PPGA UNIPAMPA NO 57º CONGRESSO DA SOBER

A egressa do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unipampa, Rosemeri da Silva Madrid, nas fotos abaixo, participou, entre os dias 21 e 25 de julho, do Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, que teve como temática central da sua 57º edição “Articular os debates sobre Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento”. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER, que se refere a uma Sociedade Científica, Cultural e Educacional que tem o objetivo de desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural), e suas correlatas, a partir do intercâmbio científico, da pesquisa e do ensino em ciências sociais rurais. A atual edição do evento foi sediada na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) na cidade de Ilhéus (BA).

A Mestra formada pelo PPGA Unipampa apresentou os artigos:

Potencialidades de Permanência de Jovens em Comunidade Rural Quilombola

Autores: Rosemeri da Silva Madrid (PPGA/UNIPAMPA); Margarete Leniza Gonçalves (UNIPAMPA); Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão (PPGA/UNIPAMPA).
Resumo: O presente trabalho apresenta a perspectiva dos jovens da comunidade remanescente de Quilombo do Ibicui d’Armada, localizada no Ibicui d’Armada, área rural do município de Sant’Ana do Livramento/RS. O objetivo geral do estudo foi identificar as potencialidades de desenvolvimento da comunidade Remanescente de Quilombo, Sant’Ana em especial a percepção dos jovens da localidade rural quanto a relevância da identidade quilombola, como legado histórico e cultural. E procurou analisar as potencialidades que possam encadear o desenvolvimento humano, social e econômico principalmente dos jovens quilombolas. A pesquisa foi um estudo de caso, desenvolvido junto às trinta e uma famílias. A coleta de dados foi realizada a partir da observação participante, entrevistas e de anotações feitas em campo. Os resultados sinalizam a percepção dos jovens quanto à importância da comunidade e a vontade dos mesmos em permanecer após o término dos estudos, mesmo que não vislumbrem perspectivas concretas de desenvolvimento da população rural negra.

Desenvolvimento como Liberdade: Jovem no Quilombo Ibicui D’armada no Município de Santana do Livramentos – RS

Autores: Rosemeri da Silva Madrid (PPGA/UNIPAMPA); Margarete Leniza Gonçalves (UNIPAMPA);
Resumo: O desenvolvimento está relacionado com a ampliação e garantia da liberdade de escolha. Este ensaio procura através da abordagem das capacitações de Amartya Sen verificar como as capacidades básicas, estão sendo vivenciada pelos jovens da comunidade quilombola do Ibicui d´Armada. O quilombo está localizado na zona rural de Sant”Ana do Livramento, distante 55 Km da zona urbana. Essa comunidade foi reconhecida pela Fundação Cultural Palmares em 2009 e possui 31 famílias de ancestralidade negra. Neste sentindo, o presente trabalho tem como objetivo discutir as privações de capacidades dos jovens quilombolas de Sant’Ana do Livramento. Para isto, foi feita uma breve discussão teórica sobre o desenvolvimento de jovens no meio rural e uma contextualização do debate sobre desenvolvimento como liberdade na visão Seniana. Constatou-se que os jovens não têm alternativas e por esse motivo acabam abandonando a comunidade quilombola.

Ademais, a egressa participou de palestras, painéis e outras atividades realizadas no evento.