Fenômeno dos Fab Labs será tema do primeiro Cambiando Saberes de 2019

Em abril ocorre o primeiro encontro de 2019 do Cambiando Saberes, projeto de extensão do Programa de Pós-Graduação de Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Unipampa.

Possibilitar o diálogo entre a sociedade e a universidade é um dos pilares para uma educação pública de qualidade. É com esse pensamento que surgiu o projeto Cambiando Saberes que inicia as atividades de 2019 com o bate-papo “Fablabs: espaços de criatividade na universidade aberto à comunidade acadêmica e local”.

O evento ocorre na próxima sexta-feira (12), às 14h, na sala 1207 no campus I da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e será ministrado pelo professor da UNISINOS e coordenador dos Laboratórios da Escola da Indústria Criativa e do Fab Lab Unisinos POA, André Canal Marques, e pelo  relações-públicas, doutorando em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, Fabio Frá Fernandes, que em sua dissertação de mestrado pesquisou o fenômenos dos Fab Labs como ambientes da indústria criativa sob uma perspectiva comunicacional. No bate-papo, será discutida a criação de laboratórios digitais para a criação de produtos, oficinas e ações acessíveis à população.

Criado em 2018, o Cambiando Saberes é um evento permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). As atividades são coordenadas pela professora Marcela Guimarães e Silva e têm o apoio de diversas instituições da cidade como a Prefeitura Municipal, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Associação de Comércio e Indústria de São Borja (Acisb).

As atividades realizadas pelo Cambiando Saberes têm o objetivo incentivar a interação entre a comunidade de São Borja e a produção feita pelos universitários. Os encontros serão feitos uma vez por mês com diferentes temas e convidados especiais para discutir e trocar experiências com pesquisadores, estudantes e profissionais.