Métodos Ágeis em Relações Públicas: o modelo peso: primeiro workshop do circuito de Práticas Inovadoras em Comunicação e Indústria Criativa

O Observatório Missioneiro de Atividades Criativas e Culturais (OMiCult) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa realizou no último sábado, 19 de outubro,  1º Workshop do circuito sobre Práticas Inovadoras em Comunicação e Indústria Criativa.

Tendo como facilitadores, o professor Tiago Martins e o mestrando Darlan Santos, o workshop abordou “Métodos Ágeis em Relações Públicas: o modelo peso”, que trabalha com uma metodologia prática para desenvolvimento de planejamento de comunicação.

Essa metodologia surge da constatação de agir de forma mais rápida, sem perda de qualidade, simplificar processos e desburocratizar em tempos de Web 2.0, levou a elaboração de métodos ágeis que visam entregar produtos melhores, em menor tempo e com construção conjunta e contínua. Esses fatores permitem uma reavaliação constante do projeto buscando sanar ruídos que podem surgir na comunicação no decorrer das atividades.

O workshop aconteceu em dois momentos. Sendo o primeiro, no turno da manhã, com a apresentação da teoria e suas aplicações práticas. Já, a tarde, no segundo momento, os  participantes elaboraram uma campanha de Relações Públicas (hipotética) para um produto novo e com mercado consumidor restrito. Propondo  estratégias e táticas para desenvolver e distribuir o trabalho de modo simplificado, possibilitando a criação e criatividade para construir um trabalho de qualidade em pouco tempo.

Participaram do workshop alunos de graduação (Relações Públicas) e de pós-graduação (Comunicação e Indústria Criativa).

O próximo workshop acontece dia 17 de novembro e trabalhará com Gamification em Relações Públicas. Mais informações aqui.