Artigos Aprovados no 8º Fórum Internacional EcoInovar

O Programa de Pós-Graduação em Administração irá participar do  8º Forúm Internacional EcoInovar que será realizado em Santa Maria-RS nos dias 15, 16 e 17 de outubro.

Confira abaixo os artigos aprovados para apresentação do evento:

Artigo: MARKETING JURÍDICO: Uma análise sobre as ferramentas de marketing na advocacia

Autores: Monique Vigil Klüsener (PPGA/UNIPAMPA); Andressa Hennig Silva (PPGA/UNIPAMPA); Mikaela Daiane Prestes Floriano (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

O marketing jurídico está vinculado ao marketing de serviço aplicado em escritórios de advocacia. Esta prática está sendo cada vez mais difundida por profissionais liberais da área de advocacia que buscam um diferencial competitivo para atrair cada vez mais clientes. Contudo, há legislações específicas estabelecidas pela OAB e o Tribunal de Ética da OAB que vedam determinadas práticas mercadológicas. O objetivo deste estudo é analisar as estratégias de marketing utilizadas pelos profissionais liberais da área de advocacia, visto que há limitações impostas pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. O método é de caráter descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizou-se do recurso da entrevista, através de dois modelos diferentes de roteiros semiestruturados, um aplicado ao representante da OAB e outro modelo a advogados de escritórios de advocacia de Sant’Ana do Livramento. A análise dos dados e resultados ocorreram através da técnica de análise de conteúdo. De acordo com os dados, constatou-se que os escritórios de advocacia que fizeram parte da pesquisa desenvolvem estratégias de marketing de forma indireta, sem um planejamento prévio. As ferramentas de marketing mais relatadas foram referentes à divulgação do negócio. Entre as práticas utilizadas, destaca-se o boca-a-boca, cartão de visita, atendimento ao cliente, através de redes sociais. E ainda, conclui-se que alguns advogados acabam infringindo as legislações a respeito da advocacia, uns por não concordarem com as normas e outros por não conhecerem as normativas. Houve limitações referentes à questão do tempo para realização do trabalho e a existência de poucas referências bibliográficas, bem como abranger um pequeno número de entrevistados para a aplicação da pesquisa.


Artigo: Paradoxos da Tecnologia Móvel: Comparativo entre Professores Estaduais das Gerações Baby Boomers, X, Y e Z

Autores: Mikaela Daiane Prestes Floriano (PPGA/UNIPAMPA); Kathiane Benedetti Corso (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

A tecnologia alterou as formas de comunicação e os comportamentos dos indivíduos, levando à ilimitada conexão entre os seus usuários. Nesse contexto, os smartphones ganham protagonismo e conquistam usuários das mais variadas idades ao se caracterizarem como a primeira tecnologia realmente móvel e a conceder uma gama de recursos que facilitam a vida do indivíduo. Contudo, essa mesma ferramenta pode servir como estimulante de resultados negativos. Dessa forma, a partir de uma pesquisa survey com 239 professores estaduais, utilizando como técnica de análise o teste T para amostra em pares, este estudo buscou verificar a presença de paradoxos da tecnologia móvel em professores de escolas estaduais do Rio Grande do Sul usuários de smartphones considerando as diferenças geracionais. Com base nas observações, dentre os 17 paradoxos tecnológicos investigados, seis deles foram identificados pela Geração Baby Boomers, três pela Geração X, dois pela Geração Y e quatro foram percebidos pelos professores da Geração Z. Entre os principais achados, verificou-se o maior número de paradoxos em professores pertencentes a geração Baby Boomer. Destaca-se, ainda, que a Geração Z, conhecida pelo uso massivo da tecnologia, foi a amostra com a segunda maior evidência de paradoxos, o que sugere que, mesmo com a grande adesão e facilidade no uso de smartphones, indivíduos da Geração Z podem não conseguir administrar positivamente alguns dos aspectos dessas tecnologias. Ademais, foram identificados dois paradoxos sugeridos por Sorensen (2011) que até então não haviam sido suportados em investigações nacionais sobre a temática, são eles: Criatividade Fluida/Criatividade Limitada e Controle Fluido/Controle Limitado.


Artigo: Consumo sustentável: tendências nos métodos de pesquisa e resultados observados

Autores: Luise Bittencourt Peres (PPGA/UNIPAMPA); Bruna Coradini Nader Adam (PPGA/UNIPAMPA); Débora Hoff (PPGA/UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA)

Resumo:

Desde a década de 1970 percebe-se a inserção do desenvolvimento sustentável nas pautas de importantes reuniões mundiais, como na Conferência de Estocolmo em 1972, na do Rio de Janeiro em 1992, em Joanesburgo em 2002, além da Rio+20 realizada em 2012. Existe uma ampla discussão sobre consumo sustentável que, por sua vez, não revela ter um consenso sobre qual a melhor definição deste conceito e os métodos utilizados no desenvolvimento das pesquisas sobre consumo sustentável. Tendo em vista a importância e emergência do tema, pretendeu-se, por meio desta pesquisa, identificar como os estudos empíricos sobre consumo sustentável estão sendo aplicados metodologicamente e quais os resultados obtidos mais relevantes para a discussão desta temática, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa e método bibliográfico. Para tanto, foram selecionados sete artigos empíricos, publicados a partir do ano de 2000 para realizar a análise. Os documentos demonstraram que parece haver  um equilíbrio metodológico entre as pesquisas sobre consumo sustentável, de acordo com os objetivos o método é traçado não havendo nenhuma metodologia específica para tratar do assunto. Ademais, as pesquisas empíricas analisadas possibilitaram a criação de três categorias que descrevem os resultados semelhantes obtidos, são elas: principais entendimentos sobre consumo sustentável; adoção (ou não) do comportamento sustentável e características sociodemográficas do consumo sustentável. Como uma limitação de pesquisa, destaca-se o número limitado de artigos selecionados tendo em vista a extensa base de dados disponível sobre a temática. Assim, propõe-se a análise de mais estudos internacionais, para que se possa ter um panorama mais abrangente, possibilitando-se a comparação entre os resultados obtidos nas pesquisas analisadas.


Artigo: “Tá liberado o celular!”: um estudo da propensão à Dependência de Smartphone discente e a percepção docente em sala de aula

Autores: Rafael Machado Amorim (PPGA/UIPAMPA); Kathiane Benedetti Corso (PPGA/UIPAMPA); Sebastiao Ailton da Rosa Cerqueira Adão (PPGA/UIPAMPA);

Resumo

As práticas pedagógicas de 30 anos atrás são incompatíveis com a realidade atual. As inovações propiciadas pelo uso das TICs diminuem sensivelmente esta janela de tempo. Diante deste cenário, através de um estudo descritivo, utilizando o método misto sequencial, com coleta de dados quantitativa e qualitativa, buscou-se atender o objetivo da pesquisa que é o de analisar quais são os efeitos do uso do smartphone em sala de aula na relação discente-docente no curso de Administração da Universidade Federal do Pampa. A partir da aplicação do teste de dependência de smartphone – SPAI-BR, os resultados apontam que cerca de 43% dos discentes podem ser considerados dependentes de smartphone. Com a etapa qualitativa de entrevistas com docentes, constatou-se que este grupo, por vezes, apresenta sentimentos de inutilidade e desmotivação na prática docente. Entretanto, estes avaliam como uma boa ferramenta de ensino, ainda que pouco utilizada em sala de aula. A observação participante mostrou ainda que discentes comumente passam mais tempo em sala atentos ao que ocorre nas redes sociais do que na atividade acadêmica, colaborando ainda mais para desmotivar o docente na prática pedagógica. O presente trabalho traz ainda como contribuição uma análise das dificuldades enfrentadas pelos docentes no desenvolvimento de sua atividade e também apresenta a realidade dicotômica entre docentes e smartphones dos discentes.


Artigo: “O que tem se falado sobre phubbing?”: Uma análise bibliométrica e sociométrica sobre o comportamento de ignorar pelo celular

Autores: Marina Valim Bandeira (PPGA/UNIPAMPA); Kathiane Benedetti Corso (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

A presença do smartphone no dia-a-dia é constante dadas as suas características de mobilidade. Isso, por vezes o torna invasivo e objeto de distração mesmo quando as pessoas estão em situações sociais. O presente trabalho busca verificar como está o panorama das pesquisas sobre o comportamento do phubbing por meio de uma análise bibliométrica e sociométrica. Foram selecionados 31 artigos de 20 periódicos diferentes na plataforma Scopus. Os resultados indicam que a maioria dos trabalhos versa sobre os antecedentes do comportamento, por meio de abordagens quantitativas utilizando métodos de survey e experimentos. Ainda, identificou-se que os autores mais citados são Roberts e David, cujo trabalho versa sobre o partner phubbing.


Artigo:  Formulação de Estratégias: uma análise bibliométrica na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração

Autores: Monique Vigil (PPGA/UNIPAMPA); Michele Castanho (PPGA/UNIPAMPA) e Jhonatan da Costa (PPGA/UNIPAMPA).

Resumo

Este estudo busca analisar o tema formulação de estratégias através da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e suas principais contribuições para a área. Assim, realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, com uma abordagem quantitativa e qualitativa e tendo como método de pesquisa o estudo bibliométrico. A partir da palavra “formulação de estratégias”, foram encontrados 139 artigos na plataforma SPELL e 29 artigos nos eventos da ANPAD. Nos resultados, houve predominância de estudos do tipo exploratório, de caráter qualitativo e método de pesquisa de estudo de caso, o que influenciou o uso de entrevistas na coleta de dados e uma análise a partir da análise de conteúdo. Os artigos possuem na maioria 2 autores. Encontram-se como palavras mais relevantes estratégias, formulação de estratégias, competitividade e planejamento estratégico. Foi possível identificar que a instituição USP foi destaque em produção de artigos voltados ao tema. Desta forma, nos resultados apresentou-se o foco dos estudos envolvendo estratégia e as contribuições das universidades para preparação das empresas às dinâmicas mudanças e evolução no mundo do negócio, a partir da formulação de boas estratégias e suas aplicações, bem como, vem ocorrendo nas instituições de ensino paulistas.


Artigo: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS UNIVERSIDADES: UMA REVISÃO DO DEBATE TEÓRICO

Autores: Jhonatan da Costa (PPGA/UNIPAMPA); Débora Hoff (PPGA/UNIPAMPA); Thiago Beuron (PPGA/UNIPAMPA)

Resumo

Este estudo busca realizar um debate teórico sobre os estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável nas universidades através de pesquisa realizada nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Assim, realizou-se uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa e tendo como método de pesquisa uma revisão da literatura. A partir da palavra “sustainable development in universities”, foram encontrados 55 artigos no Portal de Periódicos da CAPES. Nos resultados, houve predominância de publicações no Journal of Cleanes Production. Os artigos possuem na maioria apenas um autor e obtiveram uma crescente de publicação no ano de 2015. Os principais estudos estão localizados na Europa e possuem uma abordagem variada em relação ao tema. Desta forma, a importância e o crescimento de estudos voltados ao desenvolvimento sustentável nas universidades, tendo em vista que as universidades são fundamentais para a formação de indivíduos formadores de opinião e mudança, engajando-se com os principais problemas da sociedade.


Artigo: AQUECIMENTO GLOBAL COMO OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores: Cristiane Ferreira de Souza Araújo (PPGA/UNIPAMPA); Ana Alzira Mendez Nunes (PPGA/UNIPAMPA); Paulo Cassanego Júnior (PPGA/UNIPAMPA)

Resumo

Genericamente chamada de aquecimento global, a elevação das temperaturas da atmosfera terrestre encontra-se envolta em muitas dúvidas quanto às suas causas e consequências, devido a isto, constitui-se numa das principais questões da sociedade, tanto do desafio e do conhecimento aprofundado do mesmo, quanto das possíveis repercussões sobre a vida dos homens na sociedade futura. Considerando essa indagação sugestiva, elaborou-se o presente estudo que tem por objetivo: analisar o estado da arte da produção científica sobre a pauta do aquecimento global como objetivo de desenvolvimento sustentável, segundo as plataformas Web of Science e Scopus. Com base nos princípios da Revisão Sistemática da Literatura (SRL), explorou-se o corpus textual disponível no contexto dos “Sustainable Development Goals” e “Global Warming”. Do levantamento de 93 artigos nas bases e por meio da aplicação de filtros de seleção (Tipo de documento: Artigo; e a verificação da aderência ao tema através da leitura de resumos), foram extraídos 78 artigos para o corpus desta pesquisa. Para compilar os dados, foram utilizados os softwares: HistCiteTM, VOSviewer e Biblioshiny do RStudio. As análises que apresentamos foram apoiadas nas três leis da bibliometria clássica. Adotamos a modalidade de análise textual do corpus da pesquisa associada aos estudos métricos para contextualizar os indicadores relacionados à produção (autores, países, palavras-chave, evolução temporal e periódicos mais difundidos na temática). Todas contribuíram para a formulação da tipologia, em que compreende-se a partir da leitura dos artigos que de maneira geral ocorrem duas preocupações de pesquisa, sendo: a) a emissão de gases e b) o controle da emissão de gases. Sobre as contribuições deste artigo, elas podem ser consideradas de cunho científico, servindo de base para outras pesquisas; e gerencial, servindo como uma ferramenta para apoiar a tomada de decisão.


Artigo: O INCENTIVO A INOVAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO NO ECOSSISTEMA DO ESTADO DO RS

Autores: Fabiane Tubino Garcia (UNIPAMPA); Cristiane Ferreira de Souza Araújo (PPGA/UNIPAMPA); Daniele França Antunes; Alessandra Garcia Machado Nunes.

Resumo

O incentivo a inovação cientifica e tecnológica, dentro de um ecossistema, torna-se importante pois resulta em melhorias e desenvolvimento para uma região. Além disso, coordenar ações e projetos de apoio a inovação e ao empreendedorismo geram oportunidades de emprego e de descoberta de novos talentos. O objetivo deste estudo é apresentar os programas e projetos de incentivo a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento no ecossistema do estado do Rio Grande do Sul. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva com uma abordagem qualitativa, onde buscou-se identificar e descrever as informações dos programas ativos, referentes a sua criação, objetivos, stakeholders envolvidos e funcionamento. Dentre as atividades desenvolvidas foram identificados 12 programas que apoiam e incentivam a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo, são eles: Fundopem-RS; Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos; Programa Pró-Inovação /RS; Projeto Extensão Produtiva e Inovação; Programa RS Tecnópole de Apoio às Incubadoras de Base Tecnológica e Indústria Criativa; Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul – INTEGRAR/RS; Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos; Programa Doutor Empreendedor; Programa Pesquisador Gaúcho; Programa Cooperação Fapergs/Fapesp; Programa Centelha RS; e, Inova RS. Todos os programas visam o fortalecimento do ecossistema do estado do Rio Grande do Sul, buscando fomentar a pesquisa científica, promovendo a inovação e o desenvolvimento em todas as regiões do RS.


Artigo: O MARKETING EMPREENDEDOR EM REDES: UMA ANÁLISE EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO DA CONFEITARIA ARTESANAL DE SANT’ANA DO LIVRAMENTO

Autores: Paola Rosano Rodrigues (PPGA/UNIPAMPA); Cristiane Ferreira de Souza Araújo (PPGA/UNIPAMPA)

Resumo

Este artigo foi construído com a finalidade de aprimorar estudos no campo sobre a influência das redes de relacionamento do empreendedor no marketing de pequenas empresas. Para obtenção dos resultados que constam na pesquisa foi desenvolvida uma pesquisa de orientação qualitativa, onde foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os empreendedores selecionados, as respostas serviram de embasamento teórico para as análises e resultados. Têm-se como resultados desse estudo a confirmação da influência das redes de relacionamento nas decisões das pequenas empresas, principalmente nas práticas de marketing onde foi constatado que o marketing boca a boca ainda é a ferramenta principal para a evolução dessas empresas.

Artigo: SUSTENTABILIDADE SOCIAL DE ORGANIZAÇÕES PECUÁRIAS NA CAMPANHA GAÚCHA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MÉTODO MESMIS

Autores: Sávio Costa Borges (PPGA/UNIPAMPA), João Garibaldi Almeida Viana (PPGA/UNIPAMPA), Carolina Freddo Fleck (PPGA/UNIPAMPA)
Resumo
O artigo teve por objetivo analisar a sustentabilidade social de organizações pecuárias na Campanha Gaúcha por meio do método MESMIS. O estudo apresentou natureza descritiva, com abordagem quantitativa, por meio do método MESMIS. Foram construídos indicadores de sustentabilidade compondo quatro âmbitos sociais. A mensuração dos indicadores foi realizada por meio da aplicação de um questionário em uma amostra estratificada de 115 organizações pecuárias na Campanha Gaúcha. No que tange a discussão atual em torno do impacto da exploração pecuária nos biomas brasileiros, a relevância da pesquisa reside na construção e mensuração de indicadores de sustentabilidade social para essa atividade em uma região pertencente ao Bioma Pampa. Os resultados indicaram uma forte masculinização na atividade pecuária e um baixo nível de participação coletiva. Constatou-se a existência de sucessores com interesse de gerir a organização pecuária, porém com uma perspectiva baixa de transmissibilidade. A análise dos indicadores resultou na identificação de um grau médio-elevado de sustentabilidade social. Esse resultado indica que as organizações pecuárias pesquisadas da Campanha Gaúcha apresentam práticas sociais capazes de perpetuar os sistemas de produção para gerações futuras. A principal contribuição foi o desenvolvimento de uma metodologia participativa para construção de indicadores de sustentabilidade social, baseados na realidade dos sistemas de produção pecuários do Bioma Pampa. O estímulo a sustentabilidade social das organizações pecuárias na Campanha Gaúcha, somada a proposição futura de políticas públicas, são elementos determinantes para a conservação do Bioma Pampa do Brasil.
Artigo: DEFINIÇÃO DE PERFIL ESTRATÉGICO PARA PECUARISTAS FAMILIARES NO RIO GRANDE DO SUL
Autores: Rafael Fagundes Mirailh (PPGA/UNIPAMPA); Claudio Sonaglio Albano (PPGA/UNIPAMPA); Vinicius do Nascimento Lampert
Resumo: Frente ao cenário competitivo, as organizações urbanas ou rurais, buscam conhecer o ambiente onde elas estejam inseridas. A Matriz SWOT é uma ferramenta simples e eficaz de gestão estratégica e por meio desta ferramenta é possível estabelecer pontos importantes para gestão a partir da definição do perfil estratégico organizacional. Deste modo, este trabalho visou construir o perfil estratégico dos bovinicultores de corte de cunho familiar no Rio Grande do Sul. Para tanto, a metodologia foi concebida a partir de uma análise qualitativa, de natureza aplicada e sua estratégia baseada em estudos bibliográficos e documentais tendo como ferramenta para a coleta de dados entrevistas em profundidade. Ao final, com este estudo foi possível determinar um perfil estratégico para a atividade pecuária familiar, definindo-se um objetivo comum em quarto dimensões de sustentabilidade sendo desdobrados, mais à frente, em objetivos específicos que darão suporte para construção de indicadores de desempenho à atividade