A professora do PPGA, Laura Alves Scherer, participou no mês de julho de 2025 do 41st EGOS Colloquium, evento promovido pelo European Group for Organizational Studies (EGOS), na Grécia, e do Standing Conference of Organizational Symbolism (SCOS) no Chipre.
No EGOS, a docente apresentou seu estudo sobre a cartografia como método de pesquisa para estudos organizacionais, trabalho e subjetividade durante o PDW (Paper Development Workshop) sobre “Research Methods and Strategies for Co-Creating Desirable Futures with Practitioners”.
No SCOS, uma das pesquisas apresentadas é em coautoria com sua orientanda, a mestranda do PPGA Rafaela Machado Braz, a qual faz parte de um projeto de pesquisa financiado pela FAPERGS sobre Carreiras e Cultura Fronteiriça. O artigo, que aborda sobre o trabalho imaterial na carreira de mulheres pertencentes a um coletivo musical na Fronteira da Paz, evidencia o modo de operar do trabalho imaterial com ênfase na importância da sororidade na vida profissional das mulheres no contexto de um coletivo musical binacional mostrando como a cooperação é fundamental para o desenvolvimento e a resistência dessas artistas. É possível conferir esta pesquisa na íntegra na Revista Alcance: https://periodicos.univali.br/index.php/ra/article/view/20565
Para a professora Laura, o trabalho de formação científica que vem sendo realizado na UNIPAMPA traz resultados positivos tanto para o estudante quanto para a internacionalização da universidade: “A Rafaela iniciou na pesquisa durante a graduação como bolsista de iniciação científica do CNPq e ao realizar o seu TCC, com participação ativa nos grupos de pesquisa GESTA e TOMMS. Hoje ela é mestranda do PPGA e, já com uma experiência inicial, tem dado continuidade às pesquisas com olhar para a nossa região sobre carreiras e cultura fronteiriça. Apresentar os resultados desses trabalhos em conferências internacionais mostra a qualidade das pesquisas que realizamos na universidade e o diálogo com pesquisadores de outros países, além de estimular que nossos estudantes busquem ampliar a sua rede com a comunidade acadêmica internacional”.






English
Español