O livro “Comunicação e Transformações da Indústria Criativa: Cinco Anos do PPGCIC“, organizado por Luciana Menezes, Marcela Guimarães e Silva, Rafael Foletto e Renata Patrícia Corrêa Coutinho, surge como um esforço de observação, problematização e sistematização das contribuições do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa para o campo da comunicação e da indústria criativa. Durante um período de cinco anos, o programa atentou às mudanças profundas nas esferas social, cultural e econômica da sociedade e, por meio deste livro, busca entender de que forma o campo da comunicação tem respondido a essas transformações. O livro propõe reflexões acerca das mudanças teóricas, temáticas e contextuais ocorridas na indústria criativa.
Partindo da questão central da obra: “o que mudou na indústria criativa nesses cinco anos de existência do PPGCIC?”, os autores exploram as transformações ocorridas no campo da comunicação e da indústria criativa durante esse período, considerando a trajetória do Programa, os produtos gerados e as pesquisas desenvolvidas. Os capítulos do livro, escritos por pesquisadores do PPGCIC e de outras instituições, analisam novas abordagens teóricas e metodológicas, novas temáticas de produtos e de pesquisas, bem como as mudanças nas estruturas de mercado e de trabalho da indústria criativa.
“Comunicação e Transformações da Indústria Criativa” também conta com contribuições de docentes e pesquisadores convidados, que fazem parte da Rede Ibero-Americana Interdisciplinar de Economia Criativa. Essa rede reúne programas de pós-graduação interessados em pesquisas sobre o campo da Economia Criativa e suas interações com outros setores, com o objetivo de fortalecer o Setor Criativo.
O lançamento oficial do livro será realizado em um evento especial no restaurante La Divisa, no dia 06 de outubro, às 20h. Ademais, o livro estará disponível para o público na Feira do Livro de Santo Tomé (AR) em 14 de outubro.
Sobre o PPGCIC:
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa – Mestrado Profissional surgiu como resposta a uma necessidade de atuação na área da comunicação e indústria criativa na região em que a Universidade Federal do Pampa está inserida, especialmente no contexto de suas conexões com as regiões missioneiras e latino-americanas.
Entre os objetivos do Programa, está a ação de impulsionar o desenvolvimento da indústria criativa na Metade Sul e na Fronteira Oeste do estado do Rio Grande do Sul e contribuir para a consolidação do campo da indústria criativa no âmbito da pós-graduação em comunicação. Isso se traduz na promoção da interdisciplinaridade dentro dessa área, fomentando a convergência de conhecimentos e práticas que enriquecem o campo da comunicação e da indústria criativa.
O intuito do Programa é formar profissionais habilitados e qualificados para enfrentar desafios complexos e atuar em cenários diversificados. A capacidade de estimular a produção criativa em contextos variados é uma das marcas registradas dos graduados deste Programa, que se destacam como agentes de mudança e inovação na indústria criativa e no campo da comunicação.