História do Programa | PPGCIC – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa | Página: 12

Prorrogadas as inscrições para seleção de bolsista nos Programas de Pós-graduação da Unipampa

Foram prorrogadas para até segunda-feira (24/08) as inscrições para chamada de bolsista nos Programas de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa e de Políticas Públicas da Universidade Federal do  Pampa (Unipampa), em São Borja.  O edital irá selecionar um estudante para realizar atividades de comunicação, como produção de materiais de divulgação e manter o fluxo de informações dos programas. A bolsa será remunerada por 12 horas semanais e as entrevistas com os inscritos ocorrerão na terça-feira (25/08).

Para saber sobre requisitos, atividades e para saber como se inscrever, basta acessar  chamada interna aqui

 

Aberta chamada de bolsista para os programas de Pós-graduação da Unipampa

Está aberta a chamada de seleção de bolsista para apoiar na divulgação e visibilidade dos Programas de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) e em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em São Borja. O edital irá selecionar um estudante para realizar atividades de comunicação, como produção de materiais de divulgação e manter o fluxo de informações dos programas. A bolsa será remunerada por 12 horas semanais e as inscrições vão até quinta-feira (20/08), às 20h.

Para mais informações sobre requisitos, atividades e para saber como se inscrever, basta acessar aqui a chamada interna.

Professor do PPGCIC promove lives sobre acessibilidade durante a pandemia

Neste momento de distanciamento social, várias iniciativas estão sendo realizadas para promover à comunidade local pesquisas que são realizadas na universidade. É o caso do #PapoInformívoro, um projeto do Grupo de Pesquisa t3xto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja, que tem como objetivo documentar a trajetória de 10 anos de pesquisa sobre Acessibilidade Comunicativa na instituição.

No Brasil, segundo o último Censo (2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  cerca de 40 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência sensorial (auditiva, visual e/ou cognitiva). Para o professor do Mestrado de Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Unipampa e responsável pelo projeto,  Marco Bonito, a pandemia da Covid-19 ressaltou a importância da  acessibilidade para os meios de comunicação. “A sociedade precisa compreender que as barreiras informativas prejudicam a livre formação da cidadania das pessoas com deficiência”, destaca Marco.

O projeto também foi destaque no perfil no Instagram do GT Unipampa no enfrentamento à Covid-19 | #PraCegoVer: Fotografia colorida de mãos ao lado de um teclado em braile. Na imagem há dois teclados de computador. Na parte superior, canto esquerdo, um teclado preto e no centro da imagem, o teclado branco em braile. As mãos de uma pessoa de pele clara estão na direita da fotografia. Na parte inferior, centralizado, o texto em branco e amarelo: Professor promove lives sobre acessibilidade durante a pandemia. Abaixo, logotipo da Unipampa e o texto Universidade Federal do Pampa. 

No #PapoInformívoro, Bonito entrevista estudantes, professores e também pessoas externas que, de alguma forma, têm relação com os trabalhos realizadas pelo Grupo de Pesquisa t3xto. As lives ocorrem, geralmente, nas quartas-feiras, às 17h30min no perfil de Marco no Facebook e depois ficam disponíveis em seu canal no YouTube. Segundo o professor, as entrevistas estão seguindo uma ordem cronológica. A primeira foi sobre a pesquisa de Cris Lopes, estudante cega formada em jornalismo pela Unipampa em 2011 e as últimas serão com suas duas orientandas de mestrado.

O projeto #PapoInformívoro conta com apoio de alunos que ajudam na produção das lives. “Muitas pessoas despertam consciência sobre questões de acessibilidade a partir de um primeiro contato que pode ser uma live como essas que nos propusemos a realizar”, explica o professor. Para ele, se uma única pessoa fizer esse movimento, o projeto “já serviu ao propósito”.

PPGCIC contribui em ações de combate ao novo coronavírus

Em tempos de pandemia ações que auxiliam a população no combate ao novo coronavírus podem ser um modo de amenizar os efeitos da doença. Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) atua no Grupo de Trabalho “Unipampa no enfrentamento à Covid” junto com professores, alunos e técnicos dos dez campi da instituição.

O GT trabalha em diferentes áreas de acordo com as especificidades de cada campus e cidade, também realiza parcerias com prefeituras e órgãos públicos para melhorar o alcance das ações. Já foram feitas cestas básicas para trabalhadores e estudantes em vulnerabilidade social em Uruguaiana, sabão líquido para a higiene da população em Bagé e distribuição de máscaras para profissionais de saúde da rede pública em São Gabriel.

Card produzido pelo PPGCIC para o instagram

Para tornar de conhecimento público as atividades, o mestrado contribui na criação de materiais como cards, textos e fotos para a rede social Instagram do grupo, além de produzir vídeos com orientações sobre como prevenir a Covid-19 e explicando como o vírus age no corpo. O PPGCIC busca auxiliar no combate por meio da informação e comunicação para que a população possa estar bem informada sobre como se proteger e onde existem ações que podem ajudar.

No Instagram do GT é possível acompanhar todas as ações nos diferentes campus da Unipampa e visualizar os materiais produzidos pelo mestrado.

 

 

PPGCIC participa de fórum de coordenadores de PPG’s da Unipampa

Nas manhãs dos dias 31 de março e 01 de abril a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) reuniu os coordenadores de programas de Pós-Graduação da Unipampa e técnicos administrativos das secretarias de pós-graduação em uma webconferência. O PPGCIC esteve representado pela coordenadora do mestrado, Professora Sara Feitosa, e pela Técnica Administrativa em Educação Helena Basso Feil. O evento foi marcado pela apresentação do novo organograma e funcionamento da PROPPI e temas relacionados à coleta Sucupira 2019 e sistema de avaliação da pós-graduação.

PPGCIC realiza defesa de dissertação totalmente online

Preservando a saúde e segurança de discentes e docentes em relação ao corona vírus, o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) realizou a primeira defesa de dissertação totalmente via internet na tarde de segunda-feira (23). A apresentação do trabalho defendido pela jornalista Lahis Welter e a participação  da banca de avaliação composta pelas professoras Juliana Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Roberta Thier, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a orientadora Vivian Belochio (PPGCIC/Unipampa) ocorreu à distância.

Lahis defendeu sua dissertação a distância via chamada de vídeo com as professoras da banca | Foto: Vivian Belochio

O PPGCIC está tomando todas as providências para conter a disseminação do COVID-19, além da banca feita a distância, também foram suspensas as aulas, atividades e reuniões presenciais evitando aglomerações de pessoas. As medidas contemplam as instruções do Ofício nº 40/2020 da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) que suspende as aulas e recomenda adequar as atividades necessárias para serem feitas em casa ou, se preciso, por videoconferência.

Mestranda do PPGCIC lança aplicativo de Turismo em São Borja

Na terça-feira (3), a publicitária e mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), Hedilaura Guidolin, lançou o aplicativo Psiu! em um evento realizado na Casa Memorial João Goulart em São Borja. Estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito do município Roque Feltrin, a diretora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Carla Tatiane Zappe  e a vice-coordenadora do PPGCIC Marcela Guimarães e Silva, além de outras autoridades.

Hedilaura apresentando o aplicativo Psiu! no Memorial Casa João Goulart | Foto: Caroline Andrades

O aplicativo para smartphones criado pela publicitária como projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) do mestrado é voltado para a valorização do turismo e da cultura da cidade. A professora Vivian Belochio foi orientadora da mestranda e acompanhou todo o planejamento e o desenvolvimento do projeto em 2019.

O aplicativo está disponível em sistemas Android  | Foto: Caroline Andrades

Utilizando tecnologia de proximidade, o Psiu! avisa por meio de notificações quando o usuário está passando por pontos turísticos de São Borja como uma estátua, uma arte pública, uma praça etc. Além disso possui diferentes conteúdos multimídias com informações sobre a cidade e sua histórias.

 

Para experimentar o Psiu!, basta baixar o aplicativo disponível para smartphones com sistemas Android na Play Store.

Aberta a chamada pública para alunos em Regime Especial 2020/01 do PPGCIC

Está curioso sobre o Programa de Pós-graduação em Comunicação em Indústria Criativa (PPGCIC)? Então fazer um componente em regime especial pode ser uma opção para conhecer o mestrado.

A chamada para a seleção de alunos em regime especial do PPGCIC já está disponível. Interessados em cursar componentes isolados no mestrado já podem se preparar para o processo, as inscrições serão realizadas do dia 2 até dia 6 de março no Sistema GURI por meio de formulário digital.

No regime especial, o estudante selecionado terá a oportunidade de cursar uma disciplina no PPGCIC durante o primeiro semestre de 2020. Neste semestre, o programa oferta 13 vagas em componentes das duas linhas de pesquisa, Comunicação Como Indústria Criativa e Comunicação Para Indústria Criativa, conforme a lista a seguir:

1. Componente: Comunicação, cidadania e acessibilidade cultural

Créditos: 02.

Docentes: Prof. Marco Bonito

Datas: 19/03; 26/03; 02/04; 09/04; 16/04; 23/04;30/04; 07/05;

Quinta-feira (turno tarde)

Vagas disponíveis: 05 vagas.

2. Componente: Linguagem, Comunicação e Indústria Criativa.

Créditos: 02.

Docentes: Profª Renata Coutinho

Datas:14/05; 21/05; 28/05; 04/06; 18/06; 25/06; 02/07;09/07;

Quinta-feira (turno tarde)

Vagas disponíveis: 02 vagas.

3. Componente: Comunicação, Indústria Criativa e espaços sociais

Créditos: 02.

Docente: Profª Marcela Guimarães e Silva

Datas: 19/03; 26/03; 02/04; 09/04; 16/04; 23/04; 30/04;07/05;

Quinta-feira (turno noite)

Vagas disponíveis: 03 vagas.

4. Componente: Comunicação, educação e indústria criativa.

Créditos: 02.

Docente: Prof. Gabriel Sausen Feil.

Datas: 24/04; 08/05; 15/05; 22/05; 29/05;05/06;12/06 e 19/06;

Sexta-feira (turno manhã)

Vagas disponíveis: 03 vagas.

A coordenação do PPGCIC recomenda que os interessados leiam com atenção a chamada pública disponibilizada aqui e na página de editais do site. No documento estão orientações sobre o regime especial e como será a seleção.

Professores, mestrandos e egressos do PPGCIC participam de livro sobre Mídia e Cultura Contemporânea

O Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) acaba de lançar o quarto volume da série de publicações Linguagem e Mercado. A série de e-books é fruto do trabalho do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Contemporânea da Universidade que, neste volume, conta com a colaboração das professoras do PPGCIC Carmen Abreu e Marcela Guimarães em Silva, da mestranda Caroline Viana e do egresso do Programa e doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria, Fabio Frá Fernandes.

Este volume se propõe a ser o primeiro passo para a formação de uma rede internacional de pesquisa em torno de problemas do campo das indústrias e da economia criativa. O livro reúne 11 artigos assinados por 19 pesquisadores vinculados a 10 instituições e foi organizado pelo professor e pesquisador Juliano Domingues, coordenador do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas da Unicap.

A partir de distintas perspectivas, os trabalhos tratam de diferentes temas, articulando questões epistemológicas e metodológicas sobre a Comunicação e a economia criativa, com elementos sobre gestão estratégica e desenvolvimento, processos criativos, produção independente, animação, memória, patrimônio, audiovisual, cultura da participação, jornalismo e relações de trabalho.

Fabio e Marcela, com o artigo “Audiovisual e Memória Organizacional: os 60 anos do Ensino Superior no Noroeste Gaúcho“, tensionam o fenômeno dos produtos audiovisuais com as perspectivas teórico-metodológicas da memória e da comunicação organizacional. Por sua vez, Carmen e Caroline, no artigo “Patrimônio Histórico e Cultural: a memória do Brique da Vila Belga” articulam o fenômeno das indústrias criativas com as perspectivas da memória institucional como recurso para a preservação e valorização da história e da memória de organizações e instituições.

O livro pode ser acessado gratuitamente no portal da Editora Fi. No mesmo local, os volumes anteriores da coleção também podem ser conferidos.