Na última sexta-feira (08), os discentes da sétima turma do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) apresentaram os resultados dos processos e produtos que realizaram durante o ano nos componentes curriculares de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
O PPGCIC, como Mestrado Profissional, visa concretizar produtos ou processos em comunicação e/ou indústria criativa por meio da reflexão crítica, de teorias e análise de mercado. O desenvolvimento de um produto ou processo inovador nessas áreas é requisito parcial para a conclusão do curso.
Os mestrandos apresentaram projetos sobre diversas temáticas como acessibilidade na comunicação, educação, gestão de crise, divulgação científica, representação de povos originários, entre outros. Os produtos ou processos são interligados com as linhas de pesquisa em que os discentes estão inseridos. Na linha de pesquisa Comunicação como Indústria Criativa (Linha 01), são desenvolvidos bens ou serviços em que as materialidades da comunicação são, por si só, uma indústria criativa. Apresentaram trabalhos nesta linha: Anelise Costa Andres, Érica Rebés, Juliana Alves, Julianny Cardoso, Leonardo Carlini e Tuãne Araújo.
Já na linha de pesquisa Comunicação para Indústria Criativa (Linha 02), um processo de comunicação e/ou indústria criativa, é entendido como a utilização das técnicas e estratégias de comunicação e seus profissionais para o desenvolvimento da indústria criativa. Discentes que produziram projetos nesta linha: Jéssica Martinez, Lays Borges, Tamíris Centeno e Thiago Stoll.
A apresentação aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviço e Agropecuária de São Borja (ACISB) e contou com a presença de docentes, alunos e gestores da Unipampa, assim como representantes de outras instituições educacionais, da administração municipal e da comunidade em geral.
Confira alguns dos registros: