PPGCIC publica edital para seleção de aluno regular

O mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Borja, por meio do Edital Nº 397/2023, estará com inscrições abertas de 01 a 21 de novembro de 2023. O Edital está disponível no link

Podem se inscrever graduados ou prováveis formandos, independente de suas áreas de formação. O mestrado profissional é uma oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho e de continuação da formação acadêmica. 

Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher um formulário de inscrição on-line, disponibilizado no seguinte endereço eletrônico: https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/ (clicar em “Seleção Pós-Graduação”). Porém, o processo seletivo em questão fica disponível apenas a partir do dia 01 de novembro (início do período de inscrições).

As inscrições e o próprio Curso são gratuitos.

Ao total, são ofertadas 14 (quatorze) vagas, sendo 08 (oito) para a Linha 01 – Comunicação como Indústria Criativa: arte, produção audiovisual e convergência de mídias e 06 (seis) para a Linha 02 – Comunicação para Indústria Criativa: educação, memória, política e economia. 

Dessas 14 (quatorze) vagas, 10 (dez) são destinadas para ampla concorrência (universais), 01 (uma) é reservada para candidato técnico-administrativo em educação da Unipampa e 03 (três) são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência. 

Por decisão da Comissão de Seleção, é possível que um candidato inscrito em uma linha seja classificado na outra. 

O processo seletivo se constitui de uma única etapa: prova oral, a ser realizada, de forma remota (Google Meet), entre os dias  04 e 08 de dezembro de 2023. Essa prova versa sobre dois eixos: eixo memorial descritivo e eixo questões a partir de produções bibliográficas, técnicas e experiências profissionais contidas no Currículo Lattes.

O envio do memorial deve ser realizado, pelo candidato, até o dia 30 de novembro de 2023, para o e-mail do Programa: <ppgcicunipampa@gmail.com>. É possível encontrar, no Edital, as especificações para a elaboração do memorial. 

 

Confira algumas datas do Cronograma:

Período de inscrições: de 01/11/2023 até 21/11/20223;

Divulgação das inscrições homologadas: até 23/11/2023;

Período para recursos de homologação das inscrições: até 25/11/2023;

Homologação final das inscrições e divulgação dos nomes da Comissão de Seleção: até 28/11/2023;

Prazo para envio do memorial descritivo por e-mail: até 30/11/2023;

Período da seleção: de 04/12/2023 até 08/12/2023; 

Divulgação do resultado preliminar do processo seletivo: até 12/12/2023. 

Confira o Cronograma completo, assim como outras informações, no link do Edital.

Mestrado profissional

Segundo a CAPES, o mestrado profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área do curso. O título de Mestre Profissional confere os mesmos direitos conferidos por um mestrado acadêmico, tanto no sentido de possibilitar que o egresso seja um candidato em potencial para um curso de doutorado quanto no sentido de preparação para a atuação docente. 

Indústria criativa

Reconhecida como setores culturais e criativos constituída pelo patrimônio, expressões culturais, artes de espetáculo, audiovisual, livro e literatura, e criações funcionais. São exemplos de indústria criativa na região: Ruínas jesuíticas-guaranis de São Miguel das Missões (Patrimônio material); Museus Casa João Goulart e Casa Getúlio Vargas; artesanato “Lã Pura”; festivais musicais (“Califórnia da Canção”, “Festival da Barranca”, “Canto Missioneiro”); festas e mostras regionais (“Festival da Cambona” e a “Mostra da Arte Missioneira”). Além disso, a produção de jogos eletrônicos, a arquitetura, a publicidade e as atividades midiáticas são áreas ligadas à indústria criativa.

 

Contatos:

Programa: ppgcicunipampa@gmil.com

Coordenador: Prof. Dr. Gabriel Sausen Feil – gabrielfeil@unipampa.edu.br