Produção Audiovisual Digital é tema do nosso penúltimo Workshop

O mestrando da primeira turma do PPGCIC Elisandro Coelho, junto ao professora Joel  Felipe Guindani foram os facilitadores do terceiro workshop do circuito de Práticas Inovadoras em Comunicação e Indústria Criativa. Com o tema “Produção Audiovisual Digital, o workshop reuniu alunos de graduação (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda) e de Pós-Graduação (Comunicação e Indústria Criativa), que participaram das atividades neste sábado, 24 de novembro, no PPGCIC Lab – Laboratório de Comunicação e Indústria Criativa.

A atividade teve por finalidade abordar a prática da produção audiovisual digital a partir da utilização de smartphones e aplicativos de edição. Estes como instrumentos de produção de vídeos, podendo ser utilizados em diferentes ações de comunicação, desde pequenas reportagens jornalísticas, micro documentários, divulgação de eventos, vídeos institucionais e promocionais, entrevistas, stories para redes sociais e até mesmo experimentações estéticas em vídeo-arte.

O desafio do workshop foi de capacitar os participantes a produzirem vídeos nos mais diferentes contextos de suas atuações profissionais aproveitando os novos espaços de circulação e consumo de conteúdo audiovisual como as mídias sociais digitais e redes sociais digitais. Espaços que têm incorporado e qualificado o suporte audiovisual em suas plataformas. De acordo com dados apresentados pelo professor Joel Guindani, até 2020 o audiovisual será responsável por 80% do fluxo de conteúdo nas redes sociais.

Durante as atividades, primeiramente realizou-se um treinamento com alguns aplicativos disponíveis para a gravação e edição de vídeo em smartphones como o Cinema FV-5, Kinemaster, FilmoraGo, Quick e Inshot.

Após o treinamento teórico os participantes foram distribuídos em equipes e tiveram de produzir vídeos com base no conteúdo abordado, ou seja, gravação e captação de imagem e áudio, inserção de trilhas sonoras, textos, transições, efeitos e o processo de renderização e exportação.

O Workshop foi finalizado com uma mostra audiovisual, momento em que as equipes puderam exibir os vídeos produzidos durante a atividade prática.

Este circuito de workshops é promovido pelo Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) e pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa.

O último workshop acontece dia 01 de dezembro e trabalhará com Big Data e Avaliação em Relações Públicas. Mais informações aqui.