políticas e Transformações Territoriais”.

A Professora Alessandra Troian, em parceria com docentes e estudantes da Unipampa e da UFSM, levou ao Seminário os trabalhos:
– A CADEIA PRODUTIVA DA VITIVINICULTURA EM SANTANA DO LIVRAMENTO/RS.
– JOVENS RURAIS E AGRICULTURA FAMILIAR EM SANTANA DO LIVRAMENTO/RS: ANÁLISE DA SUCESSÃO E DESEJO DE PERMANÊNCIA NO MEIO RURAL.
– POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO À POBREZA: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE SANTANA DO LIVRAMENTO/RS.

Além disso, a professora coordenou, no dia 12 de setembro de 2019, a sessão de trabalhos: Eixo 2 – Arranjos institucionais no contexto do Desenvolvimento Regional.

Artigos Aprovados no 8º Fórum Internacional EcoInovar

O Programa de Pós-Graduação em Administração irá participar do  8º Forúm Internacional EcoInovar que será realizado em Santa Maria-RS nos dias 15, 16 e 17 de outubro.

Confira abaixo os artigos aprovados para apresentação do evento:

Artigo: MARKETING JURÍDICO: Uma análise sobre as ferramentas de marketing na advocacia

Autores: Monique Vigil Klüsener (PPGA/UNIPAMPA); Andressa Hennig Silva (PPGA/UNIPAMPA); Mikaela Daiane Prestes Floriano (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

O marketing jurídico está vinculado ao marketing de serviço aplicado em escritórios de advocacia. Esta prática está sendo cada vez mais difundida por profissionais liberais da área de advocacia que buscam um diferencial competitivo para atrair cada vez mais clientes. Contudo, há legislações específicas estabelecidas pela OAB e o Tribunal de Ética da OAB que vedam determinadas práticas mercadológicas. O objetivo deste estudo é analisar as estratégias de marketing utilizadas pelos profissionais liberais da área de advocacia, visto que há limitações impostas pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. O método é de caráter descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizou-se do recurso da entrevista, através de dois modelos diferentes de roteiros semiestruturados, um aplicado ao representante da OAB e outro modelo a advogados de escritórios de advocacia de Sant’Ana do Livramento. A análise dos dados e resultados ocorreram através da técnica de análise de conteúdo. De acordo com os dados, constatou-se que os escritórios de advocacia que fizeram parte da pesquisa desenvolvem estratégias de marketing de forma indireta, sem um planejamento prévio. As ferramentas de marketing mais relatadas foram referentes à divulgação do negócio. Entre as práticas utilizadas, destaca-se o boca-a-boca, cartão de visita, atendimento ao cliente, através de redes sociais. E ainda, conclui-se que alguns advogados acabam infringindo as legislações a respeito da advocacia, uns por não concordarem com as normas e outros por não conhecerem as normativas. Houve limitações referentes à questão do tempo para realização do trabalho e a existência de poucas referências bibliográficas, bem como abranger um pequeno número de entrevistados para a aplicação da pesquisa.


Artigo: Paradoxos da Tecnologia Móvel: Comparativo entre Professores Estaduais das Gerações Baby Boomers, X, Y e Z

Autores: Mikaela Daiane Prestes Floriano (PPGA/UNIPAMPA); Kathiane Benedetti Corso (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

A tecnologia alterou as formas de comunicação e os comportamentos dos indivíduos, levando à ilimitada conexão entre os seus usuários. Nesse contexto, os smartphones ganham protagonismo e conquistam usuários das mais variadas idades ao se caracterizarem como a primeira tecnologia realmente móvel e a conceder uma gama de recursos que facilitam a vida do indivíduo. Contudo, essa mesma ferramenta pode servir como estimulante de resultados negativos. Dessa forma, a partir de uma pesquisa survey com 239 professores estaduais, utilizando como técnica de análise o teste T para amostra em pares, este estudo buscou verificar a presença de paradoxos da tecnologia móvel em professores de escolas estaduais do Rio Grande do Sul usuários de smartphones considerando as diferenças geracionais. Com base nas observações, dentre os 17 paradoxos tecnológicos investigados, seis deles foram identificados pela Geração Baby Boomers, três pela Geração X, dois pela Geração Y e quatro foram percebidos pelos professores da Geração Z. Entre os principais achados, verificou-se o maior número de paradoxos em professores pertencentes a geração Baby Boomer. Destaca-se, ainda, que a Geração Z, conhecida pelo uso massivo da tecnologia, foi a amostra com a segunda maior evidência de paradoxos, o que sugere que, mesmo com a grande adesão e facilidade no uso de smartphones, indivíduos da Geração Z podem não conseguir administrar positivamente alguns dos aspectos dessas tecnologias. Ademais, foram identificados dois paradoxos sugeridos por Sorensen (2011) que até então não haviam sido suportados em investigações nacionais sobre a temática, são eles: Criatividade Fluida/Criatividade Limitada e Controle Fluido/Controle Limitado.


Artigo: Consumo sustentável: tendências nos métodos de pesquisa e resultados observados

Autores: Luise Bittencourt Peres (PPGA/UNIPAMPA); Bruna Coradini Nader Adam (PPGA/UNIPAMPA); Débora Hoff (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA)

Resumo:

Desde a década de 1970 percebe-se a inserção do desenvolvimento sustentável nas pautas de importantes reuniões mundiais, como na Conferência de Estocolmo em 1972, na do Rio de Janeiro em 1992, em Joanesburgo em 2002, além da Rio+20 realizada em 2012. Existe uma ampla discussão sobre consumo sustentável que, por sua vez, não revela ter um consenso sobre qual a melhor definição deste conceito e os métodos utilizados no desenvolvimento das pesquisas sobre consumo sustentável. Tendo em vista a importância e emergência do tema, pretendeu-se, por meio desta pesquisa, identificar como os estudos empíricos sobre consumo sustentável estão sendo aplicados metodologicamente e quais os resultados obtidos mais relevantes para a discussão desta temática, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa e método bibliográfico. Para tanto, foram selecionados sete artigos empíricos, publicados a partir do ano de 2000 para realizar a análise. Os documentos demonstraram que parece haver  um equilíbrio metodológico entre as pesquisas sobre consumo sustentável, de acordo com os objetivos o método é traçado não havendo nenhuma metodologia específica para tratar do assunto. Ademais, as pesquisas empíricas analisadas possibilitaram a criação de três categorias que descrevem os resultados semelhantes obtidos, são elas: principais entendimentos sobre consumo sustentável; adoção (ou não) do comportamento sustentável e características sociodemográficas do consumo sustentável. Como uma limitação de pesquisa, destaca-se o número limitado de artigos selecionados tendo em vista a extensa base de dados disponível sobre a temática. Assim, propõe-se a análise de mais estudos internacionais, para que se possa ter um panorama mais abrangente, possibilitando-se a comparação entre os resultados obtidos nas pesquisas analisadas.


Artigo: “Tá liberado o celular!”: um estudo da propensão à Dependência de Smartphone discente e a percepção docente em sala de aula

Autores: Rafael Machado Amorim (PPGA/UIPAMPA); Kathiane Benedetti Corso (PPGA/UIPAMPA); Sebastiao Ailton da Rosa Cerqueira Adão (PPGA/UIPAMPA);

Resumo

As práticas pedagógicas de 30 anos atrás são incompatíveis com a realidade atual. As inovações propiciadas pelo uso das TICs diminuem sensivelmente esta janela de tempo. Diante deste cenário, através de um estudo descritivo, utilizando o método misto sequencial, com coleta de dados quantitativa e qualitativa, buscou-se atender o objetivo da pesquisa que é o de analisar quais são os efeitos do uso do smartphone em sala de aula na relação discente-docente no curso de Administração da Universidade Federal do Pampa. A partir da aplicação do teste de dependência de smartphone – SPAI-BR, os resultados apontam que cerca de 43% dos discentes podem ser considerados dependentes de smartphone. Com a etapa qualitativa de entrevistas com docentes, constatou-se que este grupo, por vezes, apresenta sentimentos de inutilidade e desmotivação na prática docente. Entretanto, estes avaliam como uma boa ferramenta de ensino, ainda que pouco utilizada em sala de aula. A observação participante mostrou ainda que discentes comumente passam mais tempo em sala atentos ao que ocorre nas redes sociais do que na atividade acadêmica, colaborando ainda mais para desmotivar o docente na prática pedagógica. O presente trabalho traz ainda como contribuição uma análise das dificuldades enfrentadas pelos docentes no desenvolvimento de sua atividade e também apresenta a realidade dicotômica entre docentes e smartphones dos discentes.


Artigo: “O que tem se falado sobre phubbing?”: Uma análise bibliométrica e sociométrica sobre o comportamento de ignorar pelo celular

Autores: Marina Valim Bandeira (PPGA/UNIPAMPA); Kathiane Benedetti Corso (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

A presença do smartphone no dia-a-dia é constante dadas as suas características de mobilidade. Isso, por vezes o torna invasivo e objeto de distração mesmo quando as pessoas estão em situações sociais. O presente trabalho busca verificar como está o panorama das pesquisas sobre o comportamento do phubbing por meio de uma análise bibliométrica e sociométrica. Foram selecionados 31 artigos de 20 periódicos diferentes na plataforma Scopus. Os resultados indicam que a maioria dos trabalhos versa sobre os antecedentes do comportamento, por meio de abordagens quantitativas utilizando métodos de survey e experimentos. Ainda, identificou-se que os autores mais citados são Roberts e David, cujo trabalho versa sobre o partner phubbing.


Artigo:  Formulação de Estratégias: uma análise bibliométrica na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração

Autores: Monique Vigil (PPGA/UNIPAMPA); Michele Castanho (PPGA/UNIPAMPA) e Jhonatan da Costa (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

Este estudo busca analisar o tema formulação de estratégias através da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e suas principais contribuições para a área. Assim, realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, com uma abordagem quantitativa e qualitativa e tendo como método de pesquisa o estudo bibliométrico. A partir da palavra “formulação de estratégias”, foram encontrados 139 artigos na plataforma SPELL e 29 artigos nos eventos da ANPAD. Nos resultados, houve predominância de estudos do tipo exploratório, de caráter qualitativo e método de pesquisa de estudo de caso, o que influenciou o uso de entrevistas na coleta de dados e uma análise a partir da análise de conteúdo. Os artigos possuem na maioria 2 autores. Encontram-se como palavras mais relevantes estratégias, formulação de estratégias, competitividade e planejamento estratégico. Foi possível identificar que a instituição USP foi destaque em produção de artigos voltados ao tema. Desta forma, nos resultados apresentou-se o foco dos estudos envolvendo estratégia e as contribuições das universidades para preparação das empresas às dinâmicas mudanças e evolução no mundo do negócio, a partir da formulação de boas estratégias e suas aplicações, bem como, vem ocorrendo nas instituições de ensino paulistas.


Artigo: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS UNIVERSIDADES: UMA REVISÃO DO DEBATE TEÓRICO

Autores: Jhonatan da Costa (PPGA/UNIPAMPA); Débora Hoff (PPGA/UNIPAMPA); Thiago Beuron (PPGA/UNIPAMPA)

Resumo

Este estudo busca realizar um debate teórico sobre os estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável nas universidades através de pesquisa realizada nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Assim, realizou-se uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa e tendo como método de pesquisa uma revisão da literatura. A partir da palavra “sustainable development in universities”, foram encontrados 55 artigos no Portal de Periódicos da CAPES. Nos resultados, houve predominância de publicações no Journal of Cleanes Production. Os artigos possuem na maioria apenas um autor e obtiveram uma crescente de publicação no ano de 2015. Os principais estudos estão localizados na Europa e possuem uma abordagem variada em relação ao tema. Desta forma, a importância e o crescimento de estudos voltados ao desenvolvimento sustentável nas universidades, tendo em vista que as universidades são fundamentais para a formação de indivíduos formadores de opinião e mudança, engajando-se com os principais problemas da sociedade.


Artigo: AQUECIMENTO GLOBAL COMO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores: Cristiane Ferreira de Souza Araújo (PPGA/UNIPAMPA); Ana Alzira Mendez Nunes (PPGA/UNIPAMPA); Paulo Cassanego Júnior (PPGA/UNIPAMPA)

Resumo

Genericamente chamada de aquecimento global, a elevação das temperaturas da atmosfera terrestre encontra-se envolta em muitas dúvidas quanto às suas causas e consequências, devido a isto, constitui-se numa das principais questões da sociedade, tanto do desafio e do conhecimento aprofundado do mesmo, quanto das possíveis repercussões sobre a vida dos homens na sociedade futura. Considerando essa indagação sugestiva, elaborou-se o presente estudo que tem por objetivo: analisar o estado da arte da produção científica sobre a pauta do aquecimento global como objetivo de desenvolvimento sustentável, segundo as plataformas Web of Science e Scopus. Com base nos princípios da Revisão Sistemática da Literatura (SRL), explorou-se o corpus textual disponível no contexto dos “Sustainable Development Goals” e “Global Warming”. Do levantamento de 93 artigos nas bases e por meio da aplicação de filtros de seleção (Tipo de documento: Artigo; e a verificação da aderência ao tema através da leitura de resumos), foram extraídos 78 artigos para o corpus desta pesquisa. Para compilar os dados, foram utilizados os softwares: HistCiteTM, VOSviewer e Biblioshiny do RStudio. As análises que apresentamos foram apoiadas nas três leis da bibliometria clássica. Adotamos a modalidade de análise textual do corpus da pesquisa associada aos estudos métricos para contextualizar os indicadores relacionados à produção (autores, países, palavras-chave, evolução temporal e periódicos mais difundidos na temática). Todas contribuíram para a formulação da tipologia, em que compreende-se a partir da leitura dos artigos que de maneira geral ocorrem duas preocupações de pesquisa, sendo: a) a emissão de gases e b) o controle da emissão de gases. Sobre as contribuições deste artigo, elas podem ser consideradas de cunho científico, servindo de base para outras pesquisas; e gerencial, servindo como uma ferramenta para apoiar a tomada de decisão.


Artigo: O INCENTIVO A INOVAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO NO ECOSSISTEMA DO ESTADO DO RS

Autores: Fabiane Tubino Garcia (UNIPAMPA); Cristiane Ferreira de Souza Araújo (PPGA/UNIPAMPA); Daniele França Antunes; Alessandra Garcia Machado Nunes.

Resumo

O incentivo a inovação cientifica e tecnológica, dentro de um ecossistema, torna-se importante pois resulta em melhorias e desenvolvimento para uma região. Além disso, coordenar ações e projetos de apoio a inovação e ao empreendedorismo geram oportunidades de emprego e de descoberta de novos talentos. O objetivo deste estudo é apresentar os programas e projetos de incentivo a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento no ecossistema do estado do Rio Grande do Sul. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva com uma abordagem qualitativa, onde buscou-se identificar e descrever as informações dos programas ativos, referentes a sua criação, objetivos, stakeholders envolvidos e funcionamento. Dentre as atividades desenvolvidas foram identificados 12 programas que apoiam e incentivam a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo, são eles: Fundopem-RS; Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos; Programa Pró-Inovação /RS; Projeto Extensão Produtiva e Inovação; Programa RS Tecnópole de Apoio às Incubadoras de Base Tecnológica e Indústria Criativa; Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul – INTEGRAR/RS; Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos; Programa Doutor Empreendedor; Programa Pesquisador Gaúcho; Programa Cooperação Fapergs/Fapesp; Programa Centelha RS; e, Inova RS. Todos os programas visam o fortalecimento do ecossistema do estado do Rio Grande do Sul, buscando fomentar a pesquisa científica, promovendo a inovação e o desenvolvimento em todas as regiões do RS.


Artigo: O MARKETING EMPREENDEDOR EM REDES: UMA ANÁLISE EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DA CONFEITARIA ARTESANAL DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO

Autores: Paola Rosano Rodrigues (PPGA/UNIPAMPA); Cristiane Ferreira de Souza Araújo (PPGA/UNIPAMPA)

Resumo

Este artigo foi construído com a finalidade de aprimorar estudos no campo sobre a influência das redes de relacionamento do empreendedor no marketing de pequenas empresas. Para obtenção dos resultados que constam na pesquisa foi desenvolvida uma pesquisa de orientação qualitativa, onde foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os empreendedores selecionados, as respostas serviram de embasamento teórico para as análises e resultados. Têm-se como resultados desse estudo a confirmação da influência das redes de relacionamento nas decisões das pequenas empresas, principalmente nas práticas de marketing onde foi constatado que o marketing boca a boca ainda é a ferramenta principal para a evolução dessas empresas.

Artigo: SUSTENTABILIDADE SOCIAL DE ORGANIZAÇÕES PECUÁRIAS NA CAMPANHA GAÚCHA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MÉTODO MESMIS

Autores: Sávio Costa Borges (PPGA/UNIPAMPA), João Garibaldi Almeida Viana (PPGA/UNIPAMPA), Carolina Freddo Fleck (PPGA/UNIPAMPA)
Resumo
O artigo teve por objetivo analisar a sustentabilidade social de organizações pecuárias na Campanha Gaúcha por meio do método MESMIS. O estudo apresentou natureza descritiva, com abordagem quantitativa, por meio do método MESMIS. Foram construídos indicadores de sustentabilidade compondo quatro âmbitos sociais. A mensuração dos indicadores foi realizada por meio da aplicação de um questionário em uma amostra estratificada de 115 organizações pecuárias na Campanha Gaúcha. No que tange a discussão atual em torno do impacto da exploração pecuária nos biomas brasileiros, a relevância da pesquisa reside na construção e mensuração de indicadores de sustentabilidade social para essa atividade em uma região pertencente ao Bioma Pampa. Os resultados indicaram uma forte masculinização na atividade pecuária e um baixo nível de participação coletiva. Constatou-se a existência de sucessores com interesse de gerir a organização pecuária, porém com uma perspectiva baixa de transmissibilidade. A análise dos indicadores resultou na identificação de um grau médio-elevado de sustentabilidade social. Esse resultado indica que as organizações pecuárias pesquisadas da Campanha Gaúcha apresentam práticas sociais capazes de perpetuar os sistemas de produção para gerações futuras. A principal contribuição foi o desenvolvimento de uma metodologia participativa para construção de indicadores de sustentabilidade social, baseados na realidade dos sistemas de produção pecuários do Bioma Pampa. O estímulo a sustentabilidade social das organizações pecuárias na Campanha Gaúcha, somada a proposição futura de políticas públicas, são elementos determinantes para a conservação do Bioma Pampa do Brasil.
Artigo: DEFINIÇÃO DE PERFIL ESTRATÉGICO PARA PECUARISTAS FAMILIARES NO RIO GRANDE DO SUL
Autores: Rafael Fagundes Mirailh (PPGA/UNIPAMPA); Claudio Sonaglio Albano (PPGA/UNIPAMPA); Vinicius do Nascimento Lampert
Resumo: Frente ao cenário competitivo, as organizações urbanas ou rurais, buscam conhecer o ambiente onde elas estejam inseridas. A Matriz SWOT é uma ferramenta simples e eficaz de gestão estratégica e por meio desta ferramenta é possível estabelecer pontos importantes para gestão a partir da definição do perfil estratégico organizacional. Deste modo, este trabalho visou construir o perfil estratégico dos bovinicultores de corte de cunho familiar no Rio Grande do Sul. Para tanto, a metodologia foi concebida a partir de uma análise qualitativa, de natureza aplicada e sua estratégia baseada em estudos bibliográficos e documentais tendo como ferramenta para a coleta de dados entrevistas em profundidade. Ao final, com este estudo foi possível determinar um perfil estratégico para a atividade pecuária familiar, definindo-se um objetivo comum em quarto dimensões de sustentabilidade sendo desdobrados, mais à frente, em objetivos específicos que darão suporte para construção de indicadores de desempenho à atividade

 

Artigos Aprovados no XIX Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU 2019)

O PPGA  irá participar do XIX Colóquio Internacional de Gestão Universitária, que será realizado em Florianópolis nos dias 25, 26 e 27 de novembro, com a apresentação dos seguintes artigos:

Artigo: Grupos de pesquisa e produção acadêmica: uma análise quantitativa na UNIPAMPA de Santana do Livramento

Autores: Rodrigo De Oliveira Estela (PPGA/UNIPAMPA); Cacildo Dos Santos Machado (PPGA/UNIPAMPA); Paulo Cassanego Junior (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

O presente estudo teve como objetivo relacionar a produção acadêmica dos grupos de pesquisa da Universidade Federal do Pampa campus Santana do Livramento ligados ao Programa de Pós-graduação em Administração entre os anos de 2014 a 2018. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem quantitativa, na qual a coleta dos dados ocorreu por meio de levantamento de dados secundários. Desta maneira, foi possível perceber que os grupos de trabalho estudados, de maneira geral, se mantêm producentes academicamente, apresentando considerável número de trabalhos científicos, em áreas voltadas ao marketing, estudos em redes, agronegócios e organizações e desenvolvimento. Desta forma, acredita-se que estes grupos de pesquisas ligados ao mestrado acadêmico da universidade estudada, influenciam de maneira positiva no caráter formativo dos acadêmicos de pós-graduação do mestrado docente em Administração da Universidade Federal do Pampa em Santana do Livramento.


Artigo: Qualidade de vida no trabalho dos servidores terceirizados, lotados em uma Universidade Federal na Fronteira Oeste do RS

Autores: Felipe Schmidt San Martin (UNIPAMPA); Paola Rosano Rodrigues (PPGA/UNIPAMPA); Aline Schmidt San Martin (UNIPAMPA/IFSUL); Paulo Cassanego Junior (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

A Qualidade de Vida no Trabalho traz ações que objetivam promover uma melhoria à qualidade no ambiente de trabalho, sendo um conceito estreitamente relacionado à satisfação e motivação dos trabalhadores quanto a sua capacidade produtiva em um ambiente agradável. O intuito deste artigo é a partir da conceituação da qualidade de vida no trabalho (QVT) como agente motivador para os funcionários, identificar os fatores Econômicos, políticos, psicológicos, e sociológicos que determinam a qualidade de vida no trabalho na percepção dos colaboradores terceirizados. A pesquisa foi realizada através de um roteiro de entrevistas com perguntas abertas, baseadas no modelo criado por Westley (1979). Foi possível identificar que, na percepção dos colaboradores, os principais aspectos que auxiliam na QVT no trabalho são: a familiaridade do colaborador com suas funções e o ambiente favorável ao bem-estar, porém foi constatada a necessidade de obter um feedback regular e melhores condições de remuneração, além de maiores possibilidades de ascensão na empresa.


Artigo: De estudante a professor: a contribuição do curso de Mestrado em Administração da Unipampa para a formação docente dos seus egressos

Autores: Cacildo dos Santos Machado (PPGA/UNIPAMPA); Luise Bittencourt Peres (PPGA/UNIPAMPA); Michel Everton Ramos Gomes (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA);

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição do curso de mestrado em administração da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA para a formação docente dos seus egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem qualitativa na qual a coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação da técnica de grupo focal, tendo como participantes quatro egressos do mestrado em Administração da Unipampa que atuam como docentes. Desta maneira, foi possível perceber que a disciplina de metodologia do ensino superior e o estágio docente contribuíram para as suas atuações em sala de aula, porém ainda restam lacunas na formação docente dos egressos e é de opinião geral que o mestrado é voltado mais para a pesquisa do que para a docência. A experiência inicial em sala de aula e a capacidade de compreender a diversidade cultural dos alunos foram os principais desafios relatados pelos egressos. Desta forma, afirma-se que os egressos do mestrado em Administração da Unipampa tiveram uma formação docente pedagógica que contribuiu para que eles hoje estejam colocados no mercado de trabalho e desempenhando suas atividades como docentes.


Artigo: Os impactos na formação de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da UNIPAMPA pelo ENEM sem terem cursado o ensino médio

Autores: José Eli Oliveira Menezes (UNIPAMPA); Luise Bittencourt Peres (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA);

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os impactos na formação profissional de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA pelas políticas públicas de acesso via ENEM/SiSU sem terem cursado o ensino médio  no todo ou em parte. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se como método o estudo de caso, exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas. Os dados foram coletados por meio de um roteiro semiestruturado. Como resultados com a análise obtida foi possível identificar que as universidades brasileiras tornam-se peças fundamentais para o progresso da sociedade. No entanto, estas instituições carecem de recursos financeiros para melhor atender suas atividades fins. O estudo nos revelou as dificuldades enfrentadas pelos alunos que não cursaram o ensino médio no decorrer do curso de graduação, gerando as evasões, que se dão, em partes, pela não compreensão de conteúdos específicos que deveriam ter sido vistos no ensino médio.


Artigo: Os desafios da carreira docente no ensino superior: Um estudo com professores da Universidade Federal do Pampa

Autores: Bruna Coradini Nader Adam (PPGA/UNIPAMPA); Mauren Corrêa Dos Santos Benites (PPGA/UNIPAMPA); Mikaela Daiane Prestes Floriano (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton Da Rosa Cerqueira Adão (PPGA/UNIPAMPA);

Resumo

As relações inerentes ao ambiente acadêmico se fazem essenciais para o enfrentamento das dificuldades e desafios vivenciados por docentes nas instituições de ensino, sendo que tais relacionamentos sofrem também impacto das mudanças sociais do ambiente, como, por exemplo, o uso das tecnologias em sala de aula. Com base nisso, este estudo teve por objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores da Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, no seu relacionamento com seus pares, discentes e equipe diretiva, bem como os efeitos das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, descritivo, a partir de uma pesquisa narrativa, tendo como participantes seis docentes da Unipampa. A partir das informações coletadas, verificou-se que há desafios nas relações com os pares, que podem estar relacionados a aspectos pessoais e/ou profissionais. Na relação com os discentes, evidenciou-se como dificuldade a falta de interesse e as carências na formação básica dos alunos. E para a maioria dos entrevistados o apoio recebido da equipe diretiva exerce influência positiva no desempenho de suas atividades. Por fim, observou-se que o uso das novas tecnologias está afetando diretamente o ambiente acadêmico, inclusive no que se refere ao comportamento de alunos e professores.


Artigo: Auto eficácia profissional e barreiras do mercado: uma avaliação das dificultades encontradas por dos egressos da Unipampa, Campus Dom Pedrito/RS

Autores: Rosina Ferreira Alves (UNIPAMPA); Gustavo Da Rosa Borges (PPGA/UNIPAMPA); Thiago Antônio Beuron (PPGA/UNIPAMPA); Márcio Bonini Notari

Resumo

A economia brasileira passa por diversas mudanças e os reflexos no mercado de trabalho são visíveis para jovens recém formados que estão prestes a ingressar no mesmo. As competências e habilidades pessoais são critérios importantes para a contratação de recém formados, visto que o mercado está cada vez mais exigente, ou seja, em busca de profissionais atualizados e com habilidades pessoais para bom desempenho de suas funções. Nesse sentido, este estudo buscou descrever e analisar se as habilidades pessoais são problemáticas maiores do que as barreiras encontradas no mercado de trabalho. Para isto, realizou-se uma survey com a participação de cem egressos formados na Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito/ RS. Após análise estatística dos dados por meio do Teste-T, constatou-se que as barreiras de mercados são uma problemática maior do que as habilidades pessoais. O estudo também constatou que pouco mais da metade dos egressos não está atuando em sua área de formação.


Artigo: O efeito da ansiedade sobre o desempenho acadêmico de alunos e o desempenho profissional de docentes e técnicos

Autores: Paula Gulart Munhoz (UNIPAMPA); Gustavo da Rosa Borges (PPGA/UNIPAMPA); Júlia da Cunha Stoelben (UNIPAMPA); Jonas Fernando Petry (UFAM)

Resumo

A ansiedade é uma característica da humanidade; entretanto, altos níveis dela provocam doenças que são prejudiciais às pessoas. Em relação às universidades, constata-se que a ansiedade também provoca malefícios. Assim sendo, o presente artigo tem por objetivo verificar se a ansiedade prejudica o rendimento profissional de docentes e técnicos e ainda, o rendimento acadêmico de alunos da UNIPAMPA de Dom Pedrito. Por meio de uma survey com 317 alunos, docentes e técnicos, verificou-se que a ansiedade contribui para um menor rendimento acadêmico de alunos e um menor rendimento profissional de docentes e técnicos. Os resultados sugerem que gestores universitários se preocupem com os níveis de ansiedade, já que ela pode contribuir para a evasão e a falta de qualidade nas funções de docentes e técnicos. Percebe-se ainda, que a altos níveis de ansiedade, além de causar efeitos desagradáveis na saúde das pessoas, afeta negativamente os seus afazeres, incluindo os estudos e o seu rendimento no trabalho.


Artigo: A confiança na universidade na ótica de alunos, professores e técnicos

Autores: Tássia De Souza Machado (UNIPAMPA); Gustavo Da Rosa Borges (PPGA/UNIPAMPA); Thiago Antônio Beuron (PPGA/UNIPAMPA); Rodrigo Da Silva Lisboa (UNIPAMPA)

Resumo

O presente trabalho buscou encontrar o nível de confiança que alunos, professores e técnicos possuem em relação à Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva com a participação de 238 alunos, 34 técnicos e 21 professores. Observou-se que de forma geral, alunos, professores e técnicos confiam levemente na universidade, sendo que os técnicos confiam menos. Constatou-se ainda, que na medida em que as pessoas ficam mais tempo na universidade, menor tende a ser o nível de confiança. Por fim, verificou-se que existem diferenças de níveis de confiança em relação ao curso do aluno, os resultados indicam que se pode afirmar que o curso que possui mais confiança na instituição é o Agronegócio, sendo que o menor nível de confiança ocorre no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Sugerem-se, desta forma, ações internas da universidade, nos diversos âmbitos, buscando o aumento do nível da confiança nesta instituição federal de ensino.

Artigos aprovados XXII Seminários em Administração (SemeAD 2019)

Este ano o Programa de Pós-Graduação em Administração aprovou sete artigos no SemeAD 2019. Abaixo você confere os artigos aprovados.

Artigo: “BIG FIVE E PHUBBING”: Investigando a relação dos traços de personalidade com o ato de ignorar pelo smartphone

Autores: Marina Valim Bandeira (PPGA/UNIPAMPA); Kathiane Benedetti Corso (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

Nos últimos anos, observou-se a popularização dos celulares inteligentes, chamados smartphones. Seu uso constante tem trazido problemas aos usuários e a quem com convive com eles. Nesse sentido, surge o comportamento do phubbing, que é caracterizado pelo ato de ignorar quem está a sua volta para prestar atenção em seu smartphone. Estudos têm sido realizados para investigar o que está por trás desse comportamento. Foram identificadas questões como dependência de internet, de smartphone e das redes sociais. Porém, questões como as personalidades dos individuos ainda não foram investigadas. Logo, o presente estudo tem como questão problema “qual a relação entre os cinco traços de personalidade individual (neuroticismo, extroversão, amabilidade, conscienciosidade e abertura a novas experiências) e o comportamento do phubbing nos estudantes universitários brasileiros usuários de smartphone?”. O estudo sucedeu-se a partir da aplicação de um survey por meio online para a amostra de universitários e utilizou técnicas de estatística descritiva e regressão múltipla para responder aos objetivos propostos. Descobriu-se que o nível de phubbing é considerado moderado entre a amostra selecionada. O comportamento também é positivamente influenciado por indivíduos com traços correspondentes ao neuroticismo e amabilidade. Já indivíduos com traços de conscienciosidade e abertura a novas experiências possuem influência negativa no comportamento.


Artigo: Motivações para uso do Instagram: uma adaptação e validação da escala de Sheldon e Bryant ao contexto brasileiro

Autoras: Mikaela Daiane Prestes Floriano (PPGA/UNIPAMPA); Andressa Hennig Silva (PPGA/UNIPAMPA)

Resumo

Este estudo tem como objetivo validar, a partir da tradução e adaptação transcultural, a Escala de Motivações para uso do Instagram, desenvolvida por Sheldon e Bryant (2016), para o contexto brasileiro. Para tanto, empregou-se a metodologia de adaptação transcultural sugerida por Beaton et al. (2000), estruturada a partir das etapas de tradução, síntese, retradução, avaliação por um comitê de especialistas, pré-teste de equivalência e avaliação pelo comitê desenvolvedor do instrumento. Do mesmo modo, para a validação estatística da escala, realizou-se uma pesquisa online com 317 usuários do Instagram, utilizando a versão final do questionário traduzido. Para análise da validade do instrumento, foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória (AFE), empregando os testes de significância de Bartlett e o de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin (KMO). Após o cumprimento dos seis estágios prescritos por Beaton et al. (2006) e realização de todas as alterações necessárias, desenvolveu-se a versão final da escala. Obteve-se sustentação estatística para a validação do instrumento, sendo necessária somente uma rodada de testes para que se encontrasse os índices satisfatórios e para que as variáveis se adequassem a AFE. As 20 variáveis que compõem o instrumento resultaram na formação de cinco fatores: documentação, vigilância, popularidade, relacionamento interpessoal e criatividade. Concernente a estrutura dos fatores extraídos, salienta-se a integridade do fator Documentação tal qual a versão original do instrumento, sendo as principais diferenças entre a escala original e a versão adaptada ao contexto brasileiro, a variação de mensuração das questões, a realocação de variáveis nos fatores e a apresentação de uma nova dimensão, denominada, por este estudo, como Relacionamento Interpessoal. Os resultados evidenciam que a referia escala apresenta índices de confiabilidade adequados para uso no Brasil, podendo ser utilizada em estudos futuros de diferentes áreas do conhecimento.


Artigo:  Atores da Sociedade e Dados Governamentais Abertos: O que Revelam os Planos de Dados Abertos das Universidades Federais

Autores: João Roberto de Lima Gaffrée (PPGA/UNIPAMPA); Cláudio Sonaglio Albano (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

Governos estão utilizando novas ferramentas de gestão, como forma de atender as novas demandas da sociedade. Entre estas, se destacam ferramentas que fazem uso das tecnologias da informação como: governo aberto e dados abertos. As Universidades Federais são um importante agente governamental no Brasil, entre seus objetivos a produção e disseminação de conhecimento em conjunto com a sociedade, é um dos principais. Por intermédio de uma pesquisa documental, este trabalho teve como objetivo: identificar o papel reservado para atores da sociedade nos planos de dados abertos, desenvolvidos pelas Universidades Federais Brasileiras. Os resultados demonstram que os atores da sociedade são fortemente considerados com relação à demanda por dados, em processos anteriores a dados abertos. Entretanto precisam receber maior atenção nas etapas que podem possibilitar a estes atores maior consumo e uso dos dados publicados em formato aberto. Também confirmam a forte relação da área de tecnologia da informação com o tema dados abertos.


Artigo: A integração e o convívio de mulheres muçulmanas no mercado de trabalho – um estudo sobre diversidade cultural e religiosa na cidade de Santana do Livramento/RS

Autores: Luise Bittencourt Peres (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

Percebe-se o quanto a diversidade cultural está cada vez mais presente nas atividades cotidianas, intensificada pela globalização e pelas migrações que permitem com que sociedades com diferentes culturas, religiões e costumes convivam umas com as outras. De acordo com Gümüsay (2017), com o crescimento das religiões em torno do planeta, acredita-se que uma religião de um determinado país interaja com costumes estrangeiros ou minoritários de outros países, neste sentido, as organizações e sociedade devem dispor de ferramentas para lidar com a pluralidade. Entende-se que a dificuldade de integração pode estar presente principalmente nas mulheres muçulmanas de origem e muçulmanas convertidas que, por possuírem costumes muito diferentes da maioria das mulheres locais, podem ter maior dificuldade de adaptação e aceitação. Com base nesse pensamento, esta pesquisa procurou identificar a integração e o convívio das mulheres muçulmanas de Santana do Livramento/RS no mercado de trabalho local sem abrirem mão da sua cultural e religião. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com característica descritiva, por meio de uma pesquisa de campo e coleta de dados realizada através de observação não participante e entrevistas semiestruturadas em grupo com oito mulheres muçulmanas. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Ao final deste estudo viu-se que, segundo as mulheres muçulmanas as organizações de Santana do Livramento não estão preparadas para recebê-las por não saberem administrar as diferenças culturais que estas possuem. Além disso, o preconceito que está presente na sociedade dificulta a inclusão das diversidades nas organizações, com isso as mulheres muçulmanas desenvolvem suas atividades principalmente em empresas de familiares que comungam da mesma religião.


Artigo: Consumo sustentável: panorama recente da discussão internacional e a proposição de um conceito

Autores: Luise Bittencourt Peres (PPGA/UNIPAMPA); Bruna Coradini Nader Adam (PPGA/UNIPAMPA); Débora Nayar Hoff (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

Desde a década de 1970 percebe-se a inserção do desenvolvimento sustentável nas pautas de importantes reuniões mundiais, como na Conferência de Estocolmo em 1972, na do Rio de Janeiro em 1992, em Joanesburgo em 2002, além da Rio+20 realizada em 2012. A partir do reconhecimento de que o atual padrão de consumo da sociedade, baseado no capitalismo, demanda bastante dos recursos naturais, que muitas vezes não são renováveis, surge a preocupação e o tema do consumo sustentável. Desta forma busca-se, por meio da presente pesquisa, estabelecer que é estabelecer um panorama recente da discussão internacional sobre o consumo sustentável, verificando os conceitos utilizados para a proposição de um próprio conceito de consumo sustentável através de uma pesquisa de abordagem qualitativa e método bibliográfico. As bases pesquisadas foram Web of Science e Scopus. Foram selecionados doze artigos, publicados a partir do ano de 2000 para realizar a análise. As publicações analisadas  demonstraram que há bastante diversidade no que se refere aos objetivos de pesquisa, notadamente pelo fato do tema “consumo sustentável” ser uma temática do interesse de áreas diferentes. Percebeu-se que a temática do consumo sustentável é complexa, tanto por envolver aspectos bastante variados de pesquisa (mais focados no consumidor, ou em políticas públicas, ou em ações macroeconômicas, ou em questões éticas, por exemplo), como por se tratar de um tema incontestavelmente urgente do ponto de vista ambiental.


Artigo: Governança em clusters: uma revisão sistemática de literatura

Autores: Paola Rosano Rodrigues (PPGA/UNIPAMPA); Paulo Vanderlei Cassanego Junior (PPGA/UNIPAMPA); Márcia Vanessah Pacheco Abbondanza (PPGA/UNIPAMPA)

Resumo
A teoria a respeito dos benefícios da aglomeração para organizações é bastante ampla e apresenta evolução em diferentes disciplinas. Algumas destas vantagens já foram bastante discutidas, sendo um exemplo a criação de redes densas de organizações geograficamente próximas que facilitam processos de aprendizagem e inovação. Entretanto, um tema que ainda suscita discussões na academia diz respeito à questão da governança em clusters. Entende-se que para conhecer a temática faz-se necessária a execução de uma Revisão Sistemática Literária (RSL) sobre este tema. Desta forma o objetivo do estudo consiste em analisar qual o estado da arte das pesquisas sobre Governança em Clusters. A teoria utilizada de forma sucinta serviu como base para compreender a relação da governança em clusters, em que a governança analisa a dicotomia entre poder e confiança, hierarquia e reciprocidade, conforme Ybarra e Sanchez (2014). As estruturas de governança de cluster aparecem no trabalho de Bocquet e Mothe (2010), enquanto as disfuncionalidades que podem ocorrer nos relacionamentos intra-cluster são apontadas por estudos como o de Belso-Martínez (2015). Em relação a esta pesquisa verificou-se que a elite do corpus textual contou com nove autores, em que cada um possui dois artigos. Sobre a distribuição da reputação dos periódicos, têm-se que a primeira zona contempla cinco periódicos que seriam os mais produtivos. Foi possível verificar que os 29 periódicos estavam distribuídos em 4 países: Reino Unido, Estados Unidos, Holanda e Canadá. No que diz respeito à expressão Cluster Governance, verificou-se que está ligada a expressão Industrial Cluster. Encontrou-se também a formulação de 6 clusters, sendo dois clusters proeminentes. Foram mapeados e analisados os estudos na área de “Business, Management and Accounting” das bases de dados Scopus e Web of Science. As análises dispostas nesse trabalho foram realizadas através das três leis da bibliometria sendo essas: Lei de Lotka, Lei de Bradford, e a Lei de Zipf. A análise de caráter descritiva do corpus textual da pesquisa revelou o total de 38 artigos, sendo estes dispostos ao longo da análise do artigo. Para o auxílio dessa RSL foram utilizados os softwares Iramuteq e VOSviewer, como foram dispostos os mapeamentos e as análises do estudo.


Artigo: REDES SOCIAIS E AS ELEIÇÕES 2018: Uma perspectiva a partir da análise das redes sociais dos candidatos no segundo turno

Autores: Cristiane Ferreira de Souza Araújo (PPGA/UNIPAMPA); Paulo Cassanego Jr (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

As eleições presidenciais no Brasil apresentaram um cenário atípico em relação a sua dinâmica de funcionamento, descentralizando a atenção das propagandas políticas na TV e ampliando o debate político nas redes sociais. As estratégias eleitorais empregadas nas páginas oficiais dos candidatos no Facebook são questões que perpassam os estudos sobre política e internet (BRAGA e BECHER, 2013), pois os candidatos usam o espaço para mobilizar o eleitor, reenergizando as bases da organização política e estimulando o engajamento, seja ele offline ou online. Como os candidatos à Presidência da República no Brasil utilizaram as redes sociais virtuais, no segundo turno da campanha eleitoral do ano de 2018? Como objetivo geral tem-se: analisar o uso das redes sociais virtuais pelos candidatos à Presidência da República no Brasil, no segundo turno da campanha eleitoral do ano de 2018; Os objetivos específicos foram: a) analisar a composição e a evolução das redes sociais virtuais dos candidatos, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, ao longo do segundo turno das eleições presidenciais brasileiras do ano de 2018. A fundamentação teórica deste estudo baseia-se em dois tópicos: Campanha Eleitoral nas Redes Sociais Virtuais e As eleições presidenciais 2018 no Brasil e seu contexto, sendo que no primeiro faz-se uma abordagem às formas mais eficazes de executar uma campanha eleitoral no ambiente virtual e o segundo tópico apresenta a legislação e diretrizes propostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as propagandas políticas, além de dados de resultado sobre a eleição 2018. O método utilizado foi a Análise de Redes Sociais, com uma abordagem quantitativa e caráter de pesquisa descritivo. Para coleta de dados, utilizou-se a ferramenta NetVizz, utilizando o software Gephi 0.9.1 para construir e analisar as redes a partir das métricas de nó (de grau, autovetor, proximidade e intermediação), e de rede (densidade e modularidade). Esclarece-se que foram extraídas das páginas oficiais dos dois candidatos à Presidência da República quatro (04) redes, nos dias 08, 15, 20 e 28 de outubro de 2018, sempre em horário próximo às 12h. Ao observar as métricas de rede e de nó percebeu-se que a rede social formada a partir das curtidas na página oficial do Facebook do candidato JB é composta por 880 nós 8.187 arestas , variando de uma rede para outra em movimento decrescente, sua densidade é de (d= 0,011) e está estruturada em seis módulos (mod=0,0358). Já a rede do candidato Fernando Haddad é composta por 196 nós 2.129 arestas aproximadamente, variando de uma rede para outra em movimento decrescente, sua densidade é de (d= 0,055) e está estruturada em quatro módulos (mod=0,0332). A partir da identificação das redes, pode-se verificar que o ator que possui mais ligações diretas não possui, necessariamente, o maior grau de intermediação, bem como, observou-se que os candidatos Jair Bolsonaro e Fernando Haddad não ocupam o primeiro lugar, por ordem de importância, em nenhuma métrica observada. Outrossim, percebeu-se que a disponibilidade de recursos financeiros e a sigla partidária ao qual pertencem os candidatos influenciaram, para mais e para menos, na utilização das mídias sociais como plataforma de comunicação dos candidatos.


Artigo: Indicadores de Desempenho: uma proposta para pecuária familiar sob a ótica conceitual do Balanced Scorecard

Autores: Rafael Fagundes Mirailh (PPGA/UNIPAMPA); Claudio Sonaglio Albano (PPGA/UNIPAMPA); Vinicius do Nascimento Lampert.

Resumo

É crescente o número de organizações que, frente ao cenário competitivo cercado de incertezas, buscam métodos e técnicas que os auxiliem no processo gerencial. A existência de um sistema de indicadores de desempenho organizacional, possibilita que seja realizada uma análise criteriosa sobre a efetividade da gestão e, consequentemente de seus resultados. atuar com a gestão organizacional em propriedades rurais voltadas à bovinocultura de corte familiar, não é uma tarefa simples. Como desenvolver uma matriz de indicadores de desempenho para a bovinocultura de corte familiar, a fim de apoiar os produtores em seus processos de tomada de decisão, visando aprimorar a gestão de suas propriedades? Com o intuito de colaborar para o atendimento da questão de pesquisa, este trabalho tem como objetivo construir uma matriz de indicadores, conforme a ótica conceitual do BSC, adaptando as dimensões propostas, originalmente no BSC para outras dimensões, relacionadas a bovinocultura de corte familiar. A pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa. Tem sua natureza aplicada, e como estratégia realizou-se um estudo bibliográfico e documental. Como técnica de coleta utilizou-se a própria pesquisa bibliográfica e documental além de entrevistas em profundidade. Já como análise dos dados utilizou-se análise de conteúdo. A análise dos resultados foi realizada em 7 etapas conforme a estruturação inicial da pesquisa. Onde nas duas primeiras etapas foram realizadas as validações da matriz swot que foi utilizada como suporte para o desenvolvimento do perfil e mapa estratégico. Após o desenvolvimento do mapa estratégico foi possível listas uma proposta de indicadores de desempenho que foram validados com especialistas. A presente proposta da matriz de indicadores de sustentabilidade ao pecuarista familiar, é composta por vinte e oito indicadores organizados nas quatro dimensões de sustentabilidade sendo social, ambiental e econômica atendendo a características defendidas pela FAO (2002) e a dimensão produtiva defendida por Barbosa et al. (2010) e Lampert et al. (2017).


Artigo: Proposição de uma estrutura de plano de negócio para uma empreendedora do ramo de beleza da fronteira Sant’ana do Livramento/RS – Brasil e Rivera – Uruguai

Autores: Leonardo Caliari (PPGA/UNIPAMPA); Fernanda Araújo (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA)

Resumo

A consequência do desinteresse e incapacidade de planejamento é o alto índice de falências de negócios no Brasil durante os primeiros anos de existência. Dada à relevância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento regional, ressalta-se a necessidade reduzir os índices de mortalidade empresarial a partir de ações de auxílio e suporte aos empresários. Sendo assim, tem-se como objeto de pesquisa uma microempresa do ramo de beleza localizada na fronteira Sant’Ana do Livramento (BR) – Rivera (UY), o qual será realizado um diagnóstico da empresa por meio de um plano de negócio. O presente estudo tem o objetivo geral de elaborar uma estrutura de plano de negócio para uma microempresa do ramo de beleza localizada na fronteira Sant’Ana do Livramento (BR) – Rivera (UY). Conforme a literatura, as atividades empreendedoras das micro e pequenas empresas afetam significativamente a economia de um setor ou sociedade, visto que constrói sua base econômica e gera empregos e renda à população. Mas, cabe destacar que abrir um empreendimento desprovido de conhecimento gerencial pode resultar no aumento das estatísticas de mortalidade empresarial. A elaboração de um plano de negócio não é a certeza de sucesso, mas aumenta a probabilidade de que isso ocorra, visto que faz um detalhamento da empresa e do ambiente que o cerca. No presente estudo se utilizou de uma abordagem qualitativa, em que se realizaram entrevistas e observações na empresa objeto da pesquisa, proporcionando a possibilidade de coletar as informações necessárias para elaborar a estrutura de um plano de negócio para a empresa. No que tange a análise, os dados coletados durante a entrevista realizada “in loco” na empresa no mês de setembro de 2018 foram inseridos no software Plano de Negócios 3.0 do Sebrae. Nos resultados, é apresentada a estrutura do plano de negócio elaborado para o salão de beleza objeto da pesquisa, estando este dividido em seis subtópicos: 1) sumário executivo; 2) análise de mercado; 3) plano de marketing; 4) plano operacional; 5) plano financeiro; e 6) avaliação estratégica. No fim, a estrutura de plano de negócio foi entregue à empreendedora como sugestão para aplicação no seu negócio e, consequentemente, a sua adoção como ferramenta de desenvolvimento. Com a estrutura do plano de negócio em mãos, a empresária poderá profissionalizar a sua gestão, por meio de adoção de ferramentas eficientes que se utilizadas, podem alavancar o seu negócio, tornando-o mais competitivo e colaborando com a permanência da empresa no mercado. Ressaltando a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico e a necessidade das universidades voltarem esforços para fornecer suporte técnico, sugere-se que futuros estudos sejam realizados com esse mesmo intuito de proporcionar suporte aos micro e pequenos empresários.


Artigo: Características empreendedoras e desempenho da vitivinicultura na Campanha Gaúcha

Autores: Leonardo Caliari (PPGA/UNIPAMPA); João Garibaldi (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

O agronegócio é um dos ramos de atividade que mais cresce no Brasil e no mundo, sendo que o aumento da concorrência e a disputa por novos mercados impulsionam transformações significativas no meio rural. Essas transformações têm demandado do produtor rural um comportamento empreendedor em relação ao seu negócio. Contudo, apesar da relevância do agronegócio para a economia brasileira, estudos relacionados especificamente ao empreendedorismo no meio rural são recentes e escassos na literatura, sendo que o comportamento empreendedor no meio rural é uma lacuna de pesquisa a ser investigada. O presente estudo tem como objetivo analisar a influência das características empreendedoras no desempenho dos vitivinicultores da região da Campanha Gaúcha do Brasil. O presente estudo caracteriza-se com uma pesquisa descritiva-explicativa, com abordagem quantitativa e método survey. Aplicaram-se questionários a uma amostra de 57 produtores de uva da Campanha Gaúcha. Na análise dos dados utilizaram-se técnicas estatísticas (estatística descritiva e a regressão linear múltipla). Especificamente em relação à regressão múltipla, foram elaborados três modelos relacionando as características empreendedoras com cada categoria de desempenho (econômico-financeiro, produtivo e mercadológico). Constatou-se a influência das características empreendedoras no desempenho econômico-financeiro e mercadológico dos produtores de uva, enquanto o modelo referente ao desempenho produtivo não foi considerado significativo. Destaque à característica “Inovação e Planejamento” que apresentou influência positiva em ambas as categorias de desempenho. Além disso, o estudo traz um panorama da produção vitivinícola na região da Campanha Gaúcha, a qual possui capacidade para inovação e desenvolvimento regional. Com o esforço de analisar a influência das características empreendedoras no desempenho de vitivinicultores da Campanha Gaúcha, foi possível traçar um perfil produtivo e empreendedor da vitivinicultura no extremo sul do Brasil, ressaltando a importância de características como inovação e planejamento para um bom desempenho das propriedades vitivinícolas da região estudada. O estudo contribui ao confirmar por meio de evidências empíricas a relação existente entre comportamento empreendedor e desempenho no agronegócio da produção de uvas, além de que o modelo teórico elaborado no estudo propicia sua futura utilização em diferentes contextos agropecuários. Considera-se a vitivinicultura da Campanha Gaúcha uma atividade com potencial de desenvolvimento, e ao constatar que certas características empreendedoras associam-se fortemente ao desempenho, torna-se possível orientar esforços para promovê-las de maneira mais consistente.

PPGA UNIPAMPA NO III SIMPÓSIO DE AGRONEGÓCIO – SIMPAGRO

Na última quinta-feira, 05 de setembro de 2019, a mestranda do PPGA/UNIPAMPA Beatriz Scapin participou do III Simpósio do Agronegócio SIMPAGRO, realizado na UNIPAMPA, campus Dom Pedrito. Na oportunidade a mestranda apresentou um trabalho sobre a política pública de crédito, o PRONAF e sua contribuição para a agricultura familiar, intitulado  “O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: DISTRIBUIÇÃO E DESEMPENHO DE 1999 A 2017”, fruto de uma pesquisa com o economista Edenilson Tafernaberry Lencina Machado e com a docente do PPGA/UNIPAMPA Drª Alessandra Troian, que vem realizando pesquisas nesta área do conhecimento.

 

Resumo

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), criado em  meados da década de 1990, é um marco nas políticas públicas, sobretudo para a agricultura familiar. Desde sua criação, o programa passou por aperfeiçoamentos e transformações visando ampliar as linhas de crédito e o público-alvo. Neste sentido, o objetivo de presente estudo é analisar a evolução e a distribuição dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar entre as regiões brasileiras no período de 1999 a 2017. Metodologicamente a pesquisa classifica-se como qualitativa, a partir do método dedutivo. Buscaram-se dados secundários junto ao Banco Central do Brasil (BCB). Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Como principais resultados destaca-se a desigualdade e concentração na distribuição do crédito. As regiões capitalizadas, Sul e Sudeste, destinam a maior parte do crédito para o custeio de safra enquanto que as regiões menos capitalizadas, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, destinam a maior parte do crédito para investimento. Dentre as principais limitações do programam destaca-se a seletividade em favor de agricultores capitalizados, produtores de commodities e a concentração regional do crédito.